Brises – O que são? + 70 Inspirações, principais tipos e materiais!

Brises são elementos comuns em muitos projetos arquitetônicos. Provavelmente você já viu alguma fachada com essas estruturas, sobretudo em grandes cidades.

Além disso, elas estão cada vez mais populares em muitos conceitos de residências e estabelecimentos por tratar-se de uma opção funcional e que renova totalmente a fachada.

Sendo assim, vale a pena saber tudo sobre brise. Entenda o que é, as vantagens, as variações e diversas informações nesse guia completo.

Tópicos

brises na decoração
Tudo sobre brises em um guia completo!

O que são brises?

O nome pode soar diferente, mas os brises são mais comuns do que muita gente imagina. Tal termo vem do francês e é usado de forma abreviada aqui no Brasil. Na realidade, a estrutura chama-se brise-soleil, que significa quebra sol.

Pelo significado já é possível ter uma ideia da função de um brise (ou brises, como preferir). Trata-se de um elemento usado para proteger o interior da luz solar, dificultando a incidência direta no ambiente. Para se ter ideia, persianas e cobogós são considerados tipos de brises.

Entretanto, os brises mais conhecidos possuem formato de lâminas (aletas) e podem ser instalados do lado de uma janela ou em qualquer parte da fachada – e são esses que destacamos neste post.

brises na decoração
É fácil identificar essas estruturas em várias sacadas de prédios urbanos

A origem dos brises é francesa, embora o criador seja o suíço Le Corbusier, que projetou diversos prédios no país e inspirou especialistas no mundo inteiro, sobretudo aqui no Brasil, como Oscar Niemeyer.

O edifício Copan, localizado em São Paulo, é um ótimo exemplo de prédio com brises na fachada. Além do aspecto funcional, essas estruturas ainda dão um charme incrível à fachada. Além disso, podemos ver vários projetos similares em Brasília, como as torres do Congresso Nacional.

Edifício Copan, localizado no centro da cidade de São Paulo
Edifício Copan, localizado no centro da cidade de São Paulo
brises na decoração
As duas torres do Congresso Nacional possuem brises verticais

Vantagens

De acordo com arquitetos, a instalação efetiva dos brises depende da orientação de cada fachada e da posição do sol em relação à construção. A partir daí, é possível definir se as lâminas terão formato vertical ou horizontal, por exemplo.

Do mesmo modo, o conforto térmico é outro ponto importante, bem como a estética. Um prédio ou uma casa com brises na fachada fica visualmente elegante e charmoso, não é à toa que muitas pessoas optam por essas estruturas em seus projetos.

brises na decoração
São muitas vantagens ao instalar brises na fachada de sua casa ou estabelecimento

Todavia, tudo depende da consultoria de um bom especialista para delimitar tanto a questão funcional dos brises quanto o acabamento do visual da fachada. Hoje em dia você pode encontrar uma grande variedade de modelos, desde os mais simples até estruturas totalmente incrementadas.

A única desvantagem dos brises é a necessidade de limpeza e manutenção constantes, sobretudo se as estruturas são de alumínio ou madeira. Em todo caso, vale contratar um serviço especializado para realizar essas tarefas frequentemente.

Principais tipos de brises

Conforme salientamos, existem alguns tipos de brises que mudam de acordo com formato, material, acabamento, entre outros fatores. A escolha dependerá totalmente da localização, tipo de fachada e outros detalhes peculiares à obra, por isso destacamos novamente que a projeção depende de um arquiteto.

De modo geral, é possível seguir uma variedade de conceitos. Os brises podem ser confeccionados especialmente para seu projeto, atendendo todas as suas necessidades. Do mesmo modo, há fabricantes que vendem modelos prontos já desenhados e fáceis de instalar, seja de madeira, fibra de vidro, aço, etc.

Para você conhecer melhor essa estrutura, destacamos os principais tipos de brises.

Brises verticais

Os brises verticais são populares em edifícios e devem ser instalados em fachadas leste – que recebem o sol da manhã – e fachadas oeste, onde predomina o sol da tarde. Seguindo esse conceito, é possível reduzir drasticamente a incidência de raios solares no interior do ambiente, diminuindo o calor e até gastos com sistemas de climatização.

Além disso, as lâminas verticais podem impressionar com enfileiramentos que seguem o padrão do edifício, seja confeccionadas em concreto, de madeira, alumínio, etc. Há, inclusive, quem crie conceitos estéticos arrojados para valorizar a fachada, deixando o projeto com um toque original impressionante.

brises verticais
As lâminas de alumínio conferem elegância à fachada
brises verticais
Pequenos brises na sacada
brises verticais
Uma tendência inovadora para projetos sofisticados
brises verticais
Algumas estruturas podem ser de concreto
brises verticais
As peças devem combinar com o revestimento utilizado na fachada

Brises horizontais

Por outro lado, os brises horizontais são indicados para fachadas norte, que recebem sol durante todo o dia. Não é à toa que são muito populares em grandes edificações, sobretudo prédios famosos que se destacam em grandes cidades.

Essa é a principal diferença para os modelos verticais, por isso a escolha não deve ser feita considerando apenas fatores estéticos, mas principalmente o aspecto funcional da estrutura. Muitas pessoas questionam qual tipo de brise é indicado para fachadas sul. Todavia, para esse caso a instalação não é necessária, pois a incidência de sol é baixa.

brises horizontais
Brise horizontal de alumínio na fachada do prédio moderno
brises horizontais
Brises horizontais instalados na estrutura de madeira
brises horizontais
Modelo compacto e funcional
brises horizontais
Destaque total para a fachada de uma residência
brises horizontais
Os brises podem ser instalados na varanda

Brises de alumínio

Embora os modelos de concreto sejam convencionais, os brises de alumínio também se destacam e estão no topo dos mais utilizados em projetos simples. Sendo assim, você pode perceber sua presença em pequenos prédios, comércios e diversas residências.

Geralmente, os fabricantes possuem peças pré-moldadas e prontas para a instalação na fachada, seja de modo vertical ou horizontal. Além do aspecto elegante, o alumínio é um material versátil. Você pode encontrar brises de várias cores, desde o cinza tradicional até bronze, marrom e preto, por exemplo.

brises de alumínio
A estrutura bloqueia a incidência de sol no ambiente
brises de alumínio
Brises horizontais de alumínio branco
brises de alumínio
As lâminas valorizam o padrão estético de qualquer projeto
brises de alumínio
Que tal esses brises vermelho de alumínio?
brises de alumínio
Lâminas verticais valorizam a fachada do prédio
brises de alumínio
Modelos finos vazados no segundo andar desse empreendimento
brises de alumínio
Os brises podem ser instalados rente à janela
brises de alumínio
Os brises foram instalados sobre uma estrutura na frente da janela, que pode ser suspensa durante a noite, por exemplo
brises de alumínio
Tendência em grandes edifícios
brises de alumínio
Brises de alumínio se destacam na entrada desse prédio
brises de alumínio
Uma boa inspiração para residências

Brises de madeira

Os brises de madeira são perfeitos para dar um toque sofisticado à fachada. De fato, valorizam qualquer edificação, sobretudo quando combinam com outros materiais, como aço ou vidro. Por isso, são comuns em grandes residências, em comércios, agências e projetos modernos.

A madeira garante charme e elegância ao projeto, mas não é tão resistente assim como outros materiais. Sendo assim, a rotina de cuidados e manutenção deve ser frequente para que as lâminas não desgastem, caso contrário, o aspecto da fachada fica totalmente prejudicado.

Em todo caso, você deve conversar com o arquiteto para saber se os brises de madeira são os melhores para a sua fachada, bem como definir o formato e demais perspectivas.

brises de madeira
Brise de madeira na área externa da casa, combinando com os revestimentos de madeira
brises de madeira
A instalação pode ser na varanda de uma residência
brises de madeira
Brises visto sob a parte interna do ambiente
brises de madeira
Madeira é um material versátil que rende boas combinações
brises de madeira
Brises são comuns na sacada de grandes prédios
brises de madeira
Modelos horizontais vistos de perto
brises de madeira
Versão simples que se adapta perfeitamente à obra
brises de madeira
Quando os brises são combinados com outros elementos de madeira
brises de madeira
Nesse caso, os cobogós foram instalados na entrada do prédio
brises de madeira
Instalação na varanda valorizando a decoração do jardim

Brises coloridos

Uma variação interessante, sobretudo na questão estética, é a versão de brises coloridos. Além da funcionalidade, é possível dar total destaque à fachada com lâminas de diferentes tons, sejam de uma cor forte (vermelho, amarelo, laranja, roxo, etc) ou a junção de várias delas, criando conceitos surpreendentes.

Os brises coloridos são instalados geralmente em prédios modernos, que seguem um conceito descolado e com alto valor arquitetônico. São comuns no exterior, embora aqui no Brasil também haja boas inspirações.

brises coloridos
Brises em várias cores ornamentam a fachada do prédio
brises coloridos
Brises na parte externa de uma cozinha residencial
brises coloridos
Vários brises instalados na fachada ornamentando este belo prédio
brises coloridos
Você pode apostar em cores quentes, como vermelho e amarelo
brises coloridos
Estruturas horizontais em amarelo
brises coloridos
Um conceito moderno impressionante
brises coloridos
Brises de alumínio amarelados deixam a fachada mais elegante
brises coloridos
Lâminas verdes dão um toque singelo e sofisticado ao prédio
brises coloridos
Vários brises verticais em verde e azul
brises coloridos
Brises coloridos ornamentam a fachada desse prédio moderno
brises coloridos
Projeto totalmente conceitual para uma agência, por exemplo

 Fotos e inspirações de projetos com brises

Agora que você já sabe o que são brises e seus principais modelos, veja algumas fotos de projetos sofisticados com essas estruturas. De fato, há inspirações encantadoras para todos os gostos.

brises na decoração
As estruturas vistas da parte interna do edifício
brises na decoração
Lindo projeto com elementos em madeira
brises na decoração
Destaque para os brises horizontais, conforme a imagem
brises na decoração
Brises são comuns em edifícios hospitalares modernos
brises na decoração
Tendência para residências, conforme mostra a imagem
brises na decoração
De fato, a fachada de uma residência fica impecável
brises na decoração
Projeto arquitetônico impressionante com o uso de brises e revestimento de madeira na fachada
brises na decoração
Brises de concreto são comuns em prédios antigos
brises na decoração
Brises em cores sóbrias combinam com as janelas de vidro
brises na decoração
Uma linda fachada amarelada que encanta qualquer pessoa
brises na decoração
De fato, essas estruturas são funcionais e melhoram o visual estético da fachada
brises na decoração
Brises em preto combinam com o revestimento de porcelanato e pedras rústicas
brises na decoração
As lâminas podem ser coloridas ou ter cores sóbrias, como branco ou preto, por exemplo
brises na decoração
São várias inspirações para diversos tipos de prédios, conforme as imagens

Então, gostou de saber tudo sobre brises? Pretende instalar em seu projeto? Siga as dicas e consulte um especialista para definir o melhor tipo e o modelo mais indicado. Aproveite a funcionalidade e valorize a fachada com essas lâminas versáteis.

Tem dúvidas? Deixe um comentário. Aproveite e compartilhe o conteúdo. Boa sorte e até a próxima.


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.