Cobertura para garagem – Qual escolher? + 75 Modelos e projetos!

Montar uma cobertura para garagem é primordial tanto para ajudar a proteger o carro quanto para criar uma área externa que pode servir para outras necessidades. Sendo assim, você deve conhecer os melhores estilos e materiais de acordo com o padrão da casa.

A cobertura é essencial para proteger o automóvel da chuva, do sol, para evitar deixá-lo exposto na rua e até para criar uma pequena área de lazer em complemento à casa. Para isso, você pode usar a própria estrutura e começar esse processo logo na construção. Por outro lado, é possível investir nessa cobertura em um projeto à parte.

Independente do padrão e de outras variáveis, a escolha da melhor cobertura para garagem depende de uma boa pesquisa. Logo, preparamos um tutorial completo para ajudar você. Acompanhe o post com dicas essenciais + diversas fotos com as melhores inspirações.

Cobertura para garagem
75 modelos de cobertura para garagem + dicas essenciais para seu projeto

Como escolher?

A principal dúvida de muitas pessoas é como escolher o melhor tipo de cobertura para garagem. Nesse caso, é fundamental se atentar a alguns pontos.

Primeiramente, você deve avaliar o espaço disponível antes de começar a construir a estrutura. Obviamente, a cobertura deve ser suficiente para manter o automóvel totalmente protegido – e, claro, no caso de dois ou mais carros, o suporte deve ser maior.

Além disso, considere o valor que está disposto a investir nesse projeto. Se a casa é própria, é indicado optar por um modelo resistente, de alta durabilidade e até em linhas modernas. Por outro lado, em locais alugados, modelos mais simples podem ser suficientes para proteger o carro.

Cobertura para garagem
O design muda, assim como uma série de fatores de acordo com o projeto

Nessa linha, é bom realizar vários orçamentos de acordo com o custo da cobertura, projeto de instalação, mão de obra, entre outros fatores. A saber, o investimento pode ser grande dependendo do material, tecnologia e outros aparatos.

Quando se trata do material, há muitas opções disponíveis no mercado. A cobertura para garagem de policarbonato é um dos estilos mais populares, embora os padrões de madeira e vidro também agradem muitas pessoas. Do mesmo modo, estruturas retráteis estão cada vez mais em alta.

Por fim, a cobertura deve valorizar a fachada da casa. Logo, pensar em conceitos de decoração e harmonização com o restante do projeto é primordial. Assim, dá para unir funcionalidade com elegância.

Cobertura para garagem
A cobertura deve se adaptar as características da sua residência

Fotos e tipos de cobertura para garagem

Agora que você já sabe o que considerar antes de começar o projeto, veja os tipos mais convencionais em diversas fotos e tipos de cobertura para garagem.

Segundo especialistas, é aconselhável buscar materiais de qualidade e auxílio de um profissional experiente desde as primeiras etapas do projeto até a fase de construção. Com isso, a cobertura valorizará a decoração e manterá seu objetivo útil.

Cobertura para garagem
Com uma boa cobertura, sua garagem fica com um visual perfeito e seu carro totalmente protegido

Policarbonato

A cobertura para garagem de policarbonato é uma das mais populares do mercado. É um material adaptável a qualquer obra e que está sendo cada vez mais utilizado por privilegiar a iluminação natural.

Do mesmo modo, chama atenção pela versatilidade, é leve e pode ser instalado em estruturas de ferro, madeira, alumínio e etc. Embora pareça frágil, o policarbonato resiste a graves impactos e temporais. Além disso, não propaga fogo.

Sob uma perspectiva decorativa, o material pode ser dobrável, ou seja, a cobertura não precisa ficar reta. Com isso, você pode inovar no projeto e investir em conceitos criativos.

Por outro lado, a desvantagem do policarbonato é a presença de trincas e deformações caso a estrutura não seja instalada corretamente. Do mesmo modo, a vedação é indicada para evitar fungos e umidade; bem como uma limpeza frequente para evitar a sujeira. Preço médio: de 300 a 1000 reais dependendo do tamanho, estilo, etc.

cobertura policarbonato
Cobertura para garagem grande para dois ou mais veículos
cobertura policarbonato
Cobertura no jardim, não acoplada a casa
cobertura policarbonato
Versão moderna e perfeita para a proteção do seu carro
cobertura policarbonato
O suporte pode ter outras cores, como preto, por exemplo
cobertura policarbonato
Modelo moderno que se estende por toda a garagem
cobertura policarbonato
Dependendo do tamanho, a cobertura é suficiente para dois ou mais veículos
cobertura policarbonato
Além de funcional, esse tipo de cobertura é visualmente bonito
cobertura policarbonato
Padrão pequeno para uma casa em perímetro urbano
cobertura policarbonato
Modelo externo que lembra uma cobertura metálica
cobertura policarbonato
Versão grande da cobertura para garagem em padrão reto e moderno
cobertura policarbonato
Cobertura para uma casa pequena geminada

Vidro

Quando se pensa em conceitos modernos, a cobertura para garagem de vidro é uma das mais lembradas. Tal material é tradicional no acabamento de várias estruturas, seja pelo impacto visual, praticidade e demais vantagens.

Embora não pareça, há diversos modelos extremamente resistentes. Não é por menos que sua durabilidade é sempre destacada. Entretanto, é válido salientar que a cobertura de vidro depende de um suporte igualmente forte, como de aço, por exemplo.

Para quem deseja privilegiar a iluminação na garagem, essa versão é interessante. Além disso, possui um conforto acústico melhor que a cobertura de policarbonato, reduzindo ruídos externos. Quanto a instalação, depende de um trabalho detalhado e feito sob medida de acordo com o espaço disponível.

cobertura para garagem de vidro
Linda cobertura com suporte branco que combina com a fachada da casa
cobertura para garagem de vidro
Modelo grande para favorecer a iluminação no local
cobertura para garagem de vidro
Um modelo perfeito para casas modernas
cobertura para garagem de vidro
Cobertura de Vidro para uma casa grande
cobertura para garagem de vidro
Versão moderna e sofisticada para uma casa grande
cobertura para garagem de vidro
Há coberturas de várias tamanhos e portes, de acordo com as suas necessidades

De acordo com especialistas, é indicado optar por um vidro com tratamento refletivo e retenção de infravermelho para maior resistência contra raios ultravioletas.

Não precisa necessariamente ser um modelo reto, veja como esse padrão é interessante
cobertura para garagem de vidro
A altura da cobertura depende do espaço e das perspectivas do projeto
cobertura para garagem de vidro
Em casas geminadas, esse padrão é o mais indicado
cobertura para garagem de vidro
Modelos pequenos também se destacam
cobertura para garagem de vidro
Veja como a cobertura para garagem de vidro favorece a iluminação

Alumínio

As coberturas metálicas são vistas com frequência em estacionamentos, comércios e grandes áreas públicas. O alumínio é um material versátil, com um custo acessível, leve e resistente. Além disso, confere elegância à fachada da casa.

A cobertura para garagem de alumínio é utilizada em muitos projetos atuais. O alumínio não oxida facilmente e tem uma boa durabilidade, sobretudo na exposição direta a sol e chuvas.

Para a cobertura da garagem, pode ser instalado sobre um suporte de ferro, tanto em padrão reto quanto com acabamento diferenciado. Do mesmo modo, é possível optar por modelos de várias cores. O preço varia entre 200 e 800 reais.

cobertura para garagem de alumínio
A cobertura grande metálica se estende por uma longa área
cobertura para garagem de alumínio
Modelo pequeno e simples
cobertura para garagem de alumínio
Cobertura pequena improvisada para um único veículo
cobertura para garagem de alumínio
A curva dá um charme a mais à cobertura
cobertura para garagem de alumínio
Modelo branco pequeno para uma casa em área urbana
cobertura para garagem de alumínio
A cobertura de alumínio é muito popular em estacionamentos
cobertura para garagem de alumínio
Modelo pequeno para a proteção do carro
cobertura para garagem de alumínio
Tendência em estacionamentos e áreas de edifícios

Madeira

A cobertura para garagem de madeira é outra opção muito elegante e convencional. A beleza no acabamento pode valorizar a fachada da sua casa em um projeto inspirador.

Todavia, é essencial se atentar a qualidade do material para não ter problemas futuros. A madeira deve ser de ótima qualidade, sobretudo para evitar umidade e ataque de pragas.

E além de uma cobertura de madeira, você ainda pode usar esse material como suporte para outras opções, como a cobertura de vidro, por exemplo. Do mesmo modo, muitas estruturas rendem ganhos à decoração quanto utilizadas como pergolado, suporte para plantas, etc. O preço varia entre 500 e 2000 reais.

cobertura para garagem de madeira
Linda cobertura de madeira que incrementa a decoração do jardim
cobertura para garagem de madeira
Destaque para a área externa aberta
cobertura para garagem de madeira
Para uma casa pequena, projeto improvisado
cobertura para garagem de madeira
Funciona até como um pergolado para plantas trepadeiras
cobertura para garagem de madeira
Telhado com outro material
cobertura para garagem de madeira
Destaque na fachada da casa

Lona

Quem busca uma alternativa versátil e com um preço acessível pode contar com a cobertura para garagem de lona. Esse modelo é bastante econômico, ideal para instalar em uma casa alugada e para quem precisa de uma estrutura improvisada.

Há vários fabricantes e muitos padrões de lona, por isso é importante fazer uma boa pesquisa para comprar uma lona de qualidade. Versões retas não são indicadas, já que tendem a acumular a água da chuva. Já alguns tipos mais baratos podem esquentar bastante em dias de muito calor.

Sendo assim, além de um modelo durável, é importante que seja tensionado, com um acabamento agradável visualmente. Além disso, a cor também faz toda a diferença e pode seguir o estilo decorativo da fachada da casa.

Cobertura para garagem de lona
A cobertura grande de lona é ideal para deixar o veículo protegido
Cobertura para garagem de lona
Modelo tensionado com visual sofisticado
Cobertura para garagem de lona
Estruturas com lona branca na área externa de um condomínio
Cobertura para garagem de lona
Um modelo diferenciado para proteger o carro totalmente, inclusive nas laterais
Cobertura para garagem de lona
Tendência em áreas grandes e estacionamentos
Cobertura para garagem de lona
Modelo adaptável a uma casa pequena
Cobertura para garagem de lona
O padrão tensionado deixa a estrutura visualmente bonita
Cobertura para garagem de lona
O suporte de ferro é ideal para a cobertura de lona
Cobertura para garagem de lona
Tendência em áreas externas para vários automóveis
Cobertura para garagem de lona
Modelo azul grande para estacionamentos
Cobertura para garagem de lona
Cobertura para garagem de lona branca

Retrátil

Por fim, destacamos a cobertura para garagem retrátil, uma versão moderna que impressiona pela funcionalidade. Esse modelo pode ser utilizado a gosto do usuário. Quando o carro está no local, a estrutura é fechada para protegê-lo (sobretudo em dias chuvosos). Por outro lado, é possível mantê-la aberta para iluminar o ambiente quando tiver sol.

Geralmente esse modelo é planejado de acordo com o espaço disponível. A abertura pode ser manual ou automática, via controle remoto. Da mesma forma, pode ser confeccionado com vários materiais: policarbonato, lona ou vidro. O preço é variável conforme o projeto.

Cobertura para garagem retrátil
Modelo de lona que pode ser retraído ou alongado conforme sua preferência
Cobertura para garagem retrátil
A cobertura retrátil deve se adaptar perfeitamente às perspectivas do seu projeto
Cobertura para garagem retrátil
Alguns modelos retráteis de policarbonato são super convencionais
Cobertura para garagem retrátil
Com esse modelo, você pode deixar sua garagem sombreada ou com muita iluminação

A praticidade é uma das maiores vantagens, por isso é uma boa aposta para projetos modernos e espaços que necessitam de uma garagem improvisada.

Cobertura para garagem retrátil
Modelo de lona que pode ser “escondido”
Cobertura para garagem retrátil
Cobertura que possui uma abertura para entrada do sol
Cobertura para garagem retrátil
Essa tendência de vidro é ideal para casas pequenas

Não abra mão de montar uma cobertura para garagem que seja adaptável ao seu projeto. Por isso, siga as nossas dicas para fazer uma boa pesquisa e definir o melhor orçamento. Esperamos que tenha gostado do conteúdo, comente e compartilhe com seus amigos. Boa sorte e até a próxima.

 


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.