Concreto Estampado – O que é? + Vantagens, dicas e 50 Inspirações!

O concreto estampado é uma técnica de revestimento cada vez mais comum em diversos projetos. Você pode se deparar com essa opção em calçamentos de vias públicas, em passarelas, na borda de piscinas e até na parede.

Quem gosta de ir além do convencional pode apostar no concreto estampado para deixar qualquer área externa com uma decoração elegante e original. Sendo assim, vale a pena conhecer melhor essa alternativa: saiba o que é, as vantagens, como instalar e diversas fotos inspiradoras.

Tópicos

concreto estampado
Tudo sobre concreto estampado em um guia completo!

Escolher o melhor tipo de revestimento para uma área externa pode ser desafiador para muitas pessoas. Tudo depende das características da área, do estilo de decoração, entre outras variáveis.

Entretanto, é interessante escolher opções além do concreto tradicional. Uma boa ideia é o concreto estampado, uma versão simples, mas que já faz toda a diferença no visual estético de qualquer projeto.

Dúvidas frequentes

 

O que é?

Concreto estampado é uma técnica de acabamento original que une desenhos e pigmentos na estrutura, seja no piso ou no revestimento da parede. Ou seja, por meio de moldes e outras técnicas, é possível deixá-lo com um toque diferenciado, seja padronizado, texturizado ou imitando outros materiais.

Sendo assim, você pode usar o tradicional concreto para imitar revestimentos de tijolos, ardósia, madeira, entre outros, de modo criativo e muito econômico. A diferença do concreto comum é o uso tanto dos pigmentos quanto de base e a técnica de “carimbo” que garante um acabamento fora do convencional.

O concreto estampado é visto sempre em áreas externas e se destaca em qualquer ambiente. Você pode perceber esse tipo de revestimento em bordas de piscinas, em calçadas, em passeios, em praças e diversas áreas públicas.

Se antes era comum apenas em cidades pequenas e litorâneas, hoje em dia se popularizou e pode ser visto em projetos como sítios, chácaras e residências em geral.

concreto estampado
Padrões geométricos são convencionais em diversos projetos

Quais suas vantagens?

Segundo especialistas, o concreto estampado é capaz de imitar perfeitamente outros tipos de revestimento, como tijolos e madeira. Se você não tem condições de usar os materiais originais, essa é uma opção acessível e econômica.

Outro ponto positivo é o visual estético. Esse revestimento deixa qualquer área com um revestimento elegante e plenamente conceitual, muito além do cinza. Além disso, mantém uma boa resistência e durabilidade.

A manutenção do concreto estampado também é simples. O material é indicado para áreas externas justamente porque resiste bastante às chuvas e aos raios solares. Você pode lavar tranquilamente, mas deve evitar o uso de produtos abrasivos.

Por fim, vale destacar a facilidade na instalação. O processo não é trabalhoso, mas pode ser rápido desde que seja realizado por mão de obra especializada. São várias texturas e cores que devem ser definidas antes do procedimento, cada qual com um estilo e acabamento distintos.

concreto estampado
Aposte em diferentes texturas para ornamentar o piso, paredes e demais detalhes na área externa

Existem desvantagens?

Embora seja uma alternativa econômica, a instalação do concreto estampado depende de serviço especializado tanto na projeção quanto na mão de obra. Sendo assim, você deve contar com o trabalho de um arquiteto e de um empreiteiro experientes para definir os melhores métodos.

Outro problema são as rachaduras. É comum aparecer fissuras no concreto ao longo do tempo, sobretudo se não há manutenção frequente. Por isso você deve se atentar ao aspecto do piso e evitar que as rachaduras fiquem profundas. Caso isso aconteça, é preciso trocar o revestimento.

Em alguns casos, o piso de concreto estampado pode ficar escorregadio, ainda mais quando está molhado. Atente-se a isso para evitar acidentes. Por fim, a cor também pode desbotar com o tempo, sobretudo se é clara. Esse é o outro ponto a verificar antes de escolher os melhores tons e texturas do concreto estampado.

concreto estampado
De fato, o concreto estampado faz sucesso no revestimento de calçadas e áreas públicas

Quanto custa em média? #preço

O preço do concreto estampado é variável. De modo geral, o metro quadrado fica na média de 30/40 reais. Entretanto, você deve pesquisar nas lojas de sua região e definir o melhor modelo a ser instalado.

Além disso, considere também os custos com materiais para instalação e a mão de obra envolvida nesse processo. Trata-se de um serviço que depende de muitas pesquisas e orçamentos para que tudo saia perfeito.

concreto estampado
O concreto estampado é uma opção acessível, econômica, elegante e fácil de instalar!

Fotos e modelos de concreto estampado

A instalação do concreto estampado é rápida e eficiente. Definido o melhor tipo e a estrutura que será revestida, o procedimento pode ser iniciado.

De acordo com especialistas, os materiais necessários são: concreto tradicional, endurecedor, desmoldante colorido, moldes para estampagem e demais ferramentas essenciais para uma instalação convencional do produto.

Primeiramente, é necessário preparar a superfície com a armadura e o espessamento do piso antes de começar a aplicar o concreto. Inserido o produto, deve-se fazer o desempeno, sarrafamento e compactação, processos normais quando se trata desse material.

concreto estampado
As estampas são feitas com o uso de formas e moldes, conforme mostra a imagem

A superfície deve estar bem lisa antes da estampagem (com o uso de moldes) e da aplicação do endurecedor e do desmoldante colorido. O acabamento se dá após a secagem do revestimento, com uma lavagem completa e a aplicação de resina seladora para mantê-lo protegido.

Vale destacar que você pode seguir vários conceitos para decorar, investindo em diversos padrões, cores e texturas.

Para ter uma ideia, confira fotos de projetos com concreto estampado e surpreenda-se.

Na parede

Pode parecer pouco usual, mas é comum o revestimento com concreto estampado na parede. Nesse caso, muitas pessoas usam para imitar diversos materiais ou para dar um toque rústico à superfície. O uso de concreto estampado é comum em muros, em paredes de áreas externas, em varandas, etc.

concreto estampado
Concreto estampado revestindo o muro e a calçada
concreto estampado
Moldes quadrados valorizam o revestimento do muro
concreto estampado
Um aspecto rústico perfeito para fachadas
concreto estampado
Você pode seguir modelos conceituais com desenhos totalmente originais
concreto estampado
Vários estilos de concreto estampado no muro do jardim
concreto estampado
O acabamento lembra até outros tipos de revestimento
concreto estampado
Detalhe rústico que lembra pedras
concreto estampado
O concreto estampado também pode ser aplicado em paredes de áreas internas
concreto estampado
Moldes de diferentes formas ornamentam o aspecto do muro

Em calçadas

O método mais convencional é revestir calçadas com concreto estampado, criando diversas formas conceituais que unem cores, estilos e texturas. Você pode ver diversos projetos assim em praças, áreas de piscinas, orlas de praias, entre outros locais públicos e residenciais. Muitos imitam pedras e contam até com desenhos impressionantes.

concreto estampado
Várias texturas diferentes ornamentam a calçada
concreto estampado
Tons terrosos se destacam em muitos projetos
concreto estampado
Aspecto resinado no acabamento que valoriza qualquer área externa
concreto estampado
Um lindo desenho que encanta pela forma e pelas cores
concreto estampado
Boa ideia para ornamentar passeios de chácaras
concreto estampado
Padrão geométrico interessante para fachadas clássicas
concreto estampado
Esse revestimento imita pedra, porém é mais econômico
concreto estampado
Aposte em diferentes estilos para valorizar a calçada
concreto estampado
Modelo convencional em calçadas e áreas públicas

Na piscina

O uso de concreto estampado é bem comum na borda de piscinas, sobretudo para trazer elegância e sofisticação ao ambiente. São várias possibilidades interessantes que valorizam toda a decoração do jardim, sobretudo com cores como marrom e vermelho, bem como pisos que imitam pedras.

concreto estampado
Concreto estampado imitando madeira na borda da piscina
concreto estampado
Uma inspiração exuberante para piscinas de fibra
concreto estampado
De fato, o concreto estampado valoriza a decoração de áreas externas
concreto estampado
Parece pedra, mas é concreto
concreto estampado
A resina deixa o revestimento com um aspecto ainda mais bonito
concreto estampado
Aposte em modelos com desenhos
concreto estampado
Os moldes podem variar conforme a área que será revestida
concreto estampado
A borda da piscina fica mais bonita e elegante
concreto estampado
Tendência simples com acabamento quadrado
concreto estampado
Um padrão inspirador para ornamentar a área de lazer da sua casa

Imitando madeira

O concreto estampado pode imitar revestimentos de madeira perfeitamente. Trata-se de uma opção mais econômica e que resiste melhor a água e efeitos do tempo. Sendo assim, é indicada para revestir muros, para varandas, para complemento do revestimento de calçadas, entre outras possibilidades.

concreto estampado
Realmente o piso é idêntico a madeira
concreto estampado
Tendência para a decoração do jardim
concreto estampado
Processo de instalação do concreto estampado que imita madeira
concreto estampado
Bela ideia para o revestimento do jardim
concreto estampado
Para melhor acabamento, aplique verniz na superfície após a instalação
concreto estampado
Você pode usar o mesmo revestimento no piso e na parede
concreto estampado
Uma boa inspiração para passeios e calçadas
concreto estampado
Parece toras de madeira, mas é concreto
concreto estampado
Você pode criar conceitos diferentes para valorizar o projeto

De fato, o concreto estampado é uma solução interessante para renovar a decoração de uma fachada e de toda a área externa de sua casa. Que tal apostar nesse tipo de revestimento? Conte qual é a sua opinião e aproveite para compartilhar o conteúdo. Esperamos que tenha gostado, boa sorte e até mais.

 


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.