Gesso Acartonado【DRYWALL】– Vantagens | Aplicação | Fotos
Já ouviu falar em gesso acartonado? Essa técnica construtiva está cada vez mais em evidência em muitas residências, sobretudo em espaços pequenos, como apartamentos.
Conhecida também como drywall, pode facilitar bastante seu projeto de reforma e decoração. Possui vários tipos, boas vantagens e poucas desvantagens, além de grande versatilidade.
Para entender melhor tudo isso, vale acompanhar nosso guia completo sobre gesso acartonado. Inspire-se com várias dicas e 80 ideias para os mais diversos ambientes.
Tópicos
O que é gesso acartonado?
Gesso acartonado ou drywall é uma técnica rápida de construção de paredes que utiliza três materiais como base: gesso, água e aditivos. Esses componentes são prensados entre chapas de papel acartonado e formam placas resistentes que podem substituir perfeitamente as paredes de concreto ou tijolos.
A aplicação é simples e sem sujeira, por isso é uma alternativa perfeita para espaços pequenos, reformas e para pessoas que não podem fazer grandes investimentos.
Assim como qualquer modelo de parede ou divisória, o drywall pode ser instalado em qualquer ambiente, inclusive em locais propensos à umidade, como banheiro ou cozinha. Além disso, é possível pintá-lo e até revesti-lo com pedras, azulejos, entre outras opções.
Vantagens e desvantagens
Há muitas vantagens no uso do gesso acartonado:
- É uma técnica construtiva rápida, econômica, silenciosa e que não faz sujeira;
- Bastante resistente e com boa durabilidade desde que bem cuidada;
- Versátil: serve para a formação de paredes e outras estruturas, como sancas e nichos;
- Possui boa variedade de tipos e pode ser customizada com diversos acabamentos;
- A instalação é simples e você mesmo pode fazer seguindo alguns tutoriais;
- Baixo custo: o metro quadrado de uma placa de gesso acartonado custa cerca de 50 reais;
- Dispensa reboco e outros acabamentos típicos da construção de paredes de concreto;
- Não gera resíduo e sujeira, afinal, as placas vêm prontas para serem instaladas;
- Tem bom isolamento acústico, por isso é uma opção interessantes para montar estúdios e escritórios;
- Permite um ganho de área útil de 5% em cada ambiente devido à espessura fina, ainda mais quando comparada às paredes de alvenaria.
Por outro lado, destacamos as desvantagens do drywall:
- Os materiais base das placas não são tão resistentes quanto outras possibilidades construtivas. Portanto, devem estar livres de grandes impactos para não prejudicar a estrutura;
- Não é indicado para áreas externas, pois não resiste ao sol frequente, chuvas, ventos e demais intempéries;
- É mais propenso à proliferação de fungos e bactérias, por isso exige observação frequente para evitar esses problemas;
- A instalação de nichos e prateleiras pode ser comprometida caso esses aparatos sejam pesados demais. Além disso, devem ser colocados sempre com buchas e parafusos específicos para gesso acartonado.
Usos e aplicações
Por ser uma técnica versátil, o drywall tem várias aplicações:
- Reforma de apartamentos em que o espaço precisa ser otimizado;
- Construção de pequenos stands, estúdios e offices em espaços compartilhados;
- A melhor alternativa para fazer divisórias de ambientes. Serve para dividir a sala da cozinha ou para montar um closet em seu quarto, por exemplo;
- Criação de sancas e forros para embutir aparatos de iluminação;
- Construção de nichos, prateleiras e aparatos similares
- Alguns tipos retardam a propagação do fogo, por isso são utilizados em saídas de emergência;
- Há uma versão de drywall que atua como isolante radioativo em clínicas e laboratórios.
Tipos de placa de drywall
Atualmente, existem 3 tipos de placa de gesso acartonado:
- Branco – é a mais conhecida e utilizada do mercado, conhecida como Standard (ST). Ideal para ambientes secos em geral, para forros e demais aplicações.
- Rosa – a chapa de gesso acartonado RF possui fibra de vidro em sua composição. É muito resistente ao fogo, ideal para saídas de emergências, além de aparatos como churrasqueiras e lareiras.
- Verde – conhecida como RU, a placa verde é recomendada para locais úmidos, como cozinhas, banheiros e lavanderias. Possui silicone e aditivos em sua formulação para evitar bolor e propagação de fungos e bactérias.
Como é feita a aplicação de drywall?
A aplicação do drywall deve seguir uma sequência. Entenda o passo a passo de instalação.
Marcação de paredes
A marcação é o primeiro passo e deve ser realizada com nível a laser ou uma combinação de esquadro, régua e trena. Use uma linha para marcar a posição das guias.
Vale destacar que os pisos, teto e paredes devem estar com o acabamento pronto para a instalação do drywall. Portanto, esse processo é um dos últimos em construções e reformas.
Instalação das guias
As guias devem ser colocadas de acordo com as marcações no teto e no piso, usando pistola finca-pino e alicate de mão para eventuais cortes. O espaçamento entre os parafusos deve ser 60 centímetros.
Instalação dos montantes
Os montantes são instalados de acordo com a altura da parede. A distância entre uma peça e outra deve ser de 40 a 60 centímetros. Use o alicate para fazer cortes e atente-se à paginação para facilitar a colocação do drywall.
Aberturas
Se a estrutura contar com aberturas como portas e janelas, deixe o espaço necessário para a instalação posterior. Siga as medidas das estruturas e use peças de madeira para fixar os parafusos – além de garantir que as aberturas fiquem resistentes em meio à parede de gesso.
Instalação das chapas
A colocação e corte das placas drywall depende da paginação dos montantes. Faça cortes usando um estilete e use uma lixa para fazer o acabamento.
A fixação das placas nos montantes deve ser feita com parafusos, com folga de 10 mm em relação ao piso. Já a distância de um parafuso para outro é 30 centímetros na vertical.
Lembre-se de escolher a melhor versão de gesso acartonado para o ambiente: branco, rosa ou verde.
Passagem de instalações elétricas e hidráulicas
Utilize serra copo para fazer os furos em que serão instaladas as caixas, eletrodutos, tubulação hidráulica, entre outros adereços. No mercado existem opções próprias para placas de drywall.
Em seguida, comece a inserir as peças seguindo o projeto proposto. Atente-se aos detalhes para não ter problemas futuros.
Isolamento acústico
Para melhorar o conforto dos usuários, é indicado usar materiais como lã de vidro, garantindo um bom isolamento acústico no interior da residência. O processo pode mudar em cada concepção.
Depois, é necessário instalar as placas do outro lado da parede para finalizar o trabalho.
Acabamento
O acabamento é realizado por meio do rejunte do drywall, usando desempenadeira e espátula. São necessárias pelo menos 3 demãos para um bom resultado. Após a secagem, a parede pode ser customizada com revestimento, tintas, entre outros tipos de ornamentação.
Fonte deste guia: Pedreirão
Para entender melhor como instalar drywall, assista ao vídeo:
Fotos de gesso acartonado na decoração
Depois de todas essas informações e dicas, veja muitas fotos de decoração com gesso acartonado e inspire-se.
- O forro com drywall branco dá sensação de amplitude a espaços pequenos.
- A divisória é perfeita para apartamentos e ambientes compactos, conforme mostra as imagens.
- De modo geral, essa é uma boa técnica para a concepção de decoração de offices.
- Muitas paredes de drywall funcionam como painel de TV substituindo um rack.
- As placas brancas harmonizam com ambientes de diferentes estilos decorativos.
- Por outro lado, as chapas podem ser customizadas com várias cores e revestimentos.
- A estrutura permite a instalação de uma série de aberturas. O acabamento com vidro deixa a decoração mais charmosa.
- Projetos de cozinhas planejadas ficam impressionantes com paredes de gesso acartonado.
- Em salas e quartos, o gesso acartonado segue inúmeras possibilidades. A divisória de ambientes é uma ótima ideia, principalmente para a reforma da sua residência.
- Ambientes com decoração conceitual ficam ainda mais descolados com o drywall . O revestimento dá charme à peça e transforma totalmente o espaço.
- Conforme destacam as imagens, essa é uma boa proposta para quartos de solteiro, casal e infantil.
- De fato, as salas planejadas de apartamentos podem ser concebidas com drywall e uma série de materiais acessíveis. Com certeza você vai economizar bastante.
- O gesso acartonado é tão versátil que serve para a montagem de escritórios, estúdios, closets, sancas, etc.
São muitas possibilidades impressionantes! Veja mais fotos inspiradoras de decoração com drywall.
Enfim, o gesso acartonado é uma possibilidade construtiva muito vantajosa que se destaca em diversos projetos. Que tal apostar nessa tendência? Esperamos que tenha gostado do nosso guia, aproveite para comentar e compartilhar. Boa sorte e até mais.