Cozinha pequena – 70 ideias para decorar e otimizar todo o espaço!

Fazer a decoração de uma cozinha pequena pode ser uma tarefa complicada em um primeiro momento. Mas com alguns truques esse processo fica muito mais fácil.

Atualmente é comum que as cozinhas sejam menores. Afinal, as casas e os apartamentos construídos nos últimos anos estão com seu espaço reduzido mesmo.

Cozinha pequena

Então é raro você encontrar um imóvel novo que tenha aquela cozinha espaçosa como era comum ter nas casas antigas. E se esse é o seu caso, pode ficar tranquila (o) que não é um caso perdido, não! Dá para fazer uma decoração impressionante mesmo tendo pouco espaço.

Para lhe ajudar nessa missão, elaboramos um post com muitas dicas e imagens de inspiração! Fique com a gente para conhecer as tendências e arrasar no décor de sua casa.

Cozinha pequena

Fotos e modelos de cozinha pequena decorada

Quando temos um pequeno espaço para decorar parece que dá um nó na cabeça.

É pouca área disponível para colocar tudo o que queremos, dá impressão que nenhum móvel vai caber, que a decoração ficará pesada ou simples demais, enfim… são dúvidas que surgem nesse processo.

No entanto, podemos partir do princípio que quanto menos espaço temos menos trabalho teremos! Que tal pensar assim?

Cozinha pequena

Estilo decorativo

O primeiro passo para você iniciar essa decoração é escolher um estilo para que a sua cozinha tenha. Ela será como: rústica, moderna, retrô? Enfim, pense nisso antes de comprar os itens que comporão esse ambiente.

Dependendo do estilo, os móveis serão diferentes, os objetos decorativos também e até mesmo os revestimentos e utensílios mudarão. Portanto essa escolha é bem importante e deve ser feita logo no início.

Cozinha pequena

Cores

Depois de determinar o estilo de decoração, você deve delimitar uma paleta de cores para baseá-la. A partir das cores é que você conseguirá ter uma linha de raciocínio para seguir quanto ao décor das paredes, do piso, dos armários, da bancada, enfim, tudo o que estiver na cozinha.

É bacana que se tenha uma cor pelo menos para ser a base da decoração. É ela que vai predominar visualmente. Mas para combinar você pode escolher mais uma ou duas cores.

Cozinha pequena

Aproveitamento dos espaços

O passo mais essencial, porém o que é considerado o mais complicado é conseguir aproveitar todos os espaços da cozinha pequena.

Afinal, para que tenhamos um ambiente agradável para cozinhar / fazer refeições e, às vezes, até receber pessoas, é preciso que ele seja decorado, bem como funcional.

Ou seja, não adianta ter uma cozinha muito linda e moderna se ela não oferecer toda a utilidade que você precisa para o dia a dia. Dessa forma, atente-se à escolha dos armários, nichos, das prateleiras, e demais organizadores.

Além disso, é importante focar na bancada, que pode ter diversos formatos e tamanhos dependendo da estrutura de sua cozinha, assim como materiais e acabamentos. Mas é bom que ela ocupe pelo menos uma parede inteira para que você possa se organizar melhor na hora de cozinhar, lavar louça, etc.

Bom, essas são as principais dicas para você decorar cozinha pequena. Agora o que acha de se inspirar com projetos prontos que selecionamos? Fique por dentro!

Cozinha planejada pequena

Vamos começar falando do modelo mais sofisticado de cozinha pequena. Falamos que é sofisticado, pois é um tipo de decoração mais caro, que muitas vezes foge do orçamento da maioria dos brasileiros.

No entanto, se você está pensando em mudar totalmente sua cozinha, dar um upgrade nela e está se organizando financeiramente para isso, pode apostar que vale muito a pena investir em uma cozinha planejada.

Para ambientes pequenos, a saber, não há nada melhor do que aproveitar os móveis sob medida para ocupar cada cantinho livre.

A empresa especializada em planejados vai lhe ajudar a produzir os armários de acordo com as suas necessidades, podendo ocupar paredes inteiras e ter compartimentos específicos.

Também poderá projetar bancadas seguindo a estrutura de sua cozinha, sem afetar demais funcionalidades dela, na altura mais confortável para você, no material que combina com a decoração desejada.

Tenha uma ideia melhor de como ficam as cozinhas pequenas planejadas:

Cozinha planejada pequena Cozinha planejada pequena Cozinha planejada pequena Cozinha planejada pequena Cozinha planejada pequena

Cozinha pequena com ilha

A ilha tem sido muito usada para ajudar a organizar cozinhas. Ela se caracteriza por ser uma bancada funcional, que pode comportar armários na parte de baixo, pia ou cooktop na parte do tampo, bem como depurador de ar.

A cozinha com ilha é um tipo de cozinha americana, que também pode ser criada somente com a bancada, sem ter pia ou bocas de fogão.

Pode ser interessante para quem tem uma cozinha mais larga, com a área quadrada, na qual cabe essa ilha sem atrapalhar a circulação das pessoas no ambiente e a abertura de armários, por exemplo.

Veja abaixo modelos de cozinhas pequenas com ilhas:

Cozinha pequena com ilha
Cozinha pequena com ilha com fogão e coifa

Cozinha pequena com ilha Cozinha pequena com ilha Cozinha pequena com ilha

Cozinha pequena com bancada (americana)

A cozinha americana pequena é caracterizada pela bancada simples. Tal bancada é alta e pode ser usada para preparo de alimentos ou fazer as refeições.

Para recepcionar pessoas ou acomodar os moradores durante as refeições diárias é importante ter banquetas que tenham a altura necessária para deixar todos confortáveis.

Em alguns casos há a bancada funcional, onde você usa para colocar utensílios e preparar alimentos, etc, e também uma um pouco menor lado a lado. Essa, contudo, é perfeita para montar uma mesa posta.

E quando se trata de uma cozinha pequena, esse modelo é excelente. Por que você pode expandir o ambiente,

Veja a seguir modelos de cozinhas americanas pequenas:

Cozinha pequena com bancada
Cozinha pequena com bancada em U
Cozinha pequena com bancada
Cozinha pequena com bancada, bem como banquetas

Cozinha pequena com bancada

Cozinha pequena com bancada
A bancada pode ter adega

Cozinha pequena com bancada Cozinha pequena com bancada Cozinha pequena com bancada

Cozinha pequena com mesa

Outra ideia para você conseguir fazer as refeições diárias na própria cozinha é incluir uma mesa nela. No entanto, quando se trata de um pequeno espaço, fica muito mais difícil de pensar em uma solução.

A ideia mais prática, nesse caso, é escolher uma mesa que fique encostada na parede ou que seja embutida na parede. Aqueles modelos em que a mesa abre e fecha também é bem interessante.

O ideal é que a mesa não atrapalhe a circulação de pessoas e realmente seja útil para a sua rotina. Há imóveis em que essa mesa é auxiliar, sendo usada somente pelos moradores durante a correria da semana e em ocasiões em que se recebe pessoas usa-se a sala de jantar, por exemplo.

Inspire-se com cozinhas pequenas com mesas:

Cozinha pequena com mesa
Cozinha planejada pequena com mesa

Cozinha pequena com mesa Cozinha pequena com mesa Cozinha pequena com mesa Cozinha pequena com mesa

Cozinha pequena com mesa
Cozinha pequena com mesa redonda

Cozinha pequena com mesa

Cozinha pequena com churrasqueira

É possível também para projetar uma cozinha pequena com churrasqueira. Mesmo com pouco espaço você consegue ter esse equipamento elétrico, a gás, a bafo, de vidro, portátil, enfim, são muitos modelos de churrasqueiras para se escolher.

A churrasqueira é muito querida pelos brasileiros e atualmente está cada vez mais presente dentro das cozinhas. Se antes ela era uma exclusividade das áreas externas, hoje em dia já pode ser inserida no dia a dia culinário.

Até por que há casas e apartamentos pequenos em que não se tem uma varanda ou nem é permitido fazer churrascos na área de fora. Sendo assim, dá para aproveitar a decoração da cozinha para acomodar esse utensílio especial.

Em cozinhas planejadas é mais fácil de pensar em churrasqueiras embutidas, que não ocuparão muito espaço e estarão dentro do projeto tradicional. Mas também dá para montar sem os móveis sob medida e sim com os tradicionais.

Leia mais sobre isso: Modelos de churrasqueiras – 80 tipos diferentes para se apaixonar!

Dê uma olhadinha nas sugestões de cozinhas pequenas com churrasqueiras:

Cozinha pequena com churrasqueira
Cozinha pequena com churrasqueira

Cozinha pequena com churrasqueira Cozinha pequena com churrasqueira Cozinha pequena com churrasqueira Cozinha pequena com churrasqueira

Cozinha pequena com janela na pia

Alguns projetos de cozinhas contam com a seguinte disposição: há a bancada com a pia e uma janela logo a frente. Geralmente é a única janela do ambiente e pode ser decorada com vasos ou cortina.

Apartamentos e casas podem ter cozinhas com janelas na pia. É comum que as plantas sejam montadas dessa forma para que o local mais úmido do espaço possa estar sempre iluminado e ventilado.

A janela pode ser de abrir lateralmente ou basculante, não há uma padronização. E caso bata muito sol em algum momento do dia nesse local, é bacana pensar em uma cortina mais grossinha, que pode ser persiana tradicional, rolô ou com trilho mesmo.

Nas cozinhas pequenas, a dica é optar por cortinas brancas ou outra cor bem clarinha para aumentar a sensação de espaço. Deixar o ambiente iluminado pela janela também é uma boa tática.

Confira dicas de como decorar cozinhas pequenas com janelas na área da pia:

Cozinha pequena com janela na pia
Cozinha pequena com janela na pia

Cozinha pequena com janela na pia Cozinha pequena com janela na pia Cozinha pequena com janela na pia Cozinha pequena com janela na pia Cozinha pequena com janela na pia

Cozinha pequena em L

Como o próprio nome indica, a cozinha pequena em L tem a formatação da bancada tal qual a letra “ele” mesmo, pegando duas paredes.

Em um lado a bancada pode ficar livre para colocar eletrodomésticos em cima e preparar alimentos. No outro, pode ser instalado o fogão (ou acoplado em um espaço livre), bem como a cuba para a pia.

É uma estrutura boa para quem possui cozinha pequena, muito usada em apartamentos, cujas cozinhas costumam ser apenas um corredor, sem espaço para muita circulação.

Abaixo você pode ter uma ideia bacana de como as cozinhas em L podem ser decoradas:

Cozinha pequena em L
Cozinha pequena em L

Cozinha pequena em L Cozinha pequena em L Cozinha pequena em L Cozinha pequena em L Cozinha pequena em L

Cozinha pequena em U

A cozinha em U também pode ser eficaz para quem tem pouco espaço para decorar. Nesse caso o ambiente não pode ser retangular, mas sim quadrado, ou seja, praticamente com os lados iguais.

Assim é possível criar uma bancada que fique no formato U, deixando aquele ambiente muito mais funcional, com grandes possibilidades de organização com armários, gaveteiros, nichos, etc.

Inspire-se com dicas bem legais de cozinhas pequenas em U:

Cozinha pequena em U Cozinha pequena em U Cozinha pequena em U Cozinha pequena em U Cozinha pequena em U

Cozinha pequena preta

A cor preta é sempre muito buscada para decorar cozinhas. Isso por que se trata de um ambiente que é sujo constantemente e o preto surge como uma opção mais fácil de limpar e que dá menos visibilidade para a sujeira.

Há quem pense que o preto deixa a decoração muito sombria e pesada. No entanto, quando se tem equilíbrio isso não fica perceptível.

Juntar preto com outras cores mais leves e vivas pode ser uma solução. Por exemplo: preto e branco, preto e amarelo, preto e azul, etc.

Você pode apostar nos armários e eletrodomésticos pretos, mas em outras cores para os revestimentos do piso e da parede. Ou então o contrário.

A saber, o preto é aconchegante e elegante, sendo excelente para quem deseja criar um clima intimista e aproximar pessoas nesse ambiente. No entanto, por outro lado, ele é conhecido por diminuir a sensação de espaço, o que pode não ser bacana para cozinhas muito apertadas, sem ventilação ou iluminação.

Conheça formas de decorar cozinhas pequenas com a cor preta:

Cozinha preta pequena Cozinha preta pequena Cozinha preta pequena Cozinha preta pequena Cozinha preta pequena Cozinha preta pequena

Cozinha pequena branca

A cor branca também é muito comum na decoração de cozinhas. Ela permite aquela sensação de limpeza, deixando tudo muito clean, além de ampliar o espaço visualmente!

Há projetos em que se abusa do branco – ele está em praticamente tudo, nas bancadas, paredes, nos armários, no piso, etc. É excelente para cozinhas pequenas.

Mas também há aqueles em que se predomina o uso do branco, no entanto, também é usada uma outra cor para combinar. Pode ser sóbria, delicada ou bem alegre, você é que vai escolher isso.

O bacana é que existem até mesmo pedras naturais para serem usadas nas bancadas, como os mármores e os granitos absolutos ou com veios / granulados.

Leia mais sobre isso: Mármore Branco – 85 Ideias de uso na decoração + Principais tipos!

Veja abaixo dicas de como decorar cozinhas brancas pequenas:

Cozinha branca pequena Cozinha branca pequena Cozinha branca pequena Cozinha branca pequena Cozinha branca pequena Cozinha branca pequena

Cozinha pequena simples e barata

E quem disse que para ter uma cozinha linda é preciso gastar muito dinheiro? Acredite em nós, é possível fazer uma decoração incrível apostando em materiais simples e dicas fáceis de organização!

Para começar, você não precisa apostar em revestimentos caros do mercado. Tintas e azulejos cerâmicos decoram super bem as paredes e podem personalizar a cozinha conforme o estilo que quiser. Os azulejos também valem a pena para os pisos, assim como o cimento queimado.

Pastilhas também tendem a ser mais econômicas que outros modelos de revestimentos. Elas podem ser aplicadas em pequenos detalhes da cozinha.

O papel de parede vinílico, a saber, pode ser colocado em ambientes úmidos, como é o caso das cozinhas. Há muitos modelos para escolher, dos mais discretos aos chamativos.

Cozinha simples e pequena

Caprichando na iluminação, você consegue dar um up na cozinha pequena. Aposte em uma lâmpada com uma luz branca e um lustre charmoso, que você encontra em lojas de materiais de construção e utilidades por preços camaradas.

E para organizar esse espaço dá para investir em armários de lojas tradicionais de móveis. Pesquise bem para escolher aquele que se adequa melhor ao espaço, as suas necessidades e ao seu bolso, claro.

Caixotes de feira, pallets e caixinhas plásticas organizadoras são excelentes também para colocar utensílios de cozinha, temperos, eletrodomésticos, panos de prato, enfim, o que mais você precisar.

Dê uma olhadinha nas sugestões de cozinhas pequenas decoradas simples e baratas:

Cozinha branca simples e pequena Cozinha branca simples e pequena Cozinha branca simples e pequena Cozinha branca simples e pequena Cozinha branca simples e pequena Cozinha branca simples e pequena

Cozinha pequena moderna

Por fim falaremos das cozinhas pequenas e modernas. Esse modelo de cozinha pede uma decoração com itens que tenham o design diferenciado e inovador.

Os materiais modernos são aqueles que foram lançados recentemente, refinados e possuem diferenças dos outros, são mais tecnológicos ou então com uma beleza incomum.

Está super na moda investir em decoração moderna, principalmente na cozinha, pois sempre há uma novidade sendo lançada no mercado.

Os eletrodomésticos em inox, por exemplo, são excelentes para compor o espaço com esse estilo. Porcelanato no piso e na parede também garantem um visual modernizado, assim como o cimento queimado. Armários espelhados ou com portas de vidro ajudam a reforçar o mesmo aspecto.

Inspire-se com dicas de decoração de cozinhas pequenas modernas:

Cozinha moderna e pequena Cozinha moderna e pequena Cozinha moderna e pequena Cozinha moderna e pequena Cozinha moderna e pequena Cozinha moderna e pequena Cozinha moderna e pequena


Quantos projetos lindos, não é mesmo? Conte para a gente o que achou de nosso post sobre cozinha pequena!

Aproveite para ler também:

60 Cozinhas Modernas e Apaixonantes – dicas, fotos e decorações!

Cozinha em L – 26 Ambientes e projetos incríveis para se inspirar!

Cozinha Retrô e Vintage – 30 Ideias super charmosas para se inspirar!

Volte mais vezes por aqui para ler outros conteúdos sobre decoração de ambientes 🙂


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.