Laje de isopor – Vale a pena? + Prós, contras e dicas importantes!

Projetos construtivos com laje de isopor estão cada vez mais populares. Mas será que vale a pena recorrer a essa opção? Quais são as vantagens? Será que aguenta peso e pode construir em cima?

São diversas dúvidas que deixam muitas pessoas confusas, por isso é essencial esclarecê-las. Para isso, preparamos este conteúdo completo para você saber tudo sobre laje de isopor. Acompanhe e veja se é uma boa alternativa para o seu projeto.

Tópicos

 laje de isopor
Saiba tudo sobre laje de isopor nesse guia completo!

Dúvidas sobre laje de isopor – FAQ

 

O que é e como é feita a instalação?

Primeiramente, é primordial entender o que é laje de isopor, conhecida também como laje de EPS.

Segundo especialistas, trata-se do uso do material como preenchimento em lajes treliçadas ou nervuradas. Ou seja, as placas de isopor são encaixadas e utilizadas como base em estruturas de vigotas de concreto e ferragem.

Sendo assim, vale destacar que a laje não é feita de isopor, esse é apenas um dos materiais disponíveis para o processo construtivo. Geralmente é mais leve que as lajes comuns de alvenaria, além de uma proposta acessível e sustentável.

Em todo caso, a base de sustentação/escoramento deve estar perfeita antes do encaixe das placas. A partir daí, acontece o processo de concretagem, realizado com uma máquina para melhor distribuição do insumo. Para aumentar a estabilidade da laje, são utilizadas vigotas de ferro entre as placas.

Diversos profissionais revelam que o isopor serve como um suporte para a laje. Elas ficarão visíveis no teto após a retirada das vigas de escoramento e a cura do concreto. Caso seja de interesse, você pode cobri-las com massa corrida ou outro tipo de revestimento para teto.

 laje de isopor
Instalação das placas de isopor na laje

Quais suas vantagens?

Entre as grandes vantagens da laje de isopor, destacamos:

Isolamento térmico e acústico – o isopor é perfeito para o isolamento térmico, para não deixar a casa nem tão quente e nem tão fria. A moderação de temperaturas é uma das maiores vantagens de uma laje com esse material.

De acordo com especialistas, o isolamento térmico é maior em comparação aos modelos de concreto. Além disso, o EPS também funciona como barreira de som, deixando sua casa mais aconchegante e sendo uma ótima opção para casas térreas e sobrados.

Leveza e rapidez na construção – as placas de isopor são super leves, facilitando o manuseio em meio à construção. Assim, rende rapidez na obra sobretudo no encaixe das placas na estrutura da laje. Do mesmo modo, facilita a instalação de conduítes de energia.

 laje de isopor
As estruturas substituem opções tradicionais de alvenaria

Economia e bom rendimento – o EPS tem um preço mais atrativo em relação a materiais convencionais. O rendimento também é ótimo. O isopor dificilmente quebra, é mais fácil de cortar e não trinca. Sendo assim, não há perda de material, gerando poucos resíduos, ao contrário de outras opções.

Resistência – as placas de isopor são conhecidas pela resistência e durabilidade. Para se ter ideia, demoram demais para se decompor. Logo, garantem segurança na obra, além de evitar podridão e a proliferação de pragas, como cupins. Para a sustentação da laje, entretanto, é essencial que um especialista faça os cálculos de acordo com a construção.

Existem desvantagens?

De fato, há poucas desvantagens no uso do isopor em sua laje. A primeira delas é quanto ao isolamento térmico. Caso o projeto não seja eficiente, você pode ter problemas. Se a laje for mal planejada, em um local com poucas janelas e ventilação, é capaz que o ambiente fique com a temperatura quente e o cômodo abafado.

Sendo assim, é essencial o apoio de um especialista para definir se o uso do EPS é a melhor alternativa para a sua construção. Em alguns casos, vale mais a pena recorrer ao modo tradicional, utilizando tijolos de cerâmica (lajotas).

Nesse caso, em muitas regiões as lajotas são mais baratas que o EPS, embora o rendimento não seja tão grande e a perca maior (com quebras no transporte e manuseio, principalmente).

Todavia, tudo depende do projeto e também do tempo. A execução da obra com o uso de isopor é mais rápida, porém demanda também um serviço especializado e máquina para concretagem. Por não conhecer e outros empecilhos, muitas pessoas optam pelo método tradicional com tijolos, sobretudo se não tem pressa para finalização da construção.

Pode construir em cima? É segura?

A principal dúvida é se pode construir em cima de uma laje de tijolo. Além disso, muitos se perguntam se a estrutura é realmente segura, ainda mais no caso de chuvas, sol forte, peso, etc.

De acordo com especialistas, esse sistema é altamente seguro, mesmo porque as placas servem apenas como suporte, toda a estrutura de ferro será montada normalmente – além do processo tradicional de concretagem.

Sendo assim, as vigas e vigotas garantem a estabilidade da obra. Portanto, é altamente seguro optar por esse tipo de laje em substituição aos tijolos.

 laje de isopor
Segundo especialistas, a laje de isopor é segura e resistente

Além disso, é possível construir em cima da laje de isopor tranquilamente, assim como em uma estrutura comum de alvenaria. Entretanto, o posicionamento das paredes superiores deve ser acima das paredes inferiores ou sobre as vigas de sustentação. Quanto mais reforçadas forem essas vigas, mais resistente ficará a estrutura.

Em todo caso, é primordial contar com o trabalho de um engenheiro civil e outros especialistas em todos os processos da obra. Assim, é possível definir quais os melhores materiais, a dinâmica na construção e quaisquer outros detalhes.

Quanto custa em média? #preço

Qual é o preço para instalação de uma laje de isopor?

O valor é variável conforme cada região, sobretudo quanto ao formato das peças de EPS e seu fabricante. De modo geral, o metro quadrado custa cerca de 30 reais.

O preço, obviamente, refere-se às placas de isopor. É preciso considerar os demais aparatos para a fabricação da laje: vigas de ferro, vergalhões e a concretagem. Por isso você deve realizar vários orçamentos para fazer um bom negócio.

Além disso, é essencial considerar o custo da mão de obra. Contrate profissionais especializados para que a obra seja realizada de forma rápida e eficiente.

 laje de isopor
Esse processo é indicado para pequenas e grandes construções

De fato, a laje de isopor é uma ótima opção para seu projeto construtivo. Siga nossas dicas, pesquise bastante e conte com bons especialistas para que tudo saia como planejado. Gostou do conteúdo? Comente. Boa sorte e até mais.


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.