Modelos de calçadas – Todos os tipos + 42 lindas inspirações!
A fachada da casa não é constituída apenas pelo design da residência, mas também pelo muro / portão e pela calçada, elementos que completam a frente da casa. E para complementar a fachada de maneira harmoniosa, há inúmeros modelos de calçadas.
Os modelos de calçadas podem variar de acordo com o tipo de material e acabamento, e além do aspecto visual, é preciso considerar também as diretrizes do município que estabelecem regras para as dimensões da calçada, mantendo o padrão e acessibilidade a quem tem mobilidade reduzida.
E se você já tem em mente o projeto da casa, mas ainda não tinha pensado no estilo da calçada, no post reunimos dicas de materiais e estilos para complementar o projeto de maneira harmoniosa e funcional.
Tópicos
Fotos e modelos de calçadas
Calçada de pedra
Entre os modelos de calçadas para residências e comércios, a opção com pedras é uma boa escolha para um estilo mais rústico e de alta resistência, o que torna a calçada bastante duradoura.
Entre as pedras usadas com mais frequência para o calçamento, a pedra Miracema é uma das mais comuns. Esse tipo de pedra é um granito em forma bruta, assim apresenta a alta resistência do granito, com a vantagem de ser antiderrapante, o que torna a calçada mais segura.
Calçada de concreto
Entre os estilos mais frequentes de calçamentos para residências e comércios, é comum ver o uso de calçadas em concreto ou cimento queimado, opções com ótimo custo-benefício.
O calçamento feito em concreto ou cimento queimado traz a rapidez da calçada ser feita com materiais simples, como o cimento, garantindo custo baixo e boa resistência.
Apesar da boa resistência do piso de concreto e do cimento queimado, esse tipo de calçada pode apresentar trincas com o passar do tempo, e isso pode acontecer se não houver espaço para dilatação.
Calçada de paver / piso intertravado
O piso intertravado ou piso paver, como também é conhecido, é uma espécie de pequenos pisos pré-fabricados em concreto e que são usados de maneira encaixada entre si, de modo a ficarem bem estáveis.
A instalação desse tipo de piso é feita com o encaixe entre as peças e o uso de areia entre elas, o que garante que a calçada fique regular e absorva água entre os encaixes, o que é ideal para evitar o acumulo de água e até mesmo o alagamento de vias e calçadas.
O uso do piso paver tem como principal vantagem a fácil manutenção, uma vez que é possível substituir uma única peça ou fazer reparos na calçada sem a necessidade de quebra-quebra, mas apenas desencaixando os pisos pré-fabricados.
Calçada portuguesa
Para quem gosta da calçada com desenhos ao estilo mosaico, pode escolher pela pedra Portuguesa para o calçamento que complementará a fachada residencial com muito estilo.
A pedra Portuguesa pode ser encontrada em diferentes cores e é frequente o uso de pedras brancas, pretas e marrons, que formam desenhos incríveis através de mosaicos.
Esse tipo de pedra traz bastante versatilidade em relação ao desenho da calçada, mas é preciso mão de obra especializada para o encaixe das pedras, evitando espaços grandes entre as pedras que formam uma espécie de mosaico na calçada.
Calçada com grama
Entre os modelos de calçadas, uma das possibilidades é o calçamento com mix de gramado, o que é perfeito para absorção de águas pluviais, evitando alagamentos, além de ter um forte impacto visual, já que estende o paisagismo para a calçada.
Para usar a calçada com grama, vale usar piso entre o gramado, de modo a criar um caminho de madeira ou com placas de concreto entre o gramado.
Outra possibilidade para esse estilo de calçada, é o uso de concregrama, uma espécie de piso pré-fabricado em concreto e que traz espaçamentos, assim o gramado se desenvolve a partir desses espaçamentos que formam uma espécie de desenho no piso de concreto.
Calçada de tijolo
Entre os modelos de calçadas e materiais que podem ser usados para esse projeto, o tijolo à vista é uma possibilidade para trazer um toque rústico ao calçamento.
O uso do tijolinho pode ser feito apenas com o encaixe entre as peças, como um piso intertravado, ou com a junção através de argamassa, que evita que as peças fiquem soltas.
Para usar esse tipo de material, é ideal que os tijolos aparentes tenham acabamento mais poroso, já que a aplicação de resinas podem deixar o piso resistente a absorção de água, mas bastante escorregadios.
Calçada de piso /cerâmica
Há diferentes modelos de calçadas, e um dos materiais que costuma ser bastante frequente nos projetos para calçadas residências é uso de piso de cerâmica.
Para escolher pelo piso de cerâmica para calçamento, o ideal é escolher pelo piso antiderrapante, que é uma versão menos escorregadia, e assim não fica liso em contato com água, evitando possíveis escorregões e quedas na calçada.
Calçadas modernas
Para combinar com fachadas modernas de casas, vale escolher por modelos de calçadas que sigam o mesmo estilo, mantendo o visual moderno e todo o projeto em harmonia.
Como opção moderna para calçadas, o porcelanato é uma opção bastante frequente, mas nesse caso esqueça as opções de porcelanato polido, que são lisas demais para a área externa.
Nesse caso, o ideal é escolher por calçadas modernas e com revestimentos que não sejam escorregadios.
Calçada de ardósia
A ardósia é um tipo de piso originário de pedras, e por isso traz a coloração verde escura com aspectos mais naturais.
O uso de ardósia em calçadas já foi bastante comum e apesar de estar em menor uso, ainda é uma possibilidade para um estilo mais sóbrio.
Calçada de piso cimentício / piso hidráulico
Entre os materiais comuns para modelos de calçadas, os pisos cimentícios e hidráulicos são opções pré-fabricadas e de fácil instalação, que garantem durabilidade e bom custo-benefício para o calçamento.
Agora é só escolher o seu estilo preferido e seguir as diretrizes do seu município, de modo obedecer as regras em relação ao tamanho, assim o passeio fica harmonioso e dentro os padrões municipais.