Pergolado de Madeira – 78 Ideias modernas + Passo a passo fácil!

Entre as tantas referências arquitetônicas, o pergolado de madeira é uma tendência do mundo da arquitetura que veio para ficar, pois além de ser funcional para diferentes projetos, ainda é capaz de adicionar muito estilo ao projeto.

O pergolado de madeira é uma estrutura composta por colunas e vigas, e que forma uma espécie de gazebo e que comumente é usada em projetos externos, como parte decorativa do jardim, garagem, para área gourmet, entre outros projetos.

E se você quer descobrir tudo essa tendência arquitetônica, no post trouxemos todas as informações sobre pergolado de madeira – como fazer, quanto custa, vantagens e desvantagens – e muitos projetos incríveis para usar essa estrutura de madeira.

modelos

Tópicos

 

Dúvidas Frequentes

Quais as vantagens do pergolado de madeira?

A pérgola em madeira é repleta de pontos positivos, como:

  • Rápido de montar: com as madeiras previamente cortadas, a montagem do pergolado de madeira é um processo rápido e ideal para quem busca uma obra sem muita sujeira e prática.
  • Visual estético: não dá para negar que a madeira tem um forte caráter estético e passa um estilo aconchegante e lindo ao projeto. Sendo assim, a pérgola em madeira tem grande apelo arquitetônico.
  • Durabilidade e resistência: com a escolha da madeira ideal e previamente tratada, a estrutura tende a ter excelente durabilidade e muita resistência, características comuns da madeira.
  • Radiação solar: para quem quer criar um cantinho aconchegante e com menos intensidade de radiação solar, o pergolado de madeira coberto, seja com vidro ou plantas, é uma ótima escolha para quebrar a intensidade do sol.
  • Versátil: a estrutura em madeira é bastante versátil para diferentes fins, sendo facilmente adaptada para a decoração de um jardim, até para a cobertura de uma garagem.

 

Existem desvantagens?

A pérgola em madeira é uma estrutura com muitos pontos positivos, mas esse tipo de estrutura também traz pontos negativos, como:

  • Manutenção: por ser uma estrutura construída em madeira, é necessária a manutenção frequente da madeira, e de tempos em tempos a madeira pode pedir uma nova camada de verniz, e para isso é preciso lixar a base estrutural e depois renovar o verniz.
  • Custo: comparado a outros modelos de pérgolas, como o pergolado de bambu , o custo do modelo em madeira pode ser mais elevado, já que é ideal usar madeira legalizada e tratada.

 

Qual madeira utilizar?

Para escolher a madeira ideal para o projeto do pergolado, a dica principal é escolher uma madeira tratada, já que esse tipo de estrutura costuma ficar na área externa, assim a madeira não fica danificada com as exposição ao tempo.

Entre as opções de madeiras que mais costumam ser utilizadas nesse tipo de projeto, o eucalipto é uma opção com bom custo-benefício, e ideal para a construção com estilo rústico, já que o projeto de pergóla com eucalipto pode usar troncos da espécie.

Outra opção de madeira que costuma ser bastante utilizada é a madeira garapeira, que tem custo mais baixo e é uma opção de madeira em cor clara para a estrutura.

E para quem prefere a estrutura em cor escura, pode optar pela madeira cumaru, que também é uma ótima escolha para ter um pergolado de madeira.

 

Quanto custa em média? #preço

O preço do pergolado de madeira pode ter um custo bem variado, e isso vai depender de diversos fatores, como tamanho da estrutura, tipo de madeira escolhida, se o pergolado é coberto ou aberto, entre outros.

No entanto, um cálculo interessante é considerar o custo médio variando entre R$ 400 e R$ 750,00 m².

 

Fotos e Modelos de Pergolado de Madeira

Com Vidro

pergolado com vidro piscina

Há muitas ideias para integrar o pergolado de madeira ao jardim, e este projeto traz o pergolado com deck de madeira como parte do jardim com piscina.

Na proposta, a base em madeira e coberta com vidro incolor traz um cantinho com sofá para relaxar ao lado da piscina.

pergolado com vidro para jardim

Outra ideia para o pergolado com cobertura de vidro, é este projeto para o jardim, que traz a base estrutural em madeira e com cobertura de vidro incolor.

O cantinho coberto em meio ao jardim traz espreguiçadeiras, criando um cantinho para relaxar em meio ao jardim, e com a vantagem de ser coberto, evitando que os móveis tomem chuva.

 

pergolado decorado
No cantinho coberto, móvel em madeira
casa de tijolo a vista
Na frente da casa, estrutura de madeira coberta

deck de madeira na varanda

piscina pequena
O terraço é formado pela estrutura em madeira com vidro
quintal decorado
A estrutura traz deck de madeira e pergolado coberto
quintal com piscina retangular
O vidro incolor cobre a estrutura de madeira

cobertura fumê

deck decorado
O espaço foi decorado com móveis de madeira
modelo coberto com vidro
O espaço tem deck em madeira

modelos com vidro

 

Com Policarbonato

deck com cobertura de policarbonato

Além da cobertura em vidro, outra possibilidade para um pergolado de madeira coberto, é a cobertura em policarbonato, um espécie de placa de plástico, resistente e que permite não bloqueia a passagem de luz natural.

Como inspiração de um pergolado com policarbonato, o projeto aqui traz deck com estrutura de madeira em frente a casa, e com o telhado incolor.

Na proposta, o policarbonato é uma base que evita chuva sobre o deck, mas o projeto traz trepadeiras nas colunas, e que vão em direção à cobertura para formar um telhado verde sobre o policarbonato.

garagem coberta com policarbonato

Entre as ideias, esse projeto traz uma garagem feita de pergolado com policarbonato.

A vantagem de usar o policarbonato como cobertura está no fato de não impedir a passagem de luz, ter uma garagem coberta e com o custo menor que uma cobertura em vidro.

 

churrasqueira pré-fabricada
Na área da churrasqueira, cobertura incolor depolicarbonato
quintal simples
No quintal. pérgola com policarbonato
garagem com cobertura de policarbonato
A cobertura não é incolor
jardim rústico
No jardim, pérgola rústica com policarbonato

estrutura de madeira com policarbonato

De Canto

jardim com pérgola de canto

Entre as possibilidades para o pergolado de madeira, uma das ideias é fazer a estrutura de canto, como mostra esse projeto, que traz a pérgola de canto e entre muros perpendiculares.

No projeto, o pequeno pergolado é um cantinho aconchegante no jardim e que traz móveis em madeira para um espaço relaxante.

deck com hidromassagem

Outra ideia incrível é este projeto que traz o deck de madeira com hidromassagem e estrutura de pergolado de madeira com cobertura de vidro.

O pergolado de madeira com vidro forma um cantinho aconchegante e deixa a área da hidromassagem coberta.

 

quintal decorado
No quintal, a pérgola de canto tem uma espécie de cascata

cobertura de canto

modelo em L
O modelo em L traz um cantinho com sofá e poltrona no jardim

modelo de canto

piscina
A pérgola foi feita entre paredes perpendiculares
pérgola triangular
A pérgola foi feita com a mesma madeira do deck
deck decorado com sofá
O pergolado cobre a área do sofá de canto

Com Flores

trepadeira com flores

Para tornar o pergolado de madeira parte do jardim, uma boa inspiração é este projeto que traz a estrutura de madeira coberta por trepadeira com flores, integrando a estrutura ao jardim.

A cobertura com a trepadeira além de deixar o projeto mais integrado, ainda é bastante funcional como telhado verde, já que deixa o pergolado com sombra e refrescante.

pergolado com orquídeas

Além de trazer flores como parte da cobertura, outra funcionalidade é o pergolado de madeira como espaço para criação de flores em meio ao jardim, como mostra esse espaço que foi transformado em um cantinho perfeito para orquídeas.

O pergolado com orquídeas fica integrado no jardim, e é ideal para manter as flores protegidas e em um espaço de destaque.

 

quintal com piscina
A trepadeira com flores começa a subir pela estrutura da pérgola
deck de madeira no jardim
O modelo traz trepadeiras com flores nas colunas
pérgola com flores
A primavera forma a cobertura da pérgola

projeto com flores

trepadeira florida
A estrutura traz um espaço com mesinha e cadeiras
pergolado com cobertura de flores
As flores decoram as colunas e vão formando a cobertura da estrutura

modelos com flores

 

Para Jardim

jardim pequeno com pérgola

Se a ideia é agregar valor ao projeto paisagístico e deixar o jardim mais aconchegante, vale inspirar-se neste projeto de jardim com pergolado rústico.

Para o pergolado rústico, a base foi feita em troncos de eucalipto, formando uma estrutura que combina com o jardim.

O gazebo em madeira foi decorado com móveis rústicos e traz a trepadeira “primavera”  começando a cobertura na estrutura de madeira.

jardim de luxo

Entre as inspirações mais sofisticas para criar um espaço relaxante e uma espécie de oásis em meio ao jardim vale inspirar-se nesta ideia, que traz um deck de madeira com pergolado.

No projeto, o pergolado foi decorado com tecidos, criando uma gazebo com sofá e poltrona em meio ao jardim.

 

 

jardim decorado
No espaço da pérgola, móveis em madeira rústica
projeto para jardim
No projeto, pérgolas de eucalipto
projeto paisagístico
A estrutura traz planta trepadeira nas colunas
jardim com pallets
O eucalipto foi usado como base para a estrutura
pergolado com rede
As redes foram instaladas entre as colunas do pergolado

modelos para jardim

Para Garagem

garagem com cobertura em vidro

A versatilidade do pergolado de madeira é enorme, e entre tantos usos, uma das possibilidades é fazer  a estrutura de madeira como garagem, como mostra este projeto.

Na inspiração, a garagem coberta traz estrutura de madeira e cobertura em vidro, combinando com a fachada e o jardim da casa.

pérgola de eucalipto

Entre as tantas ideias para fazer a garagem com estrutura de madeira, a inspiração aqui traz uma ideia com estilo rústico.

No projeto, a estrutura foi feita com troncos de eucalipto, o que garante o caráter rústico ao projeto.

Neste caso, a garagem com pérgola em madeira não tem cobertura, mas o projeto pode ganhar uma cobertura verde com trepadeira ou vidro.

 

garagem na frente da casa
A estrutura em madeira ganhou cobertura
garagem para carro
A estrutura de madeira combina com a fachada da casa
pérgola coberta para garagem
A pérgola tem telhado translúcido
modelo para garagem
O modelo amplo é ideal para garagem com 2 carros
garagem rústica coberta
A estrutura em madeira foi coberta com bambus
garagem rústica
No projeto, a estrutura foi feita com troncos de eucalipto

garagem de madeira

Para Churrasqueira

quintal com piscina e churrasqueira

Entre os possíveis aplicações para o projeto do pergolado de madeira, esta proposta mostra como a estrutura é versátil, e traz um espaço gourmet com estrutura de madeira e cobertura em vidro.

O projeto da pérgola para a área da churrasqueira combina bastante com o espaço externo e traz harmonia com a área da piscina.

churrasqueira rústica

Outro projeto interessante para ver a aplicação do pergolado na área da churrasqueira, é este projeto que traz a estrutura em madeira para a área gourmet rústica.

No projeto rústico, a estrutura em madeira traz cobertura de madeira ripada fininha, mantendo a passagem de ar e luminosidade natural, mas quebrando a irradiação direta dos raios UV.

 

jardim com churrasqueira
No jardim, a pérgola com churrasqueira é um espaço aconchegante
churrasqueira com telhado de vidro
No projeto, cobertura em vidro
varanda com churrasqueira
No projeto, pequena churrasqueira com forno à lenha
área gourmet moderna
O vidro incolor mantém a luminosidade natural da área gourmet
terraço com churrasqueira
A cobertura é em vidro fumê
deck de madeira
O deck de madeira com pérgola, traz espaço para a área gourmet

pergóla com churrasqueira

Como Fazer Pergolado de Madeira: Passo a Passo

Para quem quer economizar no projeto da estrutura de madeira, uma boa pedida é colocar a mão na massa e construir a própria estrutura. E para dar uma ajudinha, trouxemos um passo a passo de como construir a pérgola em madeira.

como fazer passo a passo

  • O primeiro passo é ter as  colunas, caibros e vigas previamente cortados no tamanho desejado;
  • Com as madeiras já preparadas, faça uma marcação no terreno de onde serão posicionadas as colunas, e em seguida cave buracos de no mínimo 15 cm para fazer a base das colunas;
  • Coloque cada coluna em um buraco, e se achar necessário use estrutura metálica ou e concreto (sapara) para melhor fixação da base no solo. Para projetos simples, basta fechar o local escavado com bastante terra compactada para ter uma boa fixação das colunas;
  • Apoie as vigas sobre as colunas e parafuse-as para fixá-las na estrutura;
  • Em seguida, apoie os caibros sobres as vigas e parafuse as extremidades para fixar a estrutura;
  • Por fim, basta envernizar a madeira para completar o tratamento e garantir que a estrutura fique resistente à exposição ao tempo.

 

Gostou das ideias? Conta aqui nos comentários qual estilo você mais gostou e para qual finalidade usaria essa tendência do mundo da arquitetura.


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.