Pergolado Coberto – Quando usar? 39 Modelos lindos com cobertura!
O pergolado coberto é um estilo que tem ganhado cada vez mais espaço nos projetos construtivos, e que pode ganhar ainda mais funcionalidade por conta da cobertura.
Mas qual será o melhor tipo de cobertura para a pérgola? Se você fica em dúvida sobre fazer ou não essa estrutura coberta, no post te ajudamos com essa resposta, e ainda reunimos dicas de diferentes estilos de telhados e coberturas para a estrutura.
Tópicos
Pergolado Coberto ou Aberto?
Se você fica se perguntando sobre ter um pergolado coberto ou aberto, vamos esclarecer as vantagens de cada um dos tipos. Assim, você pode escolher a melhor estrutura de acordo com as suas necessidades.
- Coberto: o fato da estrutura ser coberta traz a vantagem principal de ter uma proteção, sendo uma boa pedida para dias de muito sol ou chuva. Esse modelo costuma ser bastante usado em áreas de lazer, garantindo o uso até mesmo dias chuvosos, ou como área de garagem.
- Aberto: essa é uma versão mais tradicional entre os estilos de pergolados, e traz a estrutura sem nenhum tipo de cobertura, o que é uma boa alternativa para um cantinho decorativo em meio ao jardim, ou até mesmo para cultivar uma trepadeira sobre a estrutura.
Fotos e Modelos de Pergolado Coberto
Pergolado coberto com vidro
Entre os variados estilos de coberturas para pérgolas, uma das possibilidades é a cobertura feita em vidro, uma ótima alternativa para permitir a passagem de luz natural e criar um ambiente protegido da chuva.
Nesse caso, a estrutura precisa ser em vidro temperado e resistente, evitando possibilidade de acidentes com a quebra do vidro.
A cobertura em vidro é bastante moderna e combina com diferentes estilos de pergolados, o único ponto negativo é em relação ao preço, que pode ser um pouco mais elevado que outras opções de cobertura.
Pergolado coberto com policarbonato
Uma alternativa bastante interessante e que costuma ser bastante utilizada é a cobertura de policarbonato, uma espécie de plástico mais resistente e que pode ser usado em toldos ou telhados.
O policarbonato é uma solução com variedade de estilos e cores para a cobertura e pode ser mais viável que o vidro, uma vez que o custo é mais barato.
Essa cobertura pode ser usada em diferentes estruturas de pergolado, sendo uma solução bastante versátil.
Pergolado coberto com telha
Entre as possíveis soluções para ter uma estrutura coberta, as telhas também são uma das possibilidades, e nesse caso, há uma variedade em estilos e materiais para as telhas.
As opções de telhas que costumam ser mais utilizadas nesse estilo de projeto são as versões de telhas transparentes ou em alumínio.
No caso da cobertura com telha transparente, há a vantagem da entrada de luz solar, mantendo a luminosidade no espaço coberto.
Já a telha de alumínio forma uma cobertura que protege a área do sol, mas pode esquentar mais, por isso, pode ser viável o uso de uma manta térmica para controlar o calor absorvido por esse tipo de telhado.
Pergolado coberto com palha / bambu
Há uma infinidade de estilos e possíveis coberturas para a área da pérgola, e para quem pretende manter os elementos naturais na estrutura, as possibilidades de uso de palha ou bambu são ótimas alternativas.
Assim, a estrutura pode trazer o uso de palha ou esteira de palha, trazendo um elemento natural que protege a área da incidência de sol; ou uma estrutura feita em bambu, fino ou mais grosso, formando uma espécie de telhado para controlar o sol, mas sem ser uma cobertura eficaz para proteger da chuva.
Pergolado coberto com sombrite
O pergolado coberto também pode ser uma solução para o cultivo de plantas, como orquídeas, e nesse caso a cobertura tem papel fundamental para proteger as plantas da incidência direta de sol.
Assim, a cobertura feita com sombrite é uma alternativa excelente para o cultivo de plantas, “filtrando” o excesso de sol, garantindo a ventilação ao espaço, e permitindo a passagem de chuva, o que é ideal para as plantas.
Pergolado coberto com lona
Entre as soluções versáteis para a cobertura de pérgolas, as lonas, que também costumam ser utilizadas em toldos, são ótimas opções.
Esse tipo de cobertura pode ser fixa, e instalada na estrutura do pergolado; ou pode ser uma opção retrátil, como uma lona que traga o sistema retrátil para a cobertura.
A opção pela lona com sistema retrátil traz uma grande vantagem, que é a de escolher o pergolado aberto ou coberto em variados momentos, podendo usufruir da estrutura de ambas as formas.
Gostou das dicas? Conta, aqui nos comentários, qual estilo de cobertura você mais gosta, ou se ainda prefere as versões abertas.