Piso para área externa – Qual escolher? + 75 Inspirações fascinantes!
Escolher um piso para área externa não é uma tarefa muito simples. Afinal, trata-se de um ambiente aberto e exposto às intempéries do tempo, como umidade e chuva.
Além disso, é onde pode ser criado um espaço de lazer, como piscina ou varanda gourmet, bem como um cantinho para receber os amigos e conversar.
Então o piso deve ter determinadas características para garantir a segurança de quem passar por ali, resistência para suportar o clima e o movimento e a beleza, combinando com o restante da decoração do lar.
A saber, existem muitos e muitos tipos de piso para área externa atualmente. Você encontra pisos mais econômicos, com design simples, mais caros, com visual rebuscado, lisos, estampados, claros ou escuros. Varia bastante conforme o estilo que você deseja.
Que tal então conhecer com a gente os principais modelos do mercado e ver qual seria o melhor para sua casa? Acompanhe o artigo!
Tópicos
Fotos e tipos de piso para área externa
Antigamente as varandas e os quintais das casas apresentavam um padrão para os pisos. Ou eram de cimento batido, de pedras ou de azulejos. Não mudou muita coisa – estes continuam sendo os prediletos. Porém, atualmente encontramos maior variedade tanto de materiais quanto de estilos.
O mercado de revestimentos hoje nos oferece uma gama de pisos apropriados para ficarem expostos ao sol, à chuva, bem como à sujeira constante.
Mas além de serem resistente e duradouros, a saber, os pisos para ambientes externos devem ser seguros para os transeuntes. Por isso você deve escolher um modelo que não seja escorregadio, com a superfície texturizada ou então que tenha o acabamento antiderrapante.
É fato que cada tecnologia embutida nos materiais fazem com que eles fiquem mais caros. No entanto, você deve levar em conta o custo x benefício na hora de comprar.
De nada adianta escolher um piso bem baratinho se ele não aguentará por muito tempo e não é seguro ao pisar. Pense nisso.
Selecionamos tópicos com os pisos mais utilizados nesses locais. Você poderá conhecer as características de cada um e imagens de projetos inspiradores. Vamos lá?
Antiderrapante
Como falamos anteriormente, a característica antiderrapante é uma das essenciais para pisos de áreas externas. Afinal, não queremos um material que ofereça risco para nós e nossa família, não é mesmo?
Geralmente, os pisos antiderrapantes possuem a superfície com a textura áspera. É isso que ajuda a não fazer com que os pés fiquem escorregadios na hora de caminhar por cima deles.
São pisos que também absorvem a água e umidade de maneira uniforme, não acumulando em sua superfície e formando poças.
O piso fulget é o mais conhecido e utilizado entre os antiderrapantes. Econômico e com muitas opções de coloração, ele pode ser usado em qualquer parte de seu quintal, sua garagem ou varanda. Você também encontra outros tipos de pedra que não escorregam.
Alguns pisos cerâmicos também possuem o perfil antiderrapante. Aliás, eles são mais baratos do que os demais tipos e você tem facilidade de encontrar uma grande variedade de modelos.
Mas atenção. No caso dos pisos cerâmicos, você deve prestar atenção se eles têm a textura áspera. Isso por que os convencionais costumam ser lisos e escorregadios.
Veja a seguir uma série de projetos com pisos antiderrapantes para você conhecer e se inspirar:
Piso vinílico
Por incrível que pareça, o piso vinílico também pode ser usado em áreas externas. No entanto, não devem ser colocados em descampados, ou seja, ambientes que não tenham cobertura. Por isso é melhor que você aposte nele para uma varanda gourmet ou outro espaço que seja coberto.
Eles não possuem a resistência necessária para receber diretamente umidade e água.
Com visual amadeirado, ele proporciona conforto visual e ao toque, sendo diferente dos cerâmicos, considerados pisos frios.
Eles então possuem o que chamamos de conforto térmico, isolando o ‘chão’ de baixas ou altíssimas temperaturas. É um piso diferenciado, para você que preza pela beleza – pois eles são bem elegantes e lindos – e pelo aconchego total de sua área de lazer.
Veja alguns exemplos de áreas externas – cobertas, claro -, com pisos vinílicos:
Porcelanato
Porcelanatos são materiais cerâmicos extremamente resistentes, feitos com uma tecnologia diferenciada, garantindo que não sofram a abrasão física e química.
Além de atuais, possuem um visual bem bonito e sofisticado. Toda a composição moderna confere ao porcelanato um alto valor de mercado. Isto é, são bem mais caros do que os demais revestimentos para pisos.
Eles são muito indicados para as áreas externas por serem muito resistentes à água e umidade. Podem até ser usados em ambientes nos quais há piscinas.
Os porcelanatos são colocados no contrapiso por placas. Você encontra modelos claros, que ajudam a iluminar o ambiente e escuros, que possuem aspecto rústico e apresentam uma fácil manutenção.
Há também, a saber, os porcelanatos que imitam outros materiais, como a madeira e o mármore. Isso permite que você faça uma decoração ainda mais original com um revestimento de extrema qualidade.
Dê uma olhadinha de áreas externas decoradas com pisos de porcelanato:
Piso que imita madeira
Como falamos anteriormente, os porcelanatos são pisos que podem ter a aparência de outros materiais, como a madeira, por exemplo.
Mas eles não são os únicos. Alguns pisos cerâmicos também podem apresentar o mesmo aspecto, imitando madeiras de variadas espécies.
É uma saída excelente para você que não quer abrir mão da elegância, versatilidade e do aconchego da madeira mesmo nos ambientes externos de sua casa.
Afinal, vale lembrar que a madeira maciça, de demolição e os compensados podem compor pisos externos. Porém, não oferecem 100% de resistência e durabilidade.
Mesmo com o tratamento antipragas, impermeabilizante e com o verniz, a madeira precisará de uma manutenção muito mais frequente, podendo empenar e estragar em menos tempo.
Portanto, há muita procura atualmente pelos pisos que imitam madeira. Eles têm o visual dessa matéria-prima, mas com as características físicas que só materiais industrializados possuem.
Leia mais sobre o assunto: Piso que Imita Madeira – Qual o melhor? 90 Ideias de decoração!
Confira como é o piso para área externa que imita madeira e inspire-se para fazer igual!
Cimento queimado
Outro revestimento que está em alta tanto para paredes quanto para pisos é o cimento queimado. Ele pode ser aplicado em áreas internas e externas sem receio algum, pois oferecem beleza, personalidade e alta resistência.
O cimento queimado, para quem não sabe, é composto por concreto, areia e água, de forma convencional. Sendo assim, ele pode ser produzido pelo pedreiro de sua obra. Para dar o aspecto ‘queimado’, deve ser usada uma desempenadeira.
Também há cimento queimado comprado pronto em lojas de materiais de construção. Nesse caso ele vem pronto para instalar, porém, é melhor que você contrate mão de obra qualificada para obter bons resultados.
Esse tipo de piso para área externa combina com estilo rústico, minimalista, moderno, mas principalmente industrial. Você pode usar ele somente no piso ou estender também para a parede. Só tome cuidado para não ficar com um visual cinza sobrecarregado.
Inspire-se com áreas externas com pisos de cimento queimado:
Piso cerâmico
Vamos falar aqui dos pisos mais tradicionais que existem, assim como os mais usados e indicados em áreas externas: os cerâmicos.
O piso cerâmico pode surgir em diversas formas, cores, estampas e acabamentos. Os mais conhecidos são os azulejos e os ladrilhos hidráulicos.
Uma das vantagens é que esse tipo de piso é a sua resistência contra as intempéries do tempo, sobretudo a água da chuva e a umidade. Pode ser usado, sem medo, na área da piscina.
Outro benefício é que trata-se do revestimento com maior custo x benefício do mercado. Você certamente vai conseguir fazer um projeto bem lindo e personalizado com o piso cerâmico e não gastará tanto quanto com outros materiais. Além disso, tem o fator resistência e a durabilidade.
A manutenção desse tipo de piso também é extremamente fácil. Você pode passar passo úmido e detergente neutro que não sofrerá nenhuma alteração.
Confira a seguir ideias de áreas externas com pisos cerâmicos:
Pedras
As pedras estão entre os revestimentos para pisos mais antigos. Atualmente existem muitos tipos de pedras decorativas e que são muito resistentes ao clima.
Para a área da piscina, por exemplo, usa-se muito a pedra caxambú. Outros muito famosos são o mármore e o granito. Além disso, podemos citar, por exemplo:
- ardósia
- goiana
- basalto
- pedra portuguesa
- são tomé
- lousa
- miracema
- ferro
- pedra madeira
- quartzito
Esses são somente alguns exemplos, mas é bacana que você visite uma loja especializada. Também contate um profissional para lhe ajudar a escolher mais indicada para sua casa.
As pedras possuem a superfície bem áspera e então são naturalmente antiderrapantes. Sendo assim você pode usar esse revestimento sem medo para seu piso em áreas externas.
Conheça a seguir dicas de ambientes externos com pisos de pedras:
E então, o que você achou de nosso post sobre piso para área externa? Esperamos que tenha gostado e consiga fazer uma decoração incrível com nossas dicas.
Aproveite para ler também:
Modelos de Pisos – Os 18 melhores tipos + Dicas para os ambientes!
Decoração com piso preto – 33 Inspirações sofisticadas e modernas!
Decoração com piso branco – 24 ideias, fotos e projetos apaixonantes!
Volte mais vezes para conferir outros conteúdos! Até mais 🙂