Rodapé de Madeira – 50 Modelos inspiradores, fotos e dicas incríveis!

O rodapé de madeira é um método de acabamento que está cada vez mais presente em diversos projetos. É parte de um detalhe que faz toda a diferença no cômodo e torna-se essencial, sobretudo para proteger a parede de arranhões e demais problemas.

Além disso, um rodapé bem instalado dá um charme total ao espaço. Por isso, deve combinar perfeitamente com cada conceito. A versão de madeira é ideal tanto para um estilo rústico quanto em propostas modernas e até minimalistas.

Se você quer saber mais sobre rodapé de madeira, as vantagens, desvantagens e preço, acompanhe o post com todas as informações + fotos e dicas para seu projeto.

Tópicos

50 modelos de rodapé de madeira + dicas de decoração
50 modelos de rodapé de madeira + dicas de decoração

O rodapé é o elemento que contorna o piso. Segundo especialistas, deve criar uma harmonia entre o piso e a parede, um tipo de acabamento fácil de instalar e que pode ter várias texturas e tamanhos.

Entre os tipos de rodapé mais convencionais está o modelo de madeira. Simples, prático e elegante, é capaz de dar aquele detalhe perfeito ao projeto, valorizando a decoração da casa.

É uma proposta perfeita para cômodos secos e fáceis de limpar, pois o contato com a água pode prejudicar a madeira. Sendo assim, é indicado que o rodapé de madeira seja instalado em quartos, sala de estar, escritórios, etc.

Você pode instalar o rodapé de madeira diferente do piso – comum em propostas atuais, desde que fique harmônico; ou combinando com o piso, um método mais clássico que dá até sensação de amplitude no cômodo.

Dúvidas Frequentes

 

Quais as vantagens do rodapé de madeira?

De acordo com especialistas, é muito vantajoso instalar um rodapé de madeira em sua casa. Ao contrário do que muitos pensam, esse detalhe não é indicado apenas para pisos do mesmo material. Você pode combiná-lo até com porcelanato e piso de cerâmica.

Além disso, outras boas vantagens do rodapé de madeira são:

Limpeza rápida e simples: é bem prático limpar esse modelo de rodapé, sobretudo ao tirar o excesso de pó que junta na estrutura. Apenas em versões brancas é necessário um trabalho maior, mas no geral apenas com um pano úmido é possível mantê-lo com uma boa aparência.

Visual estético: não dá para negar o quanto esse detalhe em madeira traz elegância e sofisticação a qualquer projeto. Seja em cor mais clara ou escura, com certeza valorizará o visual de sua sala.

Durabilidade: com uma boa manutenção, é possível que o rodapé de madeira dure por longos anos. Esse material é resistente a impactos e, desde que não haja muito contato com água, manterá seu aspecto por muito tempo.

Versatilidade: madeira está longe de ser um material apenas para estilos rústicos. Você pode aplicar o rodapé em propostas modernas, minimalistas, retrô e até industriais. Além disso, esse modelo dá uma sensação de aconchego ao ambiente, deixando-o ainda mais requintado.

O rodapé de madeira se destaca e dá sofisticação ao ambiente
O rodapé de madeira se destaca e dá sofisticação ao ambiente

Existem desvantagens?

Há algumas desvantagens no rodapé de madeira, por isso é necessário se atentar a esses pontos antes de optar por essa versão:

Contraindicado para áreas úmidas e molhadas: a madeira não resiste a umidade e a água, por isso não é interessante instalar esse rodapé em locais como banheiro ou cozinha.

Sensível a proliferação de pragas: fungos e pragas como cupins podem prejudicar totalmente a madeira caso não seja tratada frequentemente. Essas infestações acabam deixando a estrutura frágil, por isso é essencial realizar uma boa manutenção.

Preço: em comparação com outros materiais, o rodapé de madeira pode ter um valor mais elevado, sobretudo aquelas versões mais nobres. Portanto, pode prejudicar o orçamento de alguns projetos.

Quanto custa em média? #preço

Qual o preço médio do rodapé de madeira?

De acordo com profissionais da área, o valor é variável conforme altura, grossura e, claro, o tipo de madeira. Geralmente, o preço é cobrado por metro linear. Entre os modelos mais comuns, está o Pinus. Segundo nossas pesquisas, custa cerca de 7 reais/metro.

Agora se você prefere um padrão mais nobre, há versões que vão de 10 reais até cerca de 30 reais por metro linear. Por isso, é essencial fazer orçamentos em diversas lojas físicas e online.

Ideias para qualquer projeto, dos clássicos aos contemporâneos
Ideias para qualquer projeto, dos clássicos aos contemporâneos

Fotos e modelos de rodapé de madeira

Selecionamos muitas fotos com os modelos mais convencionais de rodapé de madeira em projetos incríveis.

Branco

Uma proposta muito interessante é o rodapé de madeira branco, que está em alta em diversos projetos modernos. É uma versão que vai além do convencional e cria um efeito neutro no ambiente. Ideal para tendências minimalistas e provençais.

Além disso, o rodapé branco pode ser combinado com um piso de madeira para criar um contraste. Junto à parede branca, ilumina o ambiente e dá sensação de amplitude.

rodapé de madeira branco
Madeira combina muito bem com madeira
rodapé de madeira branco
Sofisticação em um ambiente neutro em linhas modernas
rodapé de madeira branco
Branco combina com praticamente tudo

Dica: rodapé de madeira branco combina muito bem com parede revestida em gesso.

rodapé de madeira branco
Um rodapé alto se destaca no acabamento do ambiente
rodapé de madeira branco
Sofisticação em meio ao concreto aparente
rodapé de madeira branco
Uma proposta interessante e ideal para qualquer sala
rodapé de madeira branco
Rodapé branco com piso de madeira combinando com a parede clean

Com porcelanato

Você pode ir além do convencional e instalar um rodapé de madeira com piso de porcelanato. Não precisa combinar essa versão apenas com madeira, sendo assim, essa é uma proposta moderna e que pode dar um toque totalmente exuberante e original ao seu projeto.

O que vale é que esse mix tenha uma harmonia e coerência. Portanto, dá para investir desde nos modelos brancos até nas versões mais tradicionais. O formato também conta bastante, para dar o acabamento perfeito. Sendo assim, é interessante até contar com o apoio de um especialista.

rodapé com piso porcelanato
Tendência moderna e ideal para salas e quartos
rodapé com piso porcelanato
Rodapé com piso de cerâmica e paredes brancas
rodapé com piso porcelanato
Veja como o rodapé faz toda a diferença nos detalhes do cômodo
rodapé com piso porcelanato
Junto ao ambiente com piso e paredes brancas para dar o acabamento perfeito
rodapé com piso porcelanato
Rodapé de madeira em um ambiente com vários elementos de madeira
rodapé com piso porcelanato
Nesse projeto, o rodapé de madeira fica ótimo junto aos outros detalhes no mesmo material
rodapé com piso porcelanato
No corredor, combinando com o piso em cor neutro
rodapé com piso porcelanato
Tendência bacana para revestir uma área gourmet
rodapé com piso porcelanato
O piso de rodapé combina com os detalhes nas janelas e cria um contraste bacana com o piso

Com piso de madeira

Quem deseja contar com um estilo clássico pode investir no rodapé com piso de madeira. A tendência em combinar os materiais é atemporal e sempre valoriza o projeto. Logo, é importante combinar as tonalidades do material. Além disso, dá para focar em uma proposta mais rústica ou moderna, o que importa é o equilíbrio e harmonia nos detalhes finais.

rodapé com piso de madeira
Quando os pontos em madeira se distribuem em praticamente todo o ambiente
rodapé com piso de madeira
Em salas grandes com diversos elementos amadeirados
rodapé com piso de madeira
Quando o rodapé combina com o piso, a escada e até os móveis
rodapé com piso de madeira
Tendência rústica no acabamento e decoração

rodapé com piso de madeira
Um conceito mais rústico para valorizar o ambiente
rodapé com piso de madeira
Tendência moderna e sóbria para apartamentos
rodapé com piso de madeira
A sensação de amplitude é vista em rodapés e pisos com a mesma textura
rodapé com piso de madeira
Diferentes texturas valorizam o ambiente
rodapé com piso de madeira
Quando o rodapé combina perfeitamente com o piso de madeira

Preto

E para ousar em uma proposta sofisticada é indicado investir no rodapé de madeira preto. Assim como o branco, é uma tendência moderna para ambientes originais e criativos. Preto combina com praticamente qualquer conceito, sendo assim, é possível complementá-lo com os demais elementos do cômodo ou criar contrastes – com marrom ou branco, por exemplo.

rodapé preto
Preto fica ótimo com outras cores neutras, como marrom e branco
rodapé preto
Sofisticação no corredor com rodapé de madeira preto
rodapé preto
A altura do rodapé também faz toda a diferença
rodapé preto
Quando o rodapé valoriza uma parede única na sala
rodapé preto
Rodapé preto para se destacar em meio ao piso e aos detalhes amadeirados na parede
rodapé preto
Tendência clássica e retrô de decoração
rodapé preto
Ambiente neutro e equilibrado
rodapé preto
Em um ambiente requintado para dar o acabamento final
rodapé preto
Tendência para quartos modernos
rodapé preto
Rodapé preto combinando com os móveis

Como instalar rodapé de madeira?

O primeiro passo antes da instalação é medir toda a área linear, ou seja, toda a parede em que será realizado esse acabamento.

Vale destacar que na hora da compra é necessário um acréscimo de 10% do material, já que haverão recortes que desperdiçam parte da estrutura.

A colocação começa em cada parede com o uso de cola ou silicone próprios para madeira. Sendo assim, não é indicado pregar. Se quiser pintar ou envernizar, faça esse trabalho antes de instalar o rodapé.

O rodapé branco valoriza o ambiente e deixa qualquer projeto impecável
De fato, o rodapé branco valoriza o ambiente e deixa qualquer projeto impecável

Como limpar?

A limpeza é muito simples. Tire o excesso de poeira utilizando vassoura ou aspirador de pó. Ao final, passe um pano úmido. Lembre-se que a versão em cor branca pode sujar mais fácil, por isso é essencial uma manutenção frequente.


Com essas dicas, esperamos que você tenha decidido se o rodapé de madeira é uma boa alternativa para seu projeto. Conte pra gente o que achou e deixe suas dúvidas. Boa sorte e até a próxima.


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.