Rodapé Embutido – É a melhor opção? 25 Ideias e dicas inéditas!

Os projeto arquitetônicos vão evoluindo com o passar do tempo e propostas mais modernas e funcionais vão fazendo dessa evolução. E um exemplo dessa evolução dos projetos arquitetônicos é o rodapé embutido.

O rodapé embutido é um estilo arquitetônico que chegou há algum tempo e veio para ficar, afinal une beleza e funcionalidade.

E se você tem dúvidas sobre esse estilo de rodapé, no post trouxemos dicas de como instalar, vantagens e desvantagens, e modelos.

o que é

Tópicos

Rodapé embutido ou externo: Qual escolher?

Para quem ainda tem dúvidas sobre o que é o rodapé embutido, esse tipo de acabamento é um recurso arquitetônico em que o acabamento do piso fica embutido na parede, ou seja a instalação é feita no junto ao reboco, assim o rodapé fica rente a parede, não ficando a bordinha acima do rodapé.

Uma outra versão de rodapé é o modelo externo, que é uma versão mais clássica e tradicional, que pode ser feita com piso, porcelanato, em rodapé de madeira ou rodapé branco. Na versão externa, o rodapé é instalado sobre a parede já finalizada, e assim fica um acabamento sobreposto, ficando a borda acima do rodapé.

tipos de rodapé

E se você tem dúvidas de qual escolher, é preciso considerar o estilo de piso a ser usado e o estilo de acabamento desejado.

O modelo embutido é uma versão ideal para pisos frios, como cerâmica e porcelanato, e traz o acabamento de continuidade entre rodapé e parede, sem diferença de nível.

Já a versão externa pode ser usada para qualquer tipo de piso e rodapé, e tem instalação mais fácil, já que pode ser feita com a parede já pronta, o que resulta em custos mais barato para o processo de instalação, além de ser um processo mais rápido e simples.

 

Vantagens e Desvantagens

O rodapé embutido é bastante usado nos projetos arquitetônicos, mas será que vale a pena? Para descobrir se vale a pena investir nesse tipo de recurso arquitetônico, reunimos os pontos positivos e negativos desse tipo de rodapé, assim dá para pesar se o projeto é viável ou não.

 

Vantagens

  • Mesmo Nível: um dos principais pontos positivos do rodapé embutido é o fato de manter o rodapé a parede no mesmo nível, o que cria a sensação de continuidade entre acabamento e parede, além de poder aproveitar melhor o espaço do ambiente.
  • Sem Acúmulo de Poeira: ao contrário do rodapé externo, que fica com uma borda acima do acabamento e que acaba acumulando poeira, o modelo embutido não tem a borda, já que fica no mesmo nível da parede, e isso faz com que não haja acúmulo de poeira, e assim o processo de limpeza é bem mais fácil.
  • Visual Estético: um dos grandes pontos do modelo embutido é o visual estético que o acabamento dá ao ambiente, deixando a sensação de mais espaço e com um toque moderno.

 

Desvantagens

  • Desgaste da Parede: o fato do modelo ser embutido pode ser uma desvantagem em virtude do rodapé ficar rente à parede, e assim os móveis podem acabar encostando na parede e consequentemente desgastar a pintura. O modelo externo acaba criando uma pequena distância, já que o rodapé é sobreposto, e assim os pés dos móveis não conseguem ficar rentes a parede.
  • Instalação: o processo de instalação acaba sendo um ponto negativo, pois pede uma preparação especial na parede, o que demanda mais tempo de obra.
  • Custo: outro ponto que pesa como desvantagem do modelo embutido é o custo, já que pedreiros e azulejistas costumam cobrar a instalação do modelo embutido a parte, uma vez que o processo demanda preparação da parede, dá mais trabalhoso e é mais lento.

 

Como Fazer Rodapé Embutido

Para o processo de instalação do rodapé embutido, o primeiro passo é definir a altura e espessura do rodapé.

Com o piso já definido, escolha qual será a altura do rodapé, de modo a definir uma altura que aproveite ao máximo o piso a ser cortado.

Passe as dimensões da altura do rodapé e espessura para o pedreiro ou azulejista, e assim no momento de preparar a parede o profissional não deve fazer o reboco na área em que o rodapé será instalado, de modo a deixar o acabamento rente a parede.

Com a parede já preparada para a instalação, o rodapé deve ser instalado no espaço sem reboco, de modo a ficar embutido e rente a parede. Em seguida, é só finalizar com rejunte entre as peças e finalizar o processo de pintura da parede.

Para uma obra posterior e onde o reboco já está pronto, é preciso fazer uma abertura na parede, de modo a criar o espaço para o encaixe do rodapé.

como instalar

 

Fotos e modelos de rodapé embutido

Piso Cerâmica

O rodapé embutido e feito de piso de cerâmica é uma das opções para o acabamento nivelado na parede.

Para manter o visual mais agradável e harmônico, é ideal que o rodapé seja instalado na parede de modo que o rejunte entre os rodapés bata com o rejunte dos pisos, assim dá a ideia de continuidade entre piso e rodapé, e deixa o acabamento perfeito.

No caso do piso de cerâmica, atente-se se o piso não tem bordas arredondadas, o que pode dificultar o processo de embutir o rodapé na parede. Nesse tipo de piso, é aconselhável remover as bordas para dar o acabamento perfeito ao rodapé.

piso de cerâmica branco
O rodapé e o piso possuem a junção perfeita entre os rejuntes
rodapé branco embutido
A junção entre as peças de rodapé foram feitas com corte diagonal

rodapé de piso

O modelo foi embutido posteriormente na parede

 

Porcelanato

Entre os estilos de pisos que permitem usar o acabamento embutido, o porcelanato é uma das opções. E nesse caso, a proposta de unir porcelanato e acabamento embutido dá um visual bem moderno ao revestimento.

Para usar o porcelanato embutido na parede, vale usar o mesmo piso ou criar uma espécie de moldura com outra cor de porcelanato em volta do piso e que se estende como o acabamento da parede, criando a ideia de uma moldura em volta do piso.

piso com moldura
No projeto, o porcelanato preto foi usado como moldura em volta do piso claro
rodape alto
O rodapé alto é moderno
escada moderna
Na escada, o porcelanato foi usado como rodapé rende a parede
rodapé para porcelanato
O rodapé traz o detalhe de um friso
porcelanato cinza
O piso é uma versão de porcelanato que lembra cimento queimado

escada com rodapé

piso moderno
O porcelanato preto foi usado como rodapé
piso de porcelanato
O porcelanato claro foi usado como piso
porcelanato que imita madeira
O porcelanato amadeirado foi usado como piso

rodapé de porcelanato

De Alumínio

Uma versão que costuma ser bastante confundida com o rodapé embutido é o rodapé de alumínio, que na verdade é chamado de rodapé invertido.

Nesse caso, a instalação também traz o processo de recuo da parede e nesse vão é instalada uma placa de alumínio. A diferença é que no caso do rodapé invertido, a faixa de alumínio deixa um vão livre entre parede e piso, ao contrário do modelo embutido que fica rente à parede e nivelada a superfície.

rodapé invertido

rodapé de alumínio
O pequeno vão é por conta da placa de alumínio usado no rodapé
escada com rodapé invertido
O modelo invertido foi instalado acima do modelo embutido

modelos de alumínio

 

E aí, você já conhecia esse tipo de recurso arquitetônico? Se essa versão de acabamento é algo novo para você, conta aqui nos comentários o que acha da ideia. E se você já conhecia o acabamento, compartilha conosco o que você acha dessa proposta de igualar o nível entre piso e paredes.


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.