Sinteco – O que é? + Dicas de uso, aplicação e 30 Ambientes lindos!
Muito se ouve falar em sinteco, mas você sabe realmente do que se trata esse produto? Muitos especialistas recomendam para reformar pisos de madeira, deixando o ambiente bonito e renovado.
Sendo assim, vale acompanhar nosso tutorial completo com tudo sobre sinteco, desde a definição até a usabilidade, aplicação, preço, fotos e muito mais.
Tópicos
Quem precisa reformar assoalhos de madeira pode contar com opções simples e acessíveis. Não precisa trocar todo o revestimento, apenas com alguns produtos é possível deixar a estrutura com um novo aspecto.
O sinteco é uma ótima opção para seu projeto construtivo ou reforma. Pode ser aplicado na sala ou qualquer ambiente da casa, de modo simples e funcional. Que tal saber mais sobre o produto?
Dúvidas frequentes
O que é? Para que serve?
De acordo com especialistas, sinteco é uma espécie de resina transparente feita à base de água, acrílica e formol. Sua principal usabilidade é em revestimentos de madeira, por ser versátil, fácil de aplicar e renovar totalmente o piso de qualquer ambiente.
O sinteco deixa o piso de madeira com um aspecto brilhante, com impressão de que está novo. Sendo assim, você não precisa trocar quando o desgaste está aparente.
Ainda nessa linha, o sinteco só deve ser aplicado em áreas externas, seja de casas, estabelecimentos, entre outros locais. Vale destacar também que o produto atua como um verniz e não tem a função de impermeabilizante.
A duração média do sinteco após a aplicação é de 8 anos, chegando até a 12 anos caso haja uma boa manutenção. Após esse período, é indicado realizar uma reaplicação do produto.
Como é feita a aplicação?
A aplicação do sinteco é trabalhosa, mas você mesmo pode realizar o processo passo a passo:
- Primeiramente, a madeira deve ser tratada para tirar qualquer resquício de verniz ou outros produtos. Faça uma boa raspagem para deixar a madeira com aspecto uniforme, para melhor aderência do sinteco;
- Nesse processo, vale lixar, rejuntar e polir toda a estrutura;
- Comece a aplicar o sinteco. Para isso, use um rolo de pintor;
- Espalhe o produto por todo o piso fazendo movimentos uniformes;
- Deixe secar e realize uma nova aplicação no dia seguinte para uma boa fixação;
- A secagem completa dura dois dias. Nesse tempo, ninguém deve transitar no local.
Vale destacar que o sinteco tem um cheiro forte de verniz, por isso é indicado o uso de máscara durante a aplicação do produto..
Quanto custa em média? #preço
De acordo com especialistas, o preço do sinteco varia conforme o tipo. Nas lojas você encontrará modelos brilhantes, foscos ou com semi-brilho (detalhamos cada um deles adiante).
Sendo assim, vale fazer uma boa pesquisa em lojas de materiais para pintura ou de construção. Na média, o metro quadrado custa cerca de 40 reais. Já uma embalagem com 5 quilos sai em torno de 80 reais.
Algumas lojas para comprar: Telhanorte, Leroy Merlin, Mercado Livre, etc.
Além disso, é possível contratar um serviço especializado para aplicação do sinteco. Empresas e profissionais realizam todo o processo passo a passo em qualquer área da sua casa.
Quais suas vantagens e desvantagens?
O sinteco possui diversas vantagens:
- Deixa o piso totalmente renovado, com um aspecto brilhante e aparência de novo;
- Protege o revestimento contra fungos, cupins e outros agentes;
- Tem ótima durabilidade e resistência desde que seja sempre bem cuidado;
- É muito fácil de limpar;
- Tem boa elasticidade, é fácil de aplicar e garante um acabamento impecável.
Por outro lado, também vale destacar as desvantagens do sinteco:
- Processo de aplicação trabalhoso, que pode demandar serviço profissional;
- Preparação total do piso antes da aplicação, como lixamento total da área;
- Só pode ser limpo com água após secagem total do produto;
- Deixa a área inacessível por pelo menos quatro dias;
- A limpeza deve ser realizada com produtos específicos, pois desinfetantes e opções tradicionais do mercado podem danificar o sinteco.
Como cuidar e fazer a manutenção?
Os cuidados são essenciais para uma boa durabilidade do sinteco. Sendo assim, após a aplicação e secagem total do produto, você deve:
- Limpar somente com uma vassoura de pelo por pelo natural por pelo menos um mês. O uso de água favorece o aparecimento de manchas no piso, por isso é primordial esperar esse tempo.
- Após esse período, é indicado usar vassoura com um pano úmido e depois passar um pano seco para evitar qualquer resquício de umidade no piso.
- A secagem é um ponto essencial tanto para evitar escorregões para manter o piso brilhante.
- Não utilize cera, lustres, desinfetante ou qualquer produto à base de álcool. Além de danificar o piso, ainda podem deixá-lo com um péssimo aspecto.
- A reaplicação do sinteco deve ser realizada assim que o piso começar a desgastar. Entretanto, com os cuidados necessários, você só vai se preocupar com isso em torno de oito anos.
Quais os tipos e modelos de sinteco?
Atualmente existem três tipos de sinteco, cada qual com suas características. Conheça detalhadamente cada um deles.
Sinteco fosco
O modelo fosco não possui brilho, deixa a madeira com um aspecto totalmente natural, como se não tivesse envernizada. Além disso, algumas variações não possuem cheiro, uma boa vantagem para espaços grandes.
De acordo com especialistas, o sinteco fosco é indicado para quem não deseja dar tanto destaque ao piso. Assim, o acabamento fica bonito, uniforme e com aspecto de novo.
Sinteco semi-brilho
O sinteco semi-brilho (ou acetinado) é o meio-termo entre os outros dois tipos. Não é tão brilhante, porém nem totalmente fosco. Garante um acabamento discreto e harmônico, indicado para salas e espaços com grandes movimentações.
Sinteco brilhante
Como o próprio nome revela, o sinteco brilhante deixa o piso com total destaque e com um acabamento diferenciado. É perfeito para renovar totalmente o aspecto do revestimento, seja em qualquer ambiente da casa.
Fotos de ambientes com sinteco
Selecionamos algumas fotos de ambientes com sinteco para você perceber o quanto esse produto faz diferença na reforma e acabamento do piso. Geralmente, a aplicação é realizada em salas de estar e jantar, além de quartos, ambientes em que não há tanta umidade e presença de água – embora não seja uma regra.
Sala de estar
Sala de jantar
Outros ambientes
Ambientes com sinteco – antes e depois
Perceba como o sinteco pode renovar totalmente qualquer ambiente com essas imagens antes e depois da aplicação. É realmente surpreendente.
De fato, o sinteco é um produto que nunca sai de moda e sempre será uma ótima opção para renovar assoalhos de madeira. Gostou de saber mais sobre esse verniz? Conte pra gente e compartilhe o conteúdo. Boa sorte e até mais.