Telhado Shingle ou Americano – O que é? + 55 Ideias, dicas e fotos!

Entre tantos tipos de materiais para compor uma obra há o telhado Shingle, conhecido também como Americano. Apesar de ser relativamente novo no Brasil, lá fora é considerado o mais comum.

E como hoje em dia está na moda se inspirar nas construções gringas, não é preciso nem dizer que esse tipo de telha tem feito sucesso por aqui, não é mesmo?

Realmente é um modelo que chama a atenção, pois é bem diferente dos que costumamos usar nos projetos nacionais.

telhado Shingle
O telhado Shingle oferece um novo visual para sua casa

Você pode encontrar dois estilos de telhas Shingle por aí, que apresentam formatos diferentes, apesar do material e acabamento igual. São peças que visam dar um toque artístico à obra, além de proteger o forro e a casa de um modo geral.

Se você está à procura de telhas especiais para construir ou reformar, fique com a gente nesse post. Vamos explicar tudo sobre o telhado Shingle, dar informações técnicas e mostrar imagens de inspiração. Conheça!

Tópicos

Casas com Telhado Shingle
Está em dúvida sobre qual telhado escolher? Então aproveite nosso post!

Dúvidas frequentes

Para sanar as principais dúvidas sobre a telha Shingle elaboramos um tópico específico! Aqui serão respondidas perguntas muito comuns a quem está envolvido com uma obra, seja residencial ou comercial.

Vale lembrar que o telhado Shingle tanto é procurado para projetos modernos, que estão sendo construídos do zero, quanto para aqueles antigos, mas que deverão passar por uma repaginação.

O que é um telhado Shingle?

Primeiramente precisamos falar sobre o que é, de fato, um telhado Shingle. Muito famoso no exterior, sobretudo nos Estados Unidos, esse modelo é feito com telhas de mantas asfálticas.

Essas telhas são conhecidas por serem bem mais versáteis que as demais, pois caem bem em qualquer estilo de projeto com facilidade.

telhado Shingle
As telhas Shingle combinam com qualquer projeto

Uma característica importante desse modelo de telha é que ela pode ser encaixada sem deixar sobras quaisquer ou espaços. Esse fator costuma ser um grande problema quando o assunto é telhado, então, ao usar a Shingle você não sofrerá com isso.

A montagem desse tipo de telhado também merece destaque. Não é qualquer profissional brasileiro que está habilitado a fazê-la. Portanto, você deve pesquisar bem antes de contratar esse serviço.

A estrutura geralmente é montada assim:

  • São colocados compensados de acordo com a dimensão que se deseja para o telhado sobre caibros de madeira ou de aço.
  • Posteriormente, é feita a instalação de uma placa de madeira auxiliar
  • Depois você deve dar atenção à subcobertura. Essa será a hora de criar a proteção contra chuvas, infiltrações, etc. Além disso, vai ajudar a fixar as telhas de forma assertiva.
  • A cumeeira nesse telhado é ventilada e só depois que são instaladas as telhas Shingle.

A saber, você encontra atualmente telhas Shingle em diversos estabelecimentos, tanto físicos quanto online. Há também uma grande variedade de cores para você escolher e, geralmente, dois formatos.

processo de instalação telha Shingle
Processo de instalação das telhas Shingle

A telha Shingle é tão conhecida e usada no exterior que aqui no Brasil nós devemos conhecer por ela constantemente aparecer nos filmes norte-americanos.

Tradicionalmente ela faz parte de projetos que chamamos por aqui de ‘casa americana’, que consiste em uma construção, digamos, industrializada.

telhado Shingle
A instalação das telhas Shingle não é complicada e nem demorada

No caso das construções brasileiras as casas convencionalmente são construídas em alvenaria e a cobertura, por sua vez, na maioria das vezes é com telhado cerâmico. Lembrando que estamos falando aqui da grande parte dos projetos.

Uma característica da telha shingle é que ela é ideal para locais com temperaturas baixas. De acordo com os especialistas, está cada vez mais em alta por conta do conforto térmico que ela oferece. Então quem mora nas regiões mais frias do Brasil pode aproveitar esse benefício.

telhado Shingle
Uma das vantagens da telha Shingle é o conforto térmico

Quais suas principais vantagens?

Tudo indica que a telha estilo Shingle veio para ficar. Então precisamos ir nos acostumando com essa tendência nas novas casas e em reformas. Ela realmente tem potencial de dar uma outra cara a qualquer projeto.

Segundo os arquitetos, a Shingle permite que as construções sejam mais arrojadas por serem feitas com manta asfáltica. esse material aceita uma inclinação bem mais íngreme e uma curvatura no telhado, algo impossível com as peças cerâmicas ou de vidro, por exemplo.

Essa então se mostra como uma das vantagens. Ou seja, a versatilidade! Ela cai bem em qualquer tipo de projeto, até mesmo em telhados que possuem muitos recortes e detalhes diferentes.

telhado Shingle
Uma das vantagens é a variedade de formatos

Além disso há muitas outras vantagens em se investir na telha Shingle. Selecionamos as principais:

  1. Possui excelente função de isolamento térmico
  2. Também oferece isolamento acústico excepcional
  3. Garante total estilo a qualquer projeto, além de cobrir, decora
  4. Não precisam de estrutura auxiliares, como as telhas cerâmicas
  5. Assim, não necessitam de demais peças para fazer o acabamento
  6. O encaixe entre as telhas não resulta em sobras, tampouco espaços
  7. Apesar de demandar um profissional, a montagem é bastante simplificada
  8. Propiciam boa vedação, evitando infiltrações
  9. É considerada uma das mais duráveis do mercado
  10. As telhas shingle têm baixo custo de manutenção
  11. São quatro vezes mais leves do que as telhas cerâmicas
  12. Por ser asfáltica, essa telha é super resistente. Suporta ventos de 100 até 175km/h

Ou seja, além de serem bonitas e estilosas, conferindo a sua casa ou outro projeto um visual de filme norte-americano, as telhas Shingle oferecem mais 11 vantagens. Por que não então dar uma chance a esse modelo?

telhado Shingle
Viu só quantas vantagens o telhado Shingle oferece?

Existem desvantagens?

Logo após você descobrir as 12 razões para se investir nas telhas Shingle poderá saber se há, em contrapartida, desvantagens de escolhê-la para sua obra.

Bom, como qualquer produto você deve ficar atento a possíveis problemas e detalhes negativos que podem ocorrer.

No caso das telhas Shingle podemos ressaltar alguns motivos para você não utilizá-la para a cobertura de uma casa, um sobrado, uma loja, enfim, qualquer projeto de edificação. Veja:

  1. São caras – Quem deseja economizar na obra vai levar um susto na hora de cotar o preço das telhas Shingle. Apesar de todos os seus pontos positivos, elas não têm um custo favorável para todos. Por outro lado, elas podem valer a pena por serem duráveis, de qualidade, etc.
  2. São ‘diferentonas’ – De fato elas são versáteis, no entanto, se você procura uma telha simples para uma construção sem muitas “firulas” pode ser desnecessário escolher peças que são decorativas, além de funcionais.

Opa! Só conseguimos listar duas desvantagens apenas. Isso é excelente, não é mesmo? Segundo os especialistas no assunto realmente as telhas Shingle estão fazendo sucesso por conta disso. Elas têm bem mais pontos positivos do que negativos.

telhado Shingle
Essas são telhas mais caras do que as cerâmicas

Quanto custa em média? #preço

Outra informação super importante na hora de construir é o quanto você vai gastar com cada material / serviço, não é mesmo? Afinal, uma obra demanda muitos gastos e todo mundo precisa pesquisar, sondar preços e se organizar.

Como falamos no tópico de desvantagens, as telhas Shingle não são muito baratas quanto as convencionais cerâmicas. Para os padrões das construções brasileiras elas são consideradas caras.

No entanto, elas oferecem um bom custo x benefício, pois apesar de terem um custo elevado oferecem todas as vantagens que expusemos acima. Por exemplo: são duráveis, resistentes, versáteis, bonitas, isolam e vedam bem o ambiente, entre tantos outros pontos positivos.

telhado Shingle
Além do produto, você deve levar em conta a mão de obra

Ou seja, vale a pena pagar um pouco a mais e ter telhas lindas e de maior qualidade. De acordo com os especialistas, a garantia que as marcas dão atualmente é de 30 anos.

Para se ter uma ideia, o metro quadrado da telha shingle instalado pode ser custar hoje em dia por a partir de R$ 80 o metro quadrado.

Isso enquanto as telhas mais tradicionais, de cerâmica, custam entre 20 e 30 reais o m² com o adicional da mão de obra para a instalação, que gira em torno de 35 / 50 reais dependendo do profissional.

Sendo assim, na hora de compor seu projeto, é essencial pensar direito na estimativa de gastos.

É comum que se escolha materiais mais econômicos conforme for construindo / reformando, afinal, as despesas não são poucas. Contudo, coloque tudo no papel para fazer a melhor escolha!

telhado Shingle
Mas veja como vale a pena a troca das telhas para as Shingle!

Fotos e modelos de telhado Shingle

Agora é a hora de você se inspirar com projetos diversos que têm o telhado Shingle ou americano! Vendo imagens dá para conhecer melhor como é esse modelo de telha, as formas de instalação, os formatos, as cores, enfim, tudo mais detalhadamente.

Selecionamos telhas de diversas cores, tanto as mais tradicionais como preto, cinza, marrom, bem como as de colorações especiais. Fique por dentro!

telhado Shingle
Inspire-se com muitos projetos com a telha Shingle

Preto

Telhas cinzas são bem imponentes e estilosas. Se você busca um modelo nessa cor para contrastar com paredes externas claras vai conseguir um resultado impressionante com as Shingle. Seu projeto ficará super moderno.

Dê uma olhadinha nas ideias de telhas Shingle pretas:

Telhas Shingle pretas
Casa estilo americana com telhas Shingle pretas
Telhas Shingle pretas
Telhas Shingle pretas combinadas a uma cor clara na parede externa
Telhas Shingle pretas
Dica para inovar nos revestimentos externos da casa
Telhas Shingle pretas
Sua casa pode ficar preta e branca
Telhas Shingle pretas
Veja que junção bonita com o revestimento branco
Telhas Shingle pretas
As telhas pretas garantem um destaque incrível
Telhas Shingle pretas
Essas telhas estão super na moda

Cinza

As telhas cinzas tem a tonalidade mais amena que as pretas, podendo se adequar melhor a qualquer tipo de construção. Vale dizer que o mercado oferece diversos tons de cinza para você escolher, desde as mais clarinhas às escuras.

Conheça algumas dicas para compor o telhado Shingle na cor cinza:

Casa com telha shingle cinza
Casa com telha shingle cinza
Casa com telha shingle cinza
Diversas casas com telhado shingle cinza
Casa com telha shingle cinza
O cinza também é uma cor versátil
Casa com telha shingle cinza
Existem muitos tons de cinza
Casa com telha shingle cinza
Estilo de casa diferente com telha shingle
Casa com telha shingle cinza
As telhas cinzas podem combinar com tinta verde
Casa com telha shingle cinza
Cinza escuro com fachada clara fica super elegante
Casa com telha shingle cinza
Você terá muita facilidade para compor sua fachada com essa cor de telha
Casa com telha shingle cinza
Até mesmo casas com fachadas coloridas ficam incríveis
Casa com telha shingle cinza
Algumas dão a impressão que são pedras
Casa com telha shingle cinza
Sobrado elegante com telhas cinza

Marrom

Essa é uma cor tradicional no que se refere a telhados de casas brasileiras, pois a maioria são de telhas cerâmicas, que naturalmente têm essa coloração. Se você visa uma decoração externa sem muitas diferenças dos projetos convencionais o marrom pode ser uma boa escolha.

Veja diversas ideias de telhados Shingle marrom em construções variadas:

Casa com telha shingle marrom
Dê um aspecto campestre a sua casa com telhas marrons
Casa com telha shingle marrom
Detalhe do estilo das telhas shingle
Casa com telha shingle marrom
Essas telhas podem ter diversas tonalidades
Casa com telha shingle marrom
Algumas têm coloração parecida com a cerâmica
Casa com telha shingle marrom
Casa com telha shingle marrom
Casa com telha shingle marrom
Telhado duplo com telha marrom
Casa com telha shingle marrom
As telhas marrons são as mais tradicionais
Casa com telha shingle marrom
Telhas marrons combinam com decoração rústica
Casa com telha shingle marrom
A coloração mesclada dá um toque elegante
Casa com telha shingle marrom
A casa fica com um ar europa
Casa com telha shingle marrom
O marrom fica muito lindo na fachada branca
Casa com telha shingle marrom
Casa diferente com telhas marrons

Outras cores

Fora as cores mais tradicionais você pode encontrar telhas Shingle super modernas em tonalidades, digamos, vivas! Há modelos em azul, verde, vermelho, entre outras cores que podem combinam com o objetivo que você tem para o seu projeto.

Dê uma olhadinha abaixo nas sugestões de casas com telhados coloridos com telhas Shingle:

cores de telha Shingle cores de telha Shingle

Casa com telha shingle verde
Casa com telha shingle verde
Casa com telha shingle azul
Casa com telha shingle azul
Casa com telha shingle esverdeada
As telhas verdes têm sido muito requisitadas atualmente
Casa com telha shingle colorida
Panorama de cores das telhas shingle
Casa com telha shingle vermelhada
Algumas podem ser avermelhadas assim como na foto
Casa com telha shingle azul
Veja casa com estilo europeu com a telha esverdeada
Casa com telha shingle verde
A telha shingle verde dá um toque estiloso
telha shingle verde
Você também pode mesclar vários tons de verde
telha shingle verde
Um diferencial dessa telha é que pode ser usada para revestir também

E então, conte para a gente o que achou do telhado Shingle! Ele é lindo, bem estiloso e realmente pode dar um toque diferente no seu projeto.

Aproveite para ler também:

Telhado Colonial – 72 Inspirações de projetos, dicas e suas vantagens!

Telhado Embutido – Vale a Pena? Dicas + 60 Fotos e Inspirações!

Modelos de Telhados – 60 Tipos Diferentes e Dicas para Escolher!

Volte mais vezes, esperamos por você!


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.