Tijolo branco – Como usar na decoração? + 70 ideias encantadoras!

O uso de tijolo branco na decoração está cada vez mais comum. Essa tendência cresceu bastante e hoje pode ser encontrada em áreas externas e internas com uma facilidade absurda.

Se antes os tijolos à vista eram mais aplicados em ambientes com a decoração rústica, vintage, clássica ou campestre, agora podem fazer parte de qualquer espaço.

Tijolo branco
Tijolo branco pode ser uma aposta para áreas internas e externas

Até mesmo os modernos, industriais e românticos podem ficar bem com os tijolinhos, que hoje ganham novas cores, texturas e acabamentos. Os brancos são exemplos disso.

Versátil, a cor branca pode ser mesclada com qualquer outra sem a menor dificuldade de entrosamento. Além disso, ela pode combinar com muitas estampas, assim como estilos de decoração. Ou seja, o branco não sai de moda e cai bem em qualquer situação.

Sendo assim, se você ama tijolinhos à vista, porém não tinha coragem de investir nos modelos com visual rústico e escurecido, tem uma alternativa bacana. O tijolo branco pode agregar classe, leveza, limpeza visual e sensação de espaço ao ambiente.

Para falar mais sobre esse trend da decoração, resolvemos elaborar um post repleto de informações, dicas e modelos de projetos decorados. Inspire-se junto com a gente!

Tópicos

Tijolo branco
Conheça com a gente os tipos de tijolo branco e como usá-lo na decoração!

Principais tipos de tijolo branco

Como todos sabem, é muito difícil encontrar tijolos convencionais na coloração natural branca. Assim que pensamos nesse elemento, logo vem à cabeça os típicos tijolos baianos, utilizados para a construção de estruturas variadas, ou os de acabamento.

Mas o mais comum é vermos esses modelos de fábrica avermelhados ou em tons terrosos. Quando se trata de brancos, pe mais fácil acharmos os de cerâmica, que podem ser azulejados ou com um acabamento rústico.

Porém, não é toda reforma que estamos dispostos a gastar o que esse material pede. Apesar de não ser dos mais caros do mercado, são mais acessíveis, de fato, quem só deseja dar um toque diferente no ambiente pode economizar ainda mais utilizando outros recursos.

Por isso, se queremos tijolos brancos na decoração de ambientes, podemos tanto recorrer a determinados materiais tradicionais quando improvisar outros.

Tijolo branco
O tijolo branco para acabamento natural mais comum é o feito em cerâmica

Dessa forma, podemos dizer que há mais de um tipo de tijolo branco para ser usado para decorar tanto áreas internas quanto externas.

A saber, nem todos os modelos podem ser aplicados em áreas abertas ou molhadas, suscetíveis à alta umidade. E há aqueles que são indicados para todos os ambientes.

Enfim… vamos mostrar quais são os principais e mais utilizados atualmente. Confira os tópicos a seguir!

Tijolo branco
Conheça os principais tipos de tijolo branco

Cerâmica

Primeiramente vamos falar sobre os tijolos brancos de cerâmica.

Na decoração de interiores utilizam-se mais os azulejos cerâmicos, vistos principalmente em ambientes úmidos, pois possuem a resistência perfeita para esses locais, são considerados impermeabilizados.

Portanto, banheiros, lavanderias e cozinhas ficam um máximo com esse revestimento. Essas peças podem inclusive complementar a decoração de dentro do box e perto de torneiras. Os respingos não vão manchar ou estufar (isso caso a colocação seja feita corretamente, com os rejuntes perfeitos).

Todavia, também encontramos modelos de cerâmica com pouquíssimo acabamento, quase que naturais. Alguns podem ganhar texturas, outros terem a superfície mais homogênea.

Vale dizer que eles podem vir como os típicos azulejos imitando os tijolinhos à vista ou então como cobogós, que não são propriamente ditos tijolos, mas são de cerâmica e colocados lado a lado. Outra ótima ideia para dar uma cara diferente à decoração.

Tijolo branco de cerâmica
Os tijolos de cerâmica são indicados para áreas molhadas
Tijolo branco de cerâmica
Duas ideias de decoração com os modelos de cerâmica
Tijolo branco de cerâmica
Lavanderias também são ambientes úmidos que combinam com esse material
Parede de cobogós brancos
Esses são os cobogós, uma alternativa para os tijolos brancos

Gesso

Tijolos feitos de gesso estão entre os mais tradicionais. Eles podem ser feitos sob medida de acordo com o que você precisa para seu projeto.

Um porém desse material é que ele não é indicado para todas as áreas. Nos banheiros, cozinhas e lavanderias, por exemplo, eles não oferecem a resistência à umidade e impermeabilidade necessária para durar uns bons anos pela frente.

Apesar disso, você pode apostar nele para seu quarto, corredor, hall de entrada ou sala, por exemplo. E o bacana é que dá para criar acabamentos variados, dando aquele toque personalizado para o ambiente. Texturas são muito usadas para quem quer ambientes rústicos.

Tijolo branco de gesso
Os tijolinhos de gesso são bem realistas
Tijolo branco de gesso
Eles podem apresentar texturas
Tijolo branco de gesso
São mais indicados para áreas secas da casa
Tijolo branco de gesso
Panorama da montagem dos tijolos de gesso
Tijolo branco de gesso
Como eles são aplicados um a um na parede
Tijolo branco de gesso
Veja os possíveis formatos

Isopor

Outra forma inovadora de ter uma parede moderna de tijolinhos é utilizando isopor. Isso mesmo. Esse material inusitado comprado em qualquer papelaria pode dar uma renovada em sua casa.

Nesse caso você precisará colocar a mão na massa, só que não é um trabalho tão árduo assim. De forma simples dá para obter tijolinhos sob medida.

O que deve ser feito é o corte das peças de acordo com o tamanho que você deseja. Uma dica essencial é tirar as medidas da parede antes disso, afinal, será imprescindível para comprar a quantidade certa de isopor.

Cortando os quadradinhos, você vai utilizar cola para isopor ou supercola para fazer a fixação na superfície em questão. Só se atente, pois o ambiente não pode ser muito úmido e muito menos inflamável. Portanto, não opte pelo isopor em cozinhas, varandas gourmet, áreas externas com churrasqueira ou banheiros, por exemplo.

Você pode usar o isopor assim como ele vem da loja ou então customizar ele, deixando-o com algum tipo de textura. É uma ideia para quem prefere acabamento rústico. Outra solução é pintar com tinta branca, pois alguns isopores vêm em off-white.

Tijolo branco de isopor
É muito fácil de fazer tijolos de isopor!
Tijolo branco de isopor
Eles garantem um visual totalmente diferente
Tijolo branco de isopor
Podem ser aplicados em qualquer ambiente
Tijolo branco de isopor
Você pode pintar para dar um melhor acabamento
Tijolo branco de isopor
O estilete ajuda a dar textura aos tijolinhos fake
Tijolo branco de isopor
Panorama de parede com tijolos brancos de isopor
Tijolo branco de isopor
Dá um pouco de trabalho para colocar um a um
Tijolo branco de isopor
Diferença do modelo com e sem textura
Tijolo branco de isopor
Deixe seu escritório mais charmoso gastando pouco
Tijolo branco de isopor
Pode dar um acabamento rústico

Papel de parede

Atualmente o revestimento de tijolinhos que mais têm estado na moda é o papel de parede, sobretudo o adesivo vinílico. A saber, esse modelo pode complementar a decoração de qualquer ambiente, até banheiros e cozinhas, mas sem contato direto com a água.

Existem muitos papeis de parede com estampas de tijolos brancos, que podem surgir com acabamentos variados, facilitando a adequação ao seu projeto.

Se você quer decorar sem quebrar paredes e fazer muita sujeira, sem dúvidas essa é uma das melhores opções.

Tire as medidas da parede para calcular quantos rolos você vai precisar para cobri-la. Geralmente, cada rolo tem 10 metros por 50 centímetros, contudo, isso varia de marca para marca.

tijolo branco na sala
Funciona bem em estabelecimentos comerciais

Pintado

Muitas obras possuem os tijolos à vista tanto do lado de fora quanto de dentro. Quando não construímos do zero, ou seja, alugamos uma casa ou compramos uma que já esteja pronta, podemos nos deparar com esse detalhe.

É possível ainda que façamos a obra com os tijolos em tons terrosos tradicionais de acabamento. Mas depois de alguns anos pode dar aquela vontadezinha de mudar o visual do ambiente.

Qualquer que seja o seu caso, se quiser continuar com os tijolos e evitar quebradeira, você poderá dar uma outra cara a eles utilizando simplesmente tinta!

E como a tinta branca é a mais procurada do mercado, provavelmente você encontrará um preço bacana. Portanto, se seu intuito é decorar economizando dinheiro vale a pena essa dica.

O mais legal, além de não investir em um quebra-quebra e gastar muito, esse tipo de mudança na casa pode ser feito em qualquer ambiente, combinando com muito estilos decorativos.

Se você deseja algo pendendo para o rústico, pode pintar com falhas, agregando um visual envelhecido. Se quer algo moderno, cubra todos os tijolos de forma bem homogênea.

Tijolo branco pintado
Ponte os tijolinhos tradicionais de branco para deixar o local clean
Tijolo branco pintado
Você pode deixar o tijolo rústico mesmo branco
Tijolo branco pintado
É uma forma de personalizar aquela sala tradicional
Tijolo branco pintado
Você pode pintar de branco e deixar o acabamento rústico

Tijolo branco pintado

Tijolo branco pintado
É uma dica até para as áreas externas
Tijolo branco pintado
Deixa qualquer ambiente mais iluminado

Plaquetas

Entre os materiais mais famosos estão as plaquetas de demolição e rústicas para fazer tijolo aparente. A saber, o uso desse tipo de revestimento cresceu muito nos últimos anos, sobretudo por conta da tendência sustentável em alta.

Geralmente essas plaquetas são divididas em dois grupos (mas podem haver outros dependendo do fornecedor). O mais conhecido é o corte dos tijolos de demolição, que é uma alternativa mais ecofriedly, pois aproveita materiais que foram de obras com mais de 50 anos de existência, não formando entulho desnecessário.

O outro modelo é o que é cortado de tijolos novos. Porém, na maioria das vezes não oferece um custo x benefício muito bom. O mais indicado é tentar os de demolição mesmo para economizar  e agregar valor visual ao mesmo tempo.

Apostar em plaquetas é uma boa tática para quem não tem espaço para decorar com tijolos inteiros ou não quer ter todo esse trabalho. E como eles podem ser colocados em qualquer área da construção surge como uma vantagem sobre outros materiais que já citamos, como os cerâmicos e o isopor.

Normalmente, plaquetas de tijolo aparente têm dimensão de 24 x 6 x 2,5 cm. Fique atento nesses medidas e confirme com a loja fornecedora em questão para dar tudo certo em sua reforma.

Tijolo branco plaquetas
As plaquetas podem ser colocadas na sala de estar
Tijolo branco plaquetas
Veja como elas são montadas
Tijolo branco plaquetas
Esse é um modelo de plaqueta
Tijolo branco plaquetas
Elas são cimentícias e por isso têm bom custo x benefício
Tijolo branco plaquetas
Costumam ser leves também
Tijolo branco plaquetas
Combinam com qualquer ambiente
Tijolo branco plaquetas
E atualmente surgem em uma gama incrível de cores

Dicas de decoração com tijolo branco

Bom, agora que você já conhece os principais tipos de tijolos brancos pode ficar por dentro agora das dicas para utilizá-los na decoração!

Afinal, muita gente quer aproveitar o charme desses tijolinhos, porém, não sabe ao certo como eles poderiam ser incluídos nos ambientes.

Como dissemos no início deste artigo, é importante ressaltar que os tijolos, quando brancos, oferecem uma maior facilidade na hora de compor decorações. A versatilidade dessa cor faz com que você possa combinar com muitas outras tonalidades, texturas, assim como estilos.

Então, enquanto os tijolos em tons terrosos e avermelhados ficam restritos – na maioria das vezes – a decoração de ambientes rústicos ou industriais, os brancos surgem como opção para qualquer local que seja.

Você pode colocar tijolo branco em praticamente tudo sabendo escolher o tipo de acabamento ideal:

  • Moderno
  • Contemporâneo
  • Retrô
  • Vintage
  • Clássico
  • Noir
  • Minimalista
  • Industrial
  • Rústico
  • Romântico
  • Feminino
  • Masculino
  • Geek

Nossa, são tantas ideias bacanas e fáceis de serem postas em prática com o tijolo branco! Realmente esse material tem se tornado um dos coringas da decoração atual.

Para dar tudo certo, você pode considerar algumas dicas:

  1. O branco amplia ambientes visualmente. Portanto, é uma boa estratégia para decorar cômodos pequenos e apertados.
  2. O branco proporciona limpeza visual, frescor e sensação de calma.
  3. Você pode colocá-lo somente em uma parede que já vai fazer a diferença.
  4. Colocar em colunas, divisórias, lareiras e churrasqueiras dá um charme a mais sem exagerar.
  5. Se é um ambiente decorado com cores vivas ou escuras, vai dar um contraste bem bacana.

Dito isso, fica a seu critério determinar como colocar esse material no decor de sua casa, seu escritório, enfim, onde quiser. Confira a seguir imagens de inspiração para cada cômodo!

Sala

Aposte nesse material na sala de estar, de TV ou de jantar. Não há regras quanto a isso a não ser a tentativa de combinar com o restante do ambiente. Em salas compartilhadas você pode usar os tijolos para delimitar espaço.

tijolo branco na sala
Sala de jantar compartilhada toda de tijolinhos brancos
tijolo branco na sala
Veja como deixa tudo mais clean!
tijolo branco na sala
É uma excelente ideia para sala de jantar!
tijolo branco na sala
Você pode mesclar com a decoração com quadros
tijolo branco na sala
Alguns modelos brancos tem sombreados
Tijolo branco
Amplie a decoração da sala de estar, bem como de jantar com esse material!
tijolo branco na sala
Decoração moderna com tijolo branco na sala
tijolo branco na sala
A lareira moderna foi revestida com tijolos brancos

Quarto

Uma parede de tijolos no quarto já basta para dar charme ao ambiente. O interessante é que pode ser usado em quarto de bebê, infantil, solteiro ou de adulto. Em qualquer um dos casos vai ficar lindo! 

Tijolo branco no quarto Tijolo branco no quarto Tijolo branco no quarto Tijolo branco no quarto Tijolo branco no quarto Tijolo branco no quarto Tijolo branco no quarto

Cozinha

Que tal então dar um up na sua cozinha? Elas podem ser pequenas, grandes, modernas, rústicas, vintages… qualquer dimensão ou estilo. Inclusive é bem comum recorrer a esse material em cozinhas americanas.

Tenha cuidado na hora de escolher o tipo de tijolo nesse ambiente, pois ele tende a ser úmido e sofrer com recorrentes pingos e quedas de líquidos. É bom optar pelos que podem ser lavados.

Tijolo branco na cozinha
Os cerâmicos podem ser colocados na região da pia

Tijolo branco na cozinha Tijolo branco na cozinha Tijolo branco na cozinha Tijolo branco na cozinha Tijolo branco na cozinha

Tijolo branco na cozinha
Cozinha revestida com plaquetas

Banheiro

Por fim há os banheiros e lavabos. Se antes você nem pensava em mexer de decor desse ambiente, pode considerar mudar o visual dele com os tijolinhos brancos. Seu banheiro vai ficar mais aconchegante!

Tijolo branco no banheiro

Tijolo branco no banheiro
Alguns podem ser usados até dentro do box

Tijolo branco no banheiro Tijolo branco no banheiro Tijolo branco no banheiro

Tijolo branco no banheiro
Você pode usar outros materiais juntamente

Tijolo branco no banheiro Tijolo branco no banheiro Tijolo branco no banheiro


E então, conte para a gente: gostou de conhecer mais sobre tijolo branco e como combiná-lo na decoração? Deixe um comentário aí embaixo para sabermos a sua opinião 🙂

Aproveite para ler também:

Tijolo de vidro na decoração – 80 Ideias maravilhosas nos ambientes!

Parede de Tijolinho – 75 Decorações apaixonantes com tijolo à vista!

Decoração com piso branco – 24 ideias, fotos e projetos apaixonantes!

Volte mais vezes para ficar por dentro de outros temas sobre decoração e construção. Até mais!


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.