Tinta para piso【2024】► Como aplicar e qual tipo escolher?

Sabe aquele desejo de fazer uma reforma e até mesmo trocar o piso? Esse é um desejo bastante comum para quem quer renovar um ambiente, mas essa renovação pode render um custo alto e incluir muita sujeira de obra. E uma alternativa para renovar o ambiente gastando pouco e sem quebra-quebra, é usando tinta para piso.

Isso mesmo você não leu errado, o assunto de hoje é tinta para piso, uma alternativa para mudar a cara daquele piso antigo e renovar o ambiente fugindo das obras que geram quebradeira e muita poeira. Além disso, o preço da renovação também pode ser bem mais em conta, uma vez que a pintura do piso costuma ser mais barata que a troca do mesmo.

E se você tem pensado na ideia, no post de hoje reunimos dicas de tintas para cada tipo de piso, inspirações para renovar o ambiente, dicas de marcas de tintas, e passo a passo para executar o serviço.

dicas e marcas de tinta para piso

Tópicos

 

Quanto custa em média? #preço

O preço de tinta para piso pode variar de acordo com o tipo de tinta escolhida, como acrílica ou epóxi; a marca; a cor; e até mesmo o tamanho da embalagem.

No entanto, é possível ter uma média de custo para planejar o orçamento para essa renovação do piso. Para isso, trouxemos preços praticados em tinta acrílica e epóxi, versões mais comuns na pintura de piso.

Para a tinta acrílica da marca Luxens, na opção de galão de 3,6 l, o preço praticado na loja Leroy Merlin é R$ 64,90.

Já a versão epóxi costuma ter um custo mais elevado, sendo que na mesma loja a lata pequena, de 900 ml, da marca Coral custa R$ 74,90 e pode ser comprada online.

 

Melhor tinta para cada tipo de piso

Tinta para piso cerâmico

Para a pintura de piso frio ou piso cerâmico, é ideal escolher uma opção de tinta para piso com bastante aderência, e uma das versões indicadas é a tinta epóxi, que tem alta aderência e sofre pouca deterioração ao longo do tempo, sendo uma escolha perfeita para áreas de maior circulação e até mesmo para ambientes úmidos ou molhadas, como banheiros.

Outra opção para renovar o piso frio é a tinta acrílica, que é uma versão mais barata, mas que não é tão durável quanto a epóxi, assim não é indicada para locais de muita circulação, além da necessidade de mais manutenção a longo prazo.

antes e depois de pintar piso frio
O antes e depois mostra o piso cerâmico com a pintura na cor cinza
piso cerâmico com tinta para piso
O piso cerâmico foi pintado de branco
reforma simples cozinha com chão pintado
A tinta cinza foi a escolha de cor para pintar o piso da cozinha
pintar piso frio de banheiro com tinta branca
Para o banheiro, a ideia foi de renovar o piso com tinta branca
reforma de banheiro antes e depois de pintar o piso
O piso do banheiro foi pintado de branco e decorado em preto com stencil
piso frio pintado e decorado com stencil
No projeto, o piso ganhou pintura e desenhos feitos com stencil

Tinta para piso de cimento / concreto

O piso de concreto ou de cimento também pode ganhar uma opção de cor, sendo que a tinta acrílica a base d’água é a escolha ideal para renovar esse piso.

Nesse caso, o piso de concreto tem superfície mais rústica, e esse visual pode ser reforçado com a escolha de um tom próximo da cor de cimento, ou ganhar destaque com uma cor vibrante e menos comum.

A escolha pela tinta acrílica para piso de concreto traz resistência média, e pode ser usada em ambientes externos ou internos, mas a renovação da pintura deve ser feita em média a cada 2 anos.

tinta para piso de concreto
O tom de cinza foi a escolha para o piso de cimento
como pintar piso de concreto
O piso de cimento foi pintado de branco

piso de cimento pintado com tinta epóxi

pintura de piso de cimento com tinta
A cobertura azul garante destaque ao piso
pintura de piso de cimento
A cor cinza fica próxima do tom original do cimento

Tinta para piso de madeira

Se você está pensando em renovar o piso de madeira que já está desgastado, há 2 opções de tintas mais indicadas para fazer a pintura dessa superfície – esmalte sintético ou epóxi, que garantem boa cobertura ao piso de madeira e são bastante resistentes.

Para a aplicação de uma dessas tintas, é indispensável remover a cera que está sobre o piso e lixar a superfície, deixando o piso mais uniforme, já que a cobertura com tinta tende a destacar pequenas imperfeições

taco de madeira pintado de preto
O piso de taco de madeira foi renovado com tinta preta

como pintar piso de madeira com tinta

piso de taco pintado com tinta
O piso preto deixa o ambiente mais moderno
piso de madeira pintado
Para a sala de jantar, o piso de madeira ganhou destaque e foi pintado de verde
piso de madeira pintado de branco
O piso de madeira pintado de branco garante um ar clean ao projeto
tinta para pintar piso de madeira
No quarto, o taco pintado de preto garante um estilo moderno

Tinta para piso epóxi

A tinta epóxi é bastante relacionada a pintura de pisos, e traz uma cobertura excelente e de alta durabilidade.

Comumente confundida com o porcelanato líquido, a cobertura epóxi lembra sim essa outra técnica. No entanto, apesar de terem características parecidas, as técnicas são diferentes.

A pintura com tinta epóxi para piso costuma ser indicada para pisos cerâmicos, pisos esportivos, ambientes com grande circulação e tráfego de pessoas, ou áreas molhadas, uma vez que esse acabamento é bastante resistente.

A opção epóxi ainda traz uma variação de acabamentos, podendo ter acabamento acetinado, fosco ou com brilho, o que garante escolher a opção perfeita de acordo com o ambiente em que a tinta será utilizada.

cozinha com tinta epóxi branca no piso
A tinta epóxi branca foi a escolha para o piso da cozinha

piso pintado com tinta epóxi cinza

piso com tinta epóxi vermelha
Para a sala, a escolha foi de dar destaque ao piso, que ganhou pintura vermelha
reforma simples de cozinha com tinta para piso
A cozinha simples foi reformada e o piso ganhou uma nova pintura
varanda com piso pintado com tinta epóxi
O piso da varanda foi pintado de verde

Melhores marcas e cores de tintas para piso

NovaCor  

A tinta para piso da NovaCor é uma linha da Sherwin-Williams, uma marca de excelente qualidade e com ótimas opções de cores.

Nesse caso, a tinta NovaCor traz opções acrílica e epóxi, sendo a linha acrílica chamada de “Piso Ultra”.

As duas linhas trazem cartela de cores bem variada, reunindo desde os tons mais comuns, como marrom, cinza, branco e preto; até opções de tons mais intensos e vibrantes, como vermelho, amarelo, azul.

cores de tinta para piso NovaCor

Coral

A marca coral também é uma das opções que traz excelentes escolhas de tinta para piso, e traz opções tinta acrílica e tinta epóxi.

A linha acrílica denominada de “Coral Pinta Piso” é uma das opções para ser utilizada em áreas de grande circulação, sendo bastante resistente ao tráfego e com acabamento fosco.

Nesse caso, a linha traz uma variação de tons clássicos e bastante utilizados, como branco, cinza, concreto e preto, além de outras variações.

cores de tinta para piso Coral
A linha acrílica traz cartela de cores com tons neutros e opções mais vibrantes

Já a versão epóxi é encontrada na linha o “Wandepoxy”, e traz uma cartela de cores básicas e que podem ser preparadas para alcançar uma infinidade de tons.

cores tinta epóxi piso Coral

Suvinil

Uma marca bastante conhecida no mercado de tintas é a Suvinil, que não deixa na mão quando o assunto é tinta para piso. Assim, a marca traz 2 opções excelentes para pisos – tinta acrílica e epóxi.

Na opção de tinta acrílica a base de água, a marca traz a linha “Pisos”, uma versão de acrílico premium e que é perfeita para diferentes tipos de piso. Essa linha ainda traz uma cartela de cores bastante sortida, com cores prontas e cores que podem ser preparadas e são denominadas de selfcolor ponto final assim há uma variação entre tons neutros e clássicos como branco, cinza preto e até mesmo cores diferenciadas e mais vibrantes.

cores tinta acrílica para piso Suvinil
A opção “Pisos” é uma versão de tinta acrílica

Já opção é epóxi, é representada pela linha “Suvinil Multissuperfícies”, trazendo uma opção de tinta epóxi a base d’água e com cobertura excelente!

A linha epóxi também é repleta de variações de tons, trazendo desde os tons mais clássicos, até variações menos comuns.

cores tinta epóxi Suvinil

Como aplicar tinta para piso? – Passo a passo

Se você gosta de fazer a renovação dos ambientes e colocar a mão na massa para aprender novas tarefas e até mesmo economizar, trouxemos o passo a passo de como usar tinta para piso e fazer a pintura do chão.

passo a passo para pintar piso

  • A primeira etapa para iniciar o processo de como pintar piso, é a limpeza da superfície, que deve remover quaisquer resíduos de sujeira e até mesmo gordura. Para isso, limpe bem o piso que será pintado e deixe-o bem seco antes de dar início a pintura;
  • Seguindo as instruções do fabricante, prepare a tinta que será utilizada;
  • Pegue um rolo de lã baixa e um cabo extensor e mergulhe o rolo na tinta, retirando o excesso, e em seguida comece a aplicar a tinta no chão;
  • Pinte todo o chão e espere a primeira demão de tinta secar;
  • Quando a tinta já estiver seca, aplique a segunda demão e se necessário aplique uma terceira demão, sempre respeitando o tempo de secagem entre uma demão e outra;
  • Pronto! Agora é só seguir o tempo total de secagem da tinta e a renovação do ambiente já está feita e assim, o piso está liberado para a circulação.

*No caso de piso de madeira, a limpeza deve incluir a remoção de cera e até mesmo o ato de lixar o piso para prepará-lo para receber a pintura.

 

Se você já teve experiência com esse tipo de renovação do piso, conte-nos o que achou e se tem alguma marca de tinta que você considera muito boa para executar essa tarefa.

 


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.