Tipos de tinta【2024】– Onde utilizar cada uma? + Características

Se ao entrar em uma casa de tinta ou loja de materiais para construção você não faz ideia para que lado olhar e qual o tipo ideal de tinta para o seu projeto, é hora de ver os diferentes tipos de tinta e descobrir as principais aplicações e indicações para cada tipo, evitando gastar dinheiro com materiais que podem não ser apropriadas para o seu projeto.

Então, é hora de conferir os tipos de tinta e suas indicações, garantindo a escolha ideal e evitando ficar vagando pelas prateleiras sem saber qual tinta comprar.

tipos de tintas e aplicações

Tópicos

Tipos de tinta – Aplicações e diferenças

Látex PVA

A tinta latéx PVA é uma tinta à base de água, com recomendação de uso para pinturas em áreas internas, principalmente para ambientes secos, tetos e que dispensam manutenção constante.

Esse tipo de tinta pode ser encontrada apenas com acabamento fosco, uma vez que sua composição com resina não permite a variação para acabamento com brilho .

A recomendação para uso interno é devido à sua pouca resistência à ação do sol e intempéries do tempo.

A tinta látex PVA não é resistente a lavagem, por isso a indicação de limpeza é apenas com um pano úmido.

As vantagens dessa tinta são em relação ao pouco odor em relação a outras tintas, e à secagem rápida.

parede rosa com tinta látex PVA
A tinta látex PVA é recomendada para ambientes internos
parede interna com tinta látex pva
Essa tinta apresenta acabamento fosco

tinta látex PVA

Acrílica

A tinta acrílica tem como principais características o tempo de secagem, que é bastante rápido, e o fato de ser solúvel em água, o que garante menor odor para esse tipo de tinta.

A tinta é composta por resinas acrílicas, o que resulta em um produto impermeável e ideal para áreas externas e até mesmo em ambientes internos e molhados, como cozinhas, banheiros e lavabos.

Esse tipo de tinta pode ser lavada sem comprometer a aparência ou durabilidade da pintura, o que é ideal para deixar a pintura sempre limpinha e renovada.

A tinta acrílica apresenta 3 tipos de acabamentos: fosco, semibrilho e acetinado. No entanto, a versão fosca não é resistente a lavagem, e é uma excelente escolha para disfarçar imperfeições da parede.

Já as opções com acabamento semibrilho e acetinado são resistentes a lavagem, mas dão uma cobertura mais fina, o que pode destacar as irregularidades da superfície pintada, sendo ideal que a superfície tenha acabamento uniforme para o uso dessas opções.

parede cinza com tinta acrílica
A opção está disponível nos acabamentos fosco, semibrilho e acetinado
pintura com tinta acrílica
A tinta pode ser utilizada em ambientes úmidos e molhados

tinta acrílica

Epóxi

Uma das opções de tintas mais resistentes é a tinta epóxi, fabricada nas versões à base de solvente e a base de água.

A tinta epóxi à base de solvente possui acabamento brilhante, e tem maior resistência a abrasão e uso de produtos químicos, podendo ser uma escolha para ficar em contato direto com água.

Assim, esse tipo de tinta à base de solvente é bastante indicada para pinturas de caixas d’água, banheiras, e até mesmo com tinta para pisos como pisos de garagem, de áreas industriais e comerciais.

A versão à base d’água possui opções de acabamentos brilhante e acetinada, e tem ótima aderência em superfícies lisas, sendo bastante resistente a umidade e podendo ser utilizada para pintura de pastilhas e azulejos, inclusive de ambientes como cozinhas e banheiros, para renovar o ambiente sem a necessidade de obras.

azulejo pintado com tinta epóxi
No projeto, os azulejos foram renovados com tinta epóxi
banheiro pintado com tinta epóxi
O banheiro foi renovado com a pintura rosa nos azulejos
piso com tinta epóxi
O chão da garagem foi pintado com tinta epóxi

marcas de tinta epóxi

Esmalte sintético

A tinta esmalte sintético foi desenvolvida para aplicações em superfícies de ferro e madeira, formando uma espécie de película sobre essas superfícies.

Essa versão apresenta opções de acabamentos brilhante, acetinado e fosco. Sendo, que a versão fosca só está disponível nas cores branca e preta.

Inicialmente, a tinta esmalte sintético só era produzida à base de solvente, mas atualmente a maioria das opções é feita à base d’água, o que garante menos cheiro, secagem rápida e menor chance de amarelar com o passar do tempo.

O fato e formar uma espécie de película sobre a superfície é ideal para madeiras e ferro, garantindo uma proteção. No entanto, o uso em paredes pode fazer com essa tinta dê bolhas ou possa descascar.

Um ponto negativo da tinta esmalte sintético é o fato de ter um custo mais elevado, uma vez que tem uso mais específico.

tinta para pintar madeira
A tinta é uma boa escolha para pintura de madeira
tinta para pintar portão
A tinta cria uma película protetora sobre a superfície pintada

tinta esmalte sintético

Acrílica super lavável

Entre os tipos de tinta, a versão acrílica super lavável é uma opção com indicação para ambientes com bastante tráfego de pessoas, presença de crianças e que necessitem de limpeza frequente.

Essa tinta forma uma espécie de filme resistente sobre a superfície e dá acabamento acetinado, aderindo menos sujeira e facilitando a limpeza, uma vez que pode ser lavada com o uso de água, detergente neutro e esponja macia, de forma a renovar a pintura e mantê-la limpa.

A tinta acrílica super lavável é uma versão indicada para ambientes internos e externos.

tinta que pode ser lavada
A tinta pode ser lavada
tinta resistente e lavável
Essa opção tem acabamento acetinado

tinta super lavável

Tinta a óleo

Entre as opções e tipos de tinta, existe também a tinta óleo para parede, que pode ser encontrada com acabamento fosco ou brilhante.

Essa tinta tem base oleosa e é uma ótima opção para impermeabilizar a superfície em que será aplicada, sendo bastante utilizada em superfícies de ferro, madeiras e parede.

A tinta óleo é bastante durável e pode ser lavada, sendo uma excelente escolha para ambientes externos ou internos.

parede pintada com tinta a óleo
A tinta pode ser usada em diferentes superfícies

parede com pintura de tinta a óleo tinta a óleo

Agora que você já sabe sobre as variações e acabamentos, é só escolher a versão ideal para o seu projeto e garantir que o resultado fique como esperado e com duração prolongada.


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.