Tipos de tinta【2025】– Onde utilizar cada uma? + Características
Se ao entrar em uma casa de tinta ou loja de materiais para construção você não faz ideia para que lado olhar e qual o tipo ideal de tinta para o seu projeto, é hora de ver os diferentes tipos de tinta e descobrir as principais aplicações e indicações para cada tipo, evitando gastar dinheiro com materiais que podem não ser apropriadas para o seu projeto.
Então, é hora de conferir os tipos de tinta e suas indicações, garantindo a escolha ideal e evitando ficar vagando pelas prateleiras sem saber qual tinta comprar.
Tópicos
Tipos de tinta – Aplicações e diferenças
Látex PVA
A tinta latéx PVA é uma tinta à base de água, com recomendação de uso para pinturas em áreas internas, principalmente para ambientes secos, tetos e que dispensam manutenção constante.
Esse tipo de tinta pode ser encontrada apenas com acabamento fosco, uma vez que sua composição com resina não permite a variação para acabamento com brilho .
A recomendação para uso interno é devido à sua pouca resistência à ação do sol e intempéries do tempo.
A tinta látex PVA não é resistente a lavagem, por isso a indicação de limpeza é apenas com um pano úmido.
As vantagens dessa tinta são em relação ao pouco odor em relação a outras tintas, e à secagem rápida.


Acrílica
A tinta acrílica tem como principais características o tempo de secagem, que é bastante rápido, e o fato de ser solúvel em água, o que garante menor odor para esse tipo de tinta.
A tinta é composta por resinas acrílicas, o que resulta em um produto impermeável e ideal para áreas externas e até mesmo em ambientes internos e molhados, como cozinhas, banheiros e lavabos.
Esse tipo de tinta pode ser lavada sem comprometer a aparência ou durabilidade da pintura, o que é ideal para deixar a pintura sempre limpinha e renovada.
A tinta acrílica apresenta 3 tipos de acabamentos: fosco, semibrilho e acetinado. No entanto, a versão fosca não é resistente a lavagem, e é uma excelente escolha para disfarçar imperfeições da parede.
Já as opções com acabamento semibrilho e acetinado são resistentes a lavagem, mas dão uma cobertura mais fina, o que pode destacar as irregularidades da superfície pintada, sendo ideal que a superfície tenha acabamento uniforme para o uso dessas opções.


Epóxi
Uma das opções de tintas mais resistentes é a tinta epóxi, fabricada nas versões à base de solvente e a base de água.
A tinta epóxi à base de solvente possui acabamento brilhante, e tem maior resistência a abrasão e uso de produtos químicos, podendo ser uma escolha para ficar em contato direto com água.
Assim, esse tipo de tinta à base de solvente é bastante indicada para pinturas de caixas d’água, banheiras, e até mesmo com tinta para pisos como pisos de garagem, de áreas industriais e comerciais.
A versão à base d’água possui opções de acabamentos brilhante e acetinada, e tem ótima aderência em superfícies lisas, sendo bastante resistente a umidade e podendo ser utilizada para pintura de pastilhas e azulejos, inclusive de ambientes como cozinhas e banheiros, para renovar o ambiente sem a necessidade de obras.



Esmalte sintético
A tinta esmalte sintético foi desenvolvida para aplicações em superfícies de ferro e madeira, formando uma espécie de película sobre essas superfícies.
Essa versão apresenta opções de acabamentos brilhante, acetinado e fosco. Sendo, que a versão fosca só está disponível nas cores branca e preta.
Inicialmente, a tinta esmalte sintético só era produzida à base de solvente, mas atualmente a maioria das opções é feita à base d’água, o que garante menos cheiro, secagem rápida e menor chance de amarelar com o passar do tempo.
O fato e formar uma espécie de película sobre a superfície é ideal para madeiras e ferro, garantindo uma proteção. No entanto, o uso em paredes pode fazer com essa tinta dê bolhas ou possa descascar.
Um ponto negativo da tinta esmalte sintético é o fato de ter um custo mais elevado, uma vez que tem uso mais específico.


Acrílica super lavável
Entre os tipos de tinta, a versão acrílica super lavável é uma opção com indicação para ambientes com bastante tráfego de pessoas, presença de crianças e que necessitem de limpeza frequente.
Essa tinta forma uma espécie de filme resistente sobre a superfície e dá acabamento acetinado, aderindo menos sujeira e facilitando a limpeza, uma vez que pode ser lavada com o uso de água, detergente neutro e esponja macia, de forma a renovar a pintura e mantê-la limpa.
A tinta acrílica super lavável é uma versão indicada para ambientes internos e externos.


Tinta a óleo
Entre as opções e tipos de tinta, existe também a tinta óleo para parede, que pode ser encontrada com acabamento fosco ou brilhante.
Essa tinta tem base oleosa e é uma ótima opção para impermeabilizar a superfície em que será aplicada, sendo bastante utilizada em superfícies de ferro, madeiras e parede.
A tinta óleo é bastante durável e pode ser lavada, sendo uma excelente escolha para ambientes externos ou internos.

Agora que você já sabe sobre as variações e acabamentos, é só escolher a versão ideal para o seu projeto e garantir que o resultado fique como esperado e com duração prolongada.