Muro de arrimo – Para que serve? + 35 modelos inspiradores!

O muro de arrimo, ou também chamado de muro de contenção, é muitas vezes necessário em construções de diversos portes. Pode ser uma residência, um condomínio, um edifício comercial, uma praça…

Em qualquer um desses casos – e mais muitos outros – o muro de arrimo surge como uma solução de segurança. É uma estrutura altamente estudada por engenheiros e pesquisadores da área e por isso está sempre no rol das medidas mais recomendadas.

Muro de arrimo

Mas para o que realmente o muro de arrimo serve? Quando identificar a necessidade dele em uma obra? Qual seria o seu custo? Qual o melhor material?

Bom, são muitas as questões que envolvem esse assunto. Para falar sobre elas resolvemos elaborar um post com muitas respostas úteis e projetos inspiradores. Conheça!

Dúvidas frequentes – FAQ

Elaboramos um tira-dúvidas para você ficar por dentro das principais informações técnicas sobre o muro de arrimo.

Devemos sempre lembrar que qualquer tipo de construção civil deve ser avaliada por profissionais capacitados, bem como ser acompanhada e ser autorizada pelos órgãos responsáveis. Corra atrás desta burocracia para não ter ‘dor de cabeça’ durante sua obra 🙂

Muro de arrimo 2

O que é muro de arrimo? Para que serve?

A priori, deve-se explorar o que é, de fato, o muro de arrimo. Muito se fala sobre a sua necessidade e os benefícios que ele pode proporcionar a obras, mas há ainda muitas dúvidas sobre a sua construção e a sua real função.

Esse muro, a saber, não é como qualquer outro, que é usado simplesmente para isolar a casa construindo-o em sua fachada. Ele é requisitado em uma obra quando o solo precisa de estabilização ou sustentação física e bem resistente.

Muro de arrimo 1

O muro de arrimo pode ser chamado também de muro de contenção ou de retenção, tem a função de “segurar” e dar “sustentação” ao solo em uma construção, evitando que haja erosão, deslizamento e qualquer movimentação no decorrer dos anos.

Sabe-se que quando permeável, o solo pode se tornar suscetível a fenômenos de ordem geológicas. E para evitar que acidentes aconteçam o muro de arrimo é incluído no projeto. Com ele, é possível acomodar e redistribuir a pressão causada pelo solo, que está inclinado.

Muro feito com pedras para evitar deslizes
Muro feito com pedras para evitar deslizes

Tecnicamente, o muro de contenção é projetado com orifícios para a vazão de água excessiva do solo. Isso libera a pressão causada pela permeabilidade convencional no solo e garante a estabilidade.

Cada obra, no entanto, deve ser estudada para se descobrir qual o tipo de muro de arrimo mais adequado. Existem diversos materiais que podem ser usados para a construção de tal – e falaremos mais sobre eles no tópico sobre os “tipos”, conheça a seguir!

Muro de contenção á gravidade

Quanto custa em média? #preço

Qualquer construção precisa ter seu custo calculado anteriormente a sua execução. Isso previne gastos excessivos e até pausas nas obras por falta de verba.

Assim como qualquer outro quesito, o preço do muro de arrimo deve ter incluído o material, bem como a mão de obra. Faça o orçamento com os profissionais responsáveis pela construção e pesquise por conta própria o valor dos materiais caso queira economizar.

Muro de arrimo com tijolo baiano
Muro de arrimo com tijolo baiano

Vale saber que não há um padrão para os gastos com o muro de contenção. Afinal, tudo depende da dimensão do projeto, do tipo de material que será utilizado, do tempo levado pelos profissionais (pedreiro / ajudante) e sua mão de obra, entre outros fatores.

Segundo especialistas em construção civil, o custo do projeto estrutural vai depender muito do tamanho do muro (altura X comprimento = m²).

Muro de arrimo de alvenaria
Muro de arrimo de alvenaria

Atualmente, a média de preços para a construção de um muro de contenção é de R$ 300 por metro quadrado. Geralmente é feito o cálculo por m² e por isso para fazer o orçamento deve-se ter todas as medidas em mãos ou receber a visita técnica da empresa contatada.

Atenção: É imprescindível que você encontre uma empresa / profissionais que lhe ofereçam garantia após a construção de muros de arrimo. Normalmente, a garantia dada é de 5 anos para esse tipo de projeto.

Quais os tipos de muro de arrimo?

Como expusemos anteriormente, não existe um só tipo de muro de arrimo. Abaixo você pode conhecer os principais e suas características.

Por gravidade

Esse modelo possui a base mais larga que o topo (formato de triângulo retângulo). Como o próprio nome indica, é o tipo ideal para conter a força da gravidade que o solo encharcado faz horizontalmente. Contém desníveis ou cortes na terra menores que 5 metros de altura.

Os materiais mais usados em muros de arrimo por gravidade são:

  • Muros de alvenaria de pedra: Pedras argamassadas apoiadas em uma sapata de fundação.
  • Muro de concreto ciclópico: Concreto simples e pedra de mão.
  • Muro de gabião: Gaiolas de aço preenchidas com pedras.
  • Muro de pneus: Pneus reutilizados empilhados e preenchidos com uma mistura de cimento.

Tipos de muro de arrimo

Por flexão

Esse modelo de muro de contenção é construído em forma de L. O material mais usado é o concreto armado, mas vê-se muito a aplicação de blocos também armados. É o tipo indicado para estruturas maiores que 5 metros e são considerados mais caros.

Os materiais mais usados em muros de arrimo por flexão são:

  • Muro de concreto armado: Concreto e barras de aço contendo sapata de fundação e parede com o solo.
  • Muro de bloco armado: Blocos estruturais cheios de concreto armados;
  • Muro com contraforte: Indicados para grandes alturas, têm sua construção semelhante aos de concreto armado, mas possuindo paredes de concreto perpendiculares.
  • Muro com vigas e pilares: Vigas e pilares, essencialmente com boas fundações.

Perceba a diferença entre os dois tipos de muros de arrimo:

Muro de arrimo por gravidade e flexão

Como é feito o cálculo de muro de arrimo?

É imprescindível fazer o cálculo da dimensão do muro de contenção / de arrimo antes de contratar a mão de obra, de comprar os materiais e de executar, obviamente.

De acordo com especialistas, podemos dividir o dimensionamento de um muro assim nas seguintes etapas:

  1. Reconhecimento do local
  2. Definição do sistema construtivo (gravidade ou flexão)
  3. Definição do sistema de proteção da estrutura
  4. Cálculo dos empuxos
  5. Pré-dimensionamento do muro de arrimo
  6. Verificação da estabilidade do muro (equilíbrio do muro e tensões no solo)
  7. Execução correta e segura

Exemplo de muro de contenção em rodovia

Selecionamos um vídeo que pode te ajudar muito a realizar o cálculo de muros de arrimo. Nele há a dica de uma planilha voltada para calcular todos os elementos dessa obra.

Fotos e modelos de muro de arrimo

Logo após se informar sobre os principais tópicos acerca dos muros de arrimo, o que acha de se inspirar com projetos realizados com os principais materiais? Acompanhe!

Muro feito de blocos de concreto armado
Muro feito de blocos de concreto armado. Conheça demais modelos a seguir!

Muro de arrimo de pedras

Os muros de arrimo feitos com pedras podem ser de duas formas. A primeira é com as pedras assentadas com argamassa. Já a segunda é feita com gabião, que são gaiolas preenchidas com pedras.

Quando as pedras são argamassadas, a recomendação é para muros de até 3 metros de altura. Precisam de um sistema de drenagem para que a água das chuvas escoe evitando pressões grandiosas.

Barranco segurado por um muro de arrimo de pedras
Barranco segurado por um muro de arrimo de pedras argamassadas

No caso do gabião, as gaiolas são constituídas por fios de aço bem resistentes. Cada gaiola, geralmente, possui 2 metros de largura x 2 metros de comprimento x 1 metro de altura.

Uma característica desse modelo é a sua permeabilidade, deixando de lado a necessidade de utilizar técnicas de drenagem. Esse estilo de muro de contenção é mais requisitado em rodovias e taludes próximos a córregos,

Mais modelos de muros de arrimo de pedras:

Muro para contensão de pedras
Muro para contenção de pedras
Canteiros suportados por muros de arrimo de pedras
Canteiros suportados por muros de arrimo de pedras
Muro baixo de arrimo feito com pedras naturais
Muro baixo de arrimo feito com pedras naturais
Muro de arrimo duplo de pedras
Muro de arrimo duplo de pedras
Muro de arrimo sinuoso de pedras
Muro de arrimo sinuoso de pedras
Muro seguro feito de pedras
Muro seguro feito de pedras
Pedras em gaiolas para muro de arrimo
Pedras em gaiolas para muro de arrimo
Projeto residencial com muro de pedras para contenção
Projeto residencial com muro de pedras para contenção
Técnica do muro de arrimo permeável
Técnica do muro de arrimo permeável

Muro de arrimo com blocos de concreto

Os muros de arrimo com concreto armado é um dos mais utilizados atualmente. Essa é a estrutura feita da fundação à construção vertical na altura necessária. Os blocos precisam ser bem encaixados para que o preenchimento com concreto dê certo e fique seguro. É um muro muito estável, porém com um valor mais elevado que outros.

Confira projetos de muros de arrimo feitos em concreto:

Barranco com muro de arrimo com blocos de concreto
Barranco com muro de arrimo com blocos de concreto
Blocos colméia são muito usados para muros de contenção
Blocos colméia são muito usados para muros de contenção
Construção do muro com blocos de concreto
Construção do muro com blocos de concreto
Detalhe do concreto armado para muro
Detalhe do concreto armado para muro
Dica para aproveitar o muro de arrimo como jardim vertical
Dica para aproveitar o muro de arrimo como jardim vertical
Muro de concreto para contenção tipo colméia
Muro de concreto para contenção tipo colméia

Muro de arrimo de alvenaria

Nesse caso são utilizados blocos estruturais assentados com argamassas, geralmente sobre uma fundação de concreto armado para dar mais sustentação. É o modelo indicado para muros baixos, pois não é considerado muito resistente. Precisa de um mecanismo de drenagem para evitar pressão da água no solo.

Inspire-se abaixo com muros de arrimo feitos em alvenaria:

Casa com muro de arrimo com alvenaria em blocos
Casa com muro de arrimo com alvenaria em blocos
Como fica o muro em alvenaria de arrimo
Como fica o muro em alvenaria de arrimo
Construção de muro de arrimo em alvenaria
Construção de muro de arrimo em alvenaria
Exemplo de muro de arrimo de alvenaria
Exemplo de muro de arrimo de alvenaria
Ideia de construção com muro de arrimo de alvenaria
Ideia de construção com muro de arrimo de alvenaria
Ideia de muro de arrimo em alvenaria
Ideia de muro de arrimo em alvenaria
Muro de arrimo com portão feito de tijolos
Muro de arrimo com portão feito de tijolos
Muro resistente de arrimo em alvenaria
Muro resistente de arrimo em alvenaria
Terreno com muro de arrimo de alvenaria de tijolos
Terreno com muro de arrimo de alvenaria de tijolos

Muro de arrimo de pneu

Outra possibilidade, que é bastante sustentável e eficiente, é a construção de muros de arrimo com pneus reutilizados. Esses pneus são amarrados e preenchidos com solo compactado. O preço dessa obra cai muito por conta do uso das peças descartadas. Outra vantagem é ser uma construção permeável, evitando uso de sistema de drenagem.

Deve-se lembrar que esse modelo é recomendado para áreas afastadas das residências, pois com o tempo pode sofrer deformidades.

Veja a seguir como os pneus podem ser reutilizados em muros de arrimo:

Muro construído apenas com pneus e terra
Muro construído apenas com pneus e terra
Muros de arrimo podem ser feitos com pneus
Muros de arrimo podem ser feitos com pneus
Outro modelo de muro feito com pneu
Outro modelo de muro feito com pneu
Pneus reutilizados para fazer muro de contenção
Pneus reutilizados para fazer muro de contenção
Terreno com muro de arrimo feito de pneu
Terreno com muro de arrimo feito de pneu

Como fazer um muro de arrimo? – Passo a passo

Por fim, vamos discorrer sobre as etapas para a construção de muros de arrimo.

Vale lembrar que não somos profissionais de construção civil e apenas reproduziremos o que especialistas indicam. Recomendamos que você procure autoridades do setor para dar prosseguimento ao seu projeto!

Planejamento e preparação

Primeiramente, deve-se buscar profissionais para elaborarem um projeto bem qualificado, sem incorrer em riscos e danos. Afinal, o muro de arrimo precisa ser construído para suportar altas cargas.

Projeto finalizado, será a hora de realizado o corte no terreno da encosta ou do platô que foi feito anteriormente. Esses dois cortes demandam um planejamento muito bem pensado e execução cuidadosa à risca. Quando não é feito de maneira correta e com equipamentos de qualidade pode haver deslizamentos de terra até mesmo durante a obra.

Planejamento de muros de contenção

Fundação

O segundo passo é a escavação da fundação para esse muro de contenção. A saber, não há muita diferença entre a fundação de muros tradicionais para os de arrimo, segundo o que os especialistas dizem. É utilizada a sapata corrida com determinados pontos de atenção.

Para melhorar a distribuição das cargas, é indicado complementar as sapatas com brocas.

Concretagem dos muros de arrimo

Armações para as paredes

Depois que a fundação estiver concretada, podem ser iniciadas as armações de aço para a parede de concreto armado do muro (se esse for o seu caso). Fique sempre atento se as armações estão de acordo com o projeto.

No caso de um modelo em concreto armado, a concretagem precisa ser realizada após a instalação das caixarias das paredes. Esse processo também deve estar alinhado com o projeto, sem vãos quaisquer para incorrer no vazamento do concreto.

É nessa etapa que também é realizado o sistema de drenagem, necessário em um muro em concreto armado. Os materiais mais usados sãos os tubos de PVC, dispostos ao longo da parede para eliminar a água sugada pela terra.

Armações e paredes dos muros de contenção

Concretagem das paredes

Essa é a etapa final no caso de um muro de arrimo de concreto armado. A concretagem das paredes é feita com atenção, visando o preenchimento total e de forma adequada da caixaria. Tanto o concreto foi feito na obra quanto o que é comprado, deve estar no traço devido, pastoso e homogêneo.

Leia + sobre o tema: Piso de Concreto – 32 Projetos e fotos para se inspirar + Dicas de uso!

Processo de construção de muros de arrimo


Já está craque sobre muro de arrimo? Esperamos que nosso post tenha esclarecido suas principais dúvidas e inspirado para elaborar seu próprio projeto.

Aproveite para ler também outros conteúdos relacionados:

Muro de Vidro – 40 Inspirações, fotos e modelos de fachadas!

Muro pré-moldado – O que é? + Vantagens, preços e dicas!

Casas Geminadas – 40 Fachadas Modernas, Vantagens & Decoração!

Volte mais vezes para ficar por dentro de assuntos sobre decoração e construção. Até uma próxima!


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.