Como limpar piso vinílico?【2024】ᐅ Cuidados e passo a passo!

Você tem dúvida sobre como limpar piso vinílico de forma simples, mas que seja eficiente e sem causar danos à superfície?

Essa é uma questão comum às pessoas que escolheram o piso vinílico para compor os ambientes da casa, do escritório, consultório ou quaisquer outros. A saber, esse é um dos materiais mais procurados no mercado seja para construir ou reformar. Muita gente tem trocado outros pisos pelo vinílico.

Como limpar piso vinílicoUma das informações principais sobre o piso vinílico é a sua baixa resistência à água e umidade. Dessa forma, não é indicado para áreas externas e locais com grande umidade como banheiros, cozinhas e lavanderias.

Por isso há sempre um receio sobre como limpar piso vinílico. Afinal, como a limpeza poderá ser eficaz se não puder utilizar pelo menos água? Como limpar piso vinílico 2

Não é preciso se preocupar tanto assim. Mesmo tendo essa restrição em relação à água, os vinílicos são construídos a partir de altas tecnologias.

Eles se aproximam muito visualmente de materiais originais como a madeira, por exemplo, e podem ser uma alternativa para não ter que aplicar tratamentos contra pragas ou impermeabilizantes.

Entre suas vantagens, além da beleza e versatilidade, está o conforto térmico, sendo bastante aconchegante ao toque.
Como limpar piso vinílico 4E para manter todos esses pontos positivos, é imprescindível que algumas manutenções sejam feitas. Uma delas é a limpeza regular e com os materiais corretos.

Essa atividade é determinante para durabilidade do piso. Caso seja feita de maneira errada o piso pode estufar, sofrer riscos, manchas, entre outros problemas.

Mantenha a beleza do piso vinílico com uma boa limpeza
Mantenha a beleza do piso vinílico com uma boa limpeza

Pensando em ajudar você nessa “missão”, resolvemos elaborar esse post. Conheça o que é o piso vinílico, suas vantagens e desvantagens, bem como como fazer a limpeza dele para garantir maior resistência e segurança. Acompanhe!

Tópicos

Como limpar piso vinílico 1 O que é piso vinílico?

O piso vinílico é composto basicamente por PVC, aditivos e minerais. Segundo especialistas, é um piso de fácil instalação, mas precisa necessariamente que o contrapiso esteja pronto para recebê-lo, nivelado e limpo. Muitas vezes é preciso fazer uso de massa niveladora para obter um resultado adequado.

Ele pode vir em réguas, placas ou mantas, então você pode escolher a opção que mais se enquadra com o seu projeto. Contar com ajuda profissional pode ser determinante para a compra do melhor modelo.

Como limpar piso vinilico e deixa lo novinho em folha
O piso vinílico pode ser aplicado em réguas, placas ou manta

Além da aplicação sem muitas complexidades, o piso vinílico é um material leve e com preços acessíveis se comparado com outros do mesmo padrão.

Pode ser uma ótima opção para quem possui animais de estimação por que é menos deslizante do que os pisos laminados, por exemplo.

Como limpar piso vinílico e deixar ele brilhante
O piso vinílico é indicado para pessoas que têm animais de estimação

A saber, trata-se de um piso com bom isolamento acústico, reduzindo ruídos e barulhos, principalmente de sapatos e saltos. Ou seja, é uma boa para sobrados ou então apartamentos. E por conta do isolamento térmico, mantém a temperatura do toque agradável, não absorvendo calor ou frio do ambiente.

Fora tudo isso, ele conta com imunidade contra cupins e outras pragas. Isso fará você ter uma economia nos custos dos materiais de proteção, necessários no caso das madeiras, por exemplo.

Como limpar piso vinilico e deixar sua sala um arraso
A maioria das marcas de vinílicos possui produtos com tratamento antipragas

Sua espessura pode variar entre 2mm e 5mm. Sendo que, geralmente, as menores medidas são para uso residencial e as maiores para uso comercial devido à grande circulação de pessoas.

Procure saber com o fabricante ou vendedor a qualidade do piso vinílico que pensa em adquirir.

Piso vinílico cai bem no escritório e por isso deve estar com a limpeza em dia
Piso vinílico cai bem no escritório e por isso deve estar com a limpeza em dia

Qual o ambiente para melhor aplicação?

O piso vinílico foi desenvolvido para ambientes internos como: salas de estar, salas de jantar, quartos, corredores, escritórios ou consultórios.

A instalação em cozinhas e lavabos é arriscada, pois o contato com água nesses ambientes é quase inevitável. Porém, há projetos em que se faz essa escolha. Aí parte de cada proprietário a decisão e cuidados posteriores.

De acordo com as marcas e entendidos nesse modelo de revestimento, a água ou umidade excessiva pode estufar e acabar descolando o piso.

Como limpar piso vinílico na sala e cozinha integrada
Há quem escolha o piso vinílico para a cozinha. Nesse caso, ela é integrada com sala de jantar

O piso vinílico é uma tendência no mercado e pode agregar muito a ambientes modernos, contemporâneos, rústicos e clássicos dependendo de suas tonalidades e acabamentos. Há tons claros, escuros, do marrom ao acinzentado. Assim você tem várias opções para ver qual se adequa melhor.

Limpar o piso vinílico é importante para aumentar sua durabilidade e beleza
Limpar o piso vinílico é importante para aumentar sua durabilidade e beleza

Como limpar piso vinílico? – Passo a passo

O passo a passo para limpar o piso vinílico é bem simples. Não é necessário muitos materiais para uma limpeza eficiente.

Os materiais básicos são:

  • Vassoura de pelo ou aspirador de pó
  • Pano
  • Água
  • Detergente neutro
  • Removedor (se necessário)
Limpe o piso vinílico com segurança
Limpe o piso vinílico com segurança utilizando os materiais certos

Passo um:

Varrer bem o piso com uma vassoura de pelos. Se preferir o uso do aspirador de pó é muito válido. Não usar vassoura de piaçava, pois pode arranhar o piso e tirar o brilho da peça. 

Passo dois:

Hora de usar pano com água com detergente. Umedeça levemente o pano com água e detergente e passe no chão. Nada em abundância, lembrando que o excesso de umidade pode afetar negativamente o piso.

Passe aspirador de pó no lugar da vassoura se preferir
Passe aspirador de pó no lugar da vassoura se preferir

Passo três:

Se tiver alguma mancha que não foi removida com o uso do pano úmido com água e detergente, utilize removedor para as tirar as marcas mais densas.

Passo quatro:

Passe um pano úmido apenas com água para remover a solução com detergente.

Como limpar piso vinilico sem estufar o material
Como limpar piso vinílico sem estufar o material

Passo cinco:

Para um resultado ainda mais bonito, o enceramento do piso é uma ótima opção.

Você pode passar uma cera acrílica própria para piso vinilico e depois finalizar com enceradeira polidora com disco vermelho ou verde.

Encerar piso vinílico para deixar ainda mais lindo
Encerar piso vinílico para deixar ainda mais lindo

Pronto! A limpeza adequada já foi efetivada no seu piso vinílico 🙂

Vale lembrar que nunca se deve jogar um balde d’água direto no piso!

Abaixo você pode conferir um passo a passo de limpeza de piso vinílico sendo feito na prática:

Materiais que devem ser evitados

Não poderíamos nos esquecer de frisar os materiais que NÃO podem ser usados na hora de limpar o piso vinílico. Conheça os principais deles:

  • Água sanitária
  • Desinfetantes
  • Aguarrás
  • Esponja de aço
  • Vassoura de piaçava
  • Produtos químicos abrasivos

Seguindo essas dicas com certeza você estará prolongando a beleza e resistência do piso vinílico.

Como limpar piso vinílico 3


Entendeu como limpar piso vinílico de forma simples e eficaz? Esperamos que nosso post tenha lhe ajudado a esclarecer dúvidas! Caso tenha mais alguma, pode nos mandar!

Aproveite para ler também outros artigos relacionados:

Pisos para Cozinha – Como Escolher? + 65 Decorações Belíssimas!

Pisos para Sala – 75 Tipos mais usados + Dicas de como escolher!

Piso que Imita Madeira – Qual o melhor? 90 Ideias de decoração!

Volte mais vezes para descobrir novidades do mundo da construção. Até mais!


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.