Closet Aberto – É Melhor do que Fechado? + 45 Modelos Incríveis!
O que acha de investir em um closet aberto para organizar suas roupas? Essa é uma tendência super em alta e que tem sido adotada até mesmo pelas famosas.
Em vez de escolher um guarda-roupas tradicional, com portas que impedem que os objetos sejam visualizados, dá para optar por um cabideiro e estantes completamente abertas.
Elas ajudam o usuário a enxergar tudo o que tem ali a sua disposição para vestir. Além disso, deixam os itens mais arejados.
A saber, é uma tarefa difícil deixar esse espaço bem organizado. Porém, quando se consegue esse feito, o resultado é muito gratificante. Daí é só manter a arrumação para que valha a pena ter um closet assim.
Closets abertos são a moda da vez. Que tal conhecer um pouco sobre eles? Explicitaremos nesse post as principais questões relacionados a esse tipo de closet, bem como mostraremos imagens.
Tudo isso para ajudar você a escolher o melhor estilo de decoração para aquele cantinho de guardar as roupas, os acessórios e os calçados. Acompanhe!
Tópicos
Closet Aberto x Fechado: Qual escolher?
Ter um closet é o sonho de muita gente, sobretudo das mulheres, que são conhecidas por acumularem mais peças de roupas e de acessórios.
No entanto, uma dúvida comum é quanto ao formato desse closet: com ou sem portas?
Como dissemos, está em voga o closet aberto, no qual os cabideiros, nichos, bem como as prateleiras não têm portas para “esconder” o conteúdo. Por outro lado, há os fechados, que são mais tradicionais e podem ser eficientes do mesmo modo.
Sendo assim, quem não sabe qual escolher vive se perguntando qual seria a melhor opção.
Em primeiro lugar, é preciso pensar em um closet que seja adequado para o seu estilo de vida e de consumo, claro. Por exemplo:
- Você tem muitas roupas?
- Você vive comprando roupas novas?
- Tem muitos sapatos?
- Muitos acessórios?
- Há um espaço em sua casa que possa virar um closet?
- Você é uma pessoa organizada?
- Tem tempo disponível para organizar suas coisas?
- Consegue limpar o quarto / closet com frequência?
A priori, essas são questões que devem ser pensadas por você. Geralmente o closet pode ser adotado por qualquer pessoa. Ele deverá somente se adequar, por exemplo, à área disponível, à quantidade de roupas, etc…
Para ajudar a escolher: vantagens e desvantagens
Qual closet então seria o ideal para a sua casa: aberto ou fechado?
- Vantagens do closet fechado:
- Protege as roupas da poeira;
- Esconde a bagunça;
- Portas espelhadas ampliam o espaço;
- Portas de vidro protegem da poeira e ajudam a visualizar as roupas.
- Desvantagens do closet fechado:
- Portas no closet deixam o espaço com cara de guarda-roupa tradicional;
- Impede a visualização das roupas e demais peças;
- Dificulta a escolha das peças na hora de se vestir;
- Pode ocasionar mofo e ácaros, péssimos para a conservação das peças.
- Desvantagens do closet aberto:
- É muito mais fácil de acumular poeira;
- Mostra a bagunça do local, caso a pessoa não seja organizada;
- Deve-se criar uma rotina de organização;
- Se o closet não for constantemente organizado pode interferir na decoração;
- Vantagens do closet aberto:
- As peças ficam expostas para você visualizar e escolher facilmente;
- Você encontra sem dificuldade até aquelas peças que ficariam escondidas com as portas;
- Permite que as peças guardadas fiquem arejadas sempre;
- Se tiver janelas, as peças também podem receber a luz do sol;
- É mais moderno, diferente dos guardas-roupas tradicionais.
Com esse balanço entre um e outro você consegue perceber qual é o closet que se encaixa melhor as suas necessidades.
A seguir você poderá ver imagens inspiradoras de closets abertos que selecionamos para facilitar a organização de sua casa. Vamos ver então?
Fotos e Modelos de Closet Aberto
Há dois modelos de closets abertos mais usados atualmente: os planejados, que costumam ser mais chiques e expansivos; e os simples, mais escolhidos para ambientes pequenos.
Fique por dentro das soluções para criar um closet aberto, porém, muito bem organizado, original e que combina com a sua decoração.
Planejado
O closet planejado, assim como qualquer outro móvel desse tipo, é encomendado sob medida.
Ou seja, você é quem determina quais serão as dimensões dele, como a altura, a largura e a profundidade. Além disso, vai ser de sua responsabilidade escolher, por exemplo, as divisórias de seu closet, bem como os nichos, as prateleiras e os cabideiros.
Você precisa se atentar à localização de cada funcionalidade. Pense bem nessa formulação, pois é bacana que o closet seja extremamente útil para o seu dia a dia.
O mais legal de adotar o closet planejado é que ele terá o tamanho perfeito para armazenar as suas roupas, os seus calçados e os seus acessórios. A ideia é que não falte nem sobre espaço demais. Se adequando ao seu estilo de vida, bem como às peças que você já tem.
Vale lembrar que o móvel planejado também pode ser do material que você desejar. Isso também vai depender do profissional / da loja escolhida para encomendá-lo. Muitas vezes o local só trabalha com madeira ou com ferro, e aí você deve saber qual é o material.
Mas saiba que é possível fazer um closet de inúmeros materiais. Por exemplo:
- Madeira maciça;
- MDF;
- MDP;
- Ferro;
- Aço;
- Alvenaria, etc.
A saber, o closet planejado aberto, além de ter prateleiras, nichos e cabideiros, pode também contar com gaveteiros. Eles são ideais para guardar, por exemplo, roupas íntimas, lenços, cintos, bem como outros acessórios menores.
Confira abaixo então mais ideias de closets abertos planejados:
Simples e Pequeno
A maioria das pessoas procura por closets pequenos e que se adaptem à realidade de suas casas. Muitas vezes esse espaço fashion é incluído no próprio quarto, dando uma cara diferente ao lugar onde ficava o antigo guarda-roupa.
Se você deseja transformar seu quarto, deixando-o mais estiloso, pode apostar em um closet simples e pequeno.
Há algumas ideias bacanas para você criar um closet completo, porém econômico. Dá para reutilizar peças que você já tem em casa ou aqueles que podem ser transformados em um móvel, como é o caso dos pallets.
Com pallets e caixotes de feira, por exemplo, você pode criar um guarda-roupa aberto, com espaço para todos os tipos de vestimentas. Há lugar para por desde as roupas dobráveis e de cabideiros até os calçados.
Até mesmo uma escada velha que você tem em casa pode ser reformada para se tornar uma espécie de cabideiro.
Outra dica DIY é decorar caixas, sejam de papelão, de madeira ou de MDF, por exemplo, para que sirvam como “gaveteiros” para guardar peças de roupas, acessórios, bem como sapatos.
Closets pequenos devem ser bem organizadosAgora se você quer fugir do “trabalho” de um móvel manual, pode também procurar alternativas em lojas especializadas, físicas, bem como e-commerces.
Algumas contêm peças bem legais, simples e baratas, ideais para cômodos pequenos e que ajudam bastante na organização das roupas.
Lembrando que antes de comprar é muito importante fazer a medição do espaço e ver se “bate” com o móvel pesquisado. O intuito é que seja um closet que supra as suas necessidades, que permita uma boa visualização das peças e que combine com o restante da decoração.
Ah! A saber, você também pode “montar” o seu closet escolhendo peças avulsas. Por exemplo: um gaveteiro, um cabideiro, alguns nichos, algumas prateleiras… tudo de acordo com o que você precisa.
Se o intuito é “não ter portas” fica muito mais fácil de adequar móveis a esse espaço útil, sem precisar de um guarda-roupa tradicional.
A seguir há imagens bem esclarecedoras de closets pequenos, bem como simples abertos. Veja só então:
O que achou de nosso post sobre closet aberto? Esperamos ter sanado todas as suas dúvidas, bem como inspirado você com as imagens, bem como as dicas. Volte mais vezes para conferir outros conteúdos relativos à construção e decoração.