Como projetar uma casa?【2024】| Dicas essenciais e programas

O sonho da casa própria é um sonho bastante frequente, e muitas vezes esse sonho acaba se passando para o papel, transformando o desejo em um projeto. E para ter um projeto mais eficiente e funcional, aprender como projetar uma casa pode ser uma alternativa viável para tornar o sonho uma realidade mais próxima e aprender truques e dicas que tornar o lar perfeito!

E se você está querendo aprender como projetar uma casa, reunimos dicas que vão te ajudar nesse processo de transferir tudo que está em sua mente para um projeto eficiente para a casa própria.

como projetar uma casa

Como projetar uma casa? #dicas

Se você passa horas do dia pensando na casa própria e em como seria o lar dos sonhos, reunimos dicas de como projetar uma casa, assim você pode transferir todas as suas ideias para o papel ou até mesmo para um programa de desenvolvimento de projetos.

As dicas vão te ajudar a pensar melhor no desenvolvimento do projeto, mas isso não significa que você está apto para o desenvolvimento completo do projeto, afinal só um profissional qualificado e da área de construção civil pode ser responsável pela obra.

  • Defina as necessidades: A primeira etapa para desenvolvimento de um projeto é elencar as necessidades para a casa. Desse modo, faça uma lista do que não pode faltar no projeto, definindo o número de dormitórios e banheiros, necessidade ou não de cômodos especiais como escritório, brinquedoteca, entre outros. Esse é o momento de definir o que não pode ficar de fora da sua casa dos sonhos.
dicas fáceis para projetar uma casa
Liste as necessidades e desejos para o projeto

como projetar uma casa

  • Posição dos cômodos: Antes de dar início ao projeto em si, é importante analisar a incidência de sol no terreno, pensando na melhor maneira de aproveitar a luminosidade natural e o aquecimento do sol. Assim, leve em conta a incidência solar no terreno em diferentes horários do dia, o que ajuda a definir a posição dos cômodos na casa. Considere, que o sol da tarde é mais quente, por isso lembre-se de que os cômodos que recebem incidência solar nesse horário tendem a ficar mais quentes, então, evite que quartos e ambiente que você utiliza durante muito tempo do dia fiquem expostos ao sol da tarde, evitando o calor excessivo no cômodo.
dica de incidência solar para projetar uma casa
O esquema mostra as faces da casa e a incidência solar
dicas de incidência do sol para construir casa
O esquema traz a incidência solar e dicas para o projeto
incidência do sol durante o verão e o inverno
Atente-se ao fato de que o sol muda de posição no verão e no inverno
  • Ventilação: Outro detalhe a se tentar durante o desenvolvimento de um projeto para a casa é em relação à ventilação, uma vez que aproveitar a ventilação natural é um ótimo recurso para reduzir custos com conta de energia, evitando o uso constante de ventilador e ar-condicionado. Para isso, uma alternativa bastante funcional é criar ventilação cruzada no projeto. Esse tipo de ventilação tem como característica criar vãos, como portas e janelas, em paredes opostas, direcionando o vento a entrar e sair da casa, de forma a renovar o ar e garantir maior fluxo de ventilação.
dicas para ter ventilação no projeto da casa
O esquema mostra como criar ventilação cruzada horizontal e vertical

como fazer ventilação cruzada

  • Localização do banheiro: Durante o processo de como projetar uma casa, é ideal evitar a localização do banheiro em áreas sociais e muito expostas. Essa dica é ideal para evitar constrangimentos, afinal já pensou em estar tomando um banho e ao sair enrolado(a) na toalha ter que passar por ambientes sociais com visitas até chegar ao quarto? Para evitar esse tipo de constrangimento, o desenvolvimento do layout da casa deve evitar que o banheiro fique completamente exposto para áreas sociais e de uso comum. Assim, é ideal que a porta desse ambiente não fique direcionada para cômodos como cozinha ou sala. Uma dica é posicionar o banheiro próximo dos quartos, criando um corredor que garanta um pouco mais de privacidade para área. No caso de ser um projeto com único banheiro que se estende para o uso de moradores e visitas, garanta que o ambiente tenha fácil acesso para as visitas, mas sem perder a privacidade.
dicas de plantas para projetar casa
O banheiro social fica próximo dos quartos e a porta abre para um corredor

modelos e inspirações de plantas

  • Agrupe áreas molhadas: Durante as construções de casas, os custos das instalações hidráulicas podem corresponder de 7% a 11% do valor total da construção. No entanto, é possível reduzir esse custo agrupando áreas molhadas, como banheiros, cozinhas e áreas de serviço. A proximidade destes ambientes pode reduzir o custo das instalações hidráulicas, uma vez que cômodos adjacentes ou até mesmo espelhos, como um banheiro dividindo parede com outro banheiro, podem compartilhar a mesma parede hidráulica, economizando nessa etapa da obra.
como economizar para projetar casa
A planta concentra ambientes molhados bem próximos uns dos outros
planta baixa de casa com 3 quartos
Na planta, os banheiros dividem paredes
  • Ambientes integrados: Uma característica de projetos modernos e que traz uma solução viável e até mesmo uma solução de economia para o projeto, é criar ambientes integrados, diminuindo a quantidade de paredes dividindo os cômodos. A ideia de criar ambientes integrados garante uma sensação de maior amplitude ao espaço, o que também é uma solução perfeita para casas pequenas. Assim, na hora de projetar a casa, aproveite para criar ambientes integrados, como cozinhas americanas com integração com a sala de estar e sala de jantar.
projeto de casa com ambientes integrados
A integração dos espaços dá sensação de mais amplitude

dicas para um projeto funcional

Sugestões de programas para projetar casas

E se você fica sonhando em projetar a própria casa, a primeira etapa é fazer um esboço no papel, seguindo as dicas anteriores e criando uma prévia do projeto.

Para um projeto mais fácil de visualizar e mais completo, há a possibilidade de criar plantas baixas e plantas 3D, utilizando programas específicos para desenvolvimento de projetos, que trazem ferramentas variadas para o desenvolvimento da proposta.

Para esse desenvolvimento de projetos, elencamos alguns programas que podem ser bastante funcionais para essa etapa:

  • Sweet Home 3D;
  • My Virtual Home;
  • AutoCAD

dicas de programas para projetar casa

Alguns desses programas exigem mais conhecimento e habilidades, mas vale a pena testá-los!

 

Com certeza essas dicas podem ajudar bastante na hora de transferir o sonho para o papel, mas é imprescindível contratar um profissional qualificado, que é capaz de trazer soluções mais eficazes para o projeto, além de fazer cálculos estruturais e que garantem segurança para obra.


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.