Projeto Elétrico ➞ 8 Passos e Dicas para Planejar【2024】

Não tem como negar que no Brasil o número de acidentes causados devido à sobrecarga, popularmente conhecido como curto-circuito aumentou consideravelmente nos últimos anos. Na grande maioria dos casos , estes acidentes ocorrem por causa de instalações elétricas precárias ou projetadas da forma incorreta. De acordo com algumas pesquisas esse é um problema comum em residências devido principalmente a falta de conhecimento sobre projeto elétrico.

Entre as principais causas que provocam um curto-circuito podemos encontrar o envelhecimento da rede elétrica, que muitas vezes você é antiga e requer manutenção. Além disso, existe também o uso incorreto das tomadas, que n grande maioria dos casos são sobrecarregadas devido ao excesso de equipamentos ligados a ela.

Se você está construindo ou reformando e deseja a garantir que o projeto elétrico da sua casa seja feito da forma correta, nesse post você pode conferir os principais assuntos para garantir que a sua casa receba a instalação de forma correta e segura!

Tópicos

Dúvidas frequentes – FAQ

Sem dúvidas, garantir a boa execução de um projeto elétrico é uma das principais preocupações na hora de construir ou reformar uma casa. Uma boa instalação elétrica garante durabilidade, conforto, bom funcionamento e principalmente segurança.

Para garantir que a sua casa receba o máximo de proveito que um projeto pode oferecer, falaremos a seguir sobre tudo que envolve uma instalação elétrica seguindo as normas de segurança exigidas.

Dicas para projeto elétrico2

O que é e para que serve o projeto elétrico?

Um projeto elétrico nada mais é do que a previsão escrita da instalação elétrica com todos os seus detalhes, desde a localização dos pontos de utilização da energia elétrica até trajeto dos condutores, comandos, seção dos condutores, divisão de circuitos, carga de cada circuito, dispositivos de manobra, carga total, entre outros.

De forma geral um projeto elétrico possui quatro partes, sendo elas:

  • Memória: é nela que o projetista justifica e descreve a sua solução.
  • Conjunto de plantas: esquemas de detalhes nos quais deverão conter todos os elementos importantes para que o projeto seja executado da forma correta.
  • Especificações: onde são descritos os materiais que serão usados e as normas que devem ser seguidas para sua aplicação.
  • Lista de materiais: descrição de todos os materiais e quantidades necessárias para o projeto.

Dicas para projeto elétrico1

Planta para projeto elétrico3

Planta para projeto elétrico4

Planta para projeto elétrico5

Planta para instalação elétrica6

Planta para projeto elétrico7

Planta para instalação elétrica8

Planta para instalação elétrica9

Quais suas vantagens?

Além de garantir uma boa execução da instalação elétrica e também a segurança da residência prevenindo risco de curto circuitos, investir no projeto elétrico garante muitas vantagens para sua reforma ou construção, sendo elas:

  • Economia na compra dos materiais.
  • Economia na execução das instalações.
  • Segurança.
  • Dimensionamento personalizado e correto atendendo as suas principais necessidades.
  • Previsão de consumo.

Quais são as desvantagens de não investir no projeto elétrico?

Não investir em um projeto elétrico para sua obra traz uma série de desvantagens, não só para a instalação, mas também para o orçamento. Entre as principais desvantagens estão:

  • Dificuldade na hora de executar a instalação elétrica.
  • Super dimensionamento dos circuitos.
  • Falta de segurança nas instalações realizadas.
  • Custos elevados devidos os erros de dimensionamento.
  • Instalações fora dos padrões exigidos pelas normas vigentes. 

É fundamental optar por um projeto elétrico, dessa forma sua residência recebe energia elétrica de forma segura e você evita danos futuros.

Como planejar e fazer um projeto elétrico #dicas

Agora que você já sabe para que serve um projeto elétrico e todas as suas vantagens e desvantagens, é hora de aprender como planejar e fazer um projeto elétrico para sua casa.

Para realização de um projeto elétrico é necessário seguir os seguintes passos:

  1. Análise da planta baixa: por meio da análise da planta baixa é possível aferir a quantidade de lâmpadas necessárias. De acordo com a  NBR 5410, a quantidade de iluminação mínima deve ser regulamentada a partir da área do ambiente. Além disso, é importante saber qual o perímetro e a função de cada local, já que a quantidade de PTUG’S (Pontos de Tomadas de Uso Gerais) depende exclusivamente dessa informação.
  2. PTUE’S e Fornecimento: Os pontos de tomadas de usos específicos (PTUE’S), não seguem uma norma específica. Eles dependem exclusivamente do aparelho e sua localização. Para fazer a determinação do fornecimento mínimo necessário, deve ser feita a soma das potências ativas de todos os pontos.
  3. Determinar os circuitos elétricos: para garantir a segurança na instalação elétrica é necessário que os circuitos elétricos possuam em média 10 amperes de corrente. Dessa forma, sua corrente máxima deve possuir apenas mais um circuito com aparelho de potência alta, como um ar-condicionado, por exemplo. No mais, recomenda-se a separação de circuitos de iluminação das tomadas.
  4. Quadro de distribuição: primeiro determine o local onde será fixado o quadro de distribuição, após defina o local de alimentação dos pontos de consumo.
  5. Corrente elétrica: para determinar a corrente elétrica são necessárias fórmulas matemáticas calculadas com o intuito de evitar circuitos com mais de 10 A.
  6. Dimensionamento do disjuntor: o tipo de disjuntor depende do tipo de fornecimento e sistema de distribuição da empresa de eletricidade que atua na cidade.
  7. Planta de locação de pontos elétricos: ao finalizar o quadro de potência, a parte elétrica deve ser aferida. Na planta de locação encontram-se todos os pontos de iluminação, tomadas de uso específico e tomadas de uso gerais.
  8. Diagrama unifilar: nesse diagrama se encontra apresentação da alimentação da concessionária, o quadro de distribuição, o quadro de mediação e os circuitos finais. O objetivo é verificar de forma rápida e simples quantos condutores irão passar em determinados eletrodutos, além de seus respectivos trajetos.

É importante entender que para fazer um projeto elétrico é necessário contar com o apoio de um engenheiro civil ou técnico em elétrica, isso nos casos de instalações mais simples. Já nos casos de projetos mais complexos é necessário a mão de obra de um engenheiro eletricista que será o responsável técnico da obra.

Gostou das nossas dicas para projeto elétrico? Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário abaixo.


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.