Tamanho de garagem e carros【2024】| Como acertar na medida?

 

Acertar o tamanho de garagem é primordial para manter o carro seguro e manter uma boa circulação no local. 

Independente do imóvel, você deve se atentar a alguns pontos antes de projetar a garagem. De modo geral, o espaço precisa comportar perfeitamente o seu carro, seja mini, popular ou de grande porte.

Por isso, vale saber quais são as medidas de um carro e se atentar a algumas dicas essenciais. Leia o post completo e tire suas dúvidas.

tamanho de garagem

O fator “espaço” é o principal quando se trata de uma garagem. Segundo especialistas, tudo depende do número de carros que deve abrigar, por isso pode ser convencional, dupla, tripla e assim por diante.

Em grande parte das residências, as garagens comportam um ou dois carros, que podem ficar de lado ou um atrás do outro. A variação de dá de acordo com cada projeto, por isso é importante que o arquiteto faça a disposição na planta da casa.

Por outro lado, a garagem pode ser instalada em algum lugar no jardim, porém com uma cobertura para evitar a exposição direta do veículo ao sol e chuvas. Por isso, tanto a altura quanto comprimento e largura devem ser considerados.

modelo de garagem

De modo geral, o espaço deve ser necessário para abrir as portas sem que encostem nas paredes, além de garantir boa circulação das pessoas, evitando que esbarrem na traseira ou frente do automóvel.

Se possível, é interessante deixar até um espaço a mais em relação ao padrão de medidas do carro. Assim, a garagem pode comportar outros modelos, principalmente os mais robustos, caso você troque o veículo futuramente.

Quais as medidas de um carro?

Por padrão, quais são as medidas de um carro?

Nesse caso, vale considerar as medidas incluindo os espelhos retrovisores abertos. Grande parte das fichas técnicas dos veículos não destacam esses adereços, o que pode ser um problema para garagens com espaço reduzido – ao menos que sejam dobráveis.

De acordo com o site Carro de Garagem, a classificação básica se dá por carros mini, carros comuns e picapes grandes. Baseado nisso, as medidas são:

  • Carro Mini

Largura – 1.9 metros

Comprimento – 3.7 metros

Altura – 1.4 metros

  • Carro Comum

Largura – 2.1 metros

Comprimento – 4.9 metros

Altura – 1.5 metros

  • Picape Grande

Largura – 2.6 metros (com espelhos) e 2.1 metros (com espelhos dobrados)

Comprimento – 6 metros

Altura – 2 metros

Vale destacar que a maioria dos carros populares tem medidas similares, em uma curva aproximada de 3.8 a 4.5 metros de comprimento e 1.6 a 2 metros de largura. A altura varia de 1.5 a 2.5 metros. Portanto, a garagem pode seguir essas medidas aproximadas. Assim, você terá um espaço confortável para guardar o veículo e circular livremente pelo local.

modelos de carros

Para saber mais, indicamos consultar a tabela de medidas do carro diretamente no site das montadoras – principalmente se for comprar o carro após construir a garagem.

Como acertar no tamanho de garagem? #dicas

Quais são as melhores dicas para acertar no tamanho de garagem?

  • Primeiramente, defina se a garagem será aberta ou fechada. No segundo caso, será necessário instalar um portão e o espaço ficará ainda mais limitado em relação à circulação;
  • Os portões automáticos que abrem lateralmente ou por fora são os mais indicados para qualquer tipo de garagem;
  • A cobertura é fundamental para deixar o carro protegido. Opte pela alvenaria comum, com telhas de cerâmica ou fibrocimento;
  • As garagens duplas ou triplas podem abrigar os carros enfileirados ou lado a lado. Para cada situação, as medidas devem ser dobradas ou na largura ou comprimento;

garagem tripla

  • A maioria dos carros comuns têm medidas semelhantes, porém, é importante avaliar cada automóvel individualmente para saber se a garagem pode comportá-lo;
  • Não deixe que as portas do veículo encostem na parede. Com o tempo, prejudica a pintura, causa arranhões e deixa a saída do carro super desconfortável;
  • Evite usar a garagem para acumular objetos, ao menos que tenha um bom espaço para isso;
  • Mantenha o portão sempre fechado para garantir a segurança do carro e de toda a casa;
  • Construa a garagem baseado no estudo de especialistas. Se necessário, contrate arquitetos para realizar uma projeção exata de acordo com suas necessidades.

Para finalizar, veja fotos de projetos de garagem residencial e inspire-se. 

garagem residencial garagem planejada garagem para casa garagem pequena garagem com portao garagem comum garagem de carros garagem moderna

como projetar uma garagem

como fazer uma garagem casa com garagem


Enfim, esperamos que essas dicas tenham esclarecido suas dúvidas sobre tamanho de garagem e carros. Tem dúvidas? Deixe um comentário. Aproveite e compartilhe o conteúdo também. Até mais.


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.