Piso antiderrapante – Onde usar? + 75 modelos na decoração!

Segurança é fundamental em qualquer projeto construtivo. Não é à toa que o piso antiderrapante tornou-se uma necessidade para o revestimento de escadas, garagens, áreas de piscina e todos os cômodos de uma casa.

De fato, essa opção ajuda a evitar escorregões, quedas e até acidentes mais graves, sobretudo se na residência há idosos e crianças. Sendo assim, vale a pena instalar em sua casa para deixá-la mais protegida.

Com tanta importância, é interessante entender mais sobre o piso antiderrapante e as áreas que precisam desse revestimento. Para tirar todas as suas dúvidas, preparamos este guia completo com dicas + 75 fotos.

Tópicos

piso antiderrapante para quintal 1
Aprenda a escolher o melhor piso antiderrapante para seu projeto!

A escolha do piso pode ser uma tarefa difícil para muitas pessoas, visto a grande variedade de modelos no mercado. Entretanto, boa parte possui características antiderrapantes, uma característica que faz toda a diferença quando se trata de segurança.

Os pisos antiderrapantes podem ser de diversos materiais e possuem um acabamento diferenciado. A ideia é evitar que fiquem escorregadios, sobretudo quando chove ou quando é lavado. Em todo caso, há locais em que a instalação desses pisos é fundamental.

piso antiderrapante rústico
O piso de cerâmica deixa a varanda com um aspecto rústico elegante

Onde usar piso antiderrapante?

Segundo especialistas, é indicado instalar piso antiderrapante em áreas molhadas, propensas a gordura e umidade. No primeiro caso, as áreas externas em si.

Todo quintal, áreas de piscina, varandas e decks de lazer estão expostos às chuvas, ainda mais em dias quentes de verão. Um piso molhado representa perigo para qualquer pessoa que circule no local, por isso o sistema antiderrapante ajuda a evitar quedas.

Já nas áreas internas, esse tipo de piso é essencial para cômodos como cozinha e banheiro. De modo geral, os revestimentos devem contar com relevos ou superfície que aumente o atrito ao andar, fatores que fazem toda a diferença para pessoas com mobilidade reduzida, como os idosos.

Pisos de alto polimento possuem um visual estético incrível, mas podem causar quedas e escorregões. Sendo assim, devem ser instalados em locais com baixa circulação de pessoas, como quartos ou salas.

Seguindo as normas de instalação, sua casa fica mais protegida e segura para que todos possam circular com tranquilidade. Além disso, o piso pode dar um plus na decoração, visto que há tipos diversos à venda nas lojas.

piso antiderrapante
Belas opções de revestimento para varandas e quintais

Fotos e modelos de piso antiderrapante

O piso antiderrapante apresenta grande versatilidade quando se trata do material, acabamento, cor e modelo em si. Conheça as versões mais tradicionais:

Pedras: pisos com pedras brutas são opções básicas e acessíveis para instalar em áreas externas. Elas possuem um acabamento antiderrapante e ainda dão um charme rústico ao cenário. Segundo especialistas, as mais indicadas são: miracema, pedra Goiás, e pedra de São Tomé.

Por outro lado, pedras lisas não são recomendadas para pisos antiderrapantes, como aquelas que possuem acabamento polido.

Cerâmica/Porcelanato: o piso de porcelanato acetinado chama atenção pela versatilidade, beleza e resistência. Não é à toa que esse material é indicado para as mais diversas superfícies. Além disso, há boa variedade de cores e texturas.

Piso de cimento: as opções cimentícias são fáceis de instalar, são antiderrapantes, atérmicas e tem ótima durabilidade. São instaladas em placas e podem ter acabamento de cimento queimado, que valoriza a decoração de qualquer espaço. Entretanto, necessitam de manutenção frequente para que fiquem sempre com um bom aspecto.

Piso emborrachado: é uma alternativa sustentável e que pode ser confeccionada com vários materiais diferentes. Além de garantir segurança em qualquer área, ainda é capaz de absorver o impacto e o som.

piso antiderrapante estampado
Além de antiderrapante, o piso pode ser estampado

Madeira: pisos de madeira dão um toque exuberante à decoração e se adaptam perfeitamente a áreas internas, como escadas e banheiro, por exemplo. Já nas áreas externas, são ideais para áreas de piscina e decks.

Ladrilho Hidráulico: além de melhor o visual estético de qualquer local, o ladrilho hidráulico possui acabamento sem polimento, várias cores e estampas. Uma bela opção para cozinhas e para dar acabamento a outro tipo de piso antiderrapante.

Fulget: o piso fulget possui um aspecto bem peculiar, afinal, é o resultado de pedras naturais trituradas. A textura é áspera e as cores neutras se destacam. Indicado para piscinas, varandas e garagens.

piso antiderrapante para área externa
Há vários modelos de porcelanato para revestir áreas externas

Para inspirar você, selecionamos várias fotos de piso antiderrapante para diversos locais.

Piso antiderrapante externo

Áreas externas costumam ter circulação frequente de pessoas, por isso os pisos devem garantir segurança. Além disso, estão expostas diretamente a intempéries, seja o sol direto ou as chuvas.

Sendo assim, o piso deve ter boa resistência e qualidade. Do mesmo modo, a limpeza e a manutenção fazem toda a diferença para que o material dure por muito tempo e para evitar o acúmulo de resíduos na peça.

Além disso, o piso antiderrapante externo pode valorizar a decoração de determinada área, como em passeios, em áreas de piscinas, em decks e na fachada da casa em si. Modelos coloridos, com desenhos e formas diferentes se destacam e dão um plus no visual estético do ambiente.

Piso antiderrapante para quintal e varanda

Quintais e varandas podem contar com pisos de vários modelos. Muita gente opta pela cerâmica ou porcelanato acetinado, pois são acessíveis e fáceis de instalar, os melhores custo-benefício do mercado.

Por outro lado, os pisos cimentícios são boas propostas para quem busca uma alternativa convencional. Já os pisos de pedras brutas conferem um visual rústico encantador a essas áreas, sobretudo se há grande jardim no local. Por fim, os pisos de madeira são boas ideias para varandas pequenas e planejadas.

piso antiderrapante antigo
Piso cerâmico para uma área planejada
piso antiderrapante de madeira
O deck de madeira garante segurança ao projeto
piso antiderrapante de pedras
Vários modelos de pedras naturais em cores complementares
piso antiderrapante de porcelanato para quintal
Cores neutras se destacam no revestimento de piso de quintais
piso antiderrapante de porcelanato
Uma opção rústica para uma varanda moderna
piso antiderrapante e varanda
Você pode unir diversos tipos de revestimento
piso antiderrapante externo
O fulget é perfeito para fachadas e garagens
piso antiderrapante para o jardim
Bela opção para um passeio em grandes quintais
piso antiderrapante para o quintal
Tendência rústica que valoriza a décor do jardim
piso antiderrapante para quintal
Pedras naturais podem formar desenhos incríveis

Piso antiderrapante para garagem

Tanto a garagem quanto a entrada da casa podem contar com um piso antiderrapante em diferentes texturas. É interessante escolher um modelo que deixe toda a fachada elegante.

Entre as melhores indicações estão os pisos de concreto, o famoso concregrama (placas instaladas sobre a grama), pedras naturais, cerâmicas e pisos intertravados. O mesmo vale para rampas. Em todos os casos, o revestimento não deve ter acabamento liso.

piso antiderrapante para garagem com grama
A cerâmica é instalado em meio à grama
piso antiderrapante para garagem com placas de concreto
Placas de concreto valorizam a fachada dessa casa moderna
piso antiderrapante para garagem de concreto cinza
O piso possui um belo acabamento e garante segurança
piso antiderrapante para garagem de concreto
O pisograma é ideal para garagens
piso antiderrapante para garagem de grama
Concregrama para fachadas
piso antiderrapante para garagem de ladrilho
As rampas devem contar com pisos altamente seguros
piso antiderrapante para garagem de pedra
Pedras naturais combinam com o portão de madeira
piso antiderrapante para garagem grande
Um padrão moderno inovador para uma casa urbana
piso antiderrapante para garagem intervalado
Pisos intertravados são opções básicas e acessíveis

Piso antiderrapante para piscina

A área da piscina costuma ficar molhada com frequência devido ao entra e sai dos usuários. Sendo assim, precisa de um piso que mantenha todos protegidos, sem perigo de escorregões e quedas.

As opções de cerâmica são boas apostas, assim como pisos de madeira. Para dar um toque conceitual ao cenário, as pedras naturais ou o porcelanato podem combinar com o mesmo revestimento de muros e paredes. Em todo caso, vale escolher modelos com ótima textura e tonalidades.

piso antiderrapante para area externa
O piso cerâmico incrementa a área da piscina
piso antiderrapante para piscina com pedra rústica
A borda é personalizada com piso de pedras
piso antiderrapante para piscina com pedra são tomé
Uma proposta convencional para pequenas varandas e quintais
piso antiderrapante para piscina de cerâmica
O piso pode ser instalado seguindo vários conceitos
piso antiderrapante para piscina de madeira
O piso de madeira dá um charme rústico ao espaço
piso antiderrapante para piscina escuro
Os pisos podem ter diferentes estampas
piso antiderrapante para piscina grande
Uma tendência sofisticada para casas grandes e modernas
piso antiderrapante para piscina
Um belo conceito para um jardim belíssimo
piso antiderrapante para piscinas
Sem dúvidas, as opções de cerâmica são convencionais e acessíveis

Piso antiderrapante para banheiro

Quando se trata de áreas internas, você deve dar atenção especial para cômodos como o banheiro, por exemplo, que está sempre propenso a água e a umidade.

Entre os modelos mais simples estão a cerâmica e o porcelanato, famosos pela versatilidade e facilidade de instalação. Ambos devem contar com ranhuras e não ter acabamento polido. Opte sempre pelos naturais e acetinados, que não sejam lisos e uniformes.

Além disso, outras propostas são os pisos de ladrilho hidráulico, que melhoram o visual estético devido as estampas, bem como os pisos emborrachados, ideais para banheiros coletivos também.

piso antiderrapante de cerâmica
O banheiro moderno é todo revestido em cerâmica
piso antiderrapante de pedra para banheiro pequeno
Aspecto rústico em um banheiro pequeno
piso antiderrapante de pedras 1
Piso de cerâmica para um banheiro moderno
piso antiderrapante de porcelanato 1
Você pode combinar com revestimento de madeira
piso antiderrapante para banheiro coletivo
Piso emborrachado preto para um banheiro branco
piso antiderrapante para banheiro de pedra
Tendência ideal para quem gosta de ambientes com decoração rústica
piso antiderrapante para banheiro pequeno
O piso branco mantém o ambiente iluminado
piso antiderrapante para banheiro
Pisos customizados dão um plus na decoração
piso antiderrapante preto
O porcelanato preto dá um toque sofisticado ao ambiente

Piso antiderrapante para escadas

Escadas são estruturas que necessitam de um piso antiderrapante para garantir segurança aos usuários. Para escadas internas, as melhores opções são o porcelanato, madeira e cerâmica, todas sem acabamento polido para evitar escorregões.

Já as escadas externas podem ser revestidas com cimento queimado, com granito (que é muito resistente), além de pedras, como a São Tomé, que confere um charme rústico ao ambiente.

escada com piso antiderrapante
Piso de madeira na escada da sala
piso antiderrapante com madeira e concreto
A escada conta com piso de madeira e concreto
piso antiderrapante com madeira
O piso de madeira não deve ter polimento
piso antiderrapante de carpete para escada
Que tal instalar um piso de carpete?
piso antiderrapante de concreto
O piso de concreto tem aspecto moderno
piso antiderrapante de madeira
O piso de madeira combina com a decoração minimalista
piso antiderrapante para escada de madeira
A escada de madeira valoriza a decoração da sala
piso antiderrapante para escada externa
A escada externa tem um toque rústico
piso antiderrapante para escada moderna
Pisos emborrachados conferem segurança ao local

Piso antiderrapante branco

Se você quer deixar o ambiente iluminado e com sensação de amplitude, vale instalar o piso antiderrapante branco, sobretudo em espaços pequenos.

piso antiderrapante branco amadeirado
Versão de madeira ideal para a cozinha
piso antiderrapante branco de madeira
Tendência minimalista
piso antiderrapante branco de pedra
Pedras naturais incrementam a decoração da cozinha
piso antiderrapante branco em banheiro
O piso branco é ideal para banheiros pequenos
piso antiderrapante branco para banheiro
O piso de cerâmica combina com o revestimento da parede
piso antiderrapante branco para piscina
Piso branco para borda de piscinas
piso antiderrapante brancoo
O piso fulget dá um toque especial a garagem

Piso antiderrapante preto

Para quem busca uma opção sofisticada, indicamos o piso antiderrapante preto, que pode ser de cerâmica, porcelanato e até de cimento queimado.

piso antiderrapante preto com cerâmica
Versão de cerâmica para um banheiro amplo
piso antiderrapante preto de cerâmica para banheiros
O piso preto traz sofisticação ao banheiro
piso antiderrapante preto de cerâmica
O aspecto rústico valoriza a decoração
piso antiderrapante preto de porcelanato
Tendência P&B para um pequeno banheiro moderno
piso antiderrapante preto em banheiro
Piso emborrachado preto em um banheiro branco
piso antiderrapante preto emborrachado
Grande parte dos pisos emborrachados tem cor preta
piso antiderrapante preto para escada
A escada é revestida com piso antiderrapante emborrachado preto
piso antiderrapante preto para garagem
Pedras naturais dão um toque rústico à fachada, conforme mostra a imagem

De fato, faz toda a diferença instalar piso antiderrapante em sua casa. Aproveite as dicas e escolha a melhor opção para seu projeto. Esperamos que tenha gostado do conteúdo, comente e compartilhe. Boa sorte e até mais. piso


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.