Casas Geminadas – 40 Fachadas Modernas, Vantagens & Decoração!

Um projeto moderno e extremamente econômico, as casas geminadas atualmente são um dos projetos mais vistos por aí além de uma bela opção para quem está buscando adquirir a sua tão sonhada casa própria.

Tanto que no post de hoje a gente vai falar um pouco mais a respeito desse estilo de construção entre suas vantagens e desvantagens,também responder o por que desse estilo de moradia estar se tornando um dos principais opcionais para grande parte da população!

sobrados brancos geminados 01

Tópicos

Dúvidas sobre Casas Geminadas

Saiba a seguir oque é a arquitetura geminada e como reconhecê-la!

 O que é uma casa geminada?

Você já deve ter andado por vários lugares e sem dúvidas se deparou com aquelas casas “grudadas” todas gêmeas idênticas, que seguem o mesmo padrão arquitetônico da fachada, como os famosos projetos do governo e até construções modernas de estilo unificado. Pois é, essas são as casas geminadas!

casa geminada branca com garagem 09

Elas que são um verdadeira construção interligada uma a outra, já existem a tempos em outros países (que você sem dúvidas, já deve ter visto em filmes).

casas geminadas em Brownstones Brooklyn New York 02
Brownstone townhouses, Brooklyn, New York City.
casas geminadas americanas 06
casas de estilo geminado nos Estados Unidos.

No entanto a popularidade da arquitetura de uns anos pra cá se tornou grande no Brasil, tanto no setor de compra quanto no de venda. E dá pra entender bem o porque, afinal elas são econômicas,além de gerar um valor social de grande escala.

Tendo em vista o seu custo baixo,acessível para grande parte da população, delicadeza da arquitetura também é um dos pontos fortes e bastante atrativos. Sem contar que elas ainda podem ser encontradas, tanto em estilo térreo, como sobrados e até triplex sofisticadíssimos que agradam a todos gostos,estilos e bolsos!

casa geminada muro baixo 08

 

Quais suas vantagens e desvantagens?

Do terreno a fiação elétrica sempre tem o bônus e ônus nas mais diversas construções. Confira as principais delas:

vantagens e desvantagens das casas geminadas 05

Vantagens

  • Construções de baixo custo: Por serem quase que um prédio de versão horizontal, toda coluna de casas de estilo geminado divide a mesma tubulação de esgoto, água e até rede elétrica. No entanto elas tem um custo muito menor tanto para quem constrói quanto para quem compra!
  • Divisão igualitária: Todo o aparato de manutenção das casas também vai ser em conjunto assim como é o projeto, ou seja: Você vai dividir os custos da manutenção da sua casa com os seus vizinhos, tendo em vista que todos dividem a mesma estrutura. Oque pode ser uma mão na roda no final do mês!
  • Um terreno que pode virar investimento: Uma vantagem para quem tem um terreno amplo, é investir nas construções geminadas. Afinal ela vai dividir todo aparato de ambientação do projeto dependendo do terreno ele pode comportar até 3 casas. Se tonando uma ótima opção de investimento a longo prazo e gerar um lucro alto!
  • Segurança: Por ser uma construção conjunta a vantagem é sempre ter um vizinho a espreita assim como o fato de muitas casas geminadas geralmente serem construídas em condomínios. A vantagem nesse quesito é inegável, afinal quem não quer ter uma portaria 24 horas e segurança extra!
  • Padrões de construção diversos: Se você tem tanto um poder aquisitivo maior, quanto menor. É possível sim, encontrar casas assim tanto de custo baixo, quanto mais alto. Assim como diferentes versões, desde sobrados, casas térreas com piscina e muito mais.

 

Desvantagens

  • Falta de Privacidade: Que as casas conjuntas possuem uma falta de privacidade a gente já sabe. Assim como apartamentos e edificações nesse estilo. No entanto essa é uma desvantagem desde que a sua casa não conte com um isolamento acústico.
  • Projetos padrão: A casa geminada é um projeto de linha, ou seja: Toda casa vizinha vai ser um padrão da sua, oque implica em uma construção não autêntica e nada exclusiva no quesito paisagístico externo assim como na estrutura interna.
  • Pouca Luz e Ventilação:  No mais a sua casa vai com certeza ter portas e janelas na frente e fundos. No mais ela vai contar somente com essa fonte de ventilação e luz. Oque pode ser um problema já que a casa pode se tornar um pouco escura e dependendo do caso até bastante úmida naqueles dias chuvosos.
  • Área externa limitada: Muitos projetos de geminadas contam com uma pequena área externa e algumas de baixo custo contam com nenhum tipo de área de lazer. Dependendo do tamanho da sua família vale pensar muito bem antes de investir em uma casa geminada, pesquisando bem o estilo que vai atender as suas necessidades.
  • Obras não são um bom negócio: Sabe aquele quebra-quebra de parede para mudar ambientes e tudo mais. Nasa casas geminadas o processo vai ser muito mais difícil, afinal uma grande reforma na sua casa pode mexer na estrutura do seu vizinho também,oque com certeza pode gerar uma dor de cabeça tremenda.

Decoração e Fachadas de Casas Geminadas

Agora que você já sabe um pouco mais sobre essa arquitetura linda e moderna. Veja só alguns projetos cheios de estilo que a gente separou para você se inspirar!

sobrados geminados 03

Sobrados / Duplex

O sobrado geminado é incrível para quem procura uma casa com bom aproveitamento do terreno e um pouco mais de área livre. Os duplex nesse caso,possuem um estilo que favorece desde a optimização de espaços quanto no seu custo final, incluindo a manutenção que devido ao valor total da casa que também se torna fácil de manter!

sobrado geminado fachada moderna 07

Entre os benefícios de escolher um sobrado geminado a gente também pode incluir a questão estética da casa (fachada) que fica muito mais sofisticada, além do design interno bem privativo.

Geralmente com quartos e banheiros no piso superior e sala, cozinha e área externa/garagem (dependendo do estilo de sobrado) no piso inferior!

sobrados geminados 16
Com garagem ampla.

No entanto o fato é que o sobrado geminado possui muitas vantagens, entre algumas está o fato de muitos modelos possuírem duas áreas de lazer, geralmente uma varanda térrea e outra sacada, design externo bem mais contemporâneo e charmoso, e o melhor – O preço acessível. Tanto que a gente separou alguns belos e inspiradores projetos. Olha só!

sobrados geminados 14
Projeto moderno.
sobrados geminados 17
Sobrados geminados contemporâneos.
sobrados geminados 11
Sobrado geminado tradicional.
sobrados geminados 12
Em condomínio.

sobrados geminados 13

Clique aqui e veja + de 30 sobrados pequenos lindos e outras construções, pura inspiração!

Modernas

A arquitetura atual como um todo está ficando cada vez mais contemporânea e minimalista, com materiais e conceitos que favorecem muito a estética também das casas geminadas. O estilo industrial, materiais como a madeira e o design retilíneo (tudo a ver com o conceito modernista) entra na lista de elementos que constituem esses encantadores projetos!

casa de estilo geminado com fachada moderna 15
Geminada com arquitetura moderna.

casa de estilo geminado com fachada moderna 12

E entre os benefícios de optar por uma geminada moderna está o custo, que embora o design da casa seja bem sofisticado, ela chega custar até 30% menos que os projetos de sobrados modernos comuns.

E ainda tem mais uma vantagem, já que devido a grande procura, surgem os inúmeros estilos/modelos de casas que seguem essa mesma linha. Ainda é possível escolher um modelo que se adeque ainda mais perfeitamente a sua família!

casa de estilo geminado com fachada moderna 17

E não vá se enganado caso você pense que uma casa geminada moderna só tem lá a sua estética dentro desse padrão. Ela é muito mais funcional também, contando inclusive com uma manutenção de baixo custo (vantagem essa,que muitas casas não possuem atualmente)!

casa de estilo geminado com fachada moderna 18
casa geminada moderna de estilo unificado, sem divisórias.

casa de estilo geminado com fachada moderna 14

Note que a maioria dos sobrados geminados são super referência da arquitetura moderna, principalmente no uso de materiais dentro do conceito e até o telhado embutido super contemporâneo!

casa de estilo geminado com fachada moderna 13

Simples e Pequenas

Número um no ranking as geminadas pequenas são uma das versões que tem um custo que varia bastante, no entanto é uma opção barata, inclusive bem mais em conta que os sobrados!

Toda a arquitetura desses projetos é padrão também, porém geralmente visual bem similar as casas brasileiras de design tradicional. Muitas com um pequeno pátio frontal, mini garagem, portas e janelas de madeira, portões gradeados e telhas de barro.

casa pequena simples estilo geminada 23
projeto de casa geminada simples.

Entre vantagens, as geminadas pequenas desse estilo (foto acima) são atualmente as casas mais baratas do mercado, manutenção de menor custo, design lindo e simples!

casa pequena simples estilo geminada 20
Construção de padrão moderno.

E para aqueles que adoram novidades, entra nessa lista também os projetos geminados térreos com visual moderno. O design deu uma mega renovada nas fachadas deixando-as bem mais atrativas, porém em termos de espaços é importante frisar a questão de metros quadrados por área livre serem bem limitados, oque é super ideal para casais ou uma pequena família!

casa pequena simples estilo geminada 21

casa pequena simples estilo geminada 22
Note que os materiais utilizados na fachada fazem diferença, como por exemplo o tijolo a vista.

Casas Geminadas com madeira

Um estilo que agrada muito as pessoas adeptas do design rústico. As geminadas com madeira, chama atenção e deixa o visual externo convidativo, interiorano sem deixar a modernidade de lado!

casas geminadas com madeira na fachada 27
Projeto geminado com detalhes da fachada em madeira rústica.
casas geminadas com madeira na fachada 26
Bela casa geminada com fachada de madeira envernizada e telhado moderno embutido.
casas geminadas com madeira na fachada 25
Casa de campo, com estrutura geminada.

Porém como todo o projeto se limita um pouco, ainda não é possível encontrar casas geminadas totalmente feitas de madeira por exemplo, porém nos designs externos (como você pode ver nas fotos a seguir) o material está super em alta e deixa a estética da casa bastante diversificada e charmosa!

casas geminadas com madeira na fachada 24

casas geminadas com madeira na fachada 28
Estrutura ampla e com padrão tradicional.

Gosta de casas de madeira? Clique aqui e veja 60 projetos lindos e muito charmosos!

Para esclarecer mais algumas dúvidas assista o vídeo e veja um pouco mais sobre a arquitetura geminada. Para saber mais sobre decoração, casa e DIY visite também o Viva Decora!

 

 

 

Gostou de saber mais sobre a popular arquitetura geminada e suas inúmeras vantagens, então não esqueça de deixar a sua opinião logo abaixo, nos comentários!

Um super beijo e até a próxima!


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.