PISO DE PVC【2025】– Vantagens | Preços | Aplicações
O PVC é um material bastante presente durante o processo de construção e acabamento de obras, e pode estar presente em canos, forro, telhas, esquadria e até mesmo ser a opção de piso de PVC.
E é bem provável que você conheça muitos desses itens, mas será que você conhece o piso de PVC?
Se esse tipo de piso parece ser uma novidade, no post esclarecemos sobre esse tipo de piso, além de reunirmos dicas sobre o material, como vantagens, preço , inspirações de uso e muito mais!
Tópicos
Características do piso de PVC
O piso de PVC é um tipo de revestimento que costuma ser muito associado ao piso vinílico, e isso não está errado; afinal o piso vinílico é composto de PVC e pode ser considerado um tipo de piso de PVC.
Entre os modelos de pisos, essa versão tem como característica principal ser composto de policloreto de vinila (PVC), por isso recebe o nome que faz referência ao seu material de composição.
Esse tipo de piso que tem policloreto de vinila na composição costuma ser muito utilizado em projetos comerciais e domésticos, sendo uma opção de piso versátil e resistente.
Em geral, esse tipo de piso costuma ter uma superfície lisa e com textura que evita o acúmulo de sujeira, sendo uma opção de manutenção e limpeza mais fácil.
Principais vantagens
A escolha pelo piso de PVC em projetos residenciais e comerciais é cada vez mais frequente, e isso se deve às inúmeras vantagens que esse tipo de piso apresenta. Para exemplificar os pontos positivos desse material, elencamos as principais vantagens do piso.
- Resistência: O piso composto de PVC apresenta maior resistência se comparado a outros tipos de pisos, tendo maior resistência a corrosão, sofrendo menos desgaste com a circulação, e sendo resistente a proliferação de micro-organismos, como fungos e cupins.
- Não inflamável: Um ponto positivo desse material é o fato do PVC não ser inflamável, sendo um piso mais seguro até mesmo para ambientes comerciais e industriais.
- Baixo coeficiente de ondulação: Por ser um piso com baixo coeficiente de ondulação, isso significa que o material não dobra ou deforma com facilidade, resultando em um piso mais resistente a deformações.
- Variedade de estilos e cores: Há uma série de estilos e cores para esse tipo de acabamento, podendo trazer opções de pisos que imitam madeira, com cor única e sólida, com cores vibrantes, entre outros.
- Silencioso: Um fato positivo desse tipo de acabamento é que a superfície a silenciosa, abafando sons como o de andar sobre o piso, comum em pisos como laminado.
- Fácil instalação: Uma grande vantagem do piso de PVC é a fácil instalação, uma vez que esse revestimento pode ser utilizado em cima de pisos antigos com a intenção de renovar o ambiente com uma obra mais limpa e rápida.
Usos e aplicações
Para instalação do piso composto de PVC é necessário que o contrapiso esteja devidamente limpo e livre de qualquer irregularidade, garantindo uma superfície lisa para a instalação do piso, evitando desnível ou ondulações que possam deixar o piso marcado.
Esse tipo de piso pode ter o uso aplicado a projetos residenciais e em diferentes ambientes como:
- Sala,
- Quarto,
- Corredor,
- Cozinha,
- Banheiro.
A possibilidade de usar esse tipo de revestimento em diferentes ambientes, inclusive em cozinhas e banheiros, está no fato do piso ter boa resistência, inclusive alguns modelos podem ser resistentes a água.
Além do uso em projetos residenciais, o piso também costuma ser uma opção para projetos comerciais, como lojas, academias e até mesmo em empresas corporativas e escritórios.
Quanto custa em média? #preço
O preço do piso de PVC pode variar bastante de acordo com características de estilo do material, mas é possível encontrar versões desse tipo de piso a partir de R$ 30 m².
Você já conhecia esse tipo de piso? Conte-nos se você já adotou esse material como parte do projeto ou se tem pretensão de inclui-lo.