Modelos de Portões – 47 Tipos diferentes + Dicas de como escolher!

Definir entre os modelos de portões vai muito além do caráter estético para fachada da casa, mas também engloba a segurança que o portão pode dar para a residência.

Assim, a variedade de estilos e modelos de portões é bem grande, e a dúvida de qual é o melhor portão costuma ser frequente.

E se você vem enfrentando a dúvida de escolher um portão para garagem ou entrada social, no post e reunimos variados modelos e características de cada um, ajudando você a decidir qual é o melhor tipo de portão de acordo com o seu projeto e suas preferências.

modelos de portoes

Tópicos

Fotos e Modelos de Portões

Portão Basculante

Um dos modelos de portões que costuma ser bastante utilizado em projetos é o portão basculante, também chamado de portão de elevação, uma vez que ao movimentar-se para abrir, o portão é elevado.

Esse tipo de portão é uma ótima alternativa para fachadas pequenas, uma vez que ao ser aberto é elevado e fica no sentido horizontal, dispensando espaço para correr durante sua abertura.

Em geral, o portão basculante exige sistema automatizado, uma vez que o motor é responsável pela elevação do portão, controlando o sistema de peso e contra peso que fazem o mecanismo de abertura funcionar.

O fato de o portão ser com abertura ao estilo elevação, é menos indicado o uso de ferro como material para esse portão, uma vez que a estrutura pode ficar bastante pesada e dificultar a abertura.

casa com portao basculante
A abertura basculante é ideal para fachadas estreitas, como mostra o projeto
fachada moderna com portao basculante de madeira
A versão basculante foi revestida em madeira
fachada moderna com portao basculante branco
A fachada é composta por 2 portões do estilo basculante
casa com portao basculante com motor
O modelo basculante é em alumínio pintado de branco
garagem com portao basculante
A abertura estilo basculante se eleva ao abrir

Portão Pivotante

Uma das possibilidades para a abertura, seja social ou para garagem, é o portão pivotante, que pode ser um modelo com o mecanismo manual ou abertura automatizada por motor.

Esse estilo de abertura recebe o nome de pivotante uma vez que o mecanismo é feito por meio de pivôs, ou seja, pinos que são instalados na parte superior e inferior do portão e ao fazer a abertura o portão gira em torno de um eixo vertical;

Esse estilo de abertura pode ser para um portão simples e de uma folha só, geralmente usado em entradas sociais; mas também costuma ser uma opção com 2 folhas para a entrada de garagem, e muitas vezes usando o motor pivotante para automatizar a abertura e tornar o acesso mais fácil.

portao duas folhas com motor pivotante
A entrada da garagem traz um modelo com 2 folhas
portao pivotante de duas folhas
O modelo em madeira e com duas folhas tem motor pivotante
portao com motor pivotante
O motor pivotante faz a abertura das folhas
fachada de casa com portao pivotante preto
A entrada social traz um portão pivotante em alumínio pintado de preto

fachadas com portao pivotante

Portão De Correr

O portão de correr é um clássico entre os variados estilos de abertura e traz uma opção versátil para fachadas mais amplas.

A abertura desse modelo, como o próprio nome já indica, é feita através de um sistema em que ao abrir o portão o deslocamento é feito correndo para o lado contrário, assim é necessário que a fachada seja ampla e com espaço suficiente para abertura total do portão de correr.

O mecanismo desse modelo de portão é bastante simples e traz rodinhas que deslizam sobre trilhos durante a abertura. Assim, a abertura pode ser manual e bastante prática no dia a dia, ou pode ser automatizada através de um motor que auxilia para que o portão corra automaticamente sobre os trilhos.

casa com portao de correr simples
O modelo simples desliza sobre trilhos
fachada de casa com portao de aluminio de correr
O modelo de correr é em alumínio pintado de branco
fachada de casa fechada com portao de correr
A versão de correr fecha toda a frente da casa
fachada de casa com portao de correr simples
A versão de correr pode ser com abertura manual ou com motor

Portão De Madeira

Entre os diferentes estilos para portões, uma das possibilidades é a versão em madeira, definida pela escolha do material, mas que pode ser desenvolvido em diferentes sistemas de abertura.

O portão de madeira é uma opção bastante versátil, e que adiciona um toque extra de estilo para fachada da residência, trazendo o toque aconchegante da madeira e podendo seguir diferentes propostas que combinam com fachadas rústicas, contemporâneas, entre outras.

Para a escolha do portão em madeira, é necessário considerar uma madeira que receba tratamento para ficar exposta ao tempo, evitando a deformação do material.

Nesse sentido, também é necessário considerar manutenções da madeira, garantindo sempre o visual bem cuidado para o portão.

casa moderna com portao de madeira pivotante
A versão pivotante em madeira deixa a fachada moderna
8 fachada de casa com portao de madeira
As versões em madeira foram usados nos portões de garagem e social
casa com portao de madeira de 2 folhas
A versão de duas folhas é a entrada social para a casa
casa com portao rustico de madeira
O estilo rústico e de 2 folhas combina com o muro de pedras

fachadas com portao de madeira

Portão De Ferro

Entre as possibilidades para escolher entre os modelos de portões, uma das alternativas é decidir a partir da escolha do material para o portão, e uma das opções bastante frequentes em projetos é o portão de ferro.

A abertura em ferro pode seguir diferentes estilos, sendo manual, automática, pivotante, entre outros. E um ponto principal e vantagem desse tipo de portão é a resistência do material.

A resistência do ferro é um grande atrativo para a escolha do portão nesse estilo, e assim o portão pode seguir desde uma versão mais clássica em ferro fundido ou até mesmo um design contemporâneo.

É importante considerar que as versões de ferro precisam receber manutenção com frequência, evitando que o material fique exposto e possa enferrujar. Outro alerta importante é evitar o uso desses modelos em cidades litorâneas, uma vez que a maresia pode danificar o portão.

sobrado moderno com portao de ferro
Para a fachada moderna, a escolha foi pelo modelo em ferro e com pintura que destaca a abertura
sobrado com portao de ferro azul
O modelo de 2 folhas e em ferro fundido tem destaque pela cor azul
casa de luxo com portao de ferro fundido
O portão em ferro fundido preto segue o estilo clássico
portao moderno em ferro preto
O estilo geométrico garante um visual moderno ao portão de ferro

fachadas com portao de ferro

Portão De Alumínio

Uma opção com excelente custo-benefício é o portão de alumínio, uma opção de material resistente e que pode ter custo de até 30% mais em conta que versões em ferro ou madeira.

A escolha pelo portão de alumínio tem um grande fator positivo, que é a leveza do material, ideal para ter um portão resistente e leve, seja para abertura manual ou para a abertura automatizada, uma vez que o fato de ser mais leve permite utilizar o motor com mais facilidade.

O alumínio também apresenta como ponto positivo o fato de ser resistente à corrosão, sendo uma opção de portão para casas litorâneas.

O único ponto negativo desse estilo de portão é o fato de que o alumínio pode reduzir e limitar os estilos design, uma vez que o material pode não ser apropriado para reproduzir alguns estilos, como formas arredondadas.

fachada de sobrado com portao de aluminio branco
O portão simples em alumínio tem abertura basculante
casa com portao de aluminio preto
Para a fachada moderna, o alumínio foi pintado de preto
fachada de casa com portao de aluminio trancado
O modelo trançado é feito em alumínio e tem abertura por elevação

fachada de casa com portao de aluminio

casa com portao social moderno em aluminio
Para a entrada social, a escolha foi por uma versão de alumínio pintado de branco

Portão De Vidro

Entre os modelos de portões mais atuais, as versões em vidro são alternativas bastante modernas para as fachadas.

O portão de vidro traz uma proposta moderna e que garante visibilidade ao lar, destacando a fachada através de um portão clean.

Apesar de bastante comum a escolha pelo vidro incolor ou esverdeado, também é possível usar opções de vidro jateado, o que garante maior privacidade para o interior da residência.

Entre os pontos negativos desse estilo de portão, está o fato do custo, uma vez que o vidro temperado pode ter custo mais elevado que outros materiais para portões, além do fato de que os modelos incolores podem causar acidentes com pássaros, que durante o voo podem bater no portão.

casa moderna com portao social de vidro
O vidro foi usado no muro e na entrada social
fachada de casa com muro e portao de vidro
O modelo estilo basculante tem estrutura em alumínio e é fechado com vidro
casa com portao de vidro verde
O portão de correr é em vidro
fachada de casa com muro e portao social em vidro
O vidro destaca a fachada moderna

casas com portao de vidro

 

Qual o seu estilo favorito? Conte-nos qual das versões você mais gosta e se você já escolheu qual será o modelo para o seu projeto.


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.