35 Tipos de fechaduras【2024】► Como escolher a melhor?

Está construindo ou reformando e está com dúvidas sobre tipos de fechaduras? Trata-se de um questionamento muito comum, afinal, é uma peça fundamental para a segurança de uma casa ou qualquer outro edifício.

Tipos de fechadura 1 Tal decisão tende a não ser tão simples, pois existem diversos tipos de fechaduras – desde as tradicionais até as mais tecnológicas. Há muitos fatores que podem interferir na escolha.

Cada modelo oferece um nível de segurança, um mecanismo para abrir e fechar, uma estética, assim como cada um é feito de um material. Sendo assim, são muitos os pontos que merecem a sua atenção. Não é qualquer estilo que se enquadra a todas as portas e portões.

Tipos de fechadura 4

Tópicos

Pensando em auxiliá-los na escolha desse item único e essencial, elaboramos um post que irá abordar os diversos tipos de fechaduras e suas características. O que acha de conferir com a gente agora mesmo? Acompanhe!

Tipos de fechaduras
Conheça nesse post os principais tipos de fechaduras

Principais tipos de fechaduras

Como dissemos anteriormente, existem diversos modelos de fechadura e cada uma tem uma peculiaridade.

Para acertar na escolha é preciso pensar no nível de segurança que você deseja para a abertura em questão, seja uma porta interna ou externa, ou então um portão.

No caso de projetos modernos, por exemplo, as opções mais requisitadas tem sido as eletrônicas, digitais, e outros tipos que garantem mais “inteligência” à casa.

Tipos de fechadura 3

Já quando falamos de projetos tradicionais as fechaduras tetra, de encaixe, além de outros bastante conhecidos do mercado ainda tendem a ser os mais comuns.

Você pode se apegar ao grau de segurança, como falamos, e também à estética dessa fechadura. Ela poderá agregar estilo à porta ou ao portão, mesmo não sendo essa uma questão prioritária.

Atualmente muitos modelos de fechaduras se apresentam de diversas maneiras para poder se enquadrar na grande parte das construções. Sendo a sua casa moderna, contemporânea, rústica, minimalista, simples, luxuosa, etc., certamente encontrará a que combina perfeitamente!

Tipos de fechadura 2

A seguir falaremos mais sobre os principais tipos de fechaduras para portões, portas internas e externas. Fique de olho nas informações!

Fechadura elétrica

As fechaduras elétricas têm como principais pontos positivos a praticidade e a segurança. Existem modelos específicos para portas e para portões, por isso deve-se ter atenção na hora da compra.

Os tipos de fechaduras elétricas mais conhecidos são as fechaduras de sobrepor, ideal para portões de ferro, alumínio e madeira. Possuem uma versatilidade imensa, sendo compatíveis com as linhas de porteiros eletrônicos, controles de acessos, assim como vídeo-porteiros.

Tipos de fechadura elétrica para portas

Outra fechadura elétrica é a da linha eletroímã, considerada bem segura segundo especialistas. É indicada principalmente para portas externas e pode ser instalada nas de diversos materiais, por exemplo: madeira, ferro, alumínio, vidro, etc.

Quanto ao seu acionamento, é compatível com controladores de acesso e sistemas de interfones digitais. É uma ótima opção para portas de entrada de uma casa ou então de um prédio.

Fechadura elétrica para portas

Agora, se você tem uma porta de vidro temperado ou com duas folhas, existe uma fechadura elétrica especial. Esse tipo de fechadura tem o mecanismo de abertura tanto do lado externo como do lado interno. 

Feita de aço inox escovado, pode ser aberta por acionamento elétrico ou chaves. De acordo com profissionais, é um modelo super dinâmico e está disponível em porteiros eletrônicos, vídeo porteiros e controladores eletrônicos. Ou seja, modernidade pura 🙂

Tipos de fechadura elétrica para porta de vidro
Tipos de fechadura elétrica para porta de vidro

Tipos de fechadura elétrica para portão automático Fechadura eletrônica / digital

Se você não aguenta mais carregar chaves e se preocupar em guardá-las, as fechaduras digitais são uma ótima opção.

A tecnologia imposta nesse tipo de fechadura é altíssima e o acesso feito a partir dela pode ser por: senhas, biometria (cadastro de digitais), cartão magnético ou chaveiro de aproximação, identificação por rádio frequência, com aplicativos, entre outros. Todos conceitos bem modernos.

Fechadura digital muito utilizada em entrada de empresas
Fechadura digital é muito utilizada em entrada de empresas

O acesso à casa ou do estabelecimento comercial fica restrito somente a quem quiser, sendo possível cadastrar até 40 acessos diferentes dependendo do tipo da fechadura. E você ainda consegue controlar quem acessou o local e qual o horário de entrada e saída.

Além disso, possui alarme contra invasores caso tentem colocar a senha errada 5 vezes ou tentarem arrombamento ou entrada com cartões não cadastrados.

Tipos de fechadura por digital ou senha numérica
A saber, também pode ser utilizada em residências para aumentar a segurança!

Para modelos mais simples, que dependem da digitação de senha, existe uma chave de segurança física para caso você esqueça a senha. Além disso, essas fechaduras possuem sistema elétrico ligados por baterias ou pilhas, funcionando mesmo que falte energia no local.

Quando você não deseja que uma determinada pessoa não tenha mais acesso ao espaço, é só trocar a configuração no sistema ou excluir a biometria, sem ter a necessidade de trocar a fechadura. 

Fechadura eletrônica por cartão ou senha

Além do mais, para quem costuma esquecer a porta aberta, esse tipo de fechadura possui travamento automático, deixando o local ainda mais seguro. 

Seu uso também é muito popular em empresas e auditórios, pois é uma ótima opção para identificação e controle de pessoas.

Leia + sobre o tema: Casa Inteligente – 10 Coisas Incríveis Sobre Ter uma Smart Home!

Fechaduras digitais tem virado uma tendência no mercado Tipos de fechadura eletrônica com cartão magnético Tipos de fechadura eletrônica para residência

Fechadura tetra

É um tipo de fechadura que possui quatro lados diferentes, cada um com um segredo. Pode ser usada como fechadura principal ou acessória (trava de segurança, que fica na parte de cima da porta) para aumentar ainda mais a segurança.

Tipos de fechaduras tetra instaladas acima na porta para aumentar ainda mais a segurança
A saber, as fechaduras tetra são comumente instaladas para aumentar ainda mais a segurança
Tipos de fechaduras tetra antes da instalação
Detalhe da chave na fechadura tetra
Tipos de fechaduras
Porta com fechadura tetra devidamente instalada

Fechadura de chave tetra instalada Tipos de fechaduras tetras

Tipos de fechaduras de superfície

Fechaduras de superfície, conhecidas também como trincos, são indicadas para ambientes internos, pois não oferecem muita segurança. Seu uso, então, é apenas para privacidade básica.

A saber, é muito utilizada em banheiros, quartos, entre outras portas internas. E na parte superior das portas de entrada de apartamentos.

Tipos de fechaduras de superficie caracterizada por uma tranca simples
Fechadura de superfície representada por uma tranca simples

O sistema é bem simples e na maioria dos casos elas não possuem chave. Realmente foram desenvolvidas apenas para ambientes internos.

Tipos de fechaduras muito usada em quartos
Esse é um modelo de fechadura muito usado em ambientes internos, como quartos, por exemplo
Tipos de fechaduras muito comum em apartamentos
O uso em apartamentos também é frequente
Tipos de fechaduras de superficie muito usada em portas de entrada
Essa é uma fechadura de superfície muito usada em portas de entrada

Tipos de fechaduras de encaixe

É um dos tipos de fechaduras mais populares aqui no Brasil. Seus mecanismos são o de caixa plana e retangular, que são encaixados a partir da borda. Duas placas de metal são inseridas para suportar as maçanetas internas e externas. 

Para abrir a porta pelo lado externo é necessário empurrar a maçaneta. E para fechar pelo lado interno basta empurrar a porta. O mecanismo é simples, como você pode perceber.

Tipos de fechaduras de encaixe muito comum em portas de vidro e em locais comerciais
Fechadura de encaixe muito comum em portas de vidro, por exemplo, de locais comerciais

Uma trava adicional é colocada para o uso de chaves.

É bastante usada nos lares brasileiros em portões de entrada e portas internas e externas que necessitam de travamento.

Tipos de fechaduras de encaixe
Modelo de fechadura de encaixe em porta interna de vidro

Tipos de fechaduras de encaixe em porta de vidro Tipos de fechaduras de encaixe em porta de vidro

Tranca de segurança / pega ladrão

A tranca de segurança, também conhecida como pega ladrão, é um modelo de fecho simples, mas que pode até ser considerado resistente.

Para se ter uma ideia, a porta ficará fechada com esse trinco, e só será aberta com a permissão de quem está do lado interno da porta. É um mecanismo trivial, mas que agrega segurança a uma porta que já possui uma fechadura com maçaneta.

Tipos de fechaduras

Seu uso é muito comum em portas de entrada de apartamentos ou banheiros de estabelecimentos, como shoppings. Caso alguém tente entrar, a tranca de segurança não deixará. Juntamente, aliás, pode ser instalado um alarme.

A saber, existem modelos que podem ser acionados com chaves ou botões, bem como versões que usam correntes.

Tipos de fechaduras
Modelo de tranca de segurança também conhecida como pega ladrão
Tipos de fechaduras com tranca de segurança
Exemplo de tranca de segurança

Fechadura de entrada / externa

Esse tipo de fechadura está presente, talvez, em todos os lares do país. Tem a função que tranca por fora e por dentro, sendo composta por fechadura e maçaneta. Normalmente é vendida em conjunto mesmo, afinal, a aparência importa na hora de fazer o acabamento nas portas.

Existem diversos modelos, feitos de vários materiais, por exemplo: ferro, aço, alumínio e até plástico! Dessa forma, os preços variam também. Você pode escolher qual se enquadra melhor ao seu projeto.

Fechadura externa de porta de madeira
Fechadura externa de porta de madeira
Tipos de fechaduras tradicional e popular no Brasil
Esse é um dos tipos de fechaduras mais tradicionais e populares do Brasil
Tipos de fechadura de entrada em porta de madeira
Um dos melhores modelos para portas de madeira
Modelos e tipos de fechadura de entrada
Ideal para a privacidade de ambientes internos

Modelo de fechadura de entrada muito popular no Brasil Tipos de fechadura de entrada Tipos de fechaduras muito popular com maçaneta e trinco


E então, o que achou de nosso post sobre tipos de fechaduras? Tirou suas dúvidas a respeito desse tema?

Aproveite para ler também outros artigos relacionados:

Porta Francesa: O que é? – 27 Modelos completamente inspiradores!

Modelos de Portas – Qual Escolher? 56 Ideias e Tipos Inspiradores!

Porta de Correr de Madeira – 60 Modelos Incríveis na Decoração!

Esperamos você mais vezes por aqui, até uma próxima!


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.