Porta de correr – Como escolher + 85 modelos e usos na decoração!

Quando buscamos praticidade e economia de espaço para as aberturas de qualquer projeto, não podemos deixar de pensar na porta de correr.

Esse é o único modelo, talvez – me corrija se eu estiver errada -, que consegue proporcionar ao ambiente elegância, funcionalidade e otimização.

Vale dizer que esse tipo de porta pode ser incluído em qualquer local. Dos quartos às salas, das cozinhas às varandas, dos escritórios aos banheiros. Todo canto da casa pode ter uma porta de correr que agregue valor tanto decorativo quanto utilitário.

Se antes ela só ela uma solução para os locais pequenos, agora surge em muitas cores, texturas, bem como materiais diferenciados, se adequando a uma grande variedade de estilos de decoração.

Ou seja, atualmente então as portas de correr são produzidas também para complementarem o decor. Dessa forma, na hora de escolher aquela para fazer parte de seu projeto, dedique-se a pensar se ela combina com o restante do ambiente e vice e versa.

porta de correr
Conheça neste post muitos modelos de portas de correr

Bom, para que você conheça mais sobre os modelos de portas de correr e como elas podem ser incorporadas em vários tipos de decoração, elaboramos esse post aqui!

Adentre-se nele para ver dicas, informações técnicas e muuuitas imagens de inspiração 😉

Tópicos

porta de correr
Conheça com a gente muitos modelos de porta de correr!

Quanto custa em média? #preço

Primeiramente, devemos esclarecer os preços das portas de correr que têm sido trabalhados no mercado atualmente.

Como qualquer outro item de construção e decoração, é possível encontrar modelos diversos, que se encaixam em diferentes perfis de clientes.

Sendo assim, há portas mais baratas, mais caras, com valores promocionais, que estão com preços aquecidos ou em baixa… enfim, dá para achar de tudo e com certeza tem alguma bem bacana que caiba em seu orçamento.

porta de correr

Vale dizer que os preços variam conforme uma série de características. Mudam de acordo com o material, com o acabamento, se já vêm com a guarnição e o batente, com a marca, o entalhamento no caso da madeira, etc.

São muitos detalhes considerados na hora de compor o valor de uma porta, que costuma ser um item não tão barato assim no checklist de uma obra.

Por isso é sempre indicado fazer cotações e colocar tudo na ponta do lápis para conseguir os melhores preços. Afinal, você vai precisar não só de uma, mas de várias portas para a sua construção, não é mesmo?

porta de correr

Confira abaixo uma série de lojas virtuais que comercializam portas de correr. Em cada link você pode ver um exemplo de preço.

Viu só como varia bastante? Faça uma pesquisa completa não só em lojas online, mas em lojas de físicas de sua cidade.

porta de correr

Antes de comprar, não se esqueça de ter todas as medidas em mãos, pois as portas devem se adequar ao espaço. Quando falamos de portas de correr, a saber, precisa haver um espaço lateral suficiente para a porta poder, literalmente, correr para o lado.

Fotos e modelos de porta de correr

Bom, agora que você já ficou por dentro de lojas e preços atuais, pode conhecer os principais modelos de portas de correr.

Selecionamos os materiais mais usados em projetos residenciais e comerciais hoje em dia. Acompanhe!

porta de correr

Porta de correr de madeira

A madeira é um material atemporal e muito versátil. Ou seja, nunca sai de moda e combina com qualquer estilo de decoração, bem como cores variadas.

Você encontra muitos tipos de portas de correr de madeira, podendo ser maciça, de demolição ou madeira pinus, aquelas que são usadas para fazer pallets.

As madeiras compensadas e o MDF também são materiais que podemos citar quando o assunto é fabricação de portas de correr. Elas são mais leves e não tão duradouras como as maciças, porém, podem ser uma solução econômica e prática para a sua obra.

A madeira pode ter a cor crua, ser envernizada, entalhada ou então pintada de uma cor que se encaixe na paleta de cores escolhida para o ambiente.

Dê uma olhadinha em dicas de portas de correr de madeira:

porta de correr de madeira
Porta de correr de madeira lisa
Porta de correr de madeira
Porta de correr de madeira com detalhes geométricos
Porta de correr de madeira
A porta pode ser estilo antigo
Porta de correr de madeira
Esse estilo de porta está na moda atualmente
Porta de correr de madeira
Que tal então uma placa de madeira maciça?
Porta de correr de madeira
A porta de madeira pode ser embutida
Porta de correr de madeira
Além disso, pode ter mais de uma folha

Porta de correr de vidro

Outro material versátil é o vidro. E existem portas de correr bem interessantes feitas com vidro, que geralmente são feitas com 2 ou 4 folhas. Ou seja, elas correm para ambos os lados.

As portas de vidro de correr são mais indicadas para abertura de áreas comuns e que não sejam íntimas. Por exemplo: na sala, na cozinha, na varanda… Evite usar em banheiros e quartos, que podem portas sólidas.

Na hora de comprar essa porta, deve-se conhecer as características do vidro utilizado. É recomendado que ele seja temperado e tenha proteção anti estilhaços em caso de quebra. Veja também se a loja oferece algum tipo de garantia.

Leia mais sobre o assunto: Porta de Vidro de Correr – 42 Ideias Magníficas para Usar em Casa!

Você pode conferir diversos modelos de portas de vidro de correr abaixo:

Porta deslizante de vidro
Porta deslizante de vidro e madeira
Porta deslizante de vidro
Porta que abre para a varanda
Porta deslizante de vidro
Porta deslizante de vidro para dividir ambientes
Porta deslizante de vidro
Porta de alumínio com vidro para área exterior
Porta deslizante de vidro
Porta pequena interna de vidro
Porta deslizante de vidro
Grande porta com quatro folhas de vidro
Porta deslizante de vidro
A saber, o vidro pode ser colorido

Porta de correr de alumínio

O alumínio é um dos materiais mais usados para aberturas diversas, como portas e janelas. Ele pode ser visto principalmente nas esquadrias das tais portas, que são complementadas com vidros temperados transparentes.

A coloração cinza pode ser combinada facilmente em diversos projetos. Lembrando que o uso mais comum é usá-la para a saída de ambientes, por exemplo, do quarto para a sacada, da cozinha para os fundos, etc.

Leia mais sobre o assunto: Portão de Alumínio – Vale a Pena? Dicas e 60 Modelos p/ Se Inspirar!

Veja a seguir modelos de portas de correr de alumínio:

Porta de alumínio de correr Porta de alumínio de correr Porta de alumínio de correr Porta de alumínio de correr Porta de alumínio de correr

Porta de correr de ferro

Também há porta de correr em ferro. Mais resistente e robusta, ela pode ser colocada tanto em ambientes internos ou externos. Essa é uma porta ótima para por logo na entrada de sua casa.

Se você busca um modelo de porta bem segura pode considerar esse modelo. Ela pode totalmente com chapa de ferro ou então vazada, combinada com vidro temperado.

Leia mais sobre o assunto: Portão de Ferro – 65 Modelos, Tipos e Vantagens & Dicas Incríveis!

Dê uma olhadinha em portas de correr de ferro:

Porta de ferro de correr
Porta de ferro de correr

Porta de ferro de correr Porta de ferro de correr Porta de ferro de correr Porta de ferro de correr Porta de ferro de correr

Porta de correr embutida

A porta de correr necessita de um espaço lateral para que você possa abri-la normalmente. Os modelos tradicionais são feitos para a instalação externa. Ou seja, quando ela é aberta, nós ainda conseguimos visualizar o material, bem como os trilhos.

Mas no caso de portas de correr embutidas, a instalação do trilho é feito de forma interna. A porta, dessa forma, vai correr para dentro da parede.

É recomendada a colocação dela ainda quando se está construindo. Mas se for uma reforma, será necessário fazer uma adequação na parede ou então usar paredes de dry-wall, por exemplo.

Conheça modelos de portas de correr embutidas para se inspirar:

Porta embutida de correr
Porta embutida de correr

Porta embutida de correr Porta embutida de correr Porta embutida de correr Porta embutida de correr Porta embutida de correr

Porta embutida de correr
Porta embutida de correr para dividir ambientes

Ambientes com porta de correr

Logo após conferir modelos principais de portas de correr, você pode se inspirar com ambientes decorados com essas peças.

Há muitas dúvidas que cercam a inclusão desse tipo de porta nos cômodos. Será que fica bom mesmo? É o tipo de porta ideal? O resultado é melhor do que usar outras portas?

Enfim, são questões comuns e que podem ser solucionadas ao ver imagens de projetos prontos. Confira abaixo os tópicos que selecionamos!

Porta de correr para sala

Salas pequenas podem se beneficiar com uma porta de correr. Além disso, esse tipo de abertura pode ser uma alternativa mais elegante para separar ambientes do que uma que seja tradicional.

Então, dessa forma, mesmo que se trate de uma sala espaçosa, você pode investir em uma porta deslizante, buscando proporcionar sofisticação e modernidade.

A principal dica é conferir se há espaço suficiente para que a porta possa deslizar. Assim como é imprescindível verificar se há a necessidade de ter isolamento acústico no local, pois muitas portas de correr não apresentam essa vantagem.

Também é sugerido tentar combinar a porta com o restante da decoração – mas isso é algo que é válido para todo e qualquer ambiente.

Lembrando que dá para usar em salas de estar, de TV e de jantar. É uma boa para dividir a sala com outros cômodos, como o banheiro ou a cozinha, por exemplo. E existem, a saber, portas de correr que abrem para o lado externo, com fechadura e bem seguras.

Veja ideias de salas diversas com portas de correr.

porta de correr

Porta para sala de correr Porta para sala de correr Porta para sala de correr Porta para sala de correr Porta para sala de correr

Porta para sala de correr
Porta para sala de correr

Porta de correr para cozinha

Apesar de não ser muito comum, as cozinhas também podem ser fechadas. Para isso, as portas de correr são as mais indicadas. Elas não ocupam espaço e isolam de maneira elegante.

Além de ser uma porta bacana para separar ambientes internos, pode ser usada no caso de uma cozinha que dê para uma varanda ou um jardim, por exemplo.

Quando falamos de apartamentos, é uma sugestão interessante para quem deseja fechar a lavanderia, não tendo acesso direto à cozinha, como é convencional.

Leia mais sobre o assunto: Porta de correr para cozinha – As 12 ideias mais impressionantes!

Dê uma olhadinha nas ideias de decoração de cozinhas com portas de correr:

Porta para cozinha de correr
Porta para cozinha de correr
Porta para cozinha de correr
Porta preta de vidro para cozinha de correr

Porta preta de vidro para cozinha de correr Porta preta de vidro para cozinha de correr

Porta preta de vidro para cozinha de correr
A porta também pode ser de canto

Porta preta de vidro para cozinha de correr Porta preta de vidro para cozinha de correr

Porta de correr para quarto

Quer economizar espaço em seu quarto? Então a porta de correr pode ser a escolha ideal. Ela é perfeita também para dividir o quarto do closet ou do banheiro, por exemplo.

Quem mora em um kitnet pode garantir mais privacidade com esse tipo de porta. Mas não é uma regra para pequenos cômodos, não.

Quartos com quaisquer dimensões podem ter portas de correr. A melhor notícia é que atualmente existem tantos modelos que é possível combinar com o estilo decorativo do ambiente, seja ele qual for.

A questão do isolamento acústico merece ser mencionada neste tópico. Afinal, os quartos são ambientes privativos voltados para o descanso e relaxamento, então pedem portas que não deixem tanto barulho interferir no local. As portas de correr não são as melhores para esse intuito.

Leia mais sobre o assunto: Porta para Quarto – 62 Modelos Diferentes + Dicas para Escolher!

Confira ideias de quartos bem interessantes com portas de correr:

porta para quarto de correr porta para quarto de correr porta para quarto de correr porta para quarto de correr porta para quarto de correr porta para quarto de correr

Porta de correr para banheiro

Esse modelo de porta é excelente para banheiros, assim como para lavabos. Salvo alguns casos, tais ambientes costumam não ter muito espaço e por isso ficam ainda mais apertados com as portas que abrem para dentro.

Dessa forma, nada mais inteligente do que apostar em uma porta que desliza para os lados. No entanto, será preciso ter estrutura lateral para poder instalá-la. Lembrando que essa porta pode ser embutida ou externa.

Dê uma olhadinha em banheiros e lavabos com portas de correr:

porta para banheiro de correr

porta para banheiro de correr
Porta para banheiro de correr

porta para banheiro de correr porta para banheiro de correr porta para banheiro de correr porta para banheiro de correr porta para banheiro de correr

Porta de correr para closet

Tem um closet ou quer ter um, mas não sabe que tipo de pota colocar nele? A melhor alternativa, sem dúvidas, é a porta de correr.

Esse é um modelo de porta com abertura mais prática, que permite uma passagem entre cômodos mais fácil. Se você está no quarto e quer ir para o closet somente pegar uma roupa, por exemplo, vai ter menos trabalho do que uma porta normal. Mas isso é um mero detalhe.

O ideal é que a porta agregue valor decorativo e funcional nesse espaço. Ela pode ser de qualquer material, evitando-se o uso de vidro, pois vai ser posta em um ambiente que pede privacidade.

Leia mais sobre o assunto: Portas para Closet – Como Escolher + 22 Inspirações Lindíssimas!

Confira exemplos de closets maravilhosos com portas de correr:

porta para closet de correr
Porta para closet de correr

porta para closet de correr porta para closet de correr porta para closet de correr porta para closet de correr porta para closet de correr

Porta de correr para varanda

As portas de correr para varandas e demais ambientes externos são diferentes das usadas internamente. Elas costumam ter de 2 a 4 folhas, e além disso, fechaduras para oferecer uma segurança maior.

Uma porta assim para a varanda pode ser de alumínio ou ferro, por exemplo, contando também com vidro temperado. É o modelo que melhor combina com esse tipo de projeto.

Conheça ideias de varandas com portas de correr:

porta para varanda de correr porta para varanda de correr porta para varanda de correr porta para varanda de correr porta para varanda de correr

porta para varanda de correr
porta de vidro de correr para cozinha Comum Varandas veja algumas op§µes para decorar o ambiente externo BOL

porta para varanda de correr porta para varanda de correr


E então, gostou de conhecer mais sobre a porta de correr, assim como as possibilidades de colocá-la em projetos diversos? Conte para a gente!

Aproveite para ler também:

Porta de Correr de Madeira – 60 Modelos Incríveis na Decoração!

Porta de Correr para Quarto – 64 Inspirações de Cair o Queixo!

Modelos de Portas – Qual Escolher? 56 Ideias e Tipos Inspiradores!

Esperamos por você outras vezes para conferir mais artigos sobre decoração!


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.