Forro de cedrinho – Vantagens | Fotos e Ideias | Quanto custa?

O forro de cedrinho é um dos mais utilizados nas residências atualmente, apesar de não ser um material novo no mercado.

A saber, o cedrinho é um tipo de madeira e sua utilização como forro é muito popular. Ele confere um toque especial na decoração, além de ser super resistente quando recebe a manutenção correta e regular. 

Forro de cedrinho 1

Aqui no Brasil, a produção da madeira encontra-se principalmente no norte do país, mas é distribuída para todas as regiões. Sendo assim, hoje em dia conseguimos ver inúmeros projetos, dos mais simples aos sofisticados.

O forro de cedrinho é indicado principalmente para áreas secas, com baixa umidade. Apesar disso, pode ser incluído na construção em qualquer ambiente, até mesmo varandas e cozinhas, com exceção do banheiro, que está sempre em contato direto com vapor.

Forro de cedrinho

Se você está pensando em usar esse material em seu projeto, fique conosco para saber suas vantagens e desvantagens, a média de preços, cuidados necessários, além de se inspirar com projetos surpreendentes. Acompanhe! 

Tópicos

Características do forro de cedrinho

Como falamos anteriormente, o cedrinho é um tipo de madeira que possui tonalidade levemente avermelhada, o que o torna uma peça naturalmente diferenciada para o local.

Suas principais características são:

  • Modelo de madeira leve
  • Madeira opaca
  • Textura de média a grossa 
  • Versátil
  • Secagem rápida
  • Cerne castanho avermelhado claro

Todas essas particularidades elevam o cedrinho a um patamar alto no que se refere a procura de materiais para forros. Muitas pessoas o escolhem para compor suas obras, sobretudo residenciais. 

Forro de cedrinho 4

Principais vantagens

Na hora de escolher os materiais para compor a estrutura de um projeto, é sempre relevante questionar quais seriam as vantagens de cada um. Como falamos, o cedrinho é uma madeira altamente requisitada. Dessa forma, é fácil de imaginar que ela deve oferecer benefícios, não é mesmo?

Elencaremos os pontos positivos e os negativos de usar o cedrinho. Confira!

Vantagens:

  • Facilidade de instalação: A madeira cedrinho é de fácil corte e lixamento. E isso é determinante para uma boa colocação do forro, gerando rapidez e praticidade.
  • Madeira leve: Por ter baixa densidade, o deslocamento e a instalação são bem mais dinâmicos.
  • Isolamento térmico e acústico: Esse tipo de madeira oferece um excelente isolamento térmico e acústico. Ou seja, garante uma temperatura equilibrada e evita a propagação de ruídos. 
  • Aparência diferenciada: A beleza natural do cedrinho é o suficiente para dar um toque charmoso e sofisticado ao ambiente. A madeira é tão elegante que dispensa aplicação de tintas por cima, por exemplo.
  • Durabilidade: Com a correta manutenção, o forro de cedrinho dura por muitos anos. O uso de produtos anti pragas, impermeabilizantes, bem como vernizes ajudam nesse processo.

Forro de cedrinho 2

Desvantagens:

  • Suscetível a pragas: Como toda e qualquer madeira, a do tipo cedrinho também está exposta à infestação. A praga mais comum é o cupim. Caso este problema apareça, na maioria das vezes é necessário a contratação de uma empresa para resolução por conta da dimensão da estrutura.
  • Manutenção: O custo de escolher esse tipo de forro fica mais alto pelo uso de produtos anti pragas, impermeabilizantes, vernizes e selantes, que devem ser aplicados antes da instalação, bem como nas manutenções.
  • Baixa resistência em áreas úmidas: Em banheiros, principalmente, é comum o aparecimento de fungos e mofos, além do estufamento da madeira. Portanto prefira usar o cedrinho em áreas que não sejam úmidas.
  • Custo: É mais caro do que outros materiais que também são famosos para forros, como o PVC e o gesso, por exemplo. Mas certamente vale o investimento mais alto pelo ótimo custo x benefício.

Forro de cedrinho 3

Quanto custa em média? #preço

Os preços do cedrinho podem variar de acordo com o tamanho, a largura, quantidade de metros e até mesmo a região. A média de preços gira em torno de R$ 20 a R$ 80, lembrando que você pode optar pela compra online ou física.

O bacana de ir comprar pessoalmente é poder olhar de perto o produto, tocar, conhecer a textura e a cor. Mas caso já esteja seguro sobre qual modelo adquirir, os sites de lojas especializadas em construção ou então madeireiras são opções bem práticas.

Forro de cedrinho na varanda da casa
O forro de cedrinho foi utilizado na varanda da casa

Selecionamos alguns anúncios de forro de cedrinhos que podem influenciar a sua compra e ajudar em sua pesquisa:

Lindo forro de madeira
Pesquise bem os preços de cedrinho para compor o forro

Cuidados com o forro de madeira

Já expusemos por aqui que o cedrinho impõe cuidados para manter a durabilidade e beleza do forro. Isso não é válido somente para esse material, a saber. Qualquer tipo de madeira irá requisitar precauções, tratamentos e manutenções com determinada periodicidade.

Elencamos abaixo os principais cuidados que você deve ter ao usar o forro de cedrinho:

  • Instalação: Muitas pessoas pecam na hora da instalação, esquecendo se há infiltrações ou vazamentos, ambos com potencial para abalar a estrutura do forro. Lembre-se que a madeira não é resistente à água.
  • Impermeabilização: O uso de impermeabilizantes é importante, pois caso a madeira tenha algum tipo de contato com a água, a proteção será maior e mais eficaz, aumentando a resistência da madeira. 
  • Uso de selador: Tal produto químico é usado para fechar os poros da madeira, evitando a absorção de sujeiras e outros itens nocivos à madeira. Algumas pessoas o utilizam como acabamento final.
Cedrinho mesclado antes do tratamento
Cedrinho mesclado antes do tratamento
  • Uso do verniz: O uso do verniz impede a absorção de água e umidade pela madeira. De acordo com especialistas, aumenta a durabilidade e vida útil do ativo. No entanto, é um acabamento opcional.
  • Produto anti pragas: A aplicação de produtos anti pragas é imprescindível para garantir a longevidade da madeira e a segurança perante a construção. Fungos, cupins e brocas são alguns dos problemas mais recorrentes em madeiras sem tratamento. Em casos mais sérios, a falta desses produtos pode incorrer no apodrecimento da matéria-prima.
Forro de cedrinho no estilo rústico
O cedrinho pede cuidados específicos para durar bastante e conferir beleza ao projeto

A manutenção do forro é primordial para segurança da sua casa e família. Sem ela, a estrutura pode ficar abalada e até incorrer em desabamentos :O

De acordo com especialistas, o ideal é que a manutenção no forro de madeira seja realizada a cada dois anos.

Fotos de forro de cedrinho na decoração

Agora que você já ficou por dentro das principais informações técnicas do forro de cedrinho, o que acha de ver projetos variados que utilizam esse material?

Se você está em dúvida se o cedrinho irá combinar ou não com a arquitetura de sua obra, podemos frisar alguns estilos com os quais ele mais se adequa.

Em ambientes rústicos, por exemplo, esse material cai como uma luva. Tudo o que é em madeira fica bem com esse estilo. E quando ela fica bastante visível e em uma área extensa, como é o caso do forro, o local ganha uma personalidade incrível, remetendo às casas no campo e fazendas.

Apartamento com forro de madeira no ambiente integrado
Apartamento com forro de madeira no ambiente integrado

O estilo rústico pode ser aplicado até mesmo em casas nas grandes cidades e apartamentos com a ajuda das madeiras, incluindo o cedrinho.

Agora se você quer adotar o industrialismo para o seu projeto, basta mesclar o forro de cedro com elementos em ferro, como vigas e estruturas, por exemplo. Complemente com lustres em cobre ou ferro também para dar um toque especial.

Abaixo você pode conhecer vários outros modelos de projetos que usam o forro de cedrinho. Inspire-se!

Ambiente integrado com belo forro
Ambiente integrado com forro de cedrinho
Casa com forro de madeira e visual aconchegante
Casa com forro de madeira e visual aconchegante
Casa com forro de madeira tratada
As ripas de madeira dão sensação de ambiente amplo

Finalizado forro de cedrinho com instalação elétrica

"<yoastmark

"<yoastmark

"<yoastmark

"<yoastmark

Forro de cedrinho no comércio

"<yoastmark

"<yoastmark

"<yoastmark

"<yoastmark

Decoração moderna com forro de madeira
Decoração moderna pode ser feita com o forro de madeira
Linda casa com forro de madeira na sala
Mais uma ideia de casa com forro de madeira na sala
Quarto com forro de cedrinho lindo
Quarto com forro de cedrinho com iluminação aconchegante
Quarto com forro de madeira e bela decoração
A madeira combinada com a vista da natureza deu um show!
Sala com detalhe do forro de cedrinho
As ripas podem ser colocadas espaçadamente
Telhado com forro de cedrinho dando toque especial na decoração do ambiente
Telhado com forro de cedrinho dando toque especial na decoração externa

E então, gostou de conhecer mais sobre o forro de cedrinho? Esperamos ter tirado suas dúvidas e inspirado você para tocar o seu projeto!

Aproveite para ler também outros artigos relacionados:

Tipos de Forro – Como escolher o ideal + Fotos e características!

Forro de Gesso – 100 Opções em ambientes + Quando e como usar!

Forro de Madeira – 60 Ambientes Magníficos + Dicas e vantagens!

Volte mais vezes para conferir novidades sobre o mundo da construção. Até uma próxima 🙂


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.