Forro de Madeira – 60 Ambientes Magníficos + Dicas e vantagens!

Se você deseja decorar sua casa com muita elegância, o forro de madeira é uma ótima opção que vem substituindo os tradicionais forros de gesso. A madeira é um material super versátil que combina com as mais variados estilos de decoração.

O forro de madeira é muito utilizado em diferentes projetos de arquitetura com a finalidade de cobrir toda infraestrutura utilizada para promover iluminação. Da mesma forma que os modelos tradicionais, como o forro de gesso, existem vários tipos de forros de madeira.

Para te auxiliar na escolha do forro de madeira ideal para seu projeto de construção ou reforma, separamos neste post diferentes ambientes com esse tipo de acabamento.

Tópicos

Dúvidas frequentes

O forro de madeira é uma ótima opção para decoração de quartos, salas, corredores e halls de entrada. Fazendo os devidos cuidados, você também pode utilizá-lo em áreas se possuem umidade como banheiros e cozinhas. Para quem deseja investir no forro de madeira na área externa, basta fazer a preparação da madeira com produtos específicos para proteção contra as variações do clima.

Para saber mais a respeito das principais vantagens e desvantagens forro de madeira separamos a seguinte as principais dúvidas com relação a esse tipo de acabamento.

Quais suas vantagens e desvantagens?

Entre as principais vantagens em investir no forro de madeira estão:

  • Visual: a estética que esse tipo de forro possui tem uma grande vantagem sobre as outras opções. Além de causar um grande Impacto visual, a madeira promove a sensação de aconchego para o ambiente, com isso tornando-o mais atrativo.
  • Durabilidade: a madeira é um tipo de material que possui alta resistência e durabilidade, isso faz com que a vida útil do forro seja prolongada.
  • Isolamento termo-acústico: uma das grandes vantagens da madeira é que ela possui um excelente isolamento térmico, o que faz com que a temperatura do ambiente fique bem equilibrada, com isso evitando que o cômodo esfrie ou aqueça demais. Além disso, outra vantagem da madeira é o isolamento de ruídos.
  • Atemporal: a madeira é um clássico material utilizado na decoração, por isso o forro com esse tipo de material se mantém sempre elegante mesmo com o passar do tempo.
  • Variedade: A grande gama de opções que podem ser usadas no forro é uma das principais vantagens. Além da variedade de tipos de madeira, existe a possibilidade de pintar a madeira como no caso do forro branco, por exemplo.

Já com relação as principais desvantagens no forro de madeira podemos citar:

  • Pragas: Uma das principais desvantagens da madeira é a possibilidade da manifestação de fungos e insetos. os cupins são uma das pragas mais comuns, capazes de danificar completamente o acabamento. Para evitar esse problema  profissionais indicam que sejam realizadas verificações regulares no forro, e no primeiro sinal da existência do problema (pozinho de madeira corroído) é importante buscar apoio de um profissional especializado no combate de pragas.
  •  Manutenção: esse tipo de forro necessita de manutenções regulares, como novas pinturas, verniz e a já dita verificação de pragas.
  • Custo:  o valor de alguns  tipos de madeira pode ser uma desvantagem devido o alto preço, mas isso pode variar muito de um tipo para o outro. O preço é algo que influencia, porém vale muito a pena pelo custo benefício.

Quais os materiais mais utilizados?

Entre os materiais mais utilizados na confecção dos diferentes tipos de forros de madeira estão: madeira pinus, madeira angelim, madeira cedrinho e o PVC que imita madeira. De acordo com alguns profissionais entre as opções de materiais a mais indicada é a madeira de cedrinho, pois ela possibilita o uso do selador proporcionando um acabamento natural ou mesmo com uma camada de tinta.

Madeira Pinus

A madeira pinus é uma das opções mais utilizadas na confecção de forro de madeira, tendo como principal característica o ótimo custo-benefício, já que tem uma longa duração e possui um preço bem acessível.

Madeira Angelim

A madeira angelim tem como sua principal característica a coloração clara que tende levemente para o marrom. Outra característica dessa madeira são os nós que marcam o forro, com isso trazendo mais naturalidade para o acabamento.

Madeira Cedrinho

O cedrinho tem como uma das principais características a coloração avermelhada, o que pode ser mantida ao natural ou receber um toque diferenciado com o verniz para destacar ainda mais a beleza da madeira.

PVC que Imita Madeira

O forro de PVC que imita madeira é fácil de instalar e considerado uma ótima opção para quem deseja renovar o visual dos cômodos de forma simples e rápida. Atualmente, é possível encontrar diversas opções com cores e texturas diferentes. Por ser de fácil instalação, possuir maior durabilidade e resistência por ser feito com plástico reciclado, essa é uma das opções que mais estão sendo utilizadas em projetos de reforma e construção hoje em dia.

Quanto custa em média? #preço

O preço do forro de madeira pode variar muito de acordo com o tipo escolhido, porém o valor médio fica em torno de R$ 45 / m². O forro de madeira de pinus é considerado uma opção mais em conta, já madeiras mais nobres tendem a ser mais caras, sendo uma aposta para quem está em busca de algo diferenciado.

Dicas de decoração com forro de madeira

Seja no acabamento de casas, apartamentos ou sobrados o uso do forro de madeira pode ser feito desde ambientes internos como quarto, cozinha, sala e banheiro, até em ambientes externos, como a varanda, por exemplo.

Para se inspirar separamos a seguir por categorias ideias de decorações com forros de diferentes tipos de madeiras em quartos, salas, cozinhas, entre outros.

Acabamento com forro de madeira1 Acabamento com forro de madeira2 Acabamento com forro de madeira3 Acabamento com forro de madeira4 Acabamento com forro de madeira5

Branco

Pintar o forro de madeira com a cor branco é uma opção simples que pode renovar completamente o ambiente. Para isso, é necessário a realização do lixamento do forro para que a tinta possa ser bem absorvida pela madeira.

Uma das principais vantagens em investir no forro de madeira branco, é que essa é uma opção capaz de gerar maior amplitude visual para o ambiente. Você pode pintar o teto na cor branca e combinar com outros tons mais escuros, com isso trazendo modernidade e contraste para o cômodo 

Veja a seguir ideias incríveis de forro de madeira branco em diferentes ambientes.

Forro de madeira branco na sala Forro de madeira branco com paredes cinzas Forro de madeira branco na cozinha Forro de madeira branco no quarto

Cozinha clean decorada com móveis de madeira branca.
Forro de madeira branco
Quarto cinza e branco decorado com forro de madeira.

Forro de madeira branco
Sala decorada com estilo rústico e forro de madeira branca.

Preto

O forro de madeira com a cor preta é uma opção que combina com os mais variados estilos de decoração. Além de muito bonito o forro na cor preta é uma opção que combina com qualquer ambiente.

Forro de madeira preto na sala Forro de madeira preto Forro de madeira preto na sala de estar Forro de madeira preto na cozinha Forro de madeira preto na varanda

Sala

Não tem como negar que todo mundo quer ter uma decoração de sala bonita e aconchegante. A sala é o ambiente da casa onde família e amigos passam a maior parte do tempo reunidos.

Entre os tipos de forros de madeira mais utilizados em salas estão: branco, angelim e pinus. É claro que não é regra fazer uso apenas desses tipos de forros, o ideal é utilizar a opção que mais combine com a decoração do ambiente.

Para se inspirar veja a seguir ideias incríveis de diferentes opções de forros em decorações de salas.

Forro de madeira na sala Forro de madeira em sala pequena Forro de madeira em sala grande Forro de madeira em sala Forro de madeira em sala com m´[oveis de madeira Forro de madeira em sala com paredes brancas

Quarto

Fazer uso do forro de madeira na decoração do quarto é uma forma de deixar esse ambiente mais intimista e aconchegante. Se você está em busca de uma aposta diferente para decoração desse espaço, optar por um dos tipos de forros pode ser a pedida certa.

Forro de madeira em quarto

Forro de madeira em quarto
A decoração moderna com tons de cinza e branco ganhou ainda mais beleza combinada com o forro. A cortina com o mesmo tom do teto trouxe para o espaço um ar super acolhedor e leve.

Forro de madeira em quarto grande Forro de madeira em quarto com luminária redonda

Quarto decorado com móveis e forro em madeira que criam uma decoração rústica super aconchegante.

Forro de madeira em quarto com porta de vidro

Cozinha

Utilizar o forro de madeira no acabamento da cozinha é uma opção para deixar a decoração do cômodo bonita e acolhedora. Porém, é válido ressaltar que por ser um ambiente que contém umidade é importante tratar a madeira para evitar a presença do mofo que além de prejudicar a beleza natural da madeira, também é extremamente prejudicial à saúde.

Tanto o forro branco quanto no tom de madeira natural são muito bem-vindos para o acabamento de uma cozinha moderna e elegante.

Para criar um ambiente harmônico, muitas pessoas tendem a inserir na decoração elementos em madeira como banquetas, por exemplo, para contrastar com o forro.

Forro de madeira em cozinha com ilha Forro de madeira em cozinha com ilha branca

Forro de madeira em cozinha com grande
As luminárias pendentes deixaram a decoração ainda mais moderna e super contrastam com o forro.

Forro de madeira em cozinha com

Forro de madeira em cozinha com luminária pendente
Decoração de cozinha elegante com forro branco e bancada de granito branco.

Forro de madeira em cozinha com Forro de madeira em cozinha com

Varanda

Além da parte interna, o forro de madeira também pode ser uma boa proposta como acabamento da área externa.

A varanda é considerada uma área de lazer e descanso para família, por isso é importante se atentar a decoração desse ambiente com o intuito de criar um espaço aconchegante e tranquilo.

Entre os tipos de forros mais utilizadas no acabamento de varandas, os mais utilizados são os forros em tons naturais que podem ou não receber uma camada de verniz.

Por ser uma área externa uma boa dica é tratar a madeira com verniz marítimo, dessa forma reduzindo o tempo de manutenção e protegendo o forro da umidade.

Forro de madeira em varanda pequena Forro de madeira em varanda grande

O destaque nessa inspiração que separamos se dá pela padronagem realizada no forro. O uso de ripas finas de madeira trazem ainda mais destaque para decoração do ambiente, garantido muita personalidade e um excelente efeito visual. A mesa de madeira super combina com ambiente e deixa a decoração ainda mais bonita.

Forro de madeira em varanda com para peito de vidro Forro de madeira em varanda Forro de madeira em varanda com mesa

Banheiro

Para deixar a decoração do banheiro com ar de aconchego, o forro de madeira pode ser uma boa proposta.

Forro de madeira em banheiro grande Forro de madeira em banheiro com revestido com cimento queimado Forro de madeira em banheiro Forro de madeira em banheiro com box de vidro

Se você está em busca de uma decoração diferente e moderna a combinação do forro com cimento queimado pode ser uma boa opção para o banheiro.

Forro de madeira em banheiro branco

Gostou das nossas dicas para forro de madeira? Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário.


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.