Reforma de Banheiro – 60 Resultados sensacionais + Dicas valiosas!

Pensar na reforma de banheiro logo vem à cabeça muito quebra-quebra, barulho, sujeira e gastos excessivos. É algo que ninguém gostaria de ter que fazer, mas que muitas vezes é super necessário.

Aliás, dar aquela repaginada no banheiro – ou no lavabo, vale dizer – é uma coisa que pode ajudar a melhorar a energia do ambiente. Afinal, hoje em dia essa parte da casa já não é mais deixada de lado como era antigamente.

Reforma de banheiro 4

Por isso que agora conseguimos encontrar uma grande variedade de materiais de revestimento de áreas molhadas, como os banheiros, além de cubas e bancadas diferentes, espelhos, louças, chuveiros, entre tantos outros detalhes.

Na hora de pensar na reforma, dá para elaborar projetos bem personalizados, sem seguir padronizações como era comum antes. É possível ter um banheiro com a cara do ‘dono’ e até lavabos que combinam com o restante da decoração.

Reforma de banheiro 3

Apesar das reformas de banheiros estarem sempre na lista de coisas para fazer dentro de qualquer imóvel, elas vêm embutidas de muitas e muitas dúvidas.

Quem precisar reformar sabe que há bastante trabalho pela frente e às vezes é difícil saber por onde começar. Se esse é o seu caso, está no lugar certo!

Reforma de banheiro 2

Nós preparamos um artigo para dar dicas para a sua reforma de banheiro ser feita com sucesso e mostrar antes e depois impressionantes! Confira agora mesmo com a gente 🙂

Tópicos

Dicas para sua reforma de banheiro

Como falamos, reformar um banheiro ou um lavabo muitas vezes se faz necessário, apesar de quase todo mundo tentar fugir disso.

Mas quando não há jeito, é preciso arregaçar as mangas e pensar em projeto para dar outra cara ao ambiente, talvez, mais usado da casa, porém, menos lembrado na hora de decorar.

Reforma de banheiro 1

É sempre importante pegar referências para fazer o projeto de reforma. E é por isso que estamos aqui!

Tire suas principais dúvidas sobre reformas de banheiros / lavabos com os tópicos a seguir!

Por onde começar?

O que acha de começar pelo começo? Rs… Bom, o primeiro a se fazer é pensar na necessidade da reforma e em qual grau deve ser.

Por exemplo:

  • Meu banheiro precisa de uma reforma básica, mediana ou complexa?
  • Quais são os quesitos que devem ser melhorados no banheiro: iluminação, revestimento, piso, louças… reveja realmente os pontos necessários.

Coloque toda a sua análise sobre o banheiro na ponta do lápis! Faça um panorama geral para conhecer os detalhes negativos e positivos.

Reforma de banheiro 5

Normalmente, quando o banheiro “pede” uma reforma é por que está com sua estrutura antiga, já com peças defeituosas, como canos com vazamentos e descargas quebradas, bem como azulejos soltando, por exemplo.

Então além da questão estética, é extremamente importante valorizar a parte técnica do seu banheiro. Caso precise, chame uma pessoa que entenda, como um encanador e um engenheiro, para te dizer como o ambiente está estruturalmente.

 

Lembre-se que, caso as peças estejam em conformidade, você poderá fazer uma mudança somente no visual do banheiro. Ou seja, será bem mais simples do que imaginava.

Por isso, antes de quebrar paredes, é essencial estudar o caso. Evite gastos a mais e faça uma reforma mais rápida!

 

Depois de saber a situação de seu banheiro atualmente, você precisará ter uma média do orçamento disponível. De nada adianta começar uma reforma sem ter um limite de gastos. Caso contrário, você gastará muito além da conta, às vezes, de ‘bobeira’.

Mas como planejar esse custo nós vamos exemplificar no próximo tópico. Preste atenção!

Como planejar o custo da reforma?

O custo da reforma vai depender muito da situação do banheiro / lavabo atualmente. Como dissemos anteriormente, chamando um especialista você sabe bem se irá precisar trocar canos e tubulações, além de demais peças da estrutura ou simplesmente modificar o visual.

No primeiro caso, porém, sabe-se que os gastos são bem mais elevados. Afinal, não será uma transformação superficial, mas sim algo que precisará ser feito por um profissional.

 

Sendo assim, a mão-de-obra deve estar em sua planilha de gastos logo no primeiro momento. Quebra-quebra, troca de pia, privada, colocação de revestimento e piso, por exemplo, pode necessitar o serviço de alguém especializado, o que tem um custo variável de região para região e de acordo com o tipo de trabalho a ser realizado.

Logo após incluir a mão-de-obra na lista, você pode considerar a parte da decoração. Faça pesquisas em lojas de construção que mais gosta para sondar preços dos materiais que gostaria de colocar em seu banheiro.

 

Os pisos e revestimentos de paredes são os materiais que mais causam dúvidas na hora da escola. Isso por que há muito receio em escolher o tipo errado para um ambiente “molhado”, bem como a quantidade errada para a área do projeto.

Segundo arquitetos / engenheiros de plantão, é primordial que se tire a medida de todas as paredes que serão revestidas com peças e tintas para que o cálculo seja perfeito e sobre um pouco de material em vez de faltar. Isso vale também para o caso do papel de parede e dos pisos.

 

É sabido que os materiais de construção de modo geral não são muito baratos. Por isso mesmo que uma pesquisa de preços vale a pena para encontrar o melhor custo x benefício e não ficar tudo para decidir na última hora.

Uma dica que damos para você não perder dinheiro é que tome cuidado com a indicação de empresas, pois elas costumam sugerir por conta de parcerias e nem sempre por serem as melhores opções do mercado. Tente saber tudo a respeito dos fornecedores e dos profissionais que irão trabalhar nessa obra.

 

O que não pode faltar?

Cada reforma de banheiro é bem particular. Afinal, cada um tem a sua necessidade, como já ressaltamos por aqui. Às vezes, ele só precisa de uma mudança no visual. Em outros casos, necessita de troca na parte hídrica…

Mas quando se trata de uma reforma geralzona mesmo, dá para reunir as principais soluções para se ter um banheiro novinho em folha e super funcional. São elas:

  • Canos e tubulações funcionando perfeitamente
  • Ralos e sistema de escoamento sem problemas
  • Descarga de preferência com mecanismo para economia de água
  • Vaso sanitário e pia do tamanho adequado para os usuários
  • Bancada, armário e/ou nichos e prateleiras que ajudem a organizar o ambiente
  • Pia ou cuba, dependendo do projeto
  • Espelho que combine e esteja numa altura bacana para todos
  • Revestimentos próprios para a área do box e fora dela também
  • Piso (não se esquecendo do antiderrapante para a área do box)
  • Box ou cortina
  • Iluminação ampla para todo o banheiro
  • Chuveiro e/ou banheira
  • Kit penduradores de toalhas e organizador de papel-higiênico
  • Torneira conforme o tipo de pia

Basicamente é isso o que um banheiro tradicional pede. Claro que cada projeto é único e pode variar de um para o outro. Essa variação normalmente ocorre por conta do estilo de decoração escolhido. E é sobre o que vamos falar a seguir, confira!

 

Como escolher a nova decoração e estilo do banheiro?

Você já pensou no que seu novo banheiro precisa ter, no cálculo de custos, e agora pode pensar na decoração. Existem muitos estilos decorativos que podem ser empregados em banheiros e lavabos. Por exemplo:

  • Moderno
  • Industrial
  • Contemporânea
  • Retrô / Vintage
  • Clean
  • Noir
  • Minimalista

Esses são somente alguns estilos que podemos citar como os mais usados em banheiros. Mas há muitos outros, atrelados, claro, a sua criatividade.

 

Se você tem dúvidas sobre como escolher o estilo ideal, além de conferir fotos dessas tendências para se inspirar, pode já anotar o que você desejaria para o visual do local. Por exemplo: tons claros ou escuros, cores vibrantes, estampas, materiais em madeira, metalizados, entre outros.

A partir dessas anotações, dará para ter uma ideia de qual estilo que combina mais. O estilo industrial, por exemplo, dá preferência a uma paleta acinzentada e predominantemente escura. Já o minimalismo preza pelo monocromático.

 

Fotos e inspirações de reforma de banheiro

Agora que você já conheceu informações úteis sobre reformas de banheiros, já pode se inspirar bastante com imagens de projetos prontos, além de antes e depois!

Selecionamos os principais estilos de banheiros para você conhecer e ter uma ideia de como as reformas ficam. Confira agora mesmo!

Reforma de banheiro pequeno

Banheiros pequenos sempre são um desafio para reformar. Com tão pouco espaço, fica complicado encontrar peças que se encaixem perfeitamente e fazer com que o ambiente pareça mais amplo.

Porém, com certas dicas é possível repaginar um pequeno banheiro ou lavabo, obviamente, sem precisar gastar muito dinheiro, pois não haverá tanto com o que investir.

Banheiro pequeno após a reforma
Banheiro pequeno após a reforma

Uma dica prática para deixar o banheiro pequeno mais elegante e aconchegante é apostar em uma boa iluminação. Pense na luz ampla e na luz direcionada no espelho para dar um charme.

Além disso, apostar em cores clarinhas para as paredes é totalmente assertivo. O branco e demais tons claros consegue ampliar a sensação de espaço. Mas isso não é uma regra. Há muitos banheiros lindos que usam cores mais intensas e materiais variados.

Inspire-se a seguir uma série de banheiros pequenos reformados:

Antes e depois da reforma de banheiro pequeno 1
Antes e depois da reforma de banheiro pequeno

Banheiro pequeno reformado

Lavabo reformado de forma simples
Lavabo reformado de forma simples
Pequeno banheiro reformado com azulejos
Pequeno banheiro reformado com azulejos
Reforma de banheiro com painel de madeira
Reforma de banheiro com painel de madeira
Reforma de banheiro com tons de cinza
Reforma de banheiro com tons de cinza
Reforma de banheiro pequeno com papel de parede
Reforma de banheiro pequeno com papel de parede
Reforma de banheiro simples e pequeno
Reforma de banheiro simples e pequeno
Reformar banheiro pequeno gastando pouco
Reformar banheiro pequeno gastando pouco

De banheiro antigo

Outra tarefa difícil é dar uma cara nova a um banheiro antigo. Pode ser que o banheiro possua uma decoração antiquada e você queira renovar o ambiente. Ou então ter falhas em sua estrutura, com tubulações velhas. Ainda pode ter as duas coisas.

Se esse é o seu caso, há muitas maneiras de recriar o seu banheiro, partindo de um projeto exclusivo para ele. Você pode preservar um pouco da estética, se quiser, como azulejos antigos e torneiras de aço. E trocar outras, incluindo materiais mais modernos,

Inspire-se com antes e depois de banheiros antigos após a reforma:

Antes e depois de banheiro antigo
Antes e depois de banheiro antigo
Banheiro antigo reformado
Banheiro antigo reformado
Banheiro antigo repaginado de forma simples
Banheiro antigo repaginado de forma simples
Banheiro com banheira antigo reformado
Banheiro com banheira antigo reformado
Como reformar banheiro antigo
Como reformar banheiro antigo
Dica de reforma do banheiro antigo
Dica de reforma do banheiro antigo
Dica para mudar o banheiro antigo
Dica para mudar o banheiro antigo
Dica para repaginar o banheiro
Dica para repaginar o banheiro
Ideia para reformar banheiro antigo
Ideia para reformar banheiro antigo
Reforma de banheiro antigo com bidê
Reforma de banheiro antigo com bidê
Reforma de banheiro antigo para moderno
Reforma de banheiro antigo para moderno
Reforma de banheiro antigo
Reforma de banheiro antigo azul e branco
Reforma do banheiro antigo
Reforma do banheiro antigo
Sugestão para reformar banheiro antigo
Sugestão para reformar banheiro antigo

Com pastilhas

As pastilhas estão entre os revestimentos mais usados em banheiros. Para ajudar nessa reforma, existe uma gama incrível em de cores, texturas e materiais, facilitando na adequação a variados estilos de decoração.

Muitos tipos de pastilhas, como a de vidro, por exemplo, podem ser usados na área dentro do box. Mas elas podem ser usadas também no piso e ser colocadas somente em uma parte da parede, criando faixas ou contornando espelhos.

Leia + sobre o assunto: Banheiro com Pastilhas – 80 Ideias com fotos & Tipos de pastilhas!

Veja a seguir como os banheiros ficam incríveis reformados com as pastilhas:

Antes e depois de banheiro com pastilhas no box
Antes e depois de banheiro com pastilhas no box
Duas formas de reformar banheiro com pastilhas
Duas formas de reformar banheiro com pastilhas
Faixa de pastilhas para banheiro
Faixa de pastilhas para banheiro
Lavabo reformado com pastilhas metalizadas
Lavabo reformado com pastilhas metalizadas
Pastilhas para reformar o banheiro
Pastilhas para reformar o banheiro
Reforma com pastilhas para banheiro
Reforma com pastilhas para banheiro
Reforma de banheiro com pastilhas azuis
Reforma de banheiro com pastilhas azuis
Reforma de banheiro com pastilhas pretas no box
Reforma de banheiro com pastilhas pretas no box
Reforma de banheiro com pastilhas
Colocação de pastilhas no banheiro

Simples e gastando pouco

Economizar na reforma parece algo improvável, não é mesmo? Mas muitas vezes é possível mudar a cara de seu banheiro gastando pouco.

Uma sugestão eficaz é apostar em tintas para pintar as paredes em vez de comprar outros materiais para revestimento. Quadros também ajudam a decorar de forma rápida e simples.

Antes e depois da reforma de banheiro simples
Antes e depois da reforma de banheiro simples

As pastilhas também surgem como peças bem mais baratas do que outras, sobretudo as adesivas, que podem cobrir as paredes, até mesmo em cima de azulejos.

Para não gastar com bancadas, você pode formatar uma em madeira maciça de demolição, que pode até ser feita sob medida. Isso sai mais barato se você pechinchar o valor das madeiras e se usar mão-de-obra conhecida.

Dê uma olhadinha nas ideias de reforma de banheiros e lavabos gastando pouco:

antes e depois de banheiro simples
Antes e depois de banheiro simples
Bancada de pia simples para forma de banheiro
Bancada de pia simples para forma de banheiro
Banheiro clean simples reformado
Banheiro clean simples reformado
Banheiro grande simples reformado
Banheiro grande simples reformado
Banheiro simples antes e depois da reforma
Banheiro simples antes e depois da reforma
Banheiro simples depois da reforma
Banheiro simples depois da reforma
Como melhorar um banheiro antigo
Como melhorar um banheiro antigo
Como reformar banheiro simples
Como reformar banheiro simples
Dica para reformar banheiro simples
Dica para reformar banheiro simples
Pintar os azulejos do banheiro
Pintar os azulejos do banheiro
Reforma de banheiro simples
Reforma de banheiro simples

Resultados antes e depois

Viu só quantos modelos de banheiros reformados interessantes? Mas as sugestões não acabam por aí, não!

Para você se inspirar ainda mais selecionamos muitos outros antes e depois. Fique por dentro!

Antes e depois da mudança de banheiro clean
Antes e depois da mudança de banheiro clean
Antes e depois da mudança do banheiro
Antes e depois da mudança do banheiro
Antes e depois da reforma de banheiro lavabo
Antes e depois da reforma de banheiro lavabo
Antes e depois da reforma de banheiro pequeno
Antes e depois da reforma de banheiro pequeno
Antes e depois da reforma do banheiro
Antes e depois da reforma do banheiro
Antes e depois de reformar o banheiro
Antes e depois de reformar o banheiro
Banheiro grande antes e depois da reforma
Banheiro grande antes e depois da reforma
Banheiro reformado antes e depois
Banheiro reformado antes e depois
Banheiro renovado após a reforma
Banheiro renovado após a reforma
Como ficou o banheiro depois da reforma
Como ficou o banheiro depois da reforma
Dica de ante e depois da reforma de banheiro
Dica de ante e depois da reforma de banheiro
Reforma de banheiro antes e depois
Reforma de banheiro antes e depois

Reforma de banheiro

Resultado da reforma de banheiro
Resultado da reforma de banheiro

E então, já pensou em como vai fazer sua reforma de banheiro? Esperamos que tenha gostado das dicas e das inspirações! Conte para a gente o seu projeto e se tem dúvidas 🙂

Aproveite para ler também outros artigos relacionados:

Box para Banheiro – 60 Ideias de decoração + Tipos e modelos!

26 cores para banheiro inspiradoras – Sugestões de cores e tons!

Cerâmica para Banheiro – Qual escolher? + 74 Projetos lindíssimos!

Volte mais vezes para conferir as novidades sobre construção e decoração. Até uma próxima!


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.