Jardins Pequenos – 80 Ideias lindíssimas + Como decorar o seu!

Jardins pequenos são singelos e charmosos. Eles são a prova de que não é preciso muito espaço para levar mais verde para dentro do lar. Qualquer pessoa pode criar uma mini área verde seja em sua casa ou seu apartamento, basta querer!

Se você tem um cantinho sobrando por aí, cogite transformá-lo em um jardim. Pode ser repleto de plantas verdes, ou com a predominância de flores. Além disso, pode ser complementado com pedras, fontes, arbustos, grama, enfim… são muitos elementos que podem participar dessa composição.

Jardins pequenos
Use pequenos espaços para criar um lindo jardim!

Sem gastar muito dinheiro você cria um jardim lindinho tanto do lado de fora da casa quanto do lado interno. Sim, do lado de dentro! Nesse caso, ele pode ser feito na sala, embaixo da escada, no quarto ou então no banheiro.

Fora de casa, por sua vez, não há tempo ruim. Você pode fazer na parte da frente da casa, junto ao muro, nos fundos, em um corredor, enfim, usar e abusar da criatividade é uma ‘expressão’ de ordem!

Vamos explorar aqui nesse post várias dicas de decoração de jardins pequenos e imagens para inspirar você! Fique por dentro!

Tópicos

Jardins pequenos
Conheça com a gente muitas ideias de jardins pequeninos

Fotos e Decoração de Jardins Pequenos

Decorar um jardim pode não ter segredo qualquer, não é mesmo? Afinal, ele basicamente é composto de plantas, flores, gramados…

Mas e quando o espaço que você tem é totalmente limitado? Como deixá-lo bem bonito, harmonioso, com todos os elementos que você gosta em um jardim? É aí que entra a dificuldade.

Quando se tem uma grande área pode ficar bem mais fácil, pois você poderá deixar a imaginação voar. Mas jardins pequenos são embutidos de um obstáculo: nem tudo cabe nele e fica bom.

Por essas e outras que você precisa recorrer a uma “luz no fim do túnel” para fazer essa decoração de forma exemplar. Até porque, construir um jardim é uma indicação de que você quer ter algo belo e pacificador em sua casa. Então todo esforço vale a pena.

Jardins pequenos

Algumas dicas que vão ajudar você na missão de criar um jardim pequeno:

Dica 1 – Defina o espaço para seu jardim

O primeiro você já pensou: quer ter um jardim a qualquer custo! Agora você deve se decidir em qual cantinho de sua casa ele vai ser criado. Se mora em apartamento, pode ser na sacada (se tiver) ou na divisão entre a sala e a cozinha – um belo jardim suspenso nesse caso é a melhor opção.

Se mora em casa, veja se funciona do lado de fora, na entrada, ou então embaixo da escada. Mas leve em consideração o local escolhido para depois determinar as plantas que serão colocadas nele. Pois há espécies que não podem ficar sem luz direta do sol e vice e versa, bem como em locais úmidos, secos, etc.

Jardins pequenos

Dica 2 – Escolha as plantas e flores

Para começar seu jardim, escolha com carinho todas as plantas e flores que deseja ter nele. Assim como o tipo de gramado, se for o caso, as pedras e os vasos.

Mas atenção, segundo os especialistas em paisagismo e jardinagem, um jardim é um organismo vivo. Então ele nunca será algo intacto, pronto, sem que sejam feitas modificações ao longo do tempo. Por isso, você poderá sempre renovar as espécies, trocar os elementos decorativos, plantar sementes, etc.

Leia mais sobre o assunto: Plantas para Jardim – Como escolher? 20 Melhores tipos e espécies!

Dica 3 – Faça a decoração do jardim

Tenha zelo por seu jardim. Faça um planejamento de onde ficará cada vaso, onde serão plantadas as mudas, colocados os temperos suspensos, etc. É importante saber a posição do sol durante o dia para favorecer o crescimento das espécies. Algumas também podem precisar de proteção contra a chuva direta.

Além dos elementos naturais verdes você pode decorar com pedras ornamentais, fontes de água, esculturas, filtros dos sonhos, sinos, casinhas de pássaros e demais enfeites.

Jardins pequenos

Dica 4 – Cuide bem do jardim

Você escolheu o lugar, as plantas, fez toda a decoração… o que será que falta? Bom, agora começará a sua rotina de mãe (ou pai) das plantas! Rs. Isso mesmo. Você deverá estudar os cuidados de cada espécie para que eles se mantenham vivas e saudáveis e colocar tudo em prática.

Lembre-se que há plantas que não precisam de cuidados diários, são ótimas para aquelas pessoas que não possuem muito tempo. As suculentas são bons exemplos.

Bom, essas são as dicas principais para decorar jardins pequenos. Veja a seguir ideias inspiradoras para você acertar em cheio!

De Canto de Muro

Sabe aquele espacinho livre que tem próximo do muro de sua casa? Ele é um lugar em potencial para fazer um lindo jardim.

Se esse local ainda não tiver gramado, você pode fazer o plantio de um ou então investir em um artificial, se for o caso. Busque ajuda de um especialista para a escolha do melhor produto.

Além da grama, dá para você investir em terra para que possa plantar mudas de árvores, flores, considerando, claro, o espaço disponível e as condições para o crescimento dessas plantas.

Uma solução bacana também é apostar em jardins verticais. Eles podem ser montados com a ajuda de grades de ferro, madeira ou bambu. Você pode plantar trepadeiras ou decorar com vasinhos pequenos. Daí você terá um lindo muro verde.

Bom, veja a seguir uma série de imagens que inspiram nessa criação:

Jardins pequenos em canto de muro Jardins pequenos em canto de muro Jardins pequenos em canto de muro Jardins pequenos em canto de muro Jardins pequenos em canto de muro Jardins pequenos em canto de muro Jardins pequenos em canto de muro Jardins pequenos em canto de muro Jardins pequenos em canto de muro

Com Pedras

As pedras são elementos ótimos para decorar jardins. Você as encontra em lojas especializadas e até na internet por preços que variam conforme o tipo.

Mas quais são as pedras indicadas para usar em jardins? Veja exemplos:

  • Pedra de rio
  • Seixo natural
  • Brita natural
  • Brita branca
  • Dolomita branca
  • Argila expandida
  • Pedra de São Tomé

Esses são somente alguns modelos de pedras que você pode utilizar em seu jardim pequeno. Pode ser que você encontre outros tipos em floriculturas ou em sites voltados para paisagismo.

Leia mais sobre o assunto: Pedras para Jardim – Tipos mais usados & Decorações lindas!

É importante considerar o estilo de decoração de seu jardim para a escolha das pedras. Afinal, existem modelos que combinam com determinados temas, como o rústico e o moderno, por exemplo.

Veja abaixo diversas ideias de jardins pequenos decorados com pedras:

Jardins pequenos com pedras

Jardins pequenos com pedras
Duas ideias de jardins de inverno com pedras

Jardins pequenos com pedras Jardins pequenos com pedras

Jardins pequenos com pedras
Varie nos modelos das pedras

Jardins pequenos com pedras Jardins pequenos com pedras Jardins pequenos com pedras Jardins pequenos com pedras Jardins pequenos com pedras

Com Flores

É difícil pensar em um jardim sem flores, não é mesmo? Elas são lindas e proporcionam graciosidade a qualquer espaço verde.

O bacana das flores é que elas podem ser colocadas em jardins de quaisquer tamanhos, até mesmo os bem pequeninos.

Existem muitas espécies que podem ser usadas por você nessa composição. Sendo assim, é recomendado escolher algumas, suas preferidas, para fazer parte desse espaço, afinal, você não terá muita amplitude para colocá-las.

As flores podem ser plantadas, colocadas em vasos pequenos ou médios para ficar no chão ou na parede. Uma estante ou prateleiras também ajudam na questão de decorar com flores.

Dê uma olhadinha abaixo de lindos jardins pequenos floridos:

Jardins pequenos com flores Jardins pequenos com flores Jardins pequenos com flores

Jardins pequenos com flores
Faça canteirinhos com flores
Jardins pequenos com flores
Ou invista em vasinhos

Jardins pequenos com flores

Jardins pequenos com flores
Grandes vasos de flores podem compor esse espaço

Jardins pequenos com flores

Jardins pequenos com flores
Flores em jardim vertical pequeno

Jardins pequenos com flores

Jardins pequenos com flores
Dica para fazer jardim simples sustentável com flores

Com Pergolado

O pergolado é uma estrutura antiga da decoração de ambientes externos e do paisagismo, mas que está super na moda atualmente.

Ele pode ser montado com madeira, bambu ou ferro, e além de criar uma decoração criativa para o jardim, ajuda a dar estrutura a algumas plantas, como as trepadeiras, por exemplo.

Geralmente, para fazer o pergolado, são fixadas as barras do material escolhido no chão, se for cimentado, usa-se o cimento mesmo, se for gramado, usam-se estacas.

E no alto faz-se uma espécie de telhado vazado, que também pode ser usado na construção de seu jardim. Você pode investir em ganchos para pendurar vasos com samambaias e demais flores e plantas de sua preferência.

Leia mais sobre o assunto: Pergolado de Madeira – 78 Ideias modernas + Passo a passo fácil!

Confira nossa seleção de imagens sobre jardins pequenos com pergolados:

Jardins pequenos com pergolado Jardins pequenos com pergolado Jardins pequenos com pergolado Jardins pequenos com pergolado Jardins pequenos com pergolado Jardins pequenos com pergolado Jardins pequenos com pergolado Jardins pequenos com pergolado Jardins pequenos com pergolado Jardins pequenos com pergolado

Simples

Uma dúvida que muita gente tem é sobre como ter um jardim bonito sem ter espaço e com um orçamento baixo. E é possível sim obter um resultado incrível gastante pouco!

O fato de você só ter uma pequena área disponível para o jardim já ajuda você a economizar. Afinal, não haverá a necessidade de usar tantos elementos.

Além disso, há espécies de plantas e flores que são mais baratas. Se o intuito é fazer um jardim simples, você pode substituir as orquídeas, por exemplo, que são caras, por babosa, lírios ou moreias.

Jardins pequenos e simples

A reutilização de objetos também é excelente para transformar o seu jardim de forma bem barata. Pneus, caixotes, pallets, latinhas, todos esses itens podem ajudar a dar uma outra cara ao jardim pequeno e são fáceis de encontrar por um precinho baixo ou até mesmo de graça.

Leia mais sobre o assunto: Jardim Simples – 30 Ideias baratas & Completamente inspiradoras!

Vale dizer que o importante é você valorizar esse cantinho verde como qualquer outro de sua casa. Mesmo que ele seja simples, sempre tente mantê-lo bonito, bem cuidado e renovado.

Que tal começar essa decoração? Então confira inspirações de jardins pequenos e simples:

Jardins pequenos e simples Jardins pequenos e simples Jardins pequenos e simples Jardins pequenos e simples Jardins pequenos e simples Jardins pequenos e simples Jardins pequenos e simples Jardins pequenos e simples

Com Fontes

As fontes são peças muito usadas na composição de jardins. Podem ter um significado esotérico ou somente estético, mas sempre vão valorizar esse espaço, mesmo que seja pequeno.

Existem muitos tipos de fontes para você investir. Os modelos mais conhecidos são os feitos com bambu e com pedra. Ambos fazem a água circular, resultando naquele barulhinho gostoso e relaxante.

Então, além das plantas, flores, pergolados e pedras, você pode apostar em um modelo de fonte. Ela pode ser construída no próprio espaço, na parede ou no chão, ou comprada pronta para por em meio à área verde.

Inspire-se com as imagens de jardins pequenos com fontes:

Jardins pequenos com fonte Jardins pequenos com fonte Jardins pequenos com fonte Jardins pequenos com fonte Jardins pequenos com fonte Jardins pequenos com fonte Jardins pequenos com fonte

De Entrada

A decoração da entrada de nossa casa é muito importante. Dedicar-se a ela é um prenúncio de que você valoriza a beleza e a organização de seu lar não só em seu interior, mas desde sua fachada.

O jardim na entrada pode ser ligado ao muro no lado externo. Uma opção muito recomendada é fazer floreiras junto com a construção do muro. Outra ideia é apostar no muro verde, com plantas que o cobrem por inteiro.

Agora se o seu intuito é fazer um jardim do lado de dentro do muro, dá para usar e abusar da criatividade. Mesmo com um pequeno espaço você pode inovar, colocando gramado, vasos de diversos tamanhos no chão ou na parede, pergolado, mudas, pedras, etc.

Qualquer jardim merece ser bem cuidado, mas por esse estar na entrada de sua casa, ganha mais um motivo para você sempre limpá-lo e cuidar das plantas e flores.

Selecionamos vários modelos de jardins pequenos para entradas de casas para você conhecer. Veja:

Jardins pequenos em entradas Jardins pequenos em entradas Jardins pequenos em entradas Jardins pequenos em entradas Jardins pequenos em entradas Jardins pequenos em entradas Jardins pequenos em entradas Jardins pequenos em entradas Jardins pequenos em entradas Jardins pequenos em entradas


Muitos jardins pequenos lindos, não é mesmo? Você pode perceber nesse post que não é preciso ter muito espaço nem muito dinheiro para ter um espaço verde incrível. Então o que está esperando para colocar em prática? Use nossas dicas e inspirações para botar a mão na massa 🙂

Aproveite para ler também:

Jardim Tropical – O que é? + 33 Inspirações de como fazer e decorar!

Plantas Artificiais – 65 Ideias na decoração + dicas e cuidados!

Boa leitura e até mais!


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.