Plantas para Jardim – Como escolher? 20 Melhores tipos e espécies!

Fazer um projeto de jardinagem vai muito além de pensar no estilo do jardim e no resultado final, mas também inclui pensar nas plantas para jardim que se adequem ao espaço, considerando clima e incidência de sol.

E se você quer caprichar no jardim, mas não quer ter o resultado fracassado por não ter escolhidos as plantas ideais para cada espaço, reunimos dicas de plantas para jardim, assim dá para ver as melhores espécies de acordo com as particularidades do projeto e da planta.

dicas e espécies

Tópicos

Tipos e Espécies de Plantas para Jardim

Plantas para Jardim Vertical

O jardim vertical é uma nova aposta para quem quer incluir uma decoração vertical, aproveitando até mesmo de pequenos espaços, como sacadas pequenas, para criar uma área verde.

E nesse tipo de projeto, as plantas para jardim vertical podem ser trepadeiras para crescerem no painel ou plantas de vasos, que são ideias para jardins verticais com vasinhos.

  • Hera: essa é uma opção de trepadeira perfeita para cobrir jardins verticais, como muros. A Hera é uma planta bem resistente a variações de temperaturas, suportando até geadas. O ideal para o plantio da espécie é em meia sombra ou a pleno sol, e as regas devem ser espaçadas, molhando a terra apenas quando estiver seca, já que essa é uma espécie que não suporta solo encharcado.
muro com hera
No projeto de paisagismo, a hera está cobrindo o muro
trepadeira para muro
O painel d madeira no muro é suporte para a hera se desenvolver
  • Samambaia: entre as opções de plantas para jardim vertical, a samambaia é uma das mais usadas, já que a planta de estilo tropical garante um efeito incrível para a decoração vertical. Essa espécie é ideal para jardins verticais que fiquem a meia sombra e em regiões de temperatura média a alta, uma vez que a planta não é resistente a baixas temperaturas. Para a manutenção da samambaia, o ideal é manter as regas frequentes, de modo que o solo fique sempre úmido, mas sem estar encharcado. Além disso,  o ideal para o desenvolvimento da espécie é fazer adubações mensais após os primeiros 6 meses da planta.
samambaia no muro
As samambaias decoram o jardim vertical ao lado da piscina

ideias de jardim vertical com samambaia

  • Peperômia: a planta de folhagem pendente e com coloração que mistura tons de verdes é uma ótima aposta para jardins verticais que ficam em ambientes de sombra, já que a espécie não é indicada para áreas com incidência de sol direto.  Para o cultivo de peperômia, a indicação é de regiões com temperaturas médias e quentes, uma vez que a espécie tem baixa resistência a frio e geadas. A rega da planta deve ser feita a cada 2 dias, mantendo o solo úmido, mas sem ficar encharcado.
jardim vertical com vasos
As peperômias foram plantadas em vasinhos no jardim vertical
jardim verde parede
As peperômias fazem parte do projeto com diversas espécies de plantas
  • Orquídeas: entre as indicações de plantas para jardim vertical, uma espécie com flores que costuma fazer parte desse tipo de projeto são as orquídeas. A espécie é perfeita para jardim vertical de vasos, e deve ser cultivada em local com incidência de luz, mas sem sol excessivo na planta. A espécie deve ter regas regulares e não ficar com solo seco, além de adubação adequada para que a planta dê as elegantes flores.
jardim vertical de palete
O jardim vertical foi feito com pallet

jardim vertical com orquídeas

Plantas para Jardim de Inverno

Para os projetos de jardim de inverno, é preciso observar o local para a escolha de plantas para jardim, de modo a considerar a incidência de luz, uma vez que esse tipo de jardim costuma ter menos incidência de luz direta.

  • Pacová: a planta de folhas grandes e em tom de verde escuro são totalmente indicadas para jardins de inverno, inclusive projetos em que as plantas serão cultivadas em vasos. O local de cultivo deve ser sob luz indireta, já que a espécie não se adequa a incidência de sol direto. A rega deve ser espaçada e apenas quando o solo estiver seco, uma vez que a espécie não gosta de solo muito úmido ou encharcado.
jardim embaixo da escada
Os vasos com pacová ficam no jardim de inverno embaixo da escada
jardim de inverno com pacová
O pequeno jardim interno traz pacovás plantadas na terra
  • Zamioculca: essa é uma espécie curinga quando o assunto é plantas para jardim de inverno, já que a zamioculca é uma ótima escolha para locais de sombra, uma vez que a espécie não tolera sol. A planta de folhas verdes e brilhantes deve ser cultivada em local fresco e de sombra, e as regas devem ser feitas quando o solo der indícios de que está levemente seco.
planta para jardim de inverno pequeno
A zamioculca foi plantada no jardim de inverno pequeno
zamioculca
O cultivo da planta também pode ser em vasos
  • Dracena: essa é mais uma espécie indicada para locais de pouca luz, como espaços de jardim de inverno. A dracena possui diversas opções, que variam de acordo com sua coloração, e devem ser cultivadas em regiões quentes, apesar de resistirem a temperaturas baixas. A espécie que pode ser cultivada diretamente na terra ou em vasos, pede regas regulares para manter o solo úmido, mas sem ficar encharcado.
jardim de inverno com dracena
As dracenas tricolor foram plantadas rente a parede
dracena verde
A dracena pode ser cultivada em vaso

Plantas para Jardim Externo

Para escolher plantas para jardim externo, a dica é escolher o estilo de jardim – simples, rústico, entre outros – e assim escolher a espécie que seja no estilo do paisagismo e com características que sejam adequadas para o espaço de cultivo.

  • Clúsia: essa é uma espécie bastante usada em jardins externos e caracterizada por pequenas folhas em tom de verde escuro e brilhante, além de flores pequenas flores brancas que aparecem durante a primavera. A clúsia é uma planta estilo arbusto e ideal para cercas vivas ou entorno de muros. A espécie é bastante resistente ao sol direto, e pede regas frequentes.
jardim perto da piscina
A clúsia forma uma cerca viva perto do muro

planta para jardim externo

  • Espada de São Jorge: essa é uma planta clássica e que tem ganhado cada vez mais espaço nos projetos de jardinagem, especialmente para áreas de sombra ou com luz indireta. A Espada de São Jorge é ideal para jardins de pouca manutenção, já que a planta se desenvolve bem sem muitos cuidados e vai bem em solo seco, pedindo rega apenas 1 vez por semana. O plantio da espécie pode ser diretamente na terra ou em vasos, e pode costuma ser bastante utilizada como cerca viva.
jardim simples com espada de São Jorge
A Espada de São Jorge foi plantada no pequeno jardim

jardim com Espada de São Jorge

  • Pata de Elefante: a espécie é uma opção de planta bastante versátil e que se adapta bem a projetos de jardinagem a sol pleno, meia sombra e até luz difusa. A versatilidade da espécie também é em relação ao clima, já que suporta mudanças bruscas de temperatura, além de longos períodos de estiagem, o que indica que a planta exige pouca rega e se desenvolve bem em solo seco. A pata de elefante é uma planta de caráter ornamental e que se desenvolve bem em vasos, mas tem seu pleno desenvolvimento no plantio direto em terra, podendo atingir até 5 metros de altura, mas tem como característica o crescimento lento.
jardim com pata de elefante
A planta é destaque no jardim

pata de elefante

Para Jardim Pequeno

Para ter um bom projeto de jardinagem é preciso considerar a área disponível para o jardim e assim escolher espécies de plantas para jardim que sejam de tamanho proporcional para o espaço, de modo que o desenvolvimento da planta não seja prejudicial para o projeto.

  • Crassula: a espécie também conhecida por Jade, por conta da coloração verde jade, tem pequenas folhas verdes com floração branca durante a primavera. A espécie pede regas frequentes durante o verão, evitando que o solo fique seco, e regas mais espaçadas durante o inverno. A pequena planta deve ser cultivada em ambientes bem iluminados e são resistentes a frios e geadas.
crassula florida
A planta traz pequenas florzinhas brancas durante a primavera
planta jade
A espécie é tipo um arbusto de flores verde
  • Antúrio: entre as opções de plantas para jardim pequeno, o Antúrio é um clássico e que além das folhas verdes, ainda traz flores vermelhas que destacam a espécie em meio ao jardim. O Antúrio deve ser cultivado em local bem iluminado, mas sem sol constante, podendo pegar sol apenas uma parte do dia. A espécie se desenvolve bem em terra e vasos, e o ideal é manter a terra sempre úmida e com adubação quinzenal para o desenvolvimento das flores.
jardim com antúrio
O Antúrio traz folhas brilhantes e flor vermelha

planta para jardim pequeno

  • Buxinho: o pequeno arbusto verde é uma ótima opção para ornamentação de jardins pequenos, já que costuma ser usado como um planta de topiaria (prática de podar a planta dando formato desejado). O arbusto de crescimento lento é ideal para áreas com sol direto e não é indicado para regiões de pouca luminosidade, já que as folhas podem ficar amareladas e caírem.  Para o cultivo da espécie, o ideal é que as regas sejam frequentes e que o solo esteja sempre úmido.
jardim pequeno
Os buxinhos decoram o jardim com pedras

buxinho jardim

Resistentes ao Sol

Para a escolha de plantas para jardim que tem bastante incidência de sol, o ideal são as espécies que resistem ao sol direto, e que se desenvolvam até mesmo em solo seco, já que a incidência direta do sol pode deixar o solo menos úmido.

 

  • Cactos: os cactos estão se destacando entre as opções de plantas para jardim e são perfeitas espécies para ficarem diretamente expostas ao sol. Esse tipo de planta pede luz solar direta e é uma ótima pedida para quem não tem tanto tempo de cuidar do jardim, já que é uma planta que pede pouca manutenção, pouca rega e são bastante resistentes. Apesar de tanta versatilidade, esse é um tipo de planta que pede cuidado em locais com crianças e animais de estimação, já que os espinhos podem causar machucados; sendo assim, evite essa espécie em jardins com muita passagem.
jardim de inverno com cactos
Os cactos formam um jardim de vasos

jardim com cactos

  • Dasilírio: a espécie também conhecida por rabo de dragão, é uma planta touceira (plantas que formam grandes moitas), e que é bastante resistente ao sol direto. Para o cultivo da dasilírio, as regas devem ser espaçadas e o espaço de cultivo deve ser amplo, já que as plantas vão se amontoando entre si. Essa espécie também ser evitada em locais de passagem, já que tem pontas serrilhadas.
jardim com dasilírio
A planta tem pontas serrilhadas
jardim com sol direto
A planta forma uma espécie de moita
  • Agave: essa é uma planta bastante usada para projetos de jardinagem com incidência direta de sol, já que a agave se desenvolve muito bem sob luz direta e é resistente ao sol. A planta tem formato arredondado e pede distância no plantio entre uma planta e outra, já que se desenvolve bem e ocupa espaço a sua volta. Para o cultivo da agave, o ideal são regas regulares, mas sem deixar o solo encharcar.
jardim com agave
O plantio da espécie foi feito mantendo espaço entre elas
agave
As agaves decoram o jardim em frente a casa

 

Plantas Ornamentais para Jardim

Entre as tantas opções de plantas para jardim, existem as opções que são perfeitas para uso ornamental, já que costumam fazer parte de projetos paisagísticos como opções de plantas que acrescentam um toque de estilo ao jardim.

  • Luca: a espécie é uma ótima planta para dar imponência ao jardim, já que pode chegar a até 3,5 metros de altura. A luca é uma espécie que pode ser cultivada em vaso, mas tem pleno desenvolvimento no plantio direto em terra. O cultivo simples pede poucas regas, já que a planta se adapta bem a solo seco e exposição ao sol.
planta luca
A planta é destaque no jardim
planta jardim ornamental
O jardim traz decoração com gramado e pedras
  • Suculentas: as suculentas estão ganhando bastante destaque nos projetos paisagísticos, e apesar de comumente serem vistas em vasinhos, essa espécie se desenvolve muito bem também no plantio direto no solo. As suculentas são perfeitas para um projeto ornamental, e podem ser usadas num mix de suculentas e até com outras espécies de plantas, formando um jardim variado. A manutenção da espécie é bem simples, já que são resistentes ao sol direto e pedem poucas regas.
jardim de suculentas
O mix de suculentas compõe o jardim

suculentas

  • Moreia: essa espécie é uma ótima escolha para projetos de jardins ornamentais em regiões de clima ameno e com temperaturas não tão altas. A moreia é formada por tufos densos e com desenvolvimento tipo moita, o que pede espaço entre o plantio. A espécie pede regas periódicas e conta com flores brancas que são perfeitas para dar um toque florido ao jardim ornamental.
moreia florida
A planta dá pequenas e delicadas flores brancas

jardim com moreia

  • Helicônia: a planta conhecida como bananeira do mato, é uma típica espécie tropical e perfeita para trazer esse toque tropical ao projeto ornamental do jardim. A helicônia traz pendões de flores vermelhas que embelezam ainda mais a planta e valorizam o jardim. O cultivo deve ser em regiões de clima quente e úmido e as regas devem ser regulares para manter o solo sempre úmido.
jardim ornamental
A planta é perfeita para jardins com estilo tropical
jardim com helicônia
Os pendões vermelhos deixam a espécie ainda mais bonita

Decoração com Plantas para Jardim

Jardim Interno / Embaixo da Escada

Para trazer o jardim para dentro de casa, vale fazer um jardim interno ou aproveitar o espaço embaixo da escada para o projeto paisagístico.

Nesses casos, as plantas para jardim devem manter alturas adequadas para o espaço disponível, além de serem indicadas para espaços com pouca incidência de luz natural.

jardim embaixo da escada
O jardim embaixo da escada foi decorado com pedras brancas
jardim interno com vasos
O jardim interno é composto de vasos com plantas
jardim pequeno interno
O jardim é composto de plantas verdes
jardim interno com plantas
O mix de plantas compõe o espaço embaixo da escada
jardim rústico interno
O jardim interno tem estilo rústico

paisagismo jardim interno

Jardim Externo

No caso de jardins externos, a escolha das plantas para esse tipo de projeto traz uma gama bem variada de espécies, e a escolha deve ser feita de acordo com as características do estilo de jardim, solo e incidência de luz.

jardim externo
O espaço externo tem gramado, plantas de terra e jardim vertical
jardim simples
O espaço externo é gramado e com mix de plantas
projeto paisagístico jardim externo
No mix de plantas, o jardim tem até bambu decorativo
jardim com sofá
O jardim tem um deck de madeira com sofá no centro
jardim decorado
O jardim externo é composto por diversas espécies
jardim externo com pedras
O jardim foi decorado com pedrinhas
jardim frente casa
No jardim, buxinhos formam o caminho de entrada

Jardim Pequeno

Para a escolha de plantas para jardim pequeno, escolha por espécies que tenham desenvolvimento lento e com tamanho proporcional ao espaço disponível.

Além disso, não esqueça de considerar a incidência do sol e tipo de solo para o plantio.

jardim pequeno com suculentas
O jardim pequeno foi decorado com suculentas e pedras

jardim pequeno decorado

jardim pequeno com vasos
O pequeno jardim foi decorado com vasos de plantas
jardim com lança de são jorge
O jardim pequeno é beirando a parede
jardim pequeno e rústico
O jardim pequeno traz Espadas de São Jorge
jardim vertical externo
O pequeno espaço traz jardim vertical

 

 

Já teve alguma dessas espécies? Conta aqui nos comentários qual das plantas você já teve e a sua preferida.

 


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.