Tudo sobre【PINGADEIRA】► O que é | Tipos | Aplicações

Qualquer construção, seja residencial ou comercial, necessita do que chamamos de pingadeira ou rufo. Esse material é indispensável para melhor eficiência, principalmente nos dias de chuva.

Há modelos de pingadeira de diversos materiais, cada um com uma faixa de preço, um leque de cores e estilos, bem como diferentes características técnicas.

Modelos de pingadeira 1

Quando se está construindo, essa peça pode ser incluída na mão de obra dos pedreiros contratados para a obra. No caso da reforma, você pode contar com profissionais contratados especificamente para esse serviço.

A forma de instalação vai depender muito do material escolhido para a pingadeira. Assim como o preço da preça, que normalmente é vendida por metro, e a mão de obra para fazer essa aplicação.

Modelos de pingadeira 2

Nesse post vamos mostrar detalhes das pingadeiras e dos rufos, suas particularidades, os principais materiais, preços e modelos já instalados. Acompanhe tudo para tirar as suas dúvidas!

Tópicos

O que é e para que serve a pingadeira?

Antes de mais nada, é importante explicar o que é, de fato, uma pingadeira e para que ela serve.

Basicamente é uma peça comprida, geralmente com meio metro, colocada acima de uma estrutura construída previamente – pode ser em alvenaria, concreto armado, blocos, etc.

Essa estrutura pode ser uma parede, um muro, uma sacada, um beiral ou um corrimão de alvenaria.

Modelos de pingadeira

Há duas formas principais de pingadeiras, uma delas recebendo um outro nome no mercado da construção: rufos. Veja abaixo qual a utilidade de cada modelo:

  • Pingadeiras → Coberturas em muros, beirais de janelas, etc., para desviar a água da chuva. Não deixa a água cair diretamente na estrutura, protegendo-a.
  • Rufos → Peças instaladas entre a parede e o telhado com o intuito de evitar infiltrações.

Ambas têm coligação com a queda da água da chuva e tem potencial para proteger as estruturas de possíveis encharcamentos, umidades, sujeiras, manchas e infiltrações.

Modelos de pingadeira 3

Apesar de terem funções bem semelhantes, porém, os materiais dos rufos se diferenciam dos das pingadeiras convencionais. Afinal, eles funcionarão basicamente como calhas de uma casa, então precisam ser de matérias primas permitam um caminho da água mais fluido, diretamente para algum cano até o chão.

As pingadeiras de janelas e muros normalmente são feitas em pedras como mármores e granitos ou então em concreto. Você verá mais detalhes no próximo tópico, sobre os principais usos.

Principais usos e aplicações

As pingadeiras são versáteis, ou seja, não têm somente um uso e aplicação em uma obra, seja residencial ou comercial.

Elas podem ser aplicadas principalmente em:

  1. Muros
  2. Janelas
  3. Telhados

No caso de muros e janelas os modelos mais usados são das pingadeiras de pedras ou concretos. É raro utilizar materiais diferentes como o zinco e o PVC nessas estruturas.

Já quando se trata de telhados, esses últimos materiais citados são os mais procurados. Eles são instalados conforme as calhas convencionais, no encontro das paredes da casa com as telhas.

Modelos de pingadeira 4

A seguir vamos falar características dos modelos mais usados de pingadeiras. Conheça!

Pingadeira para muro

Esse modelo pode ganhar o nome de pingadeira ou então de “chápeu” de muro. Têm o objetivo principal de proteger a construção, bem como o revestimento usado nela, da água que cai da chuva.

No entanto, apesar de toda essa funcionalidade, conseguem também dar um toque decorativo ao espaço externo de casas, condomínios e escritórios. Para isso, usa-se pedras naturais, como granitos e mármores, ou então concretos moldados.

Pingadeira para muro

Os modelos tradicionais de pingadeiras para muros, a saber, possuem largura útil de 14 centímetros, a altura de 5,5 cm e comprimento: 50 cm. Quando você encomendar, saiba que essa provavelmente será a dimensão trabalhada pela empresa. Se quiser medidas diferentes, porém, você deverá especificar.

Você encontra muitas lojas especializadas na fabricação dessas e outras peças. Até mesmo na internet há anúncios de variados estilos e valores. Por exemplo:

Esse material pode ser instalado em qualquer tipo de muro. Pode ser um muro de pedra, de concreto, de tijolos à vista, bem como com qualquer altura. Vale também para os muros decorativos, que beiram jardins, por exemplo.

 

Pingadeira para janela

As pingadeiras para janelas também podem ser chamadas de peitoris ou soleiras. Elas possuem a mesma função das colocadas em muros. Protegem a parede imediatamente abaixo da água corrente da chuva, evitando manchas, mofos, infiltrações, etc.

As mais usadas nas janelas, a saber, são as de granito e as de mármore. Mas você também pode apostar nas de concreto, caso queira economizar nesse acabamento.

Para acertar na medida, é recomendado comprar essa peça já na época da construção e finalização das janelas. Normalmente esse acabamento é realizado pelo próprio pedreiro, que aproveita para encaixar e concretar as pingadeiras assim que fizer a base das janelas.

Outro modelo de pingadeira para janela
Outro modelo de pingadeira para janela

São muitos os modelos de pingadeiras, uma vez que os materiais para isso são bem versáteis. Surgem em diversas cores, algumas misturadas no caso das pedras naturais.

Veja sugestões de soleiras e pingadeiras que podem ser aplicadas em janelas e seus respectivos preços:

Perceba que os valores são bem variados e por isso vale a pena realizar uma boa pesquisa antes de comprar as peças.

Lembre-se de combinar a pingadeira com a decoração da área externa, como por exemplo a cor usada nas paredes, os estilos das janelas, etc.

Pingadeira para janela
Pingadeira para janela com acabamento em gesso

Pingadeira para telhado

O terceiro uso mais famoso das pingadeiras é nos telhados. Essas peças são essenciais para garantir eficiência dos dias de chuva, já que elas suportam a água que cai e não deixam encorrer diretamente pelas paredes.

Também evita que haja infiltrações e possa incorrer em manchas nas paredes. Ou seja, é um item que precisa equipar a sua casa de qualquer jeito.

Pingadeira para telhado

A pingadeira de telhado ou rufo pode ser colocado já no momento da construção da casa, junto com a colocação das telhas. Também há como colocá-la ou trocá-la em reformas posteriores. Essa peça fica bem rente às telhas para ter eficiência na proteção contra infiltrações nas juntas entre telhado e paredes.

Segundo especialistas, o projeto arquitetônico é que vai definir qual tipo de rufo tipo pingadeira que será utilizado, assim como as calhas. A chapa galvanizada é uma das mais requisitadas, principalmente quando há platibandas.

Ainda podemos citar a chapa de cobre, que possui preço mais baixo; a de PVC, a qual pode ser mais interessante para ficar aparente no projeto; a de cimento-amianto, menos comuns;  bem como de concreto.

Pingadeira para telhado com rufo
Pingadeira para telhado com rufo

Os rufos tipos pingadeiras podem ser encontrados em grandes lojas de materiais de construção e depósitos. Os preços possuem uma média bem estável, variando normalmente de 30 a 70 reais dependendo do tamanho, assim como do material.

Dê uma olhada em opções de sites variados:

Lembre-se que, para qualquer serviço de instalação de pingadeiras, seja para muros, janelas ou telhados, é preciso contar com a atuação de profissionais qualificados.

Tipos de pingadeira

Você pode conhecer anteriormente o que é uma pingadeira, os principais usos e estimativas de preços. Agora é a hora de ver os projetos prontos com essas peças em variados estilos.

Mas quais seriam os tipos mais conhecidos? Bom, já demos prévias dos que são requisitados hoje em dia no mercado da construção civil. Mas basicamente são os feitos dos seguintes materiais:

  1. Granito
  2. Mármore
  3. Zinco
  4. PVC
  5. Concreto

São ao todo 5 modelos mais encontrados nas obras atuais. Podemos nos lembrar das pingadeiras em cobre, mas a saber estas são menos usuais hoje em dia. São mais fáceis de ser vistas em construções mais antigas.

Separamos os principais tipos de pingadeiras em tópicos para que você conheça a estética de cada uma delas e como podem ser inclusas nos projetos.

Pingadeira de granito

Começaremos a falar sobre o modelo em granito, pedra natural super procurada para compor acabamentos e revestimentos em diversos segmentos de construções.

O granito pode ser encontrado em muitas cores, sendo que a maioria delas é mesclada emtre duas ou três tonalidades. Os mais conhecidos são os brancos, cinzas, marrons e pretos. Mas também há verdes, vermelhos, azuis e demais tons, menos usados por serem mais difíceis de combinar.

Para saber + sobre o material, leia nosso artigo → Tipos e cores de granito – Como escolher + 90 Ideias na decoração!

Olha vários projetos com pingadeiras de granitos:

Ideia de pingadeira de granito marrom
Ideia de pingadeira de granito marrom
Janela com granito clarinho para combinar com a decoração externa
Janela com granito clarinho para combinar com a decoração externa
Sacada com pingadeira de granito
Sacada com pingadeira de granito
Outra ideia de soleira pingadeira na janela
Outra ideia de soleira / pingadeira na janela
Corrimão de concreto com pingadeira de granito
Corrimão de concreto com pingadeira de granito

Pingadeira de concreto

Não poderíamos deixar de falar sobre as pingadeiras de concreto. Elas são, talvez, as mais comuns de todas por diversas razões. Uma delas é o seu baixo custo. Outra é a facilidade para fazê-la, podendo ser construída já pelos próprios pedreiros contratados para a construção da casa.

Além disso, há empresas especializadas que fabricam as pingadeiras de concreto sob medida com a ajuda de moldes. Então você encomenda e ela já chega pronta em sua casa. Basta instalar conforme o recomendado.

Confira abaixo como as pingadeiras de concreto são e podem compor sua obra:

Rufo tipo pingadeira de concreto
Rufo tipo pingadeira de concreto
Chapéu de muro de concreto
Os modelos de concreto são os mais simples e baratos
Pingadeira de concreto para muro
Pingadeira de concreto para muro
Chapéu de muro de concreto simples
Chapéu de muro de concreto simples
Muro com chapéu de concreto
Muro com chapéu de concreto

Pingadeira de zinco

As pingadeiras de zinco / alumínio estão entre as mais utilizadas em telhados. Nesse caso, como falamos anteriormente, são muito conhecidos por “rufos”, e são essenciais para ajudar na contenção de água, evitando infiltrações.

Apesar de sua alta funcionalidade, é o que menos contribui para a estética das construções. É mais requisitado para obras de baixo custo, pois têm um precinho mais camarada que demais materiais.

Quando se quer inovar na aparência e apresentar modernidade no telhado, são peças deixadas de lado. Mas se mostra um item eficiente, assim como os outros modelos.

Tenha uma ideia de como são os telhados combinados a rufos tipo pingadeiras de zinco:

Telhado com rufo de zinco
Telhado com rufo de zinco
Telhado com rufo de zinco
Modelo de telhado com rufo de zinco
Veja como a pingadeira de zinco pode ser colocada
Veja como a pingadeira de zinco pode ser colocada
Telhas simples com pingadeiras de zinco
Telhas simples com pingadeiras de zinco
Telhas econômicas com pingadeiras de zinco
Telhas econômicas com pingadeiras de zinco

Pingadeira de mármore

Essa é uma outra pedra natural muito usada para decoração, mas também para fazer o acabamento em várias estruturas.

O mármore apresenta uma eficiência menor que o granito no que se refere à resistência, mas ainda assim é uma boa alternativa para fabricação de pingadeiras.

Surge em muitas variações de cores, podendo ser combinadas a muitas decorações. Além disso, pode ser cortado no tamanho que você precisar. São mais aplicadas nas soleiras de janelas.

Veja como as pingadeiras de mármore podem ficar lindas no acabamento de casas:

pingadeira de mármore
Detalhe aproximado da pingadeira de mármore
pingadeira de mármore
Mármore absoluto pode ser usado na soleira da janela
pingadeira de mármore
O mármore pode ser cortado conforme a necessidade
pingadeira de mármore
Há mármores para combinar com diversas obras

Pingadeira de PVC

Por fim, podemos citar as pingadeiras de PVC, que são básicas, econômicas e possuem eficiência quando aplicadas nos telhados. Possuem tecnologia atual apesar de serem plásticas e surgem em modelos versáteis, para combinar com muitos estilos.

As pingadeiras de PVC podem ser cortadas do tamanho que você desejar para seu projeto. E podem se adaptar a muros, paredes, telhados, entre outras estruturas.

Entenda como são os modelos de pingadeiras feitas de PVC:

Pingadeira de PVC branco
Pingadeira de PVC branco
Panorama de rufos de PVC
Panorama de rufos de PVC na obra
Pingadeiras coloridas feitas de PVC
Pingadeiras coloridas feitas de PVC
Rufo de pvc em telhado
Rufo de pvc em telhado
Estilo de pingadeira tipo calha de PVC
Estilo de pingadeira tipo calha de PVC

E então, gostou de descobrir mais detalhes sobre o uso da pingadeira em uma construção? Esperamos ter tirado todas as suas dúvidas!

Aproveite para ler também outros artigos relacionados ao tema:

Telhado Embutido – Vale a Pena? Dicas + 60 Fotos e Inspirações!

Tipos de Forro – Como escolher o ideal + Fotos e características!

Quantas telhas por metro quadrado? » Saiba como calcular!

Volte mais vezes para ficar por dentro de tudo sobre construção!


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.