Cola para artesanato – Quais as melhores de 2020?【TOP 20】

Você sabia que existem diversos tipos de cola para artesanato? Conhecer os principais modelos é essencial para conseguir criar peças resistentes e duradouras.

Afinal, é através da cola que você poderá fixar com precisão os materiais utilizados em sua arte. E a saber, cada matéria-prima consegue uma boa aderência com um tipo de cola específico.

Cola para artesanato

Alguns pontos, por exemplo, necessitam de uma fixação rápida, e por isso a cola instantânea é a mais indicada. E assim por diante. Vale super a pena descobrir a funcionalidade de cada modelo disponível no mercado. É bacana tanto para quem já trabalha produzindo artesanatos ou para quem deseja iniciar nesse universo.

Quer saber tudo sobre o mundo das colas? Fique com a gente nesse post e descubra onde usar cada tipo de cola para artesanato!

Cola para artesanato 1

Melhores tipos de cola para artesanato

Como falamos anteriormente não há somente um tipo de cola para artesanato que seja universal. Para obter os melhores resultados, segundo especialistas, é recomendado escolher a cola certa para cada material.

Só assim é possível fixar bem e ter certeza de que a peça criada não sofrerá desprendimentos ao longo de seu manuseio, no processo de secagem, transporte e com o próprio tempo de uso mesmo.

Cola para artesanato 3

A seguir você conhecerá uma lista com as particularidades de cada modelo de cola para artesanato 🙂

1 – Cola branca (escolar)

A cola branca é muito tradicional como material escolar, encontrada em papelarias e armarinhos com facilidade. É indicada para uso de materiais leves e porosos como, por exemplo: madeira (palitos), papel (sulfite, crepom, cartolina, entre outros).

Deve-se ter cuidado com o seu uso, pois pode gerar manchas quando aplicada em excesso. Principalmente em superfícies coloridas e delicadas, como o papel crepom, por exemplo. A sua secagem completa leva, em média, de 18h a 24h.

Importante dizer também que se trata de uma cola lavável e atoxica, então pode ser utilizada por crianças, sem problemas.

Cola branca pode ser utilizada em artesanado para alguns detalhes

2 – Cola branca extra 

Este tipo de cola é feito a partir de um adesivo à base de PVA e possui alta colagem e aplicação simples. É uma cola de alto desempenho e é indicada para: madeira, papel, papelão, isopor, tecido, por exemplo. 

É muito utilizada na encadernação artesanal principalmente para cadernos e álbuns de capa dura, ou seja, é mais indicada para trabalhos profissionais. Só fique atento, por que é uma cola que não possui artifícios impermeabilizantes e, por isso, sua aplicação é restrita a alguns materiais como citamos anteriormente. 

Cola branca extra ótima opção para artesanato

3 – Cola de silicone

A cola de silicone é transparente e altamente resistente à água e diferentes temperaturas. Mas isso desde que o tempo de secagem seja respeitado – a saber, gira em torno de 24h para secagem total. 

Esse tipo de cola pode ser aplicado, por exemplo, em EVA, isopor, tecidos, vidro, madeira, bem como borracha.

Cola de silicone para artesanato se destaca pela resistência e transparência

4 – Cola quente

É um dos modelos de cola mais utilizados em artesanatos. Pode ser empregada em diversos materiais como, por exemplo: EVA, acrílico, renda, plásticos, entre outros.

Suas principais características são: ótima aderência em superfícies porosas, secagem instantânea, resistência da cola, garantindo uma segurança por um bom tempo.

Fique atento a sua aplicação, pois a secagem é rápida e pode comprometer o material se não tiver a certeza de que o trabalho está feito corretamente.

Cola para artesanato usando a pistola de cola quente que é bem prática e rapida

5 – Cola de contato 

Com a base de borracha, esse tipo de cola é indicado para laminados, folheados, papel, tecido, borracha, vidro, madeira e alguns plásticos. Em alguns lugares também é conhecida como cola de sapateiro, mas pode ser usada para o seu artesanato dependendo das superfícies aplicadas.

Seu manuseio é simples, assim como possui uma rápida secagem, ótima resistência e bom retrospecto em relação ao contato com a água. A secagem total da cola é de 24 horas. O porém dela é que é um produto altamente inflamável, portanto, tome os cuidados necessários para deixá-la longe de temperaturas altas.

Cola de contato é muito utilizada em artesanato

6 – Colas de cianoacrilato (Super Bonder)

Popularmente conhecidas como Super Bonder, por ser a marca mais utilizada, ou então super colas, sua principal característica é a secagem altamente rápida.

Elas possuem uma colagem resistente, sendo indicadas para: vidro, metal, cerâmica, borracha e alguns plásticos. A saber, não é indicada para superfície flexível.

Sua secagem total gira em torno de 24 horas e após o período final da secagem ela fica visível na cor branca. Portanto, na hora de usá la no artesanato fique atento a esse detalhe.

Cola de silicone para EVA

7 – Cola Spray

Esse tipo de cola está disponível em dois modelos: permanente e reposicionável. Ela pode ser muito útil para vida do artesão, pois possui uma praticidade incrível. 

Ideal para diversos tipos de superfícies: papel, tecido, madeira, metal, isopor, para citar os principais exemplos. É uma cola que pode ser aplicada com rapidez e precisão.

Cola spray é praticidade garantida

Cola para artesanato em spray alcança lugares que outras colas não conseguem chegar

8 – Cola pano (para tecidos)

Como o próprio nome já diz é indicada para tecidos. Ela não serve como substituta à costura, vale dizer, mas serve com um complemento. Muito utilizada para fazer artesanato em tecido para marcar costuras, assim como para decoupage.

Tenha apenas cuidado com o aplique da cola em tecidos muito finos. Nesse caso ela pode acabar manchando. No geral, porém, é uma cola ótima para o seu artesanato e irá te ajudar bastante.

Cola pano como o nome diz indicada para artesanato em tecidos

Bom, agora que já falamos sobre alguns tipos de cola, vamos falar das mais indicadas para os seguintes materiais: vidro, tecido e EVA.

Cola para artesanato em vidro

Embora as supercolas sejam muito requisitadas para consertar qualquer coisa dentro de casa, quando se fala em vidro, principalmente para criar artesanato, elas não são as mais indicadas.

Abaixo você poderá conhecer os 3 principais modelos de colas indicadas para criar artes com vidros:

À base de silicone:

São colas que acompanham a dilatação e retração do vidro, ou seja, são super flexíveis, além de serem resistentes. Após 5 minutos de aplicada, forma um filme, mas deve-se esperar 24 horas para a secagem total. Não é afetada pelos raios UV, por umidade e variações de temperaturas.

Existem dois tipos: o neutro, que não libera gases durante a secagem, podendo ser usado em quaisquer vidros e espelhos; e o acético, que libera um ácido que exala um cheiro forte de vinagre enquanto cura. Esse último, porém, tem uma desvantagem e merece atenção: corrói partes que não são de vidro. Portanto, o acético deve ser usado somente no vidro.

Cola para artesanato 4

Com resina epóxi

É uma das melhores colas para fazer artesanatos em vidro, pois tem uma alta resistência mecânica.

A peça de vidro pode ser fixada com essa resina em 90 minutos, mas somente após 24 horas ela ficará completamente seca. Ela é mais recomendada, a saber, para colar vidros pequenos e fragmentados.

Existem diversas marcas disponíveis no mercado, sendo que vem em duas bisnagas: uma é a cola e a outra é o catalizador. Essas duas as partes são misturadas em quantidades iguais para a aplicação.

Cola epóxi pra vidro

Com resina ultravioleta

São as melhores para colar o vidro com vidro, mas pedem necessariamente que sejam expostas à luz ultravioleta para firmar por 1 minuto. A cura total acontece após 4 horas.

Não são recomendadas para vidros fumê, opacos ou então coloridos, pois podem bloquear os raios UV.

Certifique-se de que as partes de vidro estão bem limpas, secas, sem gorduras e sem ferrugens.

Cola para artesanato 2

Cola para artesanato em tecido

É possível desenvolver diversos tipos de artesanato com tecidos, como a decoupage, por exemplo. Algumas das colas mais utilizadas nesse caso são:

Cola quente

Possui aderência e ótima resistência, sendo ideal para trabalhos que incluem feltro, renda, entre outros e pode substituir a costura em alguns detalhes. 

Cola pano

É ótima para artesanato em tecido como o próprio nome diz. Pode auxiliar na marcação de costuras e bainhas e em alguns casos pode substituir a costura. Possui uma versatilidade incrível, porém tem que tomar cuidado ao manusear, principalmente em tecidos mais finos.

Cola permanente reposicionável

É uma opção bacana para quem pretende usar artesanato de tecido com tecido, tecido com madeira, tecido em placas de madeira ou semelhantes. Pode ser aplicada através de pincéis e possui resistência à água, além de não amarelar. Após meia hora do aplique é formada uma película transparente com capacidade adesiva bem resistente.

Separe a cola para artesanato e os demais materiais pra conseguir desonvolver um ótimo projeto

Cola Spray

É uma cola versátil e pode ser utilizada em uma infinidade de materiais como: papel, papelão, feltro, tecidos, plásticos, couro, carpete, entre outros. Ótima para auxiliar a colagem em lugares de difícil acesso. Sua aplicação é simples e não deixa resíduos, além de ser recomendada para trabalhos que necessitam de rapidez e exatidão. 

Cola instantânea

Esse tipo de cola é utilizada no artesanato com tecido para colar algum detalhe sem esperar muito para a secagem total. Tome cuidado somente com a quantidade, pois o excesso deixa a superfície branca o que pode prejudicar a peça.

Cala para artesanato de silicone pode ser usada em vários projetos

Cola para artesanato em EVA

O EVA é um material muito utilizado em artesanatos diversos, até mesmo escolares. É super versátil, prático, leve e pode ser usado com outros materiais. Veja os principais tipos de cola recomendados:

EVA com EVA

Para esse tipo de artesanato é interessante o uso de colas de secagem rápida e resistentes, por exemplo: colas instantâneas (Super Bonder) e cola quente. 

EVA com isopor

A cola mais indicada para este tipo de artesanato é a cola quente. Pois ela irá proporcionar aos dois materiais a aderência necessária. Tome cuidado a aplicação para não queimar ou derreter o isopor. 

Diversos tipos de cola para artesanato

EVA com tecido

Misturar o EVA com tecido no artesanato requer o uso de cola branca extra, espalhando-a por toda peça e forrando com o tecido para dar uma ótima aderência. É possível também para colar alguns detalhes com colas de secagem rápida, como a cola quente e cola instantânea, por exemplo.

EVA com detalhes

Se você vai fazer artesanato e no EVA colar apenas alguns detalhes como pedrarias, miçangas, pérolas, lacinhos, entre outros, o ideal é o uso de cola quente ou instantânea. Só tome cuidado para não usar demais, pois elas podem ficar aparentes ao final da aplicação.

Cola específica para EVA e isopor


E então, gostou de conhecer mais sobre cada tipo de cola para artesanato? Qualquer dúvida que tenha pode deixar um comentário abaixo que tentaremos lhe ajudar 🙂

Aproveite para ler também:

Artesanato em madeira – 40 Ideias charmosíssimas + Tutorial DIY!

Artesanato com conchas – 60 Ideias lindíssimas + Passo a passo!

Maquete de Casa – 50 ideias e dicas incríveis【COMO FAZER】

Esperamos você mais vezes por aqui, até uma próxima!


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.