Maquete de Casa – 50 ideias e dicas incríveis【COMO FAZER】

Maquete de casa: para que serve? Quais são as aplicações? Essa miniatura impressiona pelos detalhes e versatilidade. Além disso, é essencial em muitos conceitos de construção e decoração.

Toda a área de Arquitetura e Engenharia Civil utiliza as maquetes como base para projetos, principalmente residências. Elas podem ser grandes, pequenas, modernas, envoltas em um cenário, entre outras ideias.

Para entender melhor a função das maquetes, conhecer os principais modelos e aprender a fazer passo a passo, confira este conteúdo completo. Selecionamos as melhores dicas + lindas fotos.

Tópicos

maquete de casas 2

O primeiro contato que temos com as maquetes é na escola, nos trabalhos de Geografia ou Artes. Muitos professores solicitam que os alunos construam essas miniaturas baseadas em um cenário – cidades, prédios, parques, museus e áreas públicas em geral.

De acordo com especialistas, maquete é uma representação completa ou parcial em escala reduzida de alguma estrutura – obra, objeto, imóvel, entre outras.

maquetes de casas

As maquetes são clássicas e utilizadas desde os primórdios da construção civil e da Arquitetura. Para se ter ideia, vários prédios e projetos famosos demandaram maquetes antes da concepção – tudo para analisar os detalhes e ver como tudo ficará quando finalizado.

Existem alguns tipos populares de maquetes:

  1. Escolar
  2. Arquitetura
  3. Topográfica
  4. Tridimensional

Por que fazer uma maquete?

Mas, por que é necessário fazer uma maquete?

Conforme salientamos, essa representação é essencial para o planejamento de qualquer projeto arquitetônico ou de construção civil. A partir da análise da estrutura em escala reduzida, é possível avaliar o espaço, os materiais utilizados e todo o conceito em si.

A maquete também tem importância fundamental no aprendizado, por isso é comum nas escolas. Muitos professores pedem para que os alunos confeccionem maquetes temáticas baseadas em diversos cenários diferentes. É uma forma prática de conhecer melhor aspectos geográficos de determinado ambiente.

maquete de casas como fazer

Além disso, a maquete é fundamental para representar imóveis, como casas e prédios. Muitas construtoras e imobiliárias recorrem a essa estrutura para apresentar seus projetos aos clientes. Assim, é possível visualizar os cômodos, o estilo arquitetônico, a parte externa, entre outros detalhes.

Para confeccionar, você pode usar uma série de materiais, dos mais simples aos sofisticados. Há maquetes com base de madeira, papelão, isopor, plástico, etc. A criatividade no uso de insumos faz toda a diferença, ainda mais quando se trata de uma maquete profissional.

Quando se trata de uma maquete de casa, a representação é feita da área externa ou interna, com divisões de todos os cômodos, seguindo uma planta. Tudo depende do tamanho, estilo e outras características da residência, que devem ser detalhadas de acordo com o objetivo do projeto.

maquete de casas ideias

Modelos de maquete de casa

Há vários modelos de maquete de casa. Veja fotos dos mais populares.

Maquete de casa de isopor

O isopor é um dos principais materiais para dar base a maquete de casas. É fácil de manipular, cortar, colar e tem boa disponibilidade. Você pode reaproveitar as peças sem precisar gastar nada.

Entretanto, o isopor também é frágil, então é preciso ter cautela tanto na hora de montar quanto com a maquete já pronta. Qualquer acidente pode acabar com seu trabalho.

Uma boa opção para maquetes escolares, pode ser pintado com tinta guache e combinado com outros materiais artesanais, como o papelão. Há muitos projetos legais e bem fáceis de reproduzir.

casa de isopor por dentro Casa de isopor casinha com isopor casinha de isopor maquete de isopor maquete grande com isopor

O isopor é ótimo para fazer as divisórias de cômodos da casa, conforme mostram as imagens.

maquete grande de isopor projeto de casa de isopor

 Maquete de casa de papelão

Outra variedade popular é a maquete de casa de papelão. Assim como o isopor, esse material é altamente disponível e barato. Você pode desmontar caixas e ter muitas peças retas para montar as paredes, o telhado, as divisórias de cômodos, entre outras estruturas.

O papelão é mais firme, facilitando o recorte, mas demanda uma cola de boa qualidade para a fixação. Por outro lado, é possível customizar com caneta permanente, canetinhas, tintas e até com tecidos, EVA e cartolina colorida.

São tantas possibilidades interessantes que tornam esse modelo de maquete o mais tradicional. Pode ser escolar ou profissional, de acordo com o objetivo de cada projeto.

casa grande de papelão casinha com papelão casinha de papelao maquete de casinha maquete de papelão maquete grande de casa

As casinhas de papelão podem ser simples, modernas, grandes, com vários pavimentos, enfim.

maquete grande pequena casinha de papelão

Maquete de casa com material reciclável

Os materiais recicláveis são os mais recomendados para produzir maquetes. Já destacamos o isopor e o papelão. Todavia, é possível usar outras diversas opções:

  • Palito de sorvete
  • EVA
  • Tecidos
  • Jornais e revistas
  • Plástico
  • Metal
  • Cartões
  • Papel em geral

Usando esses insumos, você cria maquetes criativas e sustentáveis. Do mesmo modo, evita o descarte dos materiais e gasta apenas com o acabamento – tintas, enfeites, etc.

casinha com palitos ideia de casa com material reciclado maquete com materiais reciclados maquete com material reciclado maquete de casas maquete simples

Maquete de casa moderna

Montar uma casa simples é fácil, já as casas modernas demandam trabalho e paciência. Entretanto, o resultado é surpreendente. O objetivo é reproduzir a partir de uma planta ou de um projeto existente.

As casas modernas costumam ter mais de um pavimento, diversos cômodos e arquitetura conceitual. Além disso, os detalhes são importantes para dar um toque arrojado à residência.

Alguns projetos profissionais são realmente impressionantes. A concepção é perfeita, realmente uma miniatura da casa a ser erguida – por isso, é algo comum na área de Arquitetura e Engenharia.

casas modernas maquete maquete de casa moderna maquete de casas modernas ideias maquete de casas modernas maquete de casas 1

Muitas maquetes modernas usam miniaturas dos móveis (na parte interna da casa) e materiais mais nobres, como madeira e vidro.

maquete de papelão casa moderna maquete moderna

maquetes de casas modernas

Maquete de casa sustentável

As casas sustentáveis estão ganhando cada vez mais espaço em diversos cenários. Por isso, é comum fazer maquetes para destacar todos os pontos desses projetos.

Entre os sistemas mais utilizados em casas ecologicamente corretas estão: telhado solar, telhado com cobertura verde, estruturas para captação de água da chuva, torres de energia eólica, entre outros.

Esses conceitos são populares em trabalhos escolares, sobretudo nas matérias de Geografia ou Química, por exemplo. Veja algumas ideias interessantes.

casa ecologica casa sustentavel casas sustentaveis ideia de casa sustentavel maquete de casa sustentavel maquete de casas sustentaveis maquete de uma casa sustentavel projeto de maquete de casas

Maquete de casa por dentro

A maquete de casa por dentro é essencial para evidenciar todos os cômodos da residência. Nesse caso, você deve destacar cada espaço, inclusive com os móveis, aberturas, objetos e demais acabamentos.

Esses aparatos também podem ser feitos com materiais artesanais e recicláveis. Use sua criatividade e confeccione de acordo com o tamanho de cada cômodo, cada um em seu local.

Casas grandes são mais fáceis de serem montadas. Mas, de modo geral, é um trabalho que existe bastante dedicação e investimento para que fique impecável.

casa por dentro maquete ideias de maquetes de casas linda maquete de casa por dentro maquete de casa por dentro

Alguns projetos profissionais são tridimensionais, mostrando detalhadamente como a casa ficará por dentro.

maquete de casas por dentro maquete por dentro

Maquete de casa passo a passo – Como fazer?

Como fazer uma maquete de casa passo a passo?

  1. Primeiramente, é necessário se inspirar em algum projeto existente ou de acordo com uma planta. Essa será a base para fazer sua mini casa.
  2. Depois, é preciso definir qual será a escala. A maquete pode ser 10 ou 20 vezes menor que o projeto tradicional.
  3. Delimite o material principal para fazer as paredes, telhados e demais estruturas. Pode ser isopor, madeira, papelão, entre outros.
  4. Use acessórios como régua, trena e tesoura para confeccionar os moldes das partes e depois uni-las.
  5. Para colar, vale usar cola quente, cola branca e outras opções.
  6. Após a secagem da cola, é hora de fazer o acabamento. Use tintas e outros adereços à escolha;
  7. A finalização é muito importante para deixar a maquete realista e impressionante.

Para aprender a fazer uma casa de papelão, assista ao vídeo:


Produzir maquete de casa não é tão complexo como parece. Siga as dicas, inspire-se com as fotos ou com um projeto que você admira. Esperamos que tenha gostado do conteúdo. Comente e compartilhe. Boa sorte e até mais.


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.