Casa com laje – 30 projetos com dicas para construir a sua!
Na hora de construir, muitas pessoas têm dúvidas se escolhem uma casa com laje ou telhado. Afinal, qual seria a opção mais viável? A mais indicada para cada caso? Bom, aqui no Brasil as residências com lajes são as campeãs.
A saber, as lajes são primordiais para qualquer construção. Elas dão suporte para as paredes e servem de cobertura para projetos que tenham mais de um andar. Podem ser uma opção também para casas que terão telhas como finalização, caso não se queira ter somente a estrutura do telhado para cobrir a edificação.
Além disso, elas possuem vantagens técnicas. Por exemplo: proporcionam isolamento térmico e acústico ao ambiente. Nesse sentido, percebemos que a decisão de se construir ou não uma laje não se trata somente de uma questão estética.
As lajes mais comuns são feitas de concreto e vergalhões de ferro para dar uma boa segurança. Vale dizer que por dentro da laje também podem passar encanamentos hidráulicos e elétricos.
Importante saber que não existe só um tipo de laje. Há diversos padrões, sendo que cada um apresenta uma forma de construção, requisitam materiais diferentes e se apresentam esteticamente de uma maneira única.
Acompanhe o post para conferir dicas e imagens de projetos inspiradores. Certamente serão informações que ajudarão a escolher o modelo que melhor se encaixa em seu projeto.
Tópicos
Diferenças entre laje e telhado
A diferença entre laje e telhado é implícita visualmente. Contudo, as disparidades vão além da estética e podem impactar a construção de diversas maneiras.
Por exemplo, se você faz uma casa térrea e pensa em construir, futuramente, mais cômodos em cima, a laje será ideal para dar continuidade ao projeto. Ela servirá como suporte para o piso superior.
Se optar pelo telhado, portanto, terá que desmontar toda a estrutura para aí sim projetar uma laje para construir outros cômodos que desejar.
Mas tudo depende também do tipo de projeto que deseja. Casas modernas atualmente costumam contar com a laje finalizando a construção, mesmo que não haja interesse em construir outros andares posteriormente. Isso por que elas geralmente contam com o conhecido telhado embutido.
Um exemplo de sobrado moderno com o telhado embutido:

Um ponto positivo da laje é que ela é mais barata do que o telhado inclinado, por exemplo. O telhado é mais demorado para ser feito e isso pode inflar o custo da obra. Afinal, em uma construção, deve-se levar em conta não só os valores pagos nos materiais (madeira maciça, telhas, entre outros), mas também da contratação dos profissionais.
Lembrando que a lista de materiais para construção de telhados é sempre mais extensa do que das lajes simples. Há muitos tipos de telhas, e dependendo do modelo escolhido os preços aumentam. Fora toda a estrutura de madeira, matéria-prima que precisa ser de qualidade e não custa barato.

Em relação ao tempo de construção, não é difícil de imaginar qual modo de construção é mais rápido. Por levar menos materiais e ter estrutura simplificada, a laje é levantada mais rapidamente. Isso significa economia na obra.
Falamos anteriormente sobre dois quesitos bem importantes para qualquer casa: o isolamento térmico e o isolamento acústico. E sim, as lajes também levam uma vantagem em ambos os pontos. Entretanto, o bom resultado vai depender dos materiais envolvidos para construção. Normalmente são usadas mantas específicas.

No Brasil a laje é um artifício muito usado, sobretudo em projetos residenciais. Difícil encontra uma pessoa que não conheça a expressão “bater uma laje”. O mais comum é que, depois da construção da laje, seja adicionado um telhado para um melhor acabamento.
Você pode optar pela construção de um sobrado e bater a primeira laje para o piso térreo e na parte de cima optar por um telhado. É ideal que haja uma pequena laje na parte de cima da casa para conseguir suportar o peso das caixas d’água.
Caso ainda não tenha segurança para escolher o modelo para seu projeto, procure um especialista e tire suas dúvidas e peça sugestões.

Tipos de lajes
Existem diversos tipos de lajes, como falamos anteriormente, e vamos abordar quais são os mais usados nesse tópico. O intuito é que você consiga aprender um pouco mais sobre cada um e fazer uma boa escolha para sua obra 😉

Laje maciça ou montada na obra
A laje maciça é montada na obra mesmo. Uma estrutura de madeira é feita para receber as ferragens, aumentando a resistência e, depois, é preenchida com concreto.
Terminado esse processo, é só esperar a secagem que leva em média 28 dias. Após isso toda estrutura de madeira que foi montada é retirada.

Esse tipo de laje é reconhecido pela resistência a trincas e fissuras. A saber, é um dos modelos mais usados aqui no Brasil.
Simples
Esse tipo de laje é muito popular. Ele é todo feito por vigas de concreto, tanto para preencher como para dar apoio à laje, garantindo uma ótima sustentação.

Cogumelo
A estrutura é apoiada por pilares e não há a necessidade da utilização de vigas. A laje pode ser de concreto armado ou protendido. Sua base é bem peculiar, pois conta com uma área bem firme na região dos pilares. Deve ser feito um planejamento para a construção, pois qualquer erro pode gerar punções e abalos.

Nervurada
Esse modelo é feito a partir de nervuras de concretos interligadas entre si. A armação é montada para dar sustentação à laje e acaba formando desenhos quadriculados. O preenchimento desse tipo de laje não precisa ser necessariamente feito de concreto. Pode ser utilizado isopor, bloco cerâmico, concreto celular, entre outros. A laje nervurada é indicada para grandes construções, mas também pode ser usada em projetos residenciais.

Lajes pré-moldadas / pré-fabricadas
Essa laje chega semi pronta da fábrica, como o próprio nome indica. Trata-se de uma maneira rápida e econômica de construir a laje, evitando sujeira e acúmulo de entulho. Deve-se tomar todo o cuidado possível na instalação, pois se não for bem feita pode gerar trincas e abalos na estrutura.

Treliçadas com lajotas cerâmicas
A sustentação é feita com vigotas pré-moldadas, que são colocadas lado a lado, e no meio delas é incluída uma lajota de cerâmica. Com a estrutura montada é só cobrir com concreto. Tome cuidado com o transporte das lajotas cerâmicas, pois elas são bem frágeis.


Treliçadas com isopor (EPS)
A sustentação também é feita com vigotas, mas no lugar da lajota cerâmica são utilizadas placas de isopor. É necessário o uso de escoras para dar suporte na hora que a estrutura receber o concreto. Esse modelo tem como principais vantagens o isolamento térmico / acústico e a facilidade para passar conduítes.
Temos um post especial sobre esse assunto: Laje de isopor – Vale a pena? + Prós, contras e dicas importantes!


Painéis treliçados:
O painel tem 25 cm de largura e é muito parecido com vigotas. Conta também com a armação de treliça, sendo que as estruturas são instaladas lado a lado. É um material mais econômico do que lajes maciças tradicionais. Deve ser feito o escoramento e depois o preenchimento com concreto.

Alveolares:
Esse tipo de laje não é muito comum em residências. Nada mais é do que grandes placas de concreto com alvéolos que são distribuídos na estrutura. É necessário o uso de guindaste para sua instalação. Ela pode ser mais vista em obras de grandes proporções.


Fotos e projetos de casa com laje
Logo após conhecer o que é laje, suas diferenças para o telhado, bem como os principais tipos, o que acha de se inspirar com projetos surpreendentes?
Selecionamos alguns modelos de fachadas, assim como da parte interior de casas que contam com variados estilos de lajes. Inspire-se para ter novas ideias para a sua construção:





E então, curtiu saber mais detalhes sobre a construção de uma casa com laje? Esperamos que nosso post tenha lhe ajudado a conhecer mais a respeito do assunto.
Aproveite para ler também outros artigos relacionados:
Como tirar vazamento de laje? •【PASSO A PASSO FÁCIL】
Laje de isopor – Vale a pena? + Prós, contras e dicas importantes!
Construção de casas【2020】► Planejamento | Dicas | Projetos
Volte mais vezes para conferir tudo sobre o universo da construção. Até uma próxima 🙂