Casa com laje – 30 projetos com dicas para construir a sua!

Na hora de construir, muitas pessoas têm dúvidas se escolhem uma casa com laje ou telhado. Afinal, qual seria a opção mais viável? A mais indicada para cada caso? Bom, aqui no Brasil as residências com lajes são as campeãs.

A saber, as lajes são primordiais para qualquer construção. Elas dão suporte para as paredes e servem de cobertura para projetos que tenham mais de um andar. Podem ser uma opção também para casas que terão telhas como finalização, caso não se queira ter somente a estrutura do telhado para cobrir a edificação.

Casa com laje

Além disso, elas possuem vantagens técnicas. Por exemplo: proporcionam isolamento térmico e acústico ao ambiente. Nesse sentido, percebemos que a decisão de se construir ou não uma laje não se trata somente de uma questão estética.

As lajes mais comuns são feitas de concreto e vergalhões de ferro para dar uma boa segurança. Vale dizer que por dentro da laje também podem passar encanamentos hidráulicos e elétricos.

Casa com laje 2

Importante saber que não existe só um tipo de laje. Há diversos padrões, sendo que cada um apresenta uma forma de construção, requisitam materiais diferentes e se apresentam esteticamente de uma maneira única.

Acompanhe o post para conferir dicas e imagens de projetos inspiradores. Certamente serão informações que ajudarão a escolher o modelo que melhor se encaixa em seu projeto.

Casa com laje 3

Tópicos

Diferenças entre laje e telhado

A diferença entre laje e telhado é implícita visualmente. Contudo, as disparidades vão além da estética e podem impactar a construção de diversas maneiras.

Por exemplo, se você faz uma casa térrea e pensa em construir, futuramente, mais cômodos em cima, a laje será ideal para dar continuidade ao projeto. Ela servirá como suporte para o piso superior. 

Casa com laje 4

Se optar pelo telhado, portanto, terá que desmontar toda a estrutura para aí sim projetar uma laje para construir outros cômodos que desejar.

Mas tudo depende também do tipo de projeto que deseja. Casas modernas atualmente costumam contar com a laje finalizando a construção, mesmo que não haja interesse em construir outros andares posteriormente. Isso por que elas geralmente contam com o conhecido telhado embutido.

Um exemplo de sobrado moderno com o telhado embutido:

Sobrado geminado com laje
Sobrado geminado com laje

Um ponto positivo da laje é que ela é mais barata do que o telhado inclinado, por exemplo. O telhado é mais demorado para ser feito e isso pode inflar o custo da obra. Afinal, em uma construção, deve-se levar em conta não só os valores pagos nos materiais (madeira maciça, telhas, entre outros), mas também da contratação dos profissionais.

Lembrando que a lista de materiais para construção de telhados é sempre mais extensa do que das lajes simples. Há muitos tipos de telhas, e dependendo do modelo escolhido os preços aumentam. Fora toda a estrutura de madeira, matéria-prima que precisa ser de qualidade e não custa barato.

Laje com canduítes para eletricidade
Laje com conduítes para eletricidade

Em relação ao tempo de construção, não é difícil de imaginar qual modo de construção é mais rápido. Por levar menos materiais e ter estrutura simplificada, a laje é levantada mais rapidamente. Isso significa economia na obra.

Falamos anteriormente sobre dois quesitos bem importantes para qualquer casa: o isolamento térmico e o isolamento acústico. E sim, as lajes também levam uma vantagem em ambos os pontos. Entretanto, o bom resultado vai depender dos materiais envolvidos para construção. Normalmente são usadas mantas específicas.

Casa com laje descaída 1
Casa com laje descaída

No Brasil a laje é um artifício muito usado, sobretudo em projetos residenciais. Difícil encontra uma pessoa que não conheça a expressão “bater uma laje”. O mais comum é que, depois da construção da laje, seja adicionado um telhado para um melhor acabamento.

Você pode optar pela construção de um sobrado e bater a primeira laje para o piso térreo e na parte de cima optar por um telhado. É ideal que haja uma pequena laje na parte de cima da casa para conseguir suportar o peso das caixas d’água.

Caso ainda não tenha segurança para escolher o modelo para seu projeto, procure um especialista e tire suas dúvidas e peça sugestões.

Casa com laje estilo moderno
Casa com laje estilo moderno

Tipos de lajes

Existem diversos tipos de lajes, como falamos anteriormente, e vamos abordar quais são os mais usados nesse tópico. O intuito é que você consiga aprender um pouco mais sobre cada um e fazer uma boa escolha para sua obra 😉

Casa com laje projeto moderno
Casa com laje projeto moderno

Laje maciça ou montada na obra

A laje maciça é montada na obra mesmo. Uma estrutura de madeira é feita para receber as ferragens, aumentando a resistência e, depois, é preenchida com concreto. 

Terminado esse processo, é só esperar a secagem que leva em média 28 dias. Após isso toda estrutura de madeira que foi montada é retirada.

Enchendo a laje com concreto
Enchendo a laje com concreto

Esse tipo de laje é reconhecido pela resistência a trincas e fissuras. A saber, é um dos modelos mais usados aqui no Brasil.

Simples

Esse tipo de laje é muito popular. Ele é todo feito por vigas de concreto, tanto para preencher como para dar apoio à laje, garantindo uma ótima sustentação. 

Enchendo a laje de maneira rápida
Profissional enchendo a laje de maneira rápida

Cogumelo

A estrutura é apoiada por pilares e não há a necessidade da utilização de vigas. A laje pode ser de concreto armado ou protendido. Sua base é bem peculiar, pois conta com uma área bem firme na região dos pilares. Deve ser feito um planejamento para a construção, pois qualquer erro pode gerar punções e abalos.

Visão interna da casa com laje cogumelo
Visão interna da casa com laje cogumelo

Nervurada

Esse modelo é feito a partir de nervuras de concretos interligadas entre si. A armação é montada para dar sustentação à laje e acaba formando desenhos quadriculados. O preenchimento desse tipo de laje não precisa ser necessariamente feito de concreto. Pode ser utilizado isopor, bloco cerâmico, concreto celular, entre outros. A laje nervurada é indicada para grandes construções, mas também pode ser usada em projetos residenciais.

Casa com laje nervurada dando um toque moderno
Casa com laje nervurada dando um toque moderno

Lajes pré-moldadas / pré-fabricadas

Essa laje chega semi pronta da fábrica, como o próprio nome indica. Trata-se de uma maneira rápida e econômica de construir a laje, evitando sujeira e acúmulo de entulho. Deve-se tomar todo o cuidado possível na instalação, pois se não for bem feita pode gerar trincas e abalos na estrutura. 

Casa com laje térrea
Casa com laje térrea

Treliçadas com lajotas cerâmicas

A sustentação é feita com vigotas pré-moldadas, que são colocadas lado a lado, e no meio delas é incluída uma lajota de cerâmica. Com a estrutura montada é só cobrir com concreto. Tome cuidado com o transporte das lajotas cerâmicas, pois elas são bem frágeis.

Casa com laje treliçada e cerâmica
Casa com laje treliçada e cerâmica
Montagem da laje treliçada com cerâmica
Montagem da laje treliçada com cerâmica

Treliçadas com isopor (EPS)

A sustentação também é feita com vigotas, mas no lugar da lajota cerâmica são utilizadas placas de isopor. É necessário o uso de escoras para dar suporte na hora que a estrutura receber o concreto. Esse modelo tem como principais vantagens o isolamento térmico / acústico e a facilidade para passar conduítes.

Temos um post especial sobre esse assunto: Laje de isopor – Vale a pena? + Prós, contras e dicas importantes!

Casa com laje 1

Escoras na laje de isopor 1
Escoras na laje de isopor
Montagem da laje com isopor
Montagem da laje com isopor

Painéis treliçados:

O painel tem 25 cm de largura e é muito parecido com vigotas. Conta também com a armação de treliça, sendo que as estruturas são instaladas lado a lado. É um material mais econômico do que lajes maciças tradicionais. Deve ser feito o escoramento e depois o preenchimento com concreto. 

Laje com painéis treliçados
Laje com painéis treliçados

Alveolares:

Esse tipo de laje não é muito comum em residências. Nada mais é do que grandes placas de concreto com alvéolos que são distribuídos na estrutura. É necessário o uso de guindaste para sua instalação. Ela pode ser mais vista em obras de grandes proporções. 

Placas para instalação da laje alveolar
Placas para instalação da laje alveolar
Modelo de laje alveolar
Modelo de laje alveolar

Fotos e projetos de casa com laje

Logo após conhecer o que é laje, suas diferenças para o telhado, bem como os principais tipos, o que acha de se inspirar com projetos surpreendentes?

Selecionamos alguns modelos de fachadas, assim como da parte interior de casas que contam com variados estilos de lajes. Inspire-se para ter novas ideias para a sua construção:

Bela casa com laje
Modelo de casa simples com laje
Casa com laje flutuante
Casa com laje flutuante

Projeto diferente com laje
Projeto com laje moderno Laje vista de dentro Sobrado Casa moderna Casa vista de dentroCasa com laje sem telhado

Laje cerâmica estilo rústico
Casa com laje cerâmica estilo rústico
Casa terrea com laje
Casa térrea com laje
Visão interna da casa
Visão interna da casa com laje

E então, curtiu saber mais detalhes sobre a construção de uma casa com laje? Esperamos que nosso post tenha lhe ajudado a conhecer mais a respeito do assunto.

Aproveite para ler também outros artigos relacionados:

Como tirar vazamento de laje? •【PASSO A PASSO FÁCIL】

Laje de isopor – Vale a pena? + Prós, contras e dicas importantes!

Construção de casas【2020】► Planejamento | Dicas | Projetos

Volte mais vezes para conferir tudo sobre o universo da construção. Até uma próxima 🙂


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.