Casa Sustentável – Vantagens e Desvantagens + Ideias Baratas!

Com as pesquisas apontando para a degradação do meio ambientes e os impactos que isso gera, a preocupação com esse meio é algo que pode se estender até mesmo para a área de construção civil, e um exemplo disso são os projetos de casa sustentável.

A casa sustentável é uma alternativa viável para ter um projeto eficiente e funcional não só em termos de residência, mas que contribua para preservação e manutenção do meio ambiente.

O conceito sustentável que vem ganhando as construções civis, movem os profissionais dessa área a estarem cada vez mais alinhados com propostas sustentáveis nos projetos, e para quem quer seguir a mesma linha e ter uma casa sustentável, separamos dicas e projetos incríveis ao redor do mundo!

 

Tópicos

 

Dúvidas sobre as Casas Sustentáveis

O que são?

A casa sustentável nasceu do conceito da arquitetura sustentável, um movimento que tem como foco o uso inteligente e a otimização de recursos naturais, de modo a gerar o menor impacto possível na natureza durante o processo da construção e no dia a dia da residência.

Alguns dos pilares que a arquitetura sustentável defende são:

  • Fazer uso inteligente da iluminação natural e com isso diminuir o consumo de energia para iluminação artificial;
  • Reduzir o consumo de energia em processos de refrigeração e aquecimento, focando em projetos sustentáveis em que o isolamento térmico seja funcional;
  • Priorizar e incentivar fontes de energias renováveis, como o uso de painéis solares que ajudem a produzir parte da energia utilizada pela residência;
  • Utilizar de materiais de construção com certificação sustentável e em menor quantidade;
  • Otimizar o projeto para atingir o desempenho máximo com o menor impacto possível.

Quais suas vantagens e desvantagens?

Para quem quer pesar os dois lados de investir em uma casa sustentável, elencamos os prós e contras desse tipo de projeto.

Vantagens

  • Contribuição com o Meio Ambiente: com certeza um dos maiores pontos positivos da casa sustentável é o fato de construir e manter a edificação com menos impactos para o meio ambiente, o que contribui para a manutenção do meio ambiente.
  • Economia de Energia: um ponto positivo de projetos com conceito sustentável é o fato de usar fontes de energia renováveis, e isso impacta no bolso, já que gera economia na conta de energia.
  • Isolamento Térmico: um dos pilares da arquitetura sustentável é focar no isolamento térmico, de modo a reduzir a necessidade e o uso de meios de refrigeração e aquecimento para os ambientes. Além de ser muito mais confortável ter uma casa com temperatura agradável, isso ainda gera economia na conta de energia.
  • Construção Mais Rápida: em geral, a construção de uma casa sustentável é mais rápida que uma construção convencional, isso por conta dos meios utilizados e da otimização para gerar menos impacto no meio ambiente. Além da vantagem de ficar pronta em menos tempo, esse fator ainda gera economia com mão de obra.
  • Reutilização de Água: os projetos que seguem o conceito sustentável tem como ideal fazer a captação de água da chuva e reutilizá-la para torneiras do jardim, descarga, entre outras opções. Isso gera não só impacto positivo no meio ambiente pelo reuso da água, mas também impacto na economia de dinheiro com as contas de água.

 

Desvantagens

  • Custo: a maior desvantagem para a construção de uma casa ecológica é o custo total para a oba, que ainda é mais elevado que uma construção tradicional, já que a prática ainda é recente e envolve profissionais qualificados e materiais certificados. No entanto, esse custo pode ser diluído com as economias futuras que a residência gera, como economia nas contas de energia e água.

Como são feitas as casas sustentáveis?

A casa sustentável é um conjunto de meios que geram menos impacto ao meio ambiente desde a sua construção até o seu uso no dia a dia.

E para a construção de casas com conceito sustentável, algumas soluções eficientes podem ser adotadas no projeto:

como construir

  • Sistema de compostagem
  • Horta
  • Película fotovoltaica
  • Iluminação natural
  • Materiais naturais e certificados
  • Ventilação natural
  • Aproveitamento da água da chuva
  • Aquecimento ola
  • Telhado e parede verde
  • Laje pré-fabricada
  • Reboco de terra
  • Vegetação local
  • Filtro de folhas
  • Cisterna

Fotos e Modelos de Casa Sustentável Ecológica

Casa Térrea

casa ecológica

Como inspiração de projeto para casa térrea com conceito sustentável, a proposta aqui é de um projeto do arquiteto Michel Habib.

A casa construída no município de Atibaia – SP, tem como base da construção sistemas ecologicamente corretos e com atitudes justas também no âmbito social, tornando a construção sustentável em termos ambientais e sociais.

A construção da casa com estilo rústico traz como base a bioarquitetura, utilizando de meios ecológicos para a construção, como taipa de pilão, pau a pique com base em bambu, reboco de terra e cal, entre outros.

casa desmontável

Para quem busca uma construção ecológica com estilo moderno, esse projeto da Inovatech Engenharia é uma ótima opção para casa térrea funcional e sustentável.

O projeto com 63 m² foi construído em 16 dias e traz como base do conceito sustentável a análise de cada produto usado no projeto, certificando que o material atendia a proposta ecológica.

A construção da casa ecológica tem pé direito alto, dando amplitude interna, o que valoriza a parte estética, mas que também é funcional para a entrada de luz natural e na circulação de ar.

No interior, a casa tem conceito aberto com ambientes integrados, dando mais amplitude a permitindo que a luz natural atinja todos os ambientes.

Para dar mais privacidade para a suíte, esse cômodo foi separado dos ambientes integrados através de uma divisória de madeira pinus de reflorestamento.

Um fato interessante desse projeto é a possibilidade de ser desmontável, o que permite mover a casa para ser reconstruída em outro local, além da possibilidade de poder ser ampliada.

 

casa moderna térrea
O projeto na Califórnia tem 80 m²
projeto container
A construção usou container
casa térrea de madeira
A construção dessa casa na Austrália gerou apenas 3 sacos de lixo
casa térrea container
O projeto é de uma casa container construída em 45 dias
casa reciclada
A casa na Argentina reutiliza de materiais reciclados

casa com materiais reciclados casa térrea ecológica

casa moderna
A casa tem design moderno e ambientes com conceito aberto
casa simples com telhado verde
A casa tem telhado verde e placas de energia solar
casa pequena
O projeto da casa container é moderno e compacto

Sobrado

sobrado container

Para quem busca um projeto moderno de casa com 2 pavimentos e com o conceito sustentável, pode se inspirar neste projeto da arquiteta Carla Prado Dadazio.

O projeto de casa estilo sobrado é formado por containers reaproveitados e foi construída em 2 meses, integrando escritório da própria arquiteta e residência.

Para a obra ecológica, o custo ficou em torno de R$ 60 mil, e resultou em uma economia de 20 a 30% em relação a uma construção tradicional.

casa moderna

casa grande sustentável

 A inspiração de um projeto de sobrado moderno e ecológico traz uma residência em Singapura, que ganhou o nome de Astrid Hill.

Para o projeto de casa sustentável, a aposta foi de seguir o estilo de arquitetura moderna com linhas retas e mix de materiais (jardim vertical, telhado verde e ripas de madeira na fachada), que trazem o conceito ecológico para a residência.

Para manter os pilares sustentáveis da residência moderna, as amplas janelas e paredes de vidro permitem a entrada de luz natural, e o telhado verde e os jardins ajudam a manter o interior com temperatura mais agradável, fatores que geram economia na conta de energia e menor impacto ambiental.

O projeto sustentável ainda traz captação de água de chuva e reuso da mesma.


projeto sobrado
O projeto conta com sistemas de uso racional de água, aquecimento solar, entre outros
fachada moderna
O projeto moderno conta com armazenamento e reuso de água da chuva
casa ecológica
A casa no Reino Unido foi construída com lixos – 20 mil escovas de dente, 2 mil disquetes, 2 toneladas de jeans, entre outros
projeto com container
O projeto foi construído a partir de containers
sobrado com telhado aparente
A casa tem janelas em vidro para entrada de luz natural
sobrado estilo chalé
O chalé foi construído com madeira
sobrado moderno
A fachada tem design moderno
casa moderna duplex
O projeto usou de materiais de baixo impacto na construção

sobrado ecológico

Moderna

casa moderna e ecológica

Entre as ideias de fachadas modernas para casa sustentável, esse projeto da arquiteta Luana Lousa de Almeida traz uma casa construída em Goiânia.

Para o projeto da própria residência, a arquiteta focou nos pilares sustentáveis que vão desde uso de sistemas de energia solar até o uso de móveis com o conceito ecológico.

Para o projeto, a estrutura em concreto transmite ares modernos à residência e traz como vedação das paredes internas taipa e adobe, que são de base sustentável e com a vantagem de terem excelente vedação e garantirem isolamento acústico e térmico.

casa pequena e moderna

A construção de 50 m² é um exemplo de agilidade no processo de construção e foi finalizada em 10 dias.

A casa sustentável foi construída a partir de módulos independentes com placas de concreto pré-fabricadas, o que permite que a casa seja desmontada ou readapta conforme as necessidades dos moradores.

Entre os sistemas sustentáveis que compõem o projeto, alguns desses são painéis fotovoltaico para a geração de energia elétrica; sistema metereológico, que identifica a necessidade de irrigação das plantas; telhado verde; e reuso de água da chuva sem necessidade de bombas.

 

casa de vidro
O projeto tem todas as paredes em vidro
casa moderna e sustentável
O projeto gera energia solar em sistema integrado à concessionária de energia
sobrado de madeira
A casa com fachada moderna fica no Reino Unido

modelo de casa moderna

casa container design moderno
A casa foi construída com containers e vidro

casa diferente

casa com piscina
A casa tem fachada moderna e estilosa
casa com fachada de vidro
A casa com paredes de vidro tem fachada moderna

projeto moderno

casa de madeira
O design da casa tem formato moderno
casa moderna de madeira
A casa com fachada em madeira tem estilo moderno
casa container moderna
A casa container tem portas e janelas em vidro

Simples / Pequena

Para quem acha que casa sustentável se aplica apenas a construções modernas e grandes, engana-se!

O projeto de casa sustentável também é uma possibilidade para residências simples e pequenas, e uma amostra de que isso é possível é este projeto dos arquitetos Eugen Fudulu (espanhol) e Kleber Karru (brasileiro).

A casa construída em 4 semanas usou do sistema de nanotecnologias e foi construída sem desperdiçar qualquer tipo de material.

O projeto simples e pequeno traz os pilares sustentáveis em sistemas de reaproveitamento de água, ar e energia.

Além disso, a construção resistente a tremores sísmicos e ventos de até 300 km/h, traz também um purificador, que permite filtrar a água antes de chegar à torneira.

A casa pequena é um projeto do estúdio holandês Fiction Factory, que construiu a residência com predominância de papelão entre os materiais e ergueu a casa toda em apenas um dia de obra.

Apesar ter papelão como material base, o projeto é uma opção durável e com vida útil de até 50 anos, podendo ficar exposta ao tempo e sendo resistente a chuva, sol e frio.

Para a resistência da casa, o projeto usou de 24 camadas de papelão coladas entre si e formando blocos resistentes com 1,2 m de largura para a construção.

 

casa pequena
A casa tem paredes de vidro e estilo campestre
casa pequena e simples
O interior da casa tem revestimento em madeira
casa com telhado verde
A casa pequena tem telhado verde
casa pequena e simples
A casa foi construída em 6 dias
casa pequena
A casa de 34 m² foi construída com garrafas PET
casa de garrafa PET
A casa foi construída com 11 mil garrafas PET cheias de terra e cimento

casa pequena e simples

Se você já adota alguma das práticas desse conceito em sua residência, conta aqui nos comentários.


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.