Fachadas de Casas Térreas – 51 Inspirações Bonitas e Modernas!

O clássico ditado “a primeira impressão é a que fica” é muito válido para diversas situações, inclusive para o âmbito da arquitetura, quando a primeira visão é da frente da casa, antes mesmo de conhecer a beleza interna. Considerando esse ditado, vale dedicar um pouquinho mais de atenção na escolha de projetos para fachadas de casas térreas, valorizando assim a primeira impressão do lar.

Para dar destaque a frente da casa, nem sempre é preciso investir em projetos mirabolantes e suntuosos, mas pensar em uma harmonia entre a fachada e o interior da casa, passando através da primeira impressão uma visão mais interessante da fachada.

E para ajudar nesse processo, reunimos inspirações e dicas de fachadas de casas térreas para causar boa impressão no primeiro olhar.

ideias e projetos

Tópicos

Fotos de Fachadas de Casas Térreas

Com Pé Direito Alto

O pé direito alto ou pé direito duplo é uma das possibilidades arquitetônicas que fica harmoniosa para o interior da residência e para fachadas de casas térreas.

Esse recurso arquitetônico é perfeito para dar mais altura na casa térrea, dando maior amplitude a determinados cômodos e permitindo usar grandes lustres na decoração interna.

Além de ser um ótimo recurso para o interior, o pé direito duplo também é bem interessante para fachadas de casas térreas, pois a altura elevada em determinados pontos dá um toque mais moderno para a fachada.

fachada moderna com telhado aparente

A inspiração para o projeto de casa moderna com pé direito alto é este projeto que traz a fachada com altura mais elevada em alguns cômodos, como a sala.

Para o projeto da fachada de casa com telhado aparente, a proposta com pé direito alto em determinados cômodos deixa a frente da casa mais moderna e o telhado aparente em diferentes alturas ganha um estilo contemporâneo, combinando com a proposta de uma fachada moderna.

 

casa com pé direito duplo
O projeto tem garagem com portão em madeira
casa com pé direito alto e garagem
A casa cinza tem janelas grandes em vidro
casa moderna
A casa tem pé direito alto em determinados cômodos
casa branca com pé direito alto
A frente da casa tem janelas em vidro

Fachadas de Casas Térreas com Telhado Duas Águas

Entre os recursos arquitetônicos para fachadas de casas térreas, uma das possibilidades que muitas vezes torna-se esquecida é o telhado de duas águas.

O telhado de duas águas é uma possibilidade para telhados aparentes e além de funcional no âmbito da engenharia e no escoamento da água da chuva, é uma possibilidade para integrar uma bela fachada de casa térrea.

casa moderna com telhado duas águas

A inspiração para tornar o telhado aparente parte de uma fachada bonita, é este projeto de casa cinza com telhado duas águas.

Na inspiração, a casa tem pé direito alto e telhado com inclinações diferentes entre as águas, o que dá um estilo mais moderno para a frente da casa.

A composição do projeto ainda traz luzes indiretas e arandelas na fachada, criando um toque moderno e ao mesmo tempo intimista por contas da luzes.

 

casa praia
A casa de telhado aparente tem detalhes em madeira na fachada
casa simples com garagem
A casa e a garagem têm telhado duas águas
casa simples com telhado aparente
A casa clean tem beiral pintado de branco
casa com telhado aparente e varanda
A telha ecológica cobre a casa

Com Telhado Embutido

Um dos recursos arquitetônicos que está em alta para fachadas de casas térreas com estilo moderno é a proposta do telhado embutido.

O telhado embutido além de funcional para diferentes projetos, é uma excelente aposta para valorizar a fachada e inserir um estilo moderno e minimalista ao projeto.

casa minimalista

Como inspiração para o projeto com telhado embutido, a ideia aqui traz a proposta de uma casa minimalista, onde o telhado escondido combina com a fachada clean composta por cores claras e vidros nas janelas.

Na inspiração, a casa com estilo clean tem cor suave na fachada e linhas retas, características bem atuais da arquitetura contemporânea.

E para valorizar ainda mais o projeto, a ideia foi de construir a casa com um certo recuo na frente, deixando espaço para o jardim gramado que contribui com a fachada e dá um toque mais aconchegante ao lar.

 

projeto com telhado embutido
A casa tem garagem na frente
casa com telhado escondido
O projeto da casa com telhado embutido tem pé direito alto
casa moderna com telhado embutido
A casa tem detalhe na frente que imita madeira

fachadas com telhado embutido

Modernas

Para quem busca por ideias e projetos de fachadas de casas térreas com estilo moderno, a arquitetura contemporânea é uma ótima base para deixar a casa com o estilo desejado.

Entre as possibilidades e recursos arquitetônicos para fachadas modernas, vale investir em detalhes como:

  • Fachada com linhas retas;
  • Mix de materiais – vidro, madeira, pedras decorativas, entre outros;
  • Detalhes com texturas;
  • Diferentes alturas de pé direito.

casa moderna

Para a fachada da casa moderna, a inspiração reúne vários recursos arquitetônicos que deixam o projeto com o estilo desejado.

Na casa moderna, o telhado embutido é um detalhe que combina com o design de linhas retas.

Além da composição entre linhas retas e telhado, o projeto ainda traz a modernidade nos detalhes, como amplas janelas em vidro, mix de cores na fachada e o detalhes em 3D que a textura dá em parte da frente da casa.

 

fachada contemporânea
A fachada mistura concreto e madeira
casa grande e moderna
As linhas retas marcam o estilo moderno da fachada
projeto moderno
A frente da casa reúne mix de materiais como concreto, vidro e madeira

Simples e Pequenas

Se a ideia é investir em projetos pequenos sem esquecer do visual das fachadas de casas térreas, dá para aliar o estilo ao projeto funcional.

Para projetos de casas pequenas e modernas, a inspiração para a fachada pode seguir dicas anteriores e trazer os recursos arquitetônicos como parte do projeto para uma fachada interessante.

No caso de casas pequenas, a dica é manter a fachada com proporções que sejam condizentes com o interior, deixando assim toda a proposta harmoniosa.

casa pequena com telhado aparente

Para a fachada da casa pequena, a proposta do projeto foi fazer a frente condizente com o estilo da casa, que segue o estilo contemporâneo e simples.

O visual da fachada traz telhado aparente em cor clara, combinando com a cor da pintura da frente da casa.

Entre os detalhes, a casa ainda traz janelas em vidro e detalhes que imitam madeira, dando o mix de texturas na fachada.

 

casa pequena com varanda
A casa tem telhado aparente e varanda
casa pequena e simples
A casa tem um pequena varanda na frente
casa amarela
A casa pequena tem telhado duas águas

ideias para casa pequena

Com Varanda

Entre as possibilidades de projetos de fachadas de casas térreas com estilo aconchegante, um bom recurso para trazer essa sensação é a varanda na frente, que cria a ideia de um espaço acolhedor em frente a casa.

A varanda é funcional para proteger portas e janelas da chuva, e ajuda a controlar a intensidade na entrada da luz natural.

E além dessas funcionalidades, o recuo da casa com cobertura na frente cria uma transição entre a casa e o jardim, deixando uma varanda aconchegante para diferentes propostas e projetos.

fachada casa no campo

A inspiração para um projeto de casa com varanda, é esta proposta que traz uma inspiração para casa no campo.

No projeto, a casa com telhado aparente tem o telhado estendido para a frente da casa, criando a varanda aconchegante que funciona como transição entre interior e exterior do lar.

 

casa com varanda na frente
A varanda na frente cobre o deck de madeira
casa com portas de madeira
A casa tem varanda na frente e na lateral
casa moderna com varanda
A casa com estilo moderno tem pequena varanda na frente

fachadas com varanda

Com Garagem na Frente

Entre as possibilidades e estilos que as fachadas de casas térreas podem seguir, é preciso considerar também a funcionalidade do projeto.

E um dos elementos que faz parte de uma casa funcional é o espaço para garagem, que traz um espaço coberto para deixar os automóveis, protegendo da exposição ao tempo, e sendo uma opção perfeita para sair do carro em dias chuvosos.

Para uma casa com garagem, o ideal é considerar esse espaço durante o projeto, de modo a incorporar a garagem como parte do design da fachada, deixando o espaço integrado à casa.

casa moderna com garagem

Na inspiração para a casa moderna com garagem na frente, a ideia aqui foi de trazer uma garagem aberta junto da frente da casa.

No projeto, a fachada tem linhas retas, telhado embutido e mix de texturas, e esse design moderno também aparece na garagem, deixando todo o projeto integrado.

 

casa com jardim e garagem
A casa com telhado aparente tem garagem
casa com garagem na frente
A garagem tem telhado embutido
casa com garagem para 2 carros
A casa tem linhas retas e estilo moderno

projetos de casas com garagem

 

Agora que você já tem inspirações suficientes para causar boa impressão ao primeiro olhar, já pode escolher seu projeto favorito para o lar!

 


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.