+35【CASAS DE BLOCO】• Como construir com concreto?

A Arquitetura sempre se renova com conceitos surpreendentes, como as casas de bloco, que se destacam pelo aspecto arrojado e diferente.

Construir com blocos de concreto virou tendência em muitos projetos atuais, indo além da alvenaria tradicional. Há muitas vantagens, mas também é preciso se atentar a alguns pontos.

Para entender melhor como funciona esse projeto, preço e demais detalhes, leia nosso post completo com várias dicas e informações esclarecedoras.

Tópicos

ideias de casa de blocos

O bloco de concreto é utilizado em larga escala na construção civil, parte essencial de muros, paredes e demais concepções.

Trata-se de um material pré-moldado, quadrado e que pode ser empilhado, assim como os tijolos. Tem cor neutra cinza, medidas diversas e grande variedade de acabamentos, dos lisos aos rugosos.

ideias de casas de blocos

Hoje em dia, é possível encontrar blocos de vários tamanhos nas lojas de materiais para construção. Você pode comprar em diversas quantidades e de acordo com as necessidades do projeto.

A produção de um bloco se dá por quatro etapas básicas. A primeira é a mistura de areia, cimento seco, brita e água, os componentes que formam essa peça. Depois, acontece a moldagem. Pode ter diversas cavidades, mas o formato quadrado ou retangular é padrão. Os processos finais são a cura (em fornos de alta pressão) e o empilhamento para venda.

Casas de blocos 2

Dúvidas frequentes – FAQ

Com tantas funções, os blocos de concreto também podem ser base para uma casa e demais construções. Entenda melhor esse projeto.

Quais as vantagens das casas de bloco?

As casas de bloco se destacam por utilizar esse material em vez de tijolos e outros materiais comuns na alvenaria. Além de deixarem a casa com um aspecto rústico, os blocos podem ser pintados com uma variedade de tintas, assim como receber insumos e muitos revestimentos.

Do mesmo modo, vale destacar outras vantagens:

  • Os blocos podem ser empilhados facilmente, por isso são ótimas bases para construir paredes. O aspecto oco favorece a instalação hidráulica e elétrica também;
  • O concreto é um material resistente ao vento, ao fogo e ao ataque de pragas. Assim, garante segurança para os moradores da casa;
  • Possui bom isolamento térmico e acústico. Além disso, se adapta a diversos isolantes para deixar a temperatura confortável e bloquear o som que vem de fora;
  • Você pode investir em diversos tipos de acabamento após a casa ser erguida. Outra ideia é manter o aspecto original para deixar o projeto diferenciado.

como construir uma casa de blocos

Existem desvantagens?

Por outro lado, é importante destacar algumas desvantagens das casas de bloco. A principal delas é quanto a água. O concreto não tem boa impermeabilização, por isso a estrutura pode sofrer com as chuvas e com vazamentos. Para atenuar o problema, é necessário escolher um bom revestimento e produtos/peças que evitam a penetração da água na peça.

Outro ponto negativo refere-se à instalação de canos e fiações. A quebra deve ser realizada de forma estratégica e com um trabalho apurado da mão de obra. Em todo caso, é essencial fazer uma boa análise antes e durante a formação das paredes.

casa de blocos 2

O preço também pode ser pouco atrativo em relação à alvenaria. Dependendo da quantidade, o custo é alto, ainda mais quando se trata da construção de uma casa grande ou com vários cômodos.

Entretanto, é essencial fazer uma boa pesquisa nas lojas locais, bem como orçamentos de acordo com a obra. Dependendo da quantidade, você pode conseguir um belo desconto na compra.

É seguro e confiável?

Construir uma casa de blocos é seguro?

Especialistas garantem que sim. Conforme salientamos, a segurança está entre as vantagens de construir com blocos de concreto, pois o material é resistente e tem boa durabilidade.

Assim como em qualquer obra, é primordial o acompanhamento especializado de engenheiros e arquitetos para delimitar todas as etapas da construção – área, medidas, número de cômodos, acabamentos, assim como lidar com a impermeabilização da estrutura.

A consultoria de profissionais tira todas as suas dúvidas e garante o sucesso no projeto. Como se trata de uma tendência que está em alta, com certeza os especialistas terão conhecimento suficiente sobre esse conceito.

modelos de casas de blocos

Quanto custa construir com blocos de concreto? #preço

O preço das casas de blocos é muito relativo. Depende do tipo de projeto, das medidas da residência e da quantidade necessária de peças para erguer as paredes e demais estruturas.

Em todo caso, indicamos que você compre diretamente das fabricantes, em milheiros. Assim, é possível negociar e economizar.

As lojas de materiais para construção vendem blocos em quantidades menores, mas o preço é menor, pois retiram o seu lucro em relação ao valor da fabricante.

De modo geral, o especialista deve delimitar a quantidade de acordo com as metragens da casa, assim como o melhor modelo – estrutural, de vedação, canaletas, etc.

casas de blocos 1

Fotos e modelos de casas de bloco

As casas de bloco realmente impressionam e se destacam em qualquer cenário.

O imóvel com blocos à vista, sem qualquer tipo de acabamento, fica com um aspecto rústico e diferenciado, indo além dos projetos residenciais convencionais.

Vale destacar que o material se adapta a qualquer tipo de casa, desde as térreas simples até os grandes sobrados, além dos modelos modernos, geminados, etc.

projeto com casa de blocos pequena casa de blocos modelo de casa de blocos como fazer casa de blocos

Os blocos se adaptam a vários materiais de acabamento, como vidro, madeiras, metais, entre outros. Essa é uma forma de deixar o projeto moderno, principalmente em áreas urbanas.

como é uma casa de blocos casas de blocos modernas

casa de blocos 1

casa moderna com blocos casa de blocos

A cor cinza dos blocos é neutra e serve de base para diversas cores, sobretudo as vibrantes. Junto à madeira e ao verde do jardim, cria um conceito mais leve e aconchegante, com uma pegada rústica.

casa de blocos ideias casa de blocos de concreto casa com blocos casa chique de blocos alvenaria com blocos

Por dentro, as casas de blocos ficam com as peças aparentes ou podem ser revestidas com outros materiais. Entretanto, para muitos o charme é justamente não cobrir os blocos, apenas limpar e usar algum protetor para manter o belo aspecto.

blocos a mostra casa de bloco casa de blocos por dentro casas com blocos casas de blocos

Os blocos são perfeitos para quem gosta de um estilo rústico ou industrial. Combina com aparatos em metais, com luminárias, canos prateados, madeira, entre outras tendências. Assim, você deixa a sua casa com um conceito diferente e surpreendente.

tendencia de casas com blocos


De fato, as casas de blocos devem alcançar ainda mais popularidade com o passar dos anos. Desde que bem concebido, o resultado é impressionante. Sua residência fica confortável, bonita e elegante.

Gostou de conhecer melhor essa ideia? Deixe um comentário e compartilhe o conteúdo. Boa sorte e até mais.


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.