Mini Casas – 44 Inspirações Pequenas, Lindas e Aconchegantes!

O conceito de mini casas ou tiny house, como também é chamada, tem ganhado adeptos mundo afora e parece ser uma tendência que veio para ficar.

Contradizendo  a ideia de que é preciso de muito para viver, as mini casas trazem o conceito minimalista de que é possível viver com menos e ser muito feliz. E esse viver com menos, inclui viver como menos espaço, já que a área média de tiny house não ultrapassa 40 m².

A ideia das mini casas é um conceito que está em expansão e os adeptos dessa nova vida em uma casinha pequena mostram que é possível ter tudo que é necessário para viver bem e em família dentro das casinhas.

E se você ainda tem dúvidas sobre esse estilo de vida em mini casas, reunimos inspirações incríveis de projetos para viver em um lar pequeno e com conforto!

modelos e projetos

Tópicos

Quanto Custa? Preço

Se a ideia de morar em mini casas te chamou a atenção, a boa notícia é que ter um espaço reduzido pode ser uma vantagem também para o orçamento.

Para os projetos mais simples de tiny house, o custo é em média de R$ 90 mil para ter o lar próprio. Já os projetos mais elaborados e com sistemas mais modernos podem ter um custo maior, e chegar até os R$ 180 mil.

Vantagens e Desvantagens das Tiny Houses

As casinhas pequenas estão ganhando adeptos em volta de todo o mundo, mas será que vale a pena mesmo se adequar a uma vida em mini casas?

Se você tem dúvidas sobre esse tipo de residência, elencamos os pontos positivos e negativos desse tipo de projeto, assim dá para pesar os dois lados e tomar a sua decisão.

 

Vantagens

  • Área Menor: para quem acha que o espaço reduzido das tiny houses é um problema, engana-se! A pequena área das mini casas pode ser uma grande vantagem em relação a custos (de construção e manutenção), e até mesmo a limpeza do lar, afinal o espaço menor exige menos tempo com a faxina.
  • Proximidade da Família: um dos pontos que faz a tiny house ser uma tendência mundial é o fato de valorizar mais os momentos vividos ao invés de bens materiais, e nesse aspecto as casinhas são um excelente ponto positivo para unir a família, já que o espaço reduzido faz com que todos os moradores fiquem mais próximos e menos isolados em cômodos distantes.

 

Desvantagens

  • Espaço Restrito: uma definição das mini casas é o espaço menor para o lar, e isso pode ser um problema para quem tem dificuldade de viver com menos espaço e até sensação de mal estar com espaço restrito, já que a disposição dos móveis costuma ser bem mais próxima, e muitas vezes as camas ficam elevadas, como um mezanino aproximando a altura entre cama e teto.
  • Ambientes Integrados: para quem ainda não é adepto do conceito aberto entre todos os ambientes, exceto banheiro, a tiny house é um grande problema. Isso porque com a área reduzida para as mini casinhas,  todo o espaço interno precisa ser bem aproveitado e os ambientes integrados são perfeitos para não desperdiçar nenhum cantinho.

Fotos e Inspirações de Mini Casas

De Madeira

casa moderna de madeira

A proposta de morar em mini casas pode render bons projetos, como é o caso deste projeto da casa em madeira com estilo moderno.

A proposta da tiny house traz uma casa térrea com janelas e portas em vidro, o que permite a entrada de luz natural no ambiente.

Outro ponto interessante do projeto é a construção em estilo de casa sustentável, que traz placas solares para captação de energia para uso na residência.

casa rústica

Outro projeto que chama a atenção é esta proposta que traz a versão da tiny house em estilo rústico e perfeita para adaptar-se a uma vida mais simples.

Na proposta, a casinha de madeira foi construída em meio a natureza e com madeira rústica, combinando com a proposta local.

O projeto simples traz a mini casa com telhado duas águas, pequena varanda com bancada de madeira e torneira, e um deck lateral para aproveitar a área externa da casa.

 

projeto simples
A casinha de madeira foi pintada de branco
tiny house de madeira
A tiny house tem janelas em vidro
mini casa simples
A casa de madeira tem janelas em vidro
casa de madeira rústica
A casa elevada tem escadas para o acesso
casa de madeira de demolição
A casa foi construída com madeira de demolição
mini chalé de madeira
O projeto é de um mini chalé

projetos de casa de madeira projetos tiny house de madeira

Pré-Fabricadas

casa container

Uma alternativa para a construção de mini casas são os projetos de casas pré-fabricadas, que costumam ser mais econômicos em relação a custa e ainda são mais rápidos na fase de construção.

E uma dessas ideias para a tiny house pré-fabricada é este projeto moderno e super estiloso.

Para a mini casa pré-fabricada, a ideia traz uma casinha feita a partir de container e com fachada em vidro.

A proposta da casa container traz uma opção mais barata e resistente para o lar, e a combinação com o vidro na fachada é perfeita para aproveitar a iluminação natural, além de dar um estilo moderno para a tiny house.

decoração mini casa

Entre as ideias de mini casas pré-fabricadas, essa é mais uma opção de projeto moderno e com construção rápida.

O projeto conta com fachada moderna de linhas retas e telhado embutido, e traz um mix de branco, madeira e vidros compondo a frente da casa.

O espaço interno também segue a tendência de aproveitar  a área reduzida e traz móveis planejados e multifunções, o que otimiza espaço.

 

fachada moderna tiny house
A casinha tem design moderno
mini casa moderna pré-fabricada
O projeto pré-fabricado traz casa moderna em madeira
projeto de casa pré-fabricada
A casa tem porta de correr de vidro
casa pequena pré-fabricada
A casa pré-fabricada tem design moderno
tiny house pré-fabricada
A tiny house moderna tem terraço na frente
mini casa pré-fabricada
O projeto pré-fabricado tem design moderno
projeto pré-fabricado
O projeto traz varanda na frente

projetos pré-fabricados

Sobre Rodas

Já pensou em poder mudar e levar a casa junto? Se essa ideia nunca pareceu viável, a proposta das mini casas sobre rodas já é uma possibilidade de transportar a casa para onde quiser.

Para esse tipo de projeto, a ideia é fazer a tiny house sobre rodas, respeitando os limites de largura e altura para circular por vias de cidades e estradas.

Para a proposta de mini casas sobre rodas, o projeto deve ser elaborado para a circulação da casa sem que os móveis ou eletros se desloquem durante o percurso.

Além disso, o projeto ainda deve contar com sistema de fornecimento de água e de armazenamento de esgoto apropriado para a mini casa.

tiny house sobre rodas

Como inspiração de projeto para a casa sobre rodas, a proposta aqui traz uma casa construída sobre uma plataforma de engate para carro, e toda planejada para aproveitar ao máximo o espaço interno.

A casa que pode ser fixada em um ponto ou usada em deslocamento, traz móveis planejados com multifunções, onde cada cantinho da tiny house pode ser transformado para atender as necessidades dos moradores.

 

casa sobre rodas
O projeto traz até uma pequena varanda
decoração casa sobre rodas
A tiny house sobre rodas tem cama elevada
projeto casa sonbre rodas
O projeto traz uma casinha em madeira

casa com rodas

casa pequena sobre rodas
A casinha sobre rodas tem varanda na frente
tiny house para carro
A tiny house de madeira tem estilo aconchegante
casa de madeira sobre rodas
O projeto da casa sobre rodas traz uma casinha de madeira

ideias de mini casas sobre rodas

 

 

E aí, o que você achou dessa ideia de viver em um lar mais compacto? Conta aqui nos comentários se você se mudaria para um desses cantinhos e qual o seu projeto favorito.

 


você pode gostar também
1 comentário
  1. Anna lu Diz

    Achei a ideia incrível. Vou ir para uma faculdade e daí acho que seria muito bom se conseguisse ter essa facilidade. Parabéns adorei a matéria.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.