Construtora de casas – Vale a pena construir com uma?【2024】

Investir em um projeto independente ou contratar uma construtora de casas: o que compensa mais? Quando se trata da segunda possibilidade, muitas pessoas têm dúvidas se é uma boa opção, afinal, trata-se do tão sonhado lar.

Atualmente, muitas construtoras de casas lançam diversas propagandas exaltando as vantagens em seu serviço. Essas empresas são especializadas em determinados tipos de residências e podem atuar tanto em áreas urbanas quanto rurais, seguindo uma planta projetada ou de acordo com as exigências de cada cliente.

Com tantos pontos, é primordial entender melhor como funciona e se realmente vale a pena. Para sanar todas as suas dúvidas, preparamos este guia completo e informativo. Leia e saiba tudo!

Tópicos

construção de uma casa

Dicas para contratar

Construir uma casa vai muito além do investimento. Você deve se atentar a muitos parâmetros burocráticos, seja em relação às regras de urbanismo, contratos, escolha e preparação do terreno, materiais, mão de obra, enfim.

Tudo isso demanda um planejamento com atenção para uma etapa de cada vez. Dependendo do projeto e da disponibilidade de recursos, a casa só fica pronta depois de alguns anos.

A par desse cenário, muitas empresas começaram a oferecer o serviço completo de construção de casas, de modo a facilitar a vida dos clientes. Tudo fica sob responsabilidade da construtora, desde a escolha do terreno (em alguns casos) até os acabamentos finais.

construtora de casas

De fato, transferir todo o trabalho para especialistas é bem vantajoso. Entretanto, além da monitoria, você precisa se atentar a alguns pontos antes de contratar uma construtora de casas:

Custo-benefício

Comparar custos é o primeiro passo para saber se vale a pena contratar uma construtora. Embora muitas pessoas acreditam que o método tradicional seja mais econômico, lembre-se que os gastos surgem durante a obra. Sendo assim, o orçamento sempre vai estourar e ir além do planejado.

Em relação à construtora, esse problema não acontece, pois o valor final inclui todos os serviços. Além disso, lidar com a mão de obra pode ser bem desgastante para algumas pessoas, sobretudo quando se trata de prazos.

No fim, o investimento financeiro maior compensa o aspecto psicológico: vale até pagar mais caro para uma construtora e ter tranquilidade do que economizar e sofrer com várias adversidades.

obra de casas

Experiência e credibilidade da empresa

Os fatores experiência e credibilidade são essenciais, talvez até os mais importantes. A empresa escolhida deve ser renomada e ter um vasto portfólio.

Você precisa analisar todos os projetos realizados pela corporação, sobretudo as residências. Vale até consultar algumas fontes para ter referências.

A qualidade no serviço e o cumprimento de prazos devem ser investigados antes da assinatura do contrato. Então, tire um bom tempo para realizar essa pesquisa, assim você se sentirá mais seguro ao fazer o investimento.

Escolha do terreno

Muitas construtoras apresentam um projeto já com o terreno escolhido e a planta pronta, com tudo preparado para iniciar a obra.

Esse ponto pode ser vantajoso para quem não quer se preocupar em comprar o lote e lidar com toda a burocracia de registros, bem como limpá-lo e seguir todas as adequações.

Entretanto, é primordial analisar o local, suas características, entre outros pontos. Do contrário, você oferece o seu terreno para a construção, na região que pretende morar.

construção de casa

Qualidade da obra

Todo contrato deve destacar alguns pontos fundamentais: o prazo para concepção do projeto, a lista de materiais utilizados, os profissionais envolvidos, o tipo de construção, entre outros detalhes pertinentes.

Esses fatores contribuem para a qualidade da obra e deixam o contratante totalmente informado. Este, por sua vez, deve solicitar à construtora tudo que necessita. Pode ser uma casa térrea, um sobrado, uma casa de madeira, entre outros projetos.

Geralmente, as empresas possuem plantas prontas para escolher, mas claro que tudo deve ser conversado para atender cada especificação. Ou seja: tudo deve ser personalizado conforme sua escolha.

Profissionais envolvidos no projeto

Os profissionais envolvidos no projeto devem ser apresentados ao contratante e estar sempre em contato com o mesmo, principalmente os engenheiros, arquitetos e mestre de obras.

Sendo assim, conheça todos antes de solicitar o serviço. Tire as dúvidas e explane as suas necessidades, seja em relação aos cômodos, acabamentos e demais detalhes.

As visitas à obra também podem ser recorrentes para saber quem são os pedreiros e demais especialistas. Assim, você fica mais confiante e vê na prática o projeto sendo realizado.

profissionais da obra

Regras de contrato

Eis o ponto mais importante: as cláusulas contratuais. Depois de muita conversa, o documento é preparado e deve ser assinado pelas partes.

Todavia, é primordial ler com paciência antes de fechar o negócio. Se achar necessário, conte com a consultoria de um advogado.

A atenção aos detalhes faz toda a diferença e a empresa deve descrever toda a obra, desde a preparação do terreno até o acabamento final, inclusive com informações que podem ser consideradas genéricas, como cor de materiais, por exemplo.

assinatura de contrato

Tenha em mente que problemas com mão de obra, falta de materiais e outros são de total responsabilidade da empresa. Portanto, eles devem ser solucionados pela construtora para que não afetem o prazo de entrega.

Cumprimento de prazos

Por fim, o prazo estipulado pela construtora de casas deve ser cumprido rigorosamente, algo que raramente acontece em projetos independentes.

Como as empresas são especializadas neste serviço, já estão acostumadas a lidar com prazos, então dificilmente você terá algum problema.

Para se sentir mais seguro, fique por dentro da situação financeira da empresa: documentação, acionistas, balanço atual, status nas agências bancárias, assim como processos judiciais e pendências com fornecedores.

como construir uma casa

Construtora de casas – Vale a pena?

Então, vale a pena contratar uma construtora de casas?

De acordo com especialistas, essa é uma boa opção para quem busca agilidade, praticidade e comodidade em seu projeto. Do mesmo modo, atende aqueles que possuem recursos suficientes para realizar a contratação.

Analise todas as dicas do tópico anterior e tenha em mente o quanto precisará gastar para ter sua casa ou estabelecimento pronto. Se compensar, com certeza vale a pena.

construção de casas

A pesquisa e os orçamentos são os pontos primordiais para encontrar construtores renomadas. Busque pelas empresas que atendam a região em que deseja construir.

Assim, fica mais fácil realizar o sonho de ter a casa própria, um comércio ou qualquer outro estabelecimento de interesse.


Enfim, esperamos que tenha gostado do conteúdo sobre construtora de casas. Tem dúvidas? Deixe um comentário. Aproveite e compartilhe também. Boa sorte e até mais.


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.