Custo de mão de obra【2024】► Qual o preço e valor atual?

O custo de mão de obra é algo que precisa estar sempre na ponta do lápis. Se você pretende iniciar um projeto de reforma ou construção, é essencial fazer um planejamento completo considerando os gastos, principalmente com os profissionais envolvidos no trabalho.

A mão de obra pode contar com engenheiros, pedreiros, serventes, além de serviços adicionais como carpintaria, pintura, entre outros. Sendo assim, vale entender melhor como calcular o custo de mão de obra, quantos especialistas são necessários, como costumam cobrar e demais detalhes.

Saiba tudo neste post completo com as melhores dicas para escolher, economizar, contratar e garantir o sucesso em seu projeto.

mão de obra
Guia completo + dicas para calcular o custo de mão de obra 

A mão de obra envolve todos os profissionais essenciais para a concepção de um projeto, desde os arquitetos até os serventes de pedreiros. Podem lidar de forma direta ou indireta na construção, mas cada qual com uma função primordial para garantir um bom resultado.

Todos esses especialistas podem ser contratados de acordo com cada etapa da obra, por meio de negociações e orçamentos. A partir daí, definem-se os dias necessários para a execução e todo o investimento que deve ser realizado. Para escolher a melhor mão de obra, você deve:

  • Considerar um bom custo-benefício, ou seja, investir em um trabalho eficiente e de qualidade;
  • Fazer vários orçamentos, com vários profissionais diferentes;
  • Buscar referências dos profissionais. Pedir portfólios e verificar serviços já realizados por eles, sobretudo pedreiros, mestre de obras e todos aqueles que trabalharão na parte “prática” do projeto;
  • Optar por especialistas que façam contratos de prestação de serviços, para garantir a segurança de ambas as partes.

como calcular o preço da mão de obra

Como o custo de mão de obra é calculado?

O custo de mão de obra pode ser calculado tradicionalmente de três maneiras.

Por obra fechada – os profissionais cobram por todas as etapas da construção, desde a primeira etapa até o acabamento final, considerando todos os metros quadrados e o serviço realizado.

É um método que exige um bom investimento, já que você deve realizar o pagamento aos profissionais envolvidos, com um valor que não sofrerá alterações. Obviamente, deve ser feito um contrato entre as partes.

Por dia de serviço – essa forma de contratação é bastante comum, mas não é vista como proveitosa, avaliam especialistas. O pagamento diário pode levar a problemas, como o atraso da obra. Além disso, deve ser delimitado um horário de trabalho a ser seguido pelos responsáveis pela mão de obra.

Sendo assim, o pagamento por dia de serviço é indicado apenas para pequenos consertos ou reformas, com a garantia de que serão realizados dentro do prazo estipulado.

custo de mão de obra

Por etapa (empreita) – A empreita, termo comum na construção, é quando determina obra é feita por etapas: fundação, alicerce, acabamento, entre outras.

Cada uma dessas etapas possui um preço fixo, calculado por metro quadrado, como em uma obra fechada. É a melhor opção quando você necessita de vários profissionais diferentes: pedreiros, pintores, eletricistas, etc.

Qual o custo de mão de obra atual?

O custo de mão de obra atual depende de muitos fatores. De modo geral, o que norteia os valores é o CUB (custo unitário básico), um padrão calculado mensalmente pelos sindicatos de indústria e construção civil segundo as leis trabalhistas e demais exigências do setor. Sendo assim, cada estado brasileiro pode ter uma particularidade.

Você pode consultar a tabela vigente em seu estado para saber qual é o custo de mão de obra atual. Do mesmo modo, deve avaliar o que é necessário para a execução do projeto, ou seja todas as etapas:

  1. Projetos e aprovações – soluções construtivas propostas por engenheiros e arquitetos, por exemplo;
  2. Preparação do canteiro de obras;
  3. Fundações;
  4. Estruturas;
  5. Fechamentos;
  6. Instalações elétricas e hidráulicas;
  7. Acabamentos.

como calcular custo de mão de obra

Sendo assim, a previsão do custo de mão de obra considera cada etapa, o tempo necessário e a forma de contratação, seguindo sempre os parâmetros sindicais e outros fatores. Desse modo, o sistema por empreita é o mais interessante, sendo possível estar a par dos gastos e do tempo necessário para a finalização da obra.

O portal m2obras apresenta uma tabela geral com os preços de alguns serviços básicos de construção:

  • Alvenaria (m²): 12 reais mínimo; 21 reais máximo;
  • Laje (m²): 18 reais mínimo, 28 reais máximo;
  • Telhado (m²): 26 reais mínimo, 38 reais máximo;
  • Reboco (m²): 8 reais mínimo, 19 reais máximo;
  • Contrapiso (m²): 9 reais mínimo, 15 reais máximo;
  • Pisos e revestimentos (m²): 19 reais mínimo, 55 reais máximo;
  • Instalações elétricas (por ponto): 22 reais mínimo, 38 reais máximo;
  • Pintura com 3 demãos (m²): 7 reais mínimo, 26 reais máximo.

mão de obra construção civil


Essa é uma pequena base para você entender como calcular o custo de mão de obra. O ideal é fazer orçamentos, considerar as tabelas atuais vigentes em sua região e buscar boas referências para contratar bons profissionais.

Esperamos que essas dicas ajudem você a fazer um bom planejamento. Deixe um comentário em caso de dúvidas e compartilhe o conteúdo com seus amigos. Boa sorte em seu projeto e até mais.

 


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.