Madeirite【2024】► O que é, preços e tudo sobre o material!

O que é madeirite? Essa peça se destaca em diversos projetos de construção e também pode ter espaço na decoração – sobretudo quando se trata do reaproveitamento de materiais.

Se você vai fazer uma obra em casa, talvez seja necessário o uso do madeirite. Há muitas vantagens em sua utilização e uma série de tipos dependendo do projeto.

Sendo assim, é interessante entender melhor para que serve o madeirite, quanto custa, as principais indicações e todos os modelos disponíveis. Confira o guia completo com tudo sobre essa peça.

Tópicos

modelos de madeirite
Madeirite: saiba tudo neste guia completo!

Dúvidas frequentes – FAQ

 

O que é madeirite?

Segundo especialistas, madeirite é uma peça feita com lâminas de madeira modificada. Tem formato retangular ou quadrado, na qual as placas são sobrepostas sempre em número ímpar.

A confecção do madeirite é bem simples, tanto que existem diversos modelos disponíveis e essencias para a construção civil. Vale destacar que é conhecido também como compensado de madeira.

chapa madeirite

Onde é utilizado?

De modo geral, o madeirite é utilizado em projetos de vários portes, com destaque para:

Canteiros de obras – para vedação provisória, como tapume e para proteção de estruturas. Entretanto, está sendo substituído por telhas trapezoidais de alumínio, que tem melhor reaproveitamento em outras obras.

madeirite na obra madeirite na construção

Lajes – em lajes, o madeirite é usado para vedação, principalmente em lajes maciças. O modelo resinado pode substituir as tábuas de madeira em pilares e vigas.

madeirite para concretagem

Ambientes internos – muitos tipos de compensados de madeira são usuais na decoração de cômodos. As folhas são leves e podem servir até de revestimento em paredes e outras superfícies. Além disso, é possível reutilizar de diversas formas, de modo semelhante aos pallets.

chapa osb

Confecção de móveis – conforme salientamos, há várias maneiras de reaproveitar o madeirite ou comprar uma peça nova para customizar passo a passo. Uma placa simples pode virar prateleiras, bancos, mesas, nichos, baús, quadros, suporte para vasos, enfim.

madeirite na decoração mesa de madeirite

Quais suas vantagens?

O madeirite apresenta algumas vantagens surpreendentes:

  • Pode ser reaproveitado em diferentes projetos. Após o uso na obra, há quem reutilize para fabricar móveis e outros adereços.
  • Possui uma variedade grande de modelos, cada qual para uma utilização e características distintas.
  • O preço é bem atrativo. Além de reaproveitar, você pode comprar placas de diferentes texturas nas lojas especializadas.
  • É uma solução simples e eficiente que facilita diferentes projetos da construção civil.
  • Algumas variações são resistentes à água e podem ser utilizados em locais úmidos, como cozinhas e banheiros, além da área externa da casa.

compensado o que é compensado de madeira

Qual o preço médio do madeirite?

O madeirite é vendido em lojas de materiais para construção e madeireiras. De modo geral, são placas com medidas de 110,0 cm X 220,0 cm em espessuras diferentes: de 6,0 mm a 20,0 mm.

Essas chapas de madeira podem ser finas ou grossas, com acabamento que varia conforme o tipo. O preço também muda de acordo com a espessura da peça.

Alguns compensados podem custar cerca de 20 reais, um valor bem acessível para um material tão versátil. Já os mais grossos são resistentes e podem ter preço a partir de 100 reais.

De acordo com especialistas, é interessante realizar uma pesquisa e fazer orçamentos em várias lojas para escolher a peça mais indicada para seu projeto. Trata-se de um produto de alta disponibilidade, por isso você não terá dificuldade em encontrá-lo.

obra com madeirite o que é madeirite uso do madeirite

aplicações do madeirite

Tipos de madeirite

Você sabe quais são os tipos de madeirite? Conheça detalhadamente cada um deles e escolha o melhor para sua obra.

Madeirite resinado

Conhecido também como cola branca, é um dos modelos mais populares nos canteiros de obra. Nesse modelo, as chapas são unidas e prensadas com cola, além do uso de substâncias para deixá-las mais firmes – por isso apresenta aspecto rosado.

Entretanto, mesmo com essas características, esse é o tipo de madeirite mais frágil e com baixo índice de reutillização. Além disso, não resiste à água e umidade.

Por outro lado, chama atenção pelo preço: é a versão mais barata do mercado. Sendo assim, é uma ótima opção para obras rápidas.

madeirite resinado

Madeirite fenólico

Essa versão é bem semelhante ao madeirite resinado. A diferença, porém, está no tipo de cola usada para prensar as peças. Nesse caso, usa-se cola fenólica, chamada também de cola preta.

Tal cola apresenta um produto chamado fenol, que tem maior resistência à umidade. Sendo assim, é uma boa opção para qualquer tipo de obra, para ambientes úmidos e também para revestimento e proteção de palcos.

madeirite fenólico

Madeirite plastificado

O madeirite plastificado também usa cola fenólica. Do mesmo modo, é aplicado um polímero para deixar a superfície com aspecto plastificado, deixando-a impermeável, lisa e resistente.

A utilização é comum na concepção de lajes e construções com concreto armado. Por ser muito leve, é fácil de manusear e se destaca pela versatilidade – uma ótima opção para reutilizar em ambientes internos.

Os modelos convencionais têm de 5 a 13 lâminas. Quanto maior a quantidade de chapas, maior será a durabilidade. Por isso, é um dos melhores tipos de madeirite para usar atualmente.

madeirite plastificado

Madeirite naval

Como o próprio nome revela, esse modelo é utilizado em larga escala em projetos navais. Por isso, é altamente resistente à água e umidade.

A produção da peça leva cola fenólica naval, além de um sistema de prensagem em alta temperatura. Além disso, é utilizado um produto para afastar cupins e evitar fungos.

Para se ter ideia, o madeirite naval é visto até como uma alternativa às placas em MDF. Sendo assim, tem ampla utilização em projetos de decoração e na confecção de móveis, como mesas e cadeiras, bem como na fabricação de nichos e prateleiras.

madeirite naval

Chapa OSB

A principal característica da chapa OSB é a fabricação que reutiliza madeiras reflorestadas. Trata-se de uma opção sustentável que é composta por 3 chapas prensadas com resina.

A sigla deriva do nome Oriented Strand Board, que significa Painel de Tiras de Madeira Orientadas. Apresenta um acabamento diferenciado, com visual estético heterogêneo. A utilização mais comum é como tapumes em obras, em forros e no piso.

Por outro lado, também pode ser reaproveitada na decoração de interiores, além de uma boa base para fabricar móveis como mesas e até armários.

Chapa OSB


Fique atento: a utilização do madeirite em obras deve considerar ao máximo o reaproveitamento do material, por isso é essencial o cuidado no manuseio e na aplicação. Além da possibilidade de usar para outros fins, ainda reduz a produção de resíduos na construção.


De fato, o madeirite é um material que se destaca pela versatilidade e facilidade de utilização em diversos projetos. Gostou de saber mais sobre essa opção? Conte pra gente! Boa sorte e até mais.


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.