Cozinha Provençal – 21 Ideias de decorações com este estilo lindo

Sofisticação e elegância para a sua cozinha provençal.

O estilo provençal é um clássico da decoração. Ao misturar elementos românticos e rústicos, confere um ar bastante feminino e característico ao ambiente. E engana-se quem pensa que o estilo provençal está limitado a cômodos como quartos e salas de estar. Cozinhas provençais também são muito charmosas e, esse post irá te ajudar a escolher a decoração provençal perfeita para a sua. 

cozinha provençal 17

Tópicos

Como é a decoração provençal?

 

O estilo provençal , recebe esse nome em homenagem à região do sul da França, Provença, onde surgiu. Entre as cidades que compõem esse cenário estão: Nimes, Orange, Avignon, Marselha, Arles, entre outras. Essas regiões têm em comum o clima ensolarado, formação de pequenos vilarejos localizados entre o mar e as montanhas e, a vida campestre ilustrada pelos campos de lavanda e girassóis.

cozinha provençal 8

Ao final dos anos 1700, alguns camponeses de Provença buscavam se inspirar nos na decoração da corte de Paris, na época. Sendo assim, os artesãos da região tentavam reproduzir os elementos utilizados pelos marceneiros da nobreza. Com o passar do tempo,a mistura do rústico com o luxo ganhou estilo próprio e virou sinônimo de sofisticação e elegância.

Perfeito para pequenos ambientes, o estilo provençal também pode ser muito econômico. Já que, utiliza materiais como madeira de demolição e outros mais acessíveis. Além disso, móveis e objetos antigos também podem ser facilmente incorporados na decoração, sem deixar de lado a essência do estilo de Provença.

 

cozinha provençal 6

 

Fotos e inspirações de cozinha provençal

 

Por ser um dos cômodos mais aconchegantes da casa, muitas vezes também chamada como o coração da casa, onde a família se reúne e confraterniza, a cozinha combina perfeitamente com o estilo provençal. O ar nostálgico da Provença complementa a atmosfera acolhedora do ambiente.

cozinha provençal 9
Cozinha com toque rústico e sofisticado.

 

 

Para que a decoração não fique muito datada, é aconselhável equilibrar os elementos clássicos desse estilo com o restante do ambiente, sempre mantendo a tradição, bom-gosto e conforto. Para isso, harmonize o ambiente com eletrodomésticos modernos.

cozinha provençal 5

Aposte em aparelhos de design mais atual, principalmente, aqueles em inox,  para contrastar com elementos mais rústicos da composição. Dessa forma, você irá balancear todo o ar clássico e rebuscado de Provença com a modernidade da tecnologia. Isso resultará em uma decoração sofisticada, funcional e personalizada.

cozinha provençal 23

 

 

Cozinhas no estilo provençal conquistam admiradores, principalmente, pela leveza e delicadeza. Uma ótima opção para adotar o estilo sem muita dor de cabeça é apostar em armário de cozinha provençal. Mesmo que seja o único móvel que remeta a esta tendência, ele será capaz de configurar o clima da região do sul da França ao ambiente. Porém, atente-se para funcionalidade da mobília. Um bom armário provençal deve colaborar com elementos rústicos, assim como deve apresentar estrutura, qualidade e ótima capacidade para guardar utensílios.

cozinha provençal 27

Em casos de armários planejados e mais modernos, tente adaptá-los para o estilo, É aconselhável incorporar portas em vidros com moldura em madeira ou MDF. A clareza e a transparência remetem às antigas cristaleiras, muito utilizadas no sudeste francês.

cozinha provençal 15

Outra opção é apostar em puxadores de armários que possam compor o ambiente bucólico. É possível recorrer aos modelos clássicos e delicados, ou se arriscar com os de motivos florais ou campestres. O modelos mais tradicionais são os redondos, em madeira, resina ou porcelana.

 

cozinha provençal 30

cozinha provençal 14

Outros móveis também podem ajudar a formar o visual provençal. Um balcão ou uma ilha são uma ótima pedida. Em ambientes integrados, muitas vezes, eles fazem a transição de um cômodo para o outro. Além da ilha e do balcão, as banquetas que geralmente acompanham o entorno desses móveis, também são essenciais para complementar o cenário provençal.

cozinha provençal 35

cozinha provençal 28

Outro destaque de uma cozinha tipicamente provençal é a louça, preferencialmente em porcelana. A porcelana provençal apresenta linhas e padronagens clássicas e, arabescos suaves. As alças das xícaras, os bules e as bordas dos pratos ganham detalhes e ornamentos sutis e delicados. Na maioria das vezes, são brancos ou estampados com motivos florais.

cozinha provençal 22
Não limite a porcelana a pratos e talheres. Explore a porcelana em outros elementos, como fruteiras, saleiro e outros utensílios.

 

cozinha provençal 1

Assim como nos eletrodomésticos, equilibre o ambiente com luminárias modernas. O contraste de pendentes em inox com a decoração rústica pode colaborar em deixar a sua cozinha provençal ainda mais sofisticada e única.

cozinha provençal 11
Tons pastéis e elementos campestres bem harmonizados.

Não se esqueça de investir em plantas e vasos de plantas para dar o toque campestre típico de Provença. Padronagens florais, detalhes com rendas e lavandas são sinônimo do estilo.

 Cozinha provençal branca

Além da leveza e da delicadeza, outra característica marcante de uma cozinha provençal é o uso de tons suaves, seja nas paredes ou nos móveis. Esse artifício é utilizado, pois, essas tonalidades favorecem a iluminação do local, tornando-o mais convidativo.A cor branca e os tons pastéis são as cores mais recomendadas.

cozinha provençal 29

cozinha provençal 10

Cozinha provençal azul

Explore técnicas de pintura, como a pátina. O efeito desgastado garante o elemento rústico da decoração, sem deixar de lado o requinte.

cozinha provençal 39
Bancada com pátina deixa o ambiente mais delicado.

 

cozinha provençal 26

cozinha provençal 20

 

Para fugir do exagero e do caricato, tente incrementar elementos que remetem ao estilo provençal aos poucos. Através de móveis rústicos, tons suaves e padronagens campestres, contrastados com a modernidade da  sua cozinha, você encontrará o equilíbrio perfeito entre o retrô e o contemporâneo. Sem deixar o ambiente muito feminino, mas ainda assim, conservando a sutileza e o charme de Provença.

cozinha provençal 19

 

 


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.