Revestimento para Cozinha – 85 Decorações com os principais tipos!

Qual é o melhor revestimento para cozinha? Essa é uma dúvida frequente entre aqueles que estão construindo ou reformando. Afinal, são tantos materiais disponíveis no mercado, com características e visuais diferentes, que realmente dá um nó na cabeça.

A escolha do revestimento faz toda a diferença no resultado final da decoração de qualquer ambiente, e com a cozinha é exatamente igual.

As paredes são elementos muito visíveis e, por isso, importantes para a estrutura decorativa do local. Conforme elas forem decoradas, favorecerá ou não no restante da composição. Por isso que é interessante dar bastante atenção nesse quesito, caso contrário, toda a sua decoração pode ir por água abaixo!

revestimento para cozinha simples e pequena
Mostraremos os principais tipos de revestimentos e imagens inspiradoras!

Nesse post vamos mostrar os principais tipos de revestimentos para cozinha, bem como inspirações de ambientes decorados para ajudar em sua escolha. Fique por dentro!

Tópicos

Tipos de revestimento para cozinha

Como falamos anteriormente, há uma infinidade de revestimentos que podem ser usados na cozinha. Dos mais coloridos aos discretos, dos estampados aos lisos, dos caríssimos aos baratos. É uma gama incrível de opções para você conhecer e ver qual se encaixa melhor em sua realidade.

Para tirar suas dúvidas, selecionamos os principais modelos de revestimentos – os mais usados atualmente. Vamos falar mais sobre suas características, os preços e dicas de onde você pode comprar. Aproveite o conteúdo!

revestimento para cozinha simples e pequena
Dê uma renovada em sua cozinha!

Revestimento 3D

Primeiramente vamos falar do revestimento 3D, que é uma tendência moderna e que tem sido muito usada para paredes de cozinhas.

Esse material, como o próprio nome indica, tem a característica de ter detalhes tridimensionais, que são mais sobressaltados, conferindo um resultado bem moderno.

Do mesmo modo que é divertido e atual, o revestimento 3D pode também ser considerado irreverente. Portanto, é considerado difícil de ser incluído na decoração, afinal, se a produção não for cuidadosa, pode resultar em algo cafona ou, no mínimo, incoerente.

revestimento para cozinha 3D
Existem muitos modelos de papel 3D

Os formatos dos detalhes 3D variam bastante, mas os mais tradicionais são os geométricos e os que imitam ondulações. E quanto às cores, devemos dizer que o branco é mais utilizado atualmente, mas você também encontra modelos coloridos.

A saber, os revestimentos 3D são aplicados por peças. É como se fossem grandes azulejos, mas com um peso bem mais leve do que outros materiais, como cerâmicas, por exemplo.

A matéria-prima é o poliestireno, que possui a característica de ser impermeável, o que é imprescindível para cômodos úmidos como é o caso da cozinha. Além disso, pode ser customizado com tintas variadas – de preferência aplicadas com spray.

revestimento para cozinha 3D
A parede fica bem diferente com papel 3D

Preços dos revestimentos 3D

O custo do revestimento para cozinha 3D não é lá muito barato, não. Apesar das placas serem grandes, elas costumam ter um preço salgadinho. Veja exemplos:

Então se você deseja esse estilo de decoração para sua cozinha, é melhor rever seu orçamento e se assegurar de que vai dar para preencher toda a parede. Uma ideia para economizar é pintar metade da parede e colocar as peças 3D na outra.

revestimento para cozinha 3D
Revestimento para cozinha 3D com forma de ondas

Pastilhas

As pastilhas são materiais muito usados para cobrir paredes de ambientes úmidos como cozinhas e banheiros.

Antigas já no ramo da decoração, elas surgem em variados tamanhos e colorações. Geralmente, você compra pacotes de pastilhas coloridas, com combinações cromáticas bem elegantes.

revestimento para cozinha pastilhas

Outra alternativa é você mesma montar a sua própria paleta de cores. Desta forma, fica a seu critério como ficará a decoração da cozinha e poderá dominar o restante da composição a partir da parede.

A saber, as pastilhas podem ser colocadas próximas à pia, já que a elas não estragam em contato com a água e a umidade. Sendo assim, elas podem ser lavadas facilmente o que ajuda muito no dia a dia doméstico.

Sua instalação, geralmente, é feita com argamassa, mas alguns modelos atuais vêm com cola autoadesiva.

revestimento para cozinha pastilhas
Existem pastilhas adesivas também!

Preço das pastilhas

As pastilhas são modelos de revestimentos para cozinha econômicos. Elas podem dar um toque especial ao ambiente sem que você precise gastar muito. Veja exemplos:

O bom de apostar nas pastilhas é que elas não precisam (e nem fica tão legal) ser colocadas na parede por completo. Então você pode escolher um espaço, como a região da bancada, por exemplo, ou uma das paredes para decoração com esse revestimento e dar um toque inovador.

revestimento para cozinha pastilhas

Azulejo

Os azulejos são tradicionais, econômicos e surgem em muitos e muitos formatos, cores e estampas. também são fáceis de encontrar, qualquer loja de material de construção possui uma lista enorme de modelos.

A saber, os azulejos são produzidos com cerâmica. E mesmo sendo bem antigos, são considerados materiais com ótimo custo x benefício.

revestimento para cozinha azulejos
Azulejos possuem ótimos preços

Isso por que possuem boa resistência, é difícil sofrerem ranhuras e lascas, são fáceis de aplicar e apresentam precinhos bem camaradas dependendo do modelo escolhido.

Claro que atualmente existem muitos tipos, com variados preços, mas mesmo assim costumam sair mais barato que outros materiais para revestimentos.

Outra vantagem excelente é que os azulejos são fáceis de serem trocados e limpos, podendo ser molhados também.

revestimento para cozinha azulejos
Oferecem facilidade de limpeza

Preços dos azulejos:

Viu só como é barato? Faça uma boa pesquisa para encontrar o modelo que se enquadra no estilo decorativo de sua cozinha. Não se esqueça de fazer a medição da parede para saber ao certo o número de peças que deverá comprar.

revestimento para cozinha azulejos

Ladrilho hidráulico

Outro material que está na moda é o ladrilho hidráulico. Ele é feito em cerâmica e relembra os típicos azulejos portugueses, com desenhos geométricos, arabescos, florais, entre tantos outros.

Você pode encontrar alguns modelos de ladrilhos hidráulicos que são artesanais, pintados à mão. Estes terão um custo bem maior do que os que são comprados em lojas de materiais de construção, já prontos e padronizados.

E mesmo quando produzidos em larga escala, vale saber, são considerados ecológicos, pois não gastam energia e nem soltam gases poluentes, pois não são levados ao forno.

revestimento para cozinha ladrilho hidráulico

A parede de sua cozinha pode ficar bem estilosa e charmosa com os ladrilhos, que também apresentam a vantagem de ter a aplicação fácil. Para paredes, os modelos de ladrilhos recomendados são os ‘decorativos’, que possuem um visual opaco, super elegante.

Preço dos ladrilhos hidráulicos

revestimento para cozinha ladrilho hidráulico

revestimento para cozinha ladrilho hidráulico
Ladrilhos hidráulicos podem revestir pisos e paredes!

Pedras

Já pensou em revestir sua cozinha com pedras decorativas? Essa é uma outra alternativa que deve ser considerada caso você ainda não tenha se decidido.

Há muitos tipos de pedras que podem ser usadas para essa decoração. Elas podem estar inteiras ou cortadas em filetes, como é o caso das tradicionais canjiquinhas, além das placas em telas (semelhantes às pastilhas).

revestimento para cozinha ladrilho hidráulico
Pedras combinam com cozinhas rústicas

O ideal é que você invista nas pedras em um canto somente da cozinha, pois se usar elas em todo o espaço pode ficar enjoativo e até mesmo perder a graça.

As pedras são ótimos materiais para revestir ambientes úmidos como as cozinhas, pois podem ser molhadas e limpas com panos úmidos.

Apesar disso, vale dizer que sua limpeza com pano não é algo muito simples, pois costumam possui ranhuras. Então atente-se ao estilo da pedra antes de escolher caso isso seja um fator que lhe desagrade. Se for, prefira outra que seja mais lisa.

revestimento para cozinha ladrilho hidráulico
As pedras naturais dão show de elegância

Preço das pedras para revestir cozinhas:

São muitos modelos de pedras decorativas para revestir paredes. Selecionamos dois modelos abaixo com seus respectivos valores trabalhados na Leroy Merlin.

revestimento para cozinha pedras

Adesivo

Quer renovar sua cozinha sem fazer quebra-quebra? Então os adesivos são os revestimentos certos para você! Com facilidade você pode cobrir azulejos ou paredes lisas, dando um toque divertido e muito elegante ao ambiente.

Se sua cozinha está sem graça ou se você está construindo e quer fazer uma decoração bacana, porém econômica, pode considerar os adesivos.

revestimento para cozinha adesivo

Atualmente há uma grande variedade de modelos de adesivos para você investir. Os mais utilizados são os que imitam azulejos, principalmente os ladrilhos hidráulicos.

Mas você também encontra adesivos com a superfície de “lousa”, perfeitos para você decorar a cozinha e escrever receitas, lembretes, mensagens – ótimos para cozinhas modernas.

Também há os papeis de parede autoadesivos, que são facilmente colocados de forma inteiriça. Nesse caso, os mais recomendados são os vinílicos.

revestimento para cozinha adesivo
Opte pelos vinílicos

Preço dos adesivos de parede:

Varia muito de modelo para modelo. Sugerimos que você visite lojas e faça pesquisa pela internet para conseguir descontos e os melhores preços. Veja uma média:

revestimento para cozinha adesivo

revestimento para cozinha adesivo

Tijolinho

Cozinhas com tijolinhos à vista são super charmosas. Podem ter a decoração retrô, rústica e até moderna, dependendo do tijolo utilizado para as paredes.

Você pode apostar nos tijolinhos em alvenaria mesmo, que necessitará de uma reforma básica em sua cozinha e consequentemente sujeira e entulho. O acabamento pode variar, com tinta, verniz, etc.

revestimento para cozinha tijolinho

Ou então pode investir em papeis de parede com estampa de tijolinhos. Há muitos modelos para escolher, de variadas cores e estilos. Nesse caso, a saber, é bacana que sejam os papeis vinílicos, pois eles são resistentes e perfeitos para ambientes úmidos.

Preço da parede de tijolinhos:

Se você deseja uma parede tradicional em alvenaria, o preço vai depender de quanto o pedreiro cobrará, é muito variável. E pode ser que você mesma (o) queira fazer isso!

Agora se o objetivo é apostar no papel de parede, selecionamos alguns preços:

revestimento para cozinha tijolinho revestimento para cozinha tijolinho

Cimento queimado

Também podemos indicar o cimento queimado como um excelente revestimento para cozinha. Simples, porém super na moda atualmente, ele é fácil de ser aplicado na parede, mas o resultado bonito vai depender dos cuidados com o acabamento.

Feito com concreto, areia e água, o cimento queimado pode ser produzido assim que o processo de construção for concluído, utilizando os próprios materiais da obra. Mas se for uma reforça, atualmente há kits prontos com as colorações específicas para você fazer a aplicação.

revestimento para cozinha cimento queimado

Após revestir toda a parede deverá ser usada uma desempenadeira. É ela que “queimará o cimento” e deixará o material com um aspecto elegante.

Usa-se muito esse revestimento para cozinhas modernas, contemporâneas, industriais e minimalistas.

Preços do cimento queimado

  • Cimento queimado camurça 5kg – R$54,90
  • Cimento queimado azul mar 5 kg – R$57,90

revestimento para cozinha tijolinho revestimento para cozinha tijolinho

Decoração com revestimento para cozinha

Agora que você conheceu os principais tipos de revestimentos para cozinha, que tal então descobrir formas incríveis de fazer a decoração desse ambiente?

Hoje em dia as cozinhas são consideradas lugares não só para cozinhar e servir refeições, mas para reunir familiares e amigos em festividades, passar o tempo com as crianças, etc.

Com a diminuição das casas e dos apartamentos, há muito mais cozinhas que são integradas com as salas. Sendo assim, esses ambientes ganham um outro aspecto, mais visibilidade e comodidade.

Com isso também surgiu a necessidade de deixar a cozinha ainda mais decorada e sempre organizada. Afinal, até mesmo quem está na sala verá sua cozinha por dentro sem nem entrar nela.

Conheça a seguir uma série de imagens de cozinhas decoradas com muitos tipos de revestimentos.

Branco

Cozinhas brancas são clássicas e nunca saem de moda. Apesar de evidenciarem as sujeiras mais facilmente, quando limpas elas ficam com um brilho impecável e, assim, muito sofisticadas.

Há muitos tipos de revestimentos brancos para investir. Dos que citamos, os revestimentos 3D, azulejos, tijolinhos, as pastilhas e as pedras podem ser brancas.

Também devemos falar sobre os porcelanatos. São muitos modelos para você escolher que têm a coloração branca e ajudam a refinar sua cozinha.

Além de serem excelentes para proporcionar mais limpeza e claridade, os revestimentos brancos são os melhores para as cozinhas pequenas. Afinal, eles têm o potencial de ampliar o ambiente visualmente.

Conheça abaixo modelos de cozinhas com revestimentos brancos:

revestimento branco para cozinha revestimento branco para cozinha revestimento branco para cozinha revestimento branco para cozinha revestimento branco para cozinha revestimento branco para cozinha revestimento branco para cozinha revestimento branco para cozinha revestimento branco para cozinha revestimento branco para cozinha

Colorido

As cozinhas coloridas, por sua vez, são consideradas modernas e excelentes para quem deseja fazer uma decoração criativa, alegre e descontraída.

A primeira coisa a se fazer antes de definir o revestimento para as paredes da cozinha é escolher uma paleta de cores.

Geralmente opta-se por duas ou três cores para formar a base da decoração. Determinar uma quantidade e os tons certinhos fazem parte de uma estratégia para deixar todo esse processo mais simples e fácil de resultar em algo coerente. Sem isso você pode se perder.

Então defina uma paleta de cores e escolha o revestimento que mais se encaixa em seu gosto e orçamento. Podem ser pastilhas, azulejos, ladrilhos hidráulicos, etc.

Veja abaixo muitas opções de revestimentos para cozinha coloridos:

revestimento colorido para cozinha revestimento colorido para cozinha revestimento colorido para cozinha revestimento colorido para cozinha revestimento colorido para cozinha revestimento colorido para cozinha revestimento colorido para cozinha revestimento colorido para cozinha revestimento colorido para cozinha revestimento colorido para cozinha

Para cozinha moderna

Sonha com uma cozinha moderna? Já cansou de ver aqueles ambientes maravilhosos em revistas de decoração e quer colocar em prática? Então esse tópico é para você.

Uma cozinha moderna possui elementos bem característicos, como os móveis com os traços sofisticados, design inovador, materiais de boa qualidade e que são tendência.

Do mesmo modo, os revestimentos apresentam uma classe inigualável e são componentes essenciais para completar essa decoração.

Os porcelanatos são os mais indicados para revestir cozinhas modernas. Mas você também pode apostar nas pedras ou no cimento queimado, que combinam muito com esse estilo.

A decoração moderna permite que sejam usadas cores variadas, não só as clássicas como branco, preto e cinza, mas como as cores vivas, como vermelho, verde e azul.

Dê uma olhadinha nos revestimentos para cozinhas modernas:

revestimento moderno para cozinha revestimento moderno para cozinha revestimento moderno para cozinha revestimento moderno para cozinha revestimento moderno para cozinha revestimento moderno para cozinha revestimento moderno para cozinha revestimento moderno para cozinha revestimento moderno para cozinha revestimento moderno para cozinha

Para cozinha americana

Outro modelo de cozinha que está na moda é a americana. Tradicional dos Estados Unidos, Canadá e países da Europa, ela desembarcou no Brasil há alguns anos e fixou residência.

Hoje em dia é muito comum encontrar casas recém construídas e apartamentos novos que tenham cozinha americana. Ela se caracteriza por ter a bancada convencional com a pia encostada na parede, mas uma bancada central, que divide o espaço da cozinha com a sala de jantar.

Essa bancada central é utilizada para realizar as refeições ou então colocar os alimentos. Para completar, você pode por banquetas para acomodar as pessoas.

revestimento para cozinha americana

revestimento para cozinha simples e pequena

Quanto ao revestimento para cozinha americana, tudo vai depender do estilo de decoração dela. Um dos únicos cuidados específicos para esse tipo de ambiente é quanto à coerência entre a cozinha e a sala.

Afinal, de certa forma a cozinha vai dividir um espaço visual com a sala os estilos de cada uma podem se complementar e ficar harmônicos para que o resultado fique mais bonito e elegante.

Por exemplo: não fica bacana decorar uma cozinha rústica e uma sala moderna. Fica esquisito quando se trata de cozinhas americanas. Então crie uma harmonia entre os dois espaços!

Leia mais sobre o assunto: Cozinha Americana – 86 Ideias espetaculares + Dicas de decoração!

Tenha uma ideia de como revestir cozinhas americanas:

revestimento para cozinha americana revestimento para cozinha americana revestimento para cozinha americana revestimento para cozinha americana revestimento para cozinha americana revestimento para cozinha americana revestimento para cozinha americana revestimento para cozinha americana revestimento para cozinha americana

Para cozinha simples e pequena

Agora a dica é para revestir cozinhas simples e pequenas. Se você está com pouco dinheiro, mas quer dar uma repaginada nesse ambiente, pode ficar tranquila (o), pois há uma solução.

Os adesivos, por exemplo, são materiais excelentes para decorar paredes de cozinhas sem gastar muito. Assim como os azulejos, que são eficientes e há muitos modelos para escolher.

Outra ideia são as pastilhas. Há muitas e muitas combinações de cores para você decorar com elegância e economizando.

revestimento para cozinha simples e pequena revestimento para cozinha simples e pequena

Além disso, podemos citar o cimento queimado que dá um toque muito sofisticado a qualquer parede, mesmo custando barato e sendo fácil de aplicar. Ele também é ótimo para cozinhas simples e discretas, já que o cinza não é chamativo.

Confira abaixo muitas ideias bacanas de revestir cozinhas simples e pequenas:

revestimento para cozinha simples e pequena revestimento para cozinha simples e pequena revestimento para cozinha simples e pequena revestimento para cozinha simples e pequena revestimento para cozinha simples e pequena revestimento para cozinha simples e pequena revestimento para cozinha simples e pequena revestimento para cozinha simples e pequena revestimento para cozinha simples e pequena revestimento para cozinha simples e pequena


E então, o que achou de nosso post sobre revestimento para cozinha? Esperamos que sim e que consiga fazer uma decoração incrível em sua casa.

Aproveite para ler também:

Reforma de Cozinha – Como fazer e planejar + 30 Lindas inspirações!

Artesanato para Cozinha – 20 Ideias Geniais + Passo a Passo Fácil!

Até uma próxima!


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.