Decoração alternativa – 60 ideias diferentes e cheias de estilo!
Para muitos especialistas, é relativo dizer o que é decoração alternativa. Entretanto, esse conceito pode ser pensado como algo fora do padrão, que vai além de estilos clássicos e que possuem um “manual” de como devem ser estruturados.
Esse pensamento permeia diversos parâmetros sociais, não apenas a arquitetura. Um bom exemplo é a arte e a moda, que estão cada vez mais indo além da curva, sobretudo entre os jovens que adoram criar tendências.
Nesse contexto, criamos este post com informações e dicas para você criar uma decoração alternativa e descolada, deixando qualquer cômodo da sua casa com um toque diferenciado. Acompanhe o guia completo e inspire-se com diversas fotos de projetos surpreendentes.
Tópicos

Dicas de decoração alternativa e descolada
Como definir uma decoração alternativa?
Embora seja algo que abra margem para diversas interpretações, podemos imaginar como um conceito que não segue um padrão definido. Alternativo significa algo que “oferece possibilidade de escolha”, ou seja, você pode se basear em diversas vertentes para criar um estilo próprio.
Conforme salientamos, essa tendência acompanha diversos conceitos, não apenas a arquitetura e o design de interiores. Atualmente, alguns especialistas acreditam que a decoração alternativa seja algo que não siga um critério estabelecido, você mesmo pode projetar algo que lhe agrade.
De modo geral, desde que haja harmonia e equilíbrio, tudo é válido. Planejar um ambiente com decoração aconchegante é essencial, para que seja agradável para todos os moradores da casa. Sendo assim, a decoração alternativa é interessante para qualquer projeto, sobretudo para quem adora tendências descontraídas e descoladas.

Como montar passo a passo?
Primeiramente, é interessante pensar em composições diferentes. A mistura de cores é uma boa ideia, incluindo tons que harmonizem perfeitamente, como preto e amarelo, roxo e cinza, laranja e marrom, enfim. As cores quentes não são utilizadas comumente, por isso muita gente considera como algo fora do comum.
A mudança na aparência das paredes também pode ajudar a criar conceitos distintos. Muita gente customiza de formas além de um simples revestimento. O uso de adesivos, quadro negro, painéis e pastilhas coloridas é interessante, ideal para formar uma parede totalmente estilizada.

A iluminação também pode seguir novas tendências. Muita gente substitui as lâmpadas tradicionais por luminárias com formatos irreverentes, pendentes, arandelas e outras opções que dão um toque original à decoração.
Por fim, os objetos são essenciais na composição de uma decoração alternativa. Nesse caso, vale usar toda a sua criatividade, bom gosto e coerência para escolher os adereços. Algumas dicas:
- Pallets e caixotes – sobretudo para quem gosta de um conceito rústico;
- Tambores e toneis – perfeitos para dar um ar moderno e/ou industrial ao ambiente;
- Pneus – você pode reciclá-los e usar em diversas funções, uma opção reciclável e sustentável;
- Almofadas, capas e roupas de cama com estampas divertidas;
- Relógios, cabeça de alce e quadros com artes descoladas nas paredes;
- Móveis com design diferente – seja em um padrão moderno ou retrô;
- Papéis de parede, adesivos ou stencil com estampas irreverentes;
- Móveis e acessórios reciclados.

Para ampliar ainda mais a visão sobre decoração alternativa, veja fotos de vários ambientes que vão além de um padrão estabelecido.
Para quarto
Se você quer começar a investir na decoração alternativa, comece pelo quarto. É possível fazer vários testes para transformar o cenário, seja pela cor das paredes, pelos adornos decorativos e demais objetos.
Esse estilo serve para quartos de solteiro, casal ou infantil, cada qual com um conceito harmônico. Em muitos casos, há uma inspiração hippie, com um bom jogo de cores. Além disso, é possível investir em texturas diferentes na parede, no teto e no piso.
Conceitos ligados à música e à arte também se destacam em muitos projetos. Quadros, pôsters, instrumentos musicais e nichos decorativos são ideias interessantes. De fato, essas são apenas algumas dicas, pois não há um padrão definido. O objetivo é manter a coerência e focar em algo agradável.








Para sala
A sala abre diversas possibilidades para montar uma decoração alternativa. Esse ambiente é um dos principais da casa e deve ser projetado seguindo várias tendências incríveis, seja em um padrão moderno ou retrô.
O sofá pode ser o protagonista, adornado com almofadas coloridas ou estampadas, por exemplo. Além disso, é interessante escolher uma cor quente para se destacar, como amarelo, vermelho ou laranja. Móveis em design diferente e descolado também se destacam, assim como um piso de madeira, quadros abstratos, etc.
Outra ideia é aproveitar uma parede para aplicar adesivos, stencil ou papel de parede. São opções simples e acessíveis que fazem toda a diferença no ambiente, bem como pendentes e luminárias, espelhos, etc.










Para cozinha
Também é possível deixar sua cozinha totalmente diferente do convencional. Inspirações modernas e industriais saem do padrão e trazem mais personalidade à decoração.
Nesse caso, você pode incluir móveis e revestimentos metálicos, em pendentes, bem como ladrilhos ou pastilhas com cores, estampas e texturas diferentes. A parede com quadro negro ou verde é uma boa ideia para deixar recados.
Enfim, outras dicas incluem aparatos adesivados (como armários e geladeiras), banquetas modernas, quadros retrô, etc. Para se inspirar, confira algumas fotos de vários projetos interessantes.







Para apartamento pequeno
Com apartamentos cada vez mais compactos, é interessante pensar em um estilo de decoração fora do convencional, que destaque cada cômodo. Em muitos projetos, os ambientes são integrados, por isso dá para seguir o mesmo conceito em todos esses espaços.
De modo geral, uma boa dica é prezar pelo minimalismo, evitando o excesso de objetos e cores. Você pode focar nos detalhes para criar tendências alternativas, sobretudo em relação aos móveis e adereços decorativos.











Barata
Uma decoração alternativa barata pode ser feita com objetos simples e acessíveis. A criatividade é essencial para projetar um ambiente que seja fora do convencional, porém harmônico.
Felizmente, há uma série de adereços funcionais e úteis que podem ser inseridos no ambiente, seja na sala, no quarto ou em qualquer cômodo. Relógios vintage, quadros retrô ou abstratos, cores quentes e móveis personalizados são boas ideias.








De fato, há várias possibilidades para montar uma decoração alternativa inovadora. Esperamos que tenha gostado das dicas. Deixe um comentário e compartilhe o conteúdo. Boa sorte e até mais.