Pintura de parede – 60 ideias incríveis e passo a passo fácil!

A pintura de parede é uma técnica essencial quando se trata de decoração de ambientes. É simples de fazer e dá para seguir uma variedade de conceitos, para adaptar a cor perfeitamente ao estilo de cada cenário.

Há uma infinidade de tonalidades para todos os gostos. Você pode pintar uma parede central, investir no jogo de cores ou colorir todo o cômodo. Felizmente, há muitas possibilidades surpreendentes.

Sendo assim, é indicado buscar inspirações em vários projetos existentes, além de ótimas dicas. Para ajudar você, preparamos este guia completo com 60 fotos + um tutorial passo a passo impressionante.

pintura de parede como fazer
Tudo sobre pintura de parede em um guia completo!

Seja em uma reforma ou construção, a pintura de parede é um procedimento necessário para dar acabamento à decoração. Essas estruturas merecem ter destaque em qualquer projeto e, além do revestimento, vale caprichar na escolha da melhor tonalidade.

Atualmente, o mercado dispõe de uma paleta de cores impressionante, com tons claros, escuros, neutros, quentes, vivos, enfim. Para se ter ideia, a cor azul possui mais de 100 variações. Além disso, é possível investir em junções diferentes e originais, de acordo com o estilo de decoração do ambiente.

Cores para pintura de parede

Entre as cores mais convencionais para pintura de parede, destacamos:

Preto – dá um toque sofisticado ao ambiente e serve de base para praticamente qualquer tom. Uma bela cor para ambientes amplos, como salas de estar. A desvantagem é que pode deixar o ambiente “carregado” demais, por isso deve ser utilizada de forma estratégica, complementando com um tom mais claro, por exemplo.

pintura de parede preta

Branco – é uma cor neutra perfeita para harmonizar ambientes. Deixa qualquer cômodo iluminado, dá sensação de amplitude e traz leveza. Além disso, combina com praticamente tudo, desde um estilo minimalista até clássico ou moderno. Perfeita para pequenos espaços, como banheiros, lavabos e quartos.

Marrom – está na linha dos tons terrosos e deve ser usado com cautela, como em uma parede única ou combinado com tons auxiliares. Dá um charme rústico ao ambiente e traz equilíbrio nas tonalidades claras, próximas ao bege, por exemplo.

Vermelho – é uma cor forte e impactante que divide opiniões. O vermelho transforma totalmente o ambiente e deve ser usado em locais amplos, além de fachadas. Harmoniza bem com o branco e tons claros, sobretudo em quartos e salas.

Azul – chama atenção pela versatilidade e variedade de tons. Você pode encontrar muitos tipos de azul, dos mais claros aos escuros, e até complementá-los em um único cômodo. É uma espécie de coringa. Na dúvida, escolha algum tom de azul que com certeza seu projeto ficará exuberante.

pintura de parede azul

Verde – assim como o azul, também é uma cor que apresenta diversas variações. A vantagem é dar um toque campestre, fresco e natural ao cenário, sobretudo se você escolher um tom mais claro. Harmoniza perfeitamente com branco e também com cores mais escuras, como marrom.

Laranja – está na linha das cores mais utilizadas pelos designers de interiores atualmente. É bem versátil e deixa o ambiente moderno e vibrante. Boa opção para cozinhas, quartos e paredes externas.

Amarelo – outra cor quente que está cada vez mais presente em projetos de decoração e pintura de parede. Fica perfeita em superfícies texturizadas e harmoniza com tons claros (como branco) e escuros (preto).

pintura de parede amarela

Cinza – o meio termo entre preto e branco é ideal para quem busca neutralidade no ambiente. Dá um toque sofisticado à decoração, mas não apresenta tanto destaque ou impacto. De fato, mantém a elegância com simplicidade.

Roxo – é uma cor bem forte que agrada muitas pessoas. Segundo especialistas, é indicado para valorizar fachadas e para complementar com outros tons, como branco ou cinza claro. Há tonalidades próximas ao violeta que dão um toque charmoso à pintura de quartos e salas.

Fotos e inspirações de pintura de parede

Para ajudar você a escolher, selecionamos diversas fotos com inspirações de pintura de parede em diferentes ambientes.

Pintura de parede de sala

A sala é um dos principais ambientes da casa e merece atenção especial quando se trata de pintura de parede. O local precisa contar com equilíbrio na decoração e a cor da estrutura servirá de base para os demais elementos.

Sendo assim, é importante avaliar o espaço disponível. Salas amplas podem contar com cores mais sóbrias e escuras. Já espaços pequenos ficam mais harmoniosos com branco ou tons claros.

Além disso, é possível seguir tendências diferentes para dar um toque original ao projeto. A combinação de cores é uma boa ideia, assim como investir em texturas, seguir a técnica da parede em listras ou geométrica, etc.

pintura azul para parede de sala pintura para parede de sala cinza pintura para parede de sala cor cinza pintura para parede de sala em duas cores pintura para parede de sala meia parede pintura para parede de sala

Pintura de parede de quarto

No quarto, você pode ousar com cores mais quentes e realizar uma série de combinações, desde que o ambiente fique com uma decoração equilibrada e coerente.

Quartos de solteiro se encaixam perfeitamente nessa ideia, seja masculino ou feminino. No primeiro caso, tons de azul, cinza e preto são boas indicações. Já para as mulheres, cores como vermelho, laranja e roxo estão em alta.

Quando se trata de quartos de casal, a cor precisa ser agradável a ambos. De modo geral, os tons neutros se destacam: branco, bege e variações de marrom, por exemplo. Por fim, o quarto infantil pode contar com tonalidades mais claras e complementares: azul e branco, branco e rosa, amarelo e azul, branco e violeta, etc.

pintura de parede de quarto de casal

pintura de parede de quarto feminino
Bedroom style

pintura de parede de quarto geométrica pintura de parede de quarto masculino pintura de parede de quarto pintura verde de parede de quarto

Pintura de parede de cozinha

Todo mundo quer uma cozinha confortável para cozinhar e comer com tranquilidade. Isso inclui o padrão estético também, por isso a escolha das cores é fundamental.

Em propostas modernas e industriais, o vermelho e o cinza são boas indicações. Já em projetos clássicos ou retrô, vale optar pelo branco – inclusive na junção com preto. Em todo caso, a escolha do tom para pintura de parede delimitará a cor dos outros elementos, por isso é necessário pensar no projeto como um todo.

pintura amarela de parede de cozinha pintura azul de parede de cozinha pintura de parede de cozinha moderna pintura de parede de cozinha vintage pintura de parede de cozinha

Pintura de parede de banheiro

Banheiros e lavabos costumam ter um espaço compacto, por isso as cores claras são as mais indicadas. Elas mantêm o ambiente iluminado, como se fosse maior e amplo. Sendo assim, o branco é recomendado, assim como tons de bege, rosa e cinza.

Para quem prefere seguir uma tendência conceitual, cores neutras podem ser incluídas nos detalhes, como em gabinetes e armários, por exemplo. Já em banheiros grandes e coletivos, é possível até usar cores quentes e escuras na pintura de parede, desde que a decoração fique harmônica.

pintura de parede de banheiro e lavabo pintura de parede de banheiro moderno pintura de parede de banheiro pequeno pintura de parede de banheiro sofisticado pintura de parede de banheiro

Pintura de parede externa

A fachada da casa também necessita de uma bela pintura, sobretudo em cor que combine com os materiais e revestimentos de janelas, portas, portões e demais detalhes.

Sendo assim, é possível fazer uma boa junção de tons, apostando em tendências mais ousadas para deixar a entrada bem bonita e atrativa. Do mesmo modo, está em alta investir em cores quentes, como laranja ou amarelo. Já para quem prefere o básico, tons de cinza e azul são sempre boas alternativas.

pintura de parede externa amarelo pintura de parede externa laranja pintura de parede externa moderna

Na área externa é essencial aplicar uma tinta de qualidade, sobretudo as versões que resistem a água e aos raios solares.

pintura de parede externa verde pintura de parede externa

Pintura de parede diferente

Que tal investir em uma pintura de parede diferente? Há técnicas incríveis que impressionam pelo visual estético.

 Texturizada

Há uma série de texturas para parede que dão um charme incrível à estrutura. Podem ser de pedras ou outros materiais e se destacam com muitas cores. A ideia é escolher um tom que valorize o revestimento e toda a decoração, sobretudo em salas e ambientes amplos.

parede texturizada branca parede texturizada cinza parede texturizada pintada com branco parede texturizada preta parede texturizada sofisticada parede texturizada

Marmorizada

A pintura marmorizada é uma opção simples que imita essa clássica pedra. Em vez de aplicar esse revestimento, você pode apostar na pintura de parede para ter o mesmo efeito. Há várias tonalidades e o acabamento fica perfeito, como se fosse original. Vale destacar que essa técnica é conhecida como marmorato.

parede marmorizada bege parede marmorizada cinza parede marmorizada moderna parede marmorizada roxa parede marmorizada vermelha parede marmorizada

Cimento queimado

A textura de cimento queimado é perfeita para quem gosta de um conceito industrial e rústico. Esse tipo de acabamento pode ser feito com o próprio material ou na pintura, usando diferentes tons de cinza.

De acordo com especialistas, o efeito pode ser fosco ou brilhante. O resultado é uma parede texturizada com variações nos tons e nas formas, afinal, a aplicação deve ser realizada com uma esponja fazendo movimentos irregulares e finalização com um rolo de pintura.

cimento queimado claro cimento queimado na sala cimento queimado no quarto cimento queimado para sala parede com cimento queimado

Como fazer pintura de parede? – Passo a passo

Siga esse tutorial básico e faça a pintura de parede você mesmo!

Materiais

  • Lixa;
  • Rolo;
  • Pincel;
  • Selador;
  • Massa corrida;
  • Desempenadeira;
  • Espátula;
  • Bandeja;
  • Tinta

Passo a passo

  1. Primeiramente, você proteger e isolar tomadas, pisos, janelas e demais estruturas;
  2. Lixe toda a superfície para eliminar reboco e deixá-la totalmente lisa;
  3. Use a bandeja e o rolo para aplicar o selador, fazendo movimentos de sobe e desce;
  4. Capriche para que não seja necessária uma segunda demão;
  5. Após a secagem, use a desempenadeira e a espátula para aplicar a massa corrida, que é essencial para corrigir qualquer imperfeição na parede;
  6. Deixe secar por três horas, passe a lixa e aplique o selador novamente;
  7. Comece a pintar a parede com a tinta de sua preferência, seguindo sempre as instruções da embalagem;
  8. Molhe o rolo na tinta sem excessos e faça movimentos uniformes;
  9. Após cerca de quatro horas, aplique a segunda demão de tinta;
  10. Use o pincel para cantos e para eventuais correções.
  11. Deixe secar e a parede está pronta!

pintura de parede passo a passo

Dicas essenciais

Use luvas, óculos de proteção e uma roupa velha para realizar a pintura, já que a tinta irá respingar. Do mesmo modo, é indicado proteger o piso com plástico ou jornais, assim como tomadas e interruptores.

O selador é importante para reduzir o consumo de tinta, que costuma ser o material mais caro do procedimento de pintura. Já a massa corrida corrige imperfeições e deixa a superfície perfeita para a aplicação da tinta.

Compre tintas de qualidade. Pesquise em várias lojas e realize orçamentos de acordo com seu projeto. Entre as melhores marcas estão a Suvinil e a Coral.

Se achar conveniente, contrate um profissional para realizar o serviço. Acima de tudo, os pintores já possuem habilidade necessária para deixar a parede com um belo aspecto.


Enfim, esse foi nosso guia completo sobre pintura de parede. Esperamos que tenha gostado das dicas e das fotos. Deixe um comentário e compartilhe. Boa sorte e até mais.


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.