Como arrumar o quarto? – 12 Maneiras práticas, rápidas e eficientes!

O quarto é um dos principais ambientes da casa e é o local onde recarregamos as energias e relaxamos, por isso, manter esse espaço em ordem é essencial para passar essa sensação aconchegante que o quarto precisa ter. Desse modo, você sabe como arrumar o quarto?

Pode parecer uma pergunta inocente, mas há várias maneiras de como arrumar o quarto para ter o ambiente ideal para relaxar e descansar.

Então, se você está precisando de dicas para manter a organização, no post trouxemos tudo o que você precisa saber para ter um quarto aconchegante.

como arrumar o quarto

Tópicos

Como arrumar o quarto? #dicas

Para arrumar o quarto e manter a organização, separamos uma lista de tarefas diárias, semanais, quinzenais e mensais. Assim, fica mais fácil de manter a organização no dia a dia e deixar o quarto perfeito para ser seu espaço de relaxamento.

Tarefas Diárias

  • Abra janelas

Para dar início a tarefa de como arrumar o quarto, um dos pontos é abrir as janelas do ambiente para entrar luminosidade e renovar o ar, assim o quarto fica mais arejado e com luz natural, que ajuda a evitar mau cheiro e até mofo.

dicas para arrumar o quarto
As janelas abertas permitem a circulação de ar no ambiente
  • Arrume a cama

Essa é uma tarefa que muita gente pula, mas a verdade é que a cama arrumada deixa o quarto mais aconchegante.

Então, crie o hábito de arrumar a cama após levantar e depois de algum tempo essa tarefa vai virar rotina e você nem perceberá que está fazendo uma tarefa.

Nessa etapa de como arrumar o quarto, não é preciso ter uma cama cenográfica cheia de almofadas, mas o fato de esticar o lençol, afofar os travesseiros e esticar a coberta já deixa a cama mais aconchegante.

como arrumar a cama

  • Guarde bagunças

Que atire a primeira peça quem nunca deixou uma roupa ou calçado solto pelo quarto.E isso não é um problema, e pode ser resolvido facilmente.

Acrescente aos hábitos diários a tarefa de guardar tudo o que está solto pelo quarto, separando roupas que precisam ser lavadas de roupas limpas, e guardando os sapatos que se acumulam pelo chão do quarto.

Para essa tarefa, é ideal ter locais apropriados para guardar tudo, como guarda-roupas e sapateiras, assim as coisas não precisam ficar soltas pelo quarto e não pesam visualmente no ambiente.

organização quarto
Separe as roupas limpas e sujas para a organização do quarto
como organizar quarto
O móvel apropriado para guardar os itens facilita na arrumação e organização do quarto

Tarefas Semanais

  • Troque a roupa de cama

Entre as tarefas que devem ser realizadas uma vez por semana, institua um dia para trocar as roupas de cama, como lençóis e fronhas.

A troca da roupa de cama além de fazer parte da higiene, ainda garante que a cama fique mais aconchegante para uma nova noite de sono. Afinal vamos concordar que é uma delícia dormir em uma roupa de cama limpa e cheirosa.

como arrumar o quarto
A troca da roupa de cama deixa a cama mais aconchegante
  • Limpe o quarto

Uma vez por semana é ideal limpar o quarto. Para essa tarefa, use um aspirador de pó que ajuda a sugar toda a poeira do chão e das cortinas do quarto, evitando que a poeira se espalhe ao varrer com vassoura.

Depois de aspirar todo o quarto, passe um pano úmido no chão para remover o restante da poeira e garantir que o quarto fique limpo e sem poeira, o que também ajuda na sua saúde respiratória, evitando crises alérgicas devido a poeira.

como limpar o quarto

aspirar o quarto
Não esqueça de aspirar embaixo da cama
  • Tire pó dos móveis

Entre a tarefa de passar aspirador e pano no chão, adicione a tarefa de tirar o pó dos móveis.

Para essa parte de como arrumar o quarto, vale passar um pano umedecido nos móveis, o que ajuda a remover a poeira sem levantá-la, o que acontece com o uso do espanador de pó.

Para tirar o pó, levante os objetos que ficam sobre os móveis, limpando os objetos e também o mobiliário.

E não se esqueça de tirar pó de prateleiras e molduras de quadros que ficam no ambiente.

limpeza e organização quarto

  • Borrife aromatizador

Sabe aquele cheirinho de limpeza e sensação aconchegante? Dá para garantir isso com uma aromatizador de ambiente.

Após fazer a limpeza do quarto, espirre algumas borrifadas de aromatizador de ambiente pelo quarto, e isso vai renovar o cheirinho agradável do quarto.

Para uma sensação mais relaxante, os aromatizadores com aroma de bambu ou lavanda são ideais para o quarto.

como fazer limpeza semanal quarto
O aromatizador deixa o quarto perfumado e mais aconchegante

Tarefas Quinzenais

  • Tire o pó de cima do guarda-roupa e de ventiladores

Como tarefa para fazer a cada 15 dias, inclua no dia de limpeza a tarefa de tirar o pó em cima do guarda-roupa e do ventilador, afinal são itens e locais que costumam ser esquecidos na limpeza do quarto.

arrumação quarto

  • Coloque tapetes para tomar sol

A limpeza dos tapetes do quarto entram na tarefa semanal de aspirar o quarto, mas a cada 15 dias é ideal colocar os tapetes em uma área externa ou próximo da janela para tomar sol.

O sol ajuda a tirar toda a umidade do tapete e evita a proliferação de fungos e ácaros que costumam se concentrar em tapetes.

dicas de limpeza e organização
Os tapetes devem tomar sol para evitar a proliferação de fungos

Tarefas Mensais

  • Limpeza interna do guarda-roupa

Na lista de tarefas que devem ser feitas uma vez por mês, a limpeza do guarda-roupas deve fazer parte da lista.

Nessa tarefa, use um pano úmido para tirar o pó das prateleiras e partes internas do armário, mantendo as roupas protegidas e sem poeiras.

No dia de limpar o guarda-roupas por dentro, vale deixar as portas do armário abertas por algumas horinhas, de modo a renovar o ar e evitar mau cheiro dentro do armário.

como manter quarto organizado

  • Limpe janelas e portas

Na limpeza mensal, inclua entre as tarefas de como arrumar o quarto a limpeza de janelas e portas.

Além de limpar o vidro das janelas, limpe também as frestinhas, evitando o acúmulo de poeira.

Na limpeza das portas, passe pano também nas laterais e limpe a fechadura.

passo a passo limpeza quarto
Limpe os cantinhos de portas e janelas
  • Limpe as paredes

Para dar a sensação aconchegante no quarto, é ideal que as paredes passem essa ideia, e paredes sujas passam a ideia contrária.

Por isso, inclua na lista de tarefas mensais a limpeza de pequenas sujeiras e manchinhas na parede, como um risco ou uma sujeira de bater o calçado na parede.

Para a limpeza da parede, basta usar um pano umedecido com água.

como limpar quarto

 

 

Agora é aproveitar as dicas e colocar as tarefas em prática para que esse seja um cantinho seu, e que assim você possa descansar e relaxar em um espaço organizado.


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.